Viúva atrapalha projetos envolvendo Raul Seixas (2009)

Baú Muito Bem Trancado
Por Cristiano Bastos

 

Disputas judiciais entre familiares de Raul Seixas barram novos lançamentos do músico baiano


bau

Foto: SONECA/AGÊNCIA O GLOBO
A OUTRA LEI
-
Herdeiros de Raulzito, na foto em 1988, não conseguem chegar a um acordo

Nos anos 60, o "vidente" da comunicação Marshall McLuhan profetizou: "O meio é a mensagem". E a mensagem é, justamente, a herança mais valiosa transmitida pelo missivista do rock brasileiro - Raul Seixas (1945-1989). A música foi o "meio" escolhido, veículo através do qual, por toda a vida e obra, insultou o "monstro sist". Hoje, contudo, refém de várias contendas judiciais pelo imaterial espólio, tem seu libelo asfixiado pelo mais complexo e surpreendente dos sistemas: a família. Dos milhares de fãs de Raulzito, morto aos 44 anos, poucos sabem que ele deixou três herdeiras: as filhas Simone Vannoy (38) e Scarlet Vaquer (33), que vivem nos Estados Unidos desde crianças, e Vivian Seixas (27), no Brasil. As duas primeiras, frutos da união conjugal de Raul com as norte-americanas Edith Wisner e Gloria Vaquer Seixas (hoje Sky Keys), respectivamente; a terceira, fruto do relacionamento amoroso com Angela Affonso Costa, autointitulada Kika Seixas.

Além da abastada fortuna musical, Raul Seixas não deixou patrimônio significativo, sequer existe espólio aberto. Nesses 20 anos, tudo o que suas filhas herdaram consiste em direitos autorais - de execução e imagem - pagos ao longo dos anos. O astro baiano é o que se pode chamar de "long-seller": verdadeiro fenômeno, absolutamente espontâneo. Antiga, a briga (que nada tem a ver com música) desenrola-se em um cenário "internacional". Nos Estados Unidos, as sucessoras de Raulzito defendem o lançamento de vários projetos envolvendo a obra do pai - muitos dos quais vetados na Justiça por Kika Seixas, que hoje atua como procuradora legal da filha, Vivian Seixas.

A procuradora de Simone Vannoy, a advogada Flávia Vasconcelos, ressalta que as três herdeiras detêm todos os direitos de autor e conexos relativos à obra de Raul Seixas, assim como os direitos de uso de sua imagem e nome. Na prática, pontua, significa que somente elas podem autorizar ou desautorizar qualquer projeto: "O equívoco ocorre porque muitos consideram Kika como 'viúva de Raul Seixas' e, em consequência, detentora de tais direitos. No entanto, como não se casaram oficialmente, ela não é viúva dele". Apenas Simone, Scarlet e Vivian são as legítimas herdeiras.

Leía esta matéria na Rolling Stone edição 38, novembro/2009

Nota de rodapé


bau
SYLVIO PASSOS É OBRIGADO A DAR UMA PAUSA COM O RAUL ROCK CLUB


Uma onda de ganância, de uma das viúvas de RAUL SEIXAS, obrigou nosso amigo SYLVIO PASSOS (uma enciclopédia viva de Raul) a paralisar as atividades de seu famoso fã-clube.

O trabalho do Sylvio sempre foi honesto e de coração e sempre teve o apoio do próprio Raul e agora ele foi acionado por advogados para saber quanto ele ganha com isso. PURA GANÂNCIA E MALDADE!

Onde vamos parar?


— Raul Rock Club vai voltar!


Articles View Hits
11364019

We have 1009 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro