...mais recentes!

...mais lidas!

1997: MIL NOVECENTOS E NOVENTA E SETE

MIL NOVECENTOS E NOVENTA E SETE

97 ney

Frejat com Ezequiel, Ney e Cássia. Pizzaria Guanabara, 1997.

Música

Debut album

Júpiter Maçã alcança relativo sucesso no rock brasileiro com o disco A Sétima Efervescência, calcado em Pink Floyd e em outras referências do mundo psicodélico e experimental. "As Tortas E As Cucas", "Um Lugar Do Caralho", "Eu E Minha Ex" e "Essência Interior" estão entre as faixas desse trabalho, considerado marco do rock gaúcho e um dos melhores discos brasileiros de todos os tempos.

Debut demo

Adriano Perfetto (Bywar-SP) – Sim... gravamos essa fita demo no início de 1997. No começo, muita gente torceu o nariz – risos... –, pois acharam que éramos muito "retrôs". Na época, o que havia de mais comum era o death/black metal. Mas nós estávamos cientes do que realmente desejávamos, e o que nós queríamos era tocar thrash das antigas. Nós não ligamos pra crítica alguma. A qualidade da fita demo não é muito boa, foram gravados quatro sons, mas foi feita com grande empenho e amor pelo metal. Eu particularmente gosto muito da última música, “Faith Of The Masked Messiah”.

Abril

É lançado Kicks Joy Darkness, um tributo a Jack Kerouack, com 42 artistas, produzido por Jim Sampas e Lee Ranaldo (Sonic Youth).

20 abr.

bomba 3bomba 4 6 maio

24 mai.

O caos é instaurado, e de pneus para o ar ficou o trânsito. Enquanto a cidade americana de Kansas City assistia a Burroughs personificar uma força maligna, que destruía a civilização ocidental, condenada ao consumismo, no vídeo de “Last Night On Earth”, do álbum do U2. “Dia legal a Quarta-feira com a banda ‘Me Too’ em Kansas City. Gosto dessas apresentações públicas como injeções de boa vontade recíproca sincera.” Foi assim que Burroughs registrou em seu diário a sua participação no vídeo da banda irlandesa, a qual chamava de Me Too (Eu também).

22 julho

 

À esquerda: Roger Moreira, Antônio Peticov e Tony Babalú / Foto: Grace Lagôa©
Festa de 30 anos do Made in Brazil – São Paulo.

• Walter Franco excursiona pelo Brasil com o show Não Violência, que incluía as canções inéditas “Quem Puxa aos Seus Não Degenera”, uma balada pacifista, “Na Ponta da Língua”, “É natureza criando a natureza”, “Sargento Pimenta”, uma homenagem a John Lennon, e “Nasça” e “Totem”.

“O disco saiu por uma concessão da Som Livre, que gravou um disco nosso para testar seu novo estúdio, o Level. A gente tava crente que estava gravando um disco, mas na verdade a gente estava testando equipamento para eles. Então eles lançaram um compacto, com uma música que saiu até numa coletânea na Inglaterra (...). As gravadoras simplesmente não queriam lançar comercialmente. O disco foi prensado porque a gente insistiu muito, mas a gente levou oito meses para receber uma cópia.” Ritchie ao tabloide International Magazine’ explicando o disco do Vímana

Jorge Mautner lança Estilhaços de Paixão.

George Harrison retira um gânglio da garganta.  

1.º agosto 

Plebe Rude ressurge em Brasília
Dez anos depois, o quarteto original voltou a se apresentar, com sua formação original, no festival Porão do Rock 99. Philippe Seabra, voz e guitarra; Jander “Ameba” Bilaphra, guitarra; André X, baixo e Gutje, bateria encerraram a segunda noite do festival. Oficialmente separados desde 1994, quando Seabra mudou para Nova York, há dez anos o quarteto original não tocava junto. Há relatos de que a química do encontro não atingiu sua totalidade. No reencontro, que balançou as estruturas da capital, prevaleceu o individualismo de cada um dos quatro integrantes.

Setembro

Paul McCartney Standing Stone classical music album. É dada a Ordem da Cavalaria a Paul McCartney.

 Elton John pede a George Martin au sua ajuda para produzir a regravação da música "Candle in the Wind" em versão feita para o funeral da princesa Diana. Ao final deste ano, George Martin penduraria os ouvidos, despedindo-se com um tributo aos Beatles... 

97 zine 

SLAM - Ipiranga/SP -março 1997, mini-zine doado por Léo Saraiva

 

Ray_Bradbury

O escritor Ray Bradbury em foto de 1997 

Literatura

Janeio

On The Road fez 40 anos. Com exibição de originais na Biblioteca Pública de Nova York, pompas fúnebres no museu Whitney. Idolatria da gênese do que se chamou Underground.

• Verdade Tropical (Caetano Veloso). Editora Companhia das Letras.

A Revolução dos Beatles, escrita pelo respeitado jornalista Roberto Muggiatti, é despretensiosa e narra de forma clara e abrangente toda a trajetória do grupo de 1962 a 1969, tecendo nos últimos capítulos considerações acerca da carreira solo de John, Paul, George e Ringo, sem aprofundar. Editora:
Ediouro.

Junho


João Carlos Gomes Teixeira, amigo de adolescência, atendendo a pedido de Glauber Rocha, lança a biografia Glauber Rocha, Esse Vulcão.

13 agosto


É lançado o livro Cartas ao Mundo, de Ivana Bentes, resultado de uma devoção de quatro anos de pesquisa. O livro foi escrito para “chatear os imbecis” e “insultar os arrogantes”. Essa importante coletânea reproduz 265 cartas, cobrindo o período de 1953 a 1981, e abre espaço para que surjam materiais inéditos de Glauber Rocha. Norma Benguell, Júlio Bressane, Arnaldo Carrilho e outros não divulgaram suas cartas. – Essa questão das correspondências é de um ridículo atroz. Tem um bilhete que mandei em cumprimento por ele estar terminando um filme, era pessoal e achei que não deveria ser publicado. Pra quê? Não tive nenhuma amizade epistolar com ele. Não autorizei a publicação, e só autorizaria se toda a correspondência dele fosse publicada.
(...) A única coisa que presta de Glauber Rocha é a obra cinematográfica dele, que é extraordinária, rara e única. Mas, parece que está em questão o próprio Glauber, e isso não me interessa. Infelizmente, hoje não se fala mais nos filmes dele, nem se sabe o que falar sobre isso. (...) Todos os filmes, todos os vídeos, tudo em imagens em movimento que Glauber fez é importante, é extremamente vital. (Júlio Bressane). Em uma palavra, o que essa correspondência expõe é um Glauber vulcânico, uma máquina de pensar, um homem tumultuado de um tempo. (Inácio Araújo).

Outubro-novembro

Libertárias – Revista Bimestral de Cultura Libertária/São Paulo n.º 1.

Novembro

Despedida do bar La Revolución

Pra não dizer que Pezão nunca foi publicado

Dezembro

Visita de Angela Davis ao Brasil.

Cinema


30 abril


Centenário de nascimento de Humberto Mauro. Em 1961, durante um festival em homenagem a Humberto Mauro no Cine Edgard, em Cataguases, Minas Gerais, e trinta anos depois de sua realização, foi que Glauber Rocha sentou-se para ver Ganga Bruta. Impressionado, Glauber Rocha deu uma gorjeta ao projecionista do cinema, e viu o filme, sozinho e em transe, seis vezes numa única noite. De volta ao Rio, escreveu um artigo comparando o cineasta mineiro a três grandes mestres da sétima arte. Griffith, Eisenstein e John Ford. — Mauro filmou em Cataguases, com recursos mínimos, os melhores filmes brasileiros. Escreveu Glauber, colocando Ganga Bruta “entre os 20 grandes filmes do mundo mudo e sonoro”. Humberto Mauro tinha, então, 64 anos. Mas, para Glauber Rocha – que o elegeu “bandeira do Cinema Novo” –, ele era simplesmente “o mais novo dos cineastas do Brasil”.

11 agosto

À Meia-noite Com Glauber, de Ivan Cardoso, é premiado no 25.º Festival de Cinema de Gramado, antes de partir para o Festival de Veneza.

The Last Time I Committed Suicide, Estados Unidos, 1997. (No Brasil, Sem Limite.) Roteiro e direção de Stephen Kay, a película é baseada numa carta de Neal Cassidy para Jack Kerouac. Entre uma e outra aventura, Neal Cassady conhece Joan, uma jovem linda, porém depressiva, que o deixa desencontrado, quando tenta o suicídio. Além dos bons momentos do ator, destaque para a excelente trilha-sonora.

Obituário

2 fevereiro

Francisco de Assis França, Chico Science, nascido em 13 mar. / 1966 – falece num acidente de carro. Dez mil pessoas despediram-se em Recife de Chico Science, cantor pernambucano que morreu em acidente de trânsito na noite do último domingo, no Complexo de Salgadinho, em Olinda. Responsável pela renovação da música pop brasileira, Chico foi o criador do Movimento Manguebeat. O carro dirigido por Science foi abalroado, antes de bater num poste. O cinto de segurança partiu, o cantor foi jogado para o lado direito e bateu com a cabeça nas ferragens. O abalroamento teria ocorrido sobre um viaduto, a cerca de 50 metros do local onde o veículo do artista parou. Há marcas de tinta azul na lateral esquerda do carro, um Fiat Uno Mille branco.

4 fev.

Nova York. O jornalista Paulo Francis morre aos 66 anos, de enfarte.

17 fev.

Brasília. O senador Darcy Ribeiro (PDT-RJ) morre aos 74 anos. Antropólogo, educador, romancista e membro da Academia Brasileira de Letras, foi criador da Universidade de Brasília, ministro da Educação e vice-governador do Rio.

5 abril

Poet Allen Ginsberg has terminal liver cancer. Allen Ginsberg morreu aos 70 anos, no primeiro sábado de abril de 1997. 

29 abr.

O deputado federal e psicanalista Eduardo Mascarenhas morre aos 54 anos.

30 julho

Salvador. Agnaldo “Siri” Azevedo morre aos 67 anos. Ele foi diretor de produção do filme Deus e o diabo na terra do sol, produtor de Terra em Transe e assistente de direção em O Dragão da maldade contra o santo guerreiro. “Siri” também trabalhou com Nelson Pereira dos Santos, em Tenda dos Milagres, e com Walter Lima Jr., em Menino de Engenho.
Em 1967, o cineasta iniciou carreira solo como documentarista, totalizando vinte e cinco curtas. Para o roteirista baiano Chico Drummond, Siri foi sem dúvida o melhor documentarista do cinema brasileiro de sua geração. Seu último trabalho foi Capeta Carybé, documentário sobre a vida e obra de Carybé, artista plástico argentino radicado na Bahia.

2 agosto

Longe das drogas desde o início dos anos 60, William Seward Burroughs, o Old Cowboy Bill (nome de uma música do Velvet Underground, em sua homenagem), morreu aos 83 anos, após ter sofrido um ataque cardíaco.

13 ago.

O líder estudantil da Passeata dos 110 mil, Marcos Medeiros, morre. Ele jogou duro contra o presidente-general Costa e Silva durante a negociação para a liberação dos presos estudantis.

8 setembro

   Derek Taylor was lured back to work at Apple in the 1990’s to devise and execute the publicity and marketing strategies for the Live At The BBC album and then for the entire Anthology project. He also wrote the liner notes for all the CDs and videos. The success of his latest campaigns showed that he had lost none of his skills over the years. After a brave struggle, he died of cancer in September 1997.

   29 setembro

   Roy Lichtenstein morreu em 1997, de pneumonia, aos 73 anos. Um mês antes,
ainda pintava.

Articles View Hits
11365837

We have 2851 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro