1992: MIL NOVECENTOS E NOVENTA E DOIS

MIL NOVECENTOS E NOVENTA E DOIS

Compilado por Mário Pazcheco

Janeiro

“Judith Malina (†) é a mãe do grupo Living Theater. A mãe geral! A última vez que estive com ela, em Ouro Preto, em minha casa sobre a Casa dos Contos, na Rua da Fazendinha, onde morei e pintei por três anos, ela fez uns trinta fininhos, muito finos mesmo, e após dar a primeira golfadapassava um por um para toda a sua trupe, em roda dela. Imagino o prazer contraculturalístico que tiveram, pois fazia trinta anos que tinha sido presos em Ouro Preto por uma armação de maconha, e aquela era a primeira vez que voltavam à cidade.” (Oscar Araripe).

O governo de Mato Grosso é obrigado a enviar milhares de soldados da PM para “desintrusar” garimpos de ouro dentro da reserva dos nambiquaras, entre os municípios de Vila Bela e Pontes e Lacerdas, divisa com Rondônia. Havia lá mais de cinco mil homens com seus pares de máquinas desviando rios e causando degradação do meio ambiente. Não houve derramamento de sangue, e o governo só tomou tal atitude porque o Banco Mundial colocou como condição sine qua non a saída dos garimpeiros para liberação de verbas destinadas a programas de desenvolvimento na região.

Nirvana: Nova York, janeiro  

6 jan.

Balada para dois loucos
Correio Braziliense
Dois livros mostram faces ocultas de dois roqueiros brasileiros com caras de bandidos: Raul Seixas e Arnaldo

10 jan.

O Nirvana toca nos estúdios da MTV.

Altas tretas no acústico do Nirvana
por Fernando Tucori — Rockwave

Dave Grohl contou que o acústico que o Nirvana gravou para a MTV foi tão tenso que quase causou a separação do grupo. Antes da apresentação da banda, Kurt e Grohl se estranharam quando Kurt pediu para que ele tocasse mais baixo e Grohl se ofereceu para sair da banda. Segundo Grohl, o que salvou a noite foram umas baquetas emprestadas por um produtor da MTV. "A gente levou uma música e o rosto de Kurt se iluminou. Aquelas baquetas salvaram todo o show", disse Grohl. (23 nov. / 2007).

11 jan.

A banda faz uma apresentação polêmica no programa humorístico Saturday Night Live, da NBC, encerram a curta apresentação destruindo o equipamento e se beijando na boca e, no mesmo dia, Nevermind atinge o n.º 1 na parada dos 200 álbuns da Billboard!

12 jan.

O alfabeto do futuro de Rubem Valentim

24 jan. / Fevereiro

Nirvana começa uma turnê mundial pela Austrália, Japão e Havaí.  Edição especial do EP Hormoaning, vendido durante essa digressão.

 Fevereiro 

É produzido o vídeo para "Come as you are".

Sucesso sob suspeita - A Kerrang, revista inglesa especializada em heavy metal, põe Kurt Cobain na capa de sua edição de fevereiro de 1992 e questiona o som do Nirvana. Na reportagem "Smells like... bullshit" - Cheirando como besteira -, o semanário insinua que o sucesso do Nirvana é só fruto de uma confusão do público, atordoado com um som chato e uma filosofia punk de araque. Mais tarde, as acusações da Kerrang iriam se transformar em elogios ao Nirvana a ponto de o grupo merecer uma edição especial. Em dezembro de 1993, Kurt Cobain está mais uma vez ali, com um cigarro na mão e dizendo que largou as drogas pesadas. Robert Halfoun e Inaê Riveras - Bizz Álbum Especial Nirvana.

24 fev.

Kurt Cobain se casa com Courtney Love, líder da banda Hole em Waikiki, Havaí.
Courtney Love se casou em um vestido antigo que pertenceu à atriz Francis Farmer e ele, um pijama.

• Voo para São Paulo para a casa da fotógrafa Grace Lagôa, onde conheço o guitarrista Xando Zupo. Talvez pela proximidade de nossas idades, nossas ideias eram leves. Coincidiu de ele nos convidar para a gravação do novo disco da Patrulha do Espaço! Rolando Castello, eu o havia encontrado num barzinho à noite, e ele repetia: Como é bom você estar aqui! Ele estava bastante ocupado, e não foi possível visitarmos alguns sebos. Júnior ganhou de presente uma fita do Captain Beyond. Eu sabia que junto com Júnior estava Rubens Gioia na guitarra (se não me engano, retornando especialmente para esta gravação). Agora a banda possuía dois guitarristas. E na Brasília branca da Grace rumamos para Santo André, para o estúdio, ver participar da gravação ao vivo do sonho eterno rock’n’roll! O baterista Paulo Zinner, além de assessorar os técnicos de palco, dava uma força na produção do disco, e ainda tocou bateria em “Arrepiado”. Nesta balada, nós vimos Paulo Zinner acompanhar a Patrulha do Espaço. Percy Weiss (†), que a gravara originalmente, esquecera uma estrofe – talvez por isso ela não tenha sido incluída no disco. Ao cantar, ele abaixava e girava o corpo, e headbangueava a cabeça e girava os cabelos. Renê Seabra (†) economizava nas notas.

É um baixista pesado, com toques e piques totalmente rock’n’roll, sem firulas, apenas uma parede de graves. Rubens Gioia exibia uma técnica exuberante, demonstrando uma agilidade incomum nos acordes, deslizando nas bases, e Xando Zupo extrapolava, abrindo o volume de seus pedais e fazendo um ataque sonoro nos solos. Sua guitarra assobiava.

28061243 1611204665641183 2849448979092793195 o

27336485 1600931303335186 9007565060635650792 n

Sonho realizado: no estúdio com a Patrulha do Espaço! Foto: Grace Lagôa

16 fevereiro

No palco, os vi passar todo o repertório maravilhoso da Patrulha do Espaço  85, e todos os clássicos. Observei sem perseguições ou diminuições: duas guitarras para suprirem o legado de Dudu Chermont! Júnior, por ser o baterista, era o mais acionado. As músicas começavam com uma metralhadora giratória de viradas nos pratos, e ele repetia essas entradas apocalípticas várias vezes, até que o take fosse aprovado. Todos estavam torcendo por eles. Era a minha primeira vez num estúdio ouvindo a fita no rolo. Dentro do estúdio, um furo meu: o cartaz alertava “Não fume”! E eu... Finalmente, eu havia avançado mais um estágio da produção musical.

Fomos embora. Eu ainda ouvi Xando Zupo comentar: Agora estamos ensaiados. Segunda-feira, 17 de fevereiro. Haveria um show no Victoria Pub, que eu não assisti. Júnior estava feliz, havia conseguido a volta de Percy Weiss, gravara um novo disco, depois de sete anos, e parecia que seus companheiros levariam a banda pela estrada.

Os Beach Boys, sem Brian, participam da Rio 92. O grupo acusa o dr. Landy
de ter feito uma lavagem cerebral em Brian Wilson.

2 março

Cinquentenário de nascimento de Louis Fairbank (Lou Reed (†), Nova York / Estados Unidos, 2 mar. / 1942).

Bob Dylan foi até a esquina da 57 Street com a Lexington Avenue e entrou em um pequeno bar, o Irish Pavilion. Tommy Makem, o dono, era um velho amigo, do início dos anos 1960 – quando Bob era aprendiz em seu ofício –, um irlandês de fala mansa, que tinha tocado canções folk tradicionais com os Clancy Brothers nos bares de Greenwich Village, em Nova York. Makem não via Bobby – como o conhecia – há muitos anos. “Não havia ninguém com ele, nenhum motorista, nenhuma companhia, ninguém. Estava só.”
Relembra. Makem acomodou Bob em uma mesa reservada, onde ele não seria visto por outros fregueses. Depois foi buscar seu banjo e subiu ao palco para o show. Makem tocou as antigas baladas que Bob adorava, canções vigorosas, como “Brennan On The Moor” e a melancólica “Will You Go, Lassie, Go”. Houve um intervalo antes da segunda parte, e ele foi até onde Bob estava comendo e bebendo alguma coisa. “Se estiver a fim de cantar uma música, me avise”, disse. Mas Bob preferiu ficar sentado, em silêncio, sozinho. Ele estava se divertindo imensamente. (...). Poucas semanas depois da inesperada visita de Bob ao Irish Pavilion, na primavera de 1992, Tommy Makem recebeu uma carta da gravadora de Bob, a Sony Music. Ele estava sendo convidado a se apresentar em um show comemorativo dos trinta anos da carreira de Bob (embora, na verdade, ele viesse gravando há 31). Bob não tinha dito nada quando eles se encontraram, mas isso era típico dele; nunca fora muito falante. Makem não tinha certeza, a princípio, de que tipo de show se tratava. Pelo jeito contido com que Bob perambulava sozinho pela cidade, vestido como um vagabundo, podia-se pensar que seus dias de grande astro tinham acabado, e que uma comemoração de sua carreira seria realizada em um teatro modesto, em um lugar qualquer, com alguns velhos amigos. “Foi extremamente glamoroso, um evento muito maior do que eu imaginara”, diz Makem. “Foi gigantesco.” O palco do Show de Comemoração do 30.º Aniversário de Bob, como foi chamado, foi o Madison Square Garden, o enorme complexo esportivo em Manhattan.
Quando foi anunciado que Bob se apresentaria juntamente com alguns dos nomes mais famosos da música, 18 mil lugares foram vendidos em uma hora. E olha que os promotores do evento estavam cobrando entre 50 e 150 dólares por pessoa, preços recordes. Quando chegou ao Riliga Royal Hotel, onde os músicos estavam hospedados, Makem descobriu que a lista de convidados incluía não apenas antigos cantores folk, como também superastros, como Eric Clapton e George Harrison, amigos de Bob Dylan.

9 a 15 março

Timothy Leary (†), o guru da Nação Woodstock, e de um bom contingente de sobreviventes brasileiros do sonho, aos 71 anos, visita o Brasil, no carnaval.
Quando esteve em São Paulo, no Maksoud Plaza, para o 1.º Encontro com os Magos da Nova Era, de 9 a 15 de março, a abertura aconteceu no dia 11, com uma palestra da antropóloga Laura Jennings Yorke, sobre Cerimonial Mágico/Golden Dawn, e Kabalah Prática, no dia seguinte. Os temas de Leary foram: Exo Psicologia (dia 13) e Realidade Virtual (dia 14). Segundo ele, “com o domínio do oitavo circuito do cérebro, é possível que qualquer pessoa consiga contactar o RNA e o DNA”, o que chamou de “novas formas de revolução”. Estes trabalhos de Leary abarcavam o que ele definia como “realidades virtuais”, estudos sobre o estreitamento das relações dos jovens, a partir de softwares de última geração. Leary ainda mantém um  pied-à-terre na contracultura, seus esforços visam – com toda a ubiquidade que os caracteriza – a aumentar, com a comunicação multimídia, “a consciência crítica das pessoas, para libertá-las, no mundo inteiro”. Tido como pai espiritual do movimento que previa, na década de 60, a “expansão da consciência”, com base em experiências com o ácido lisérgico, droga proibida no Brasil, Leary batalhou pelo “poder aos pupilos e alunos”. Atacou o marxismo, implodiu a psicanálise, criticou as cadeias de televisão e a política institucional. Ele acreditava que a “felicidade” viria quando as crianças do Terceiro Mundo tivessem em suas casas computadores e televisões.
Sua viagem ao país foi organizada pela associação mística Kaithar. A coordenadora do grupo, Cleide Guedes, disse que Leary foi convidado porque defendia o conhecimento global, holístico. Leary fez parte do grupo Esalen, formado por intelectuais ligados à Universidade de Berkeley. Os membros do Esalen formulam e discutem questões de filosofia. A Kaithar tem vínculos com o Esalen.
Como peça de marketing, Leary dizia que, em suas palestras, chocaria “as autoridades políticas, culturais e religiosas do Brasil” – num ostensivo convite a que a audiência alterasse seu projeto valorativo.
Cada palestra durou cerca de três horas, com tradução simultânea. O ingresso adquirido no dia custou US$ 70, e comprado com antecedência custava US$ 50. Sobre uma hipotética volta, Leary disse: “Quero falar também em universidades, nas próximas visitas ao Brasil.”

Vovô psicodélico
Timothy Leary a Revista d’ nº101, Folha de São Paulo

Abril

Nirvana é capa da Rolling Stone. 
Peitando a Rolling Stone - O Nirvana ganha sua primeira capa na Rolling Stone, uma das revistas mais importantes do mundo. Kurt, adepto da filosofia anti-mainstream, aparece na foto com a camiseta estampando um "Corporative Magazines Still Sucks" - Revistas Corporativas Ainda enchem o Saco - numa provocação direta a Rolling Stone. Na entrevista, Kurt descreve as drogas como uma perda de tempo, mas não prega contra elas. O repórter fala do problema de estômago do cantor e comenta também a aparência esquelética de Kurt Cobain na época. Mais adiante, diz ainda que estava difícil acreditar que aquele era o mesmo cara que destruía guitarras e gritava no palco com tanta violência. (Robert Halfoun e Inaê Riveras - Bizz Álbum Especial Nirvana).

"Fiz (a capa da Rolling Stone) do meu jeito, coloquei numa camiseta palavras ofensivas para que eles parassem de me pedir para posar para a capa da revista. Desde quando nos tornamos famosos, tenho pensado em nós como uma espécie de Cheap Trick ou Knack dos anos 90. Eles tinham o tipo de apelo que os transformaram em bandas cool, um lado comercial e um lado new-wave. É mais ou menos o que acontece com a gente". (Kurt Cobain).

6 abr.

George performs with Eric Clapton at the Royal Albert Hall. The concert is billed as The Natural Law Party Presents George Harrison & Friends.

22 abr.

A Justiça dos Estados Unidos nega o pedido de liberdade condicional a Charles Milles Manson(†). Ele continuará a cumprir pena de prisão perpétua...

David Crosby tenta ultrapassar a velocidade do som em seu carro esporte. A polícia encontra nos destroços uma pistola 45, e alguma cocaína. Nos próximos poucos meses, haveria mais carros destroçados e mais prisões. Por um instante, seu status de celebridade pareceu protegê-lo do sistema. Ele foi mandado para programas de tratamento de drogas, mas fugiu.
“Ainda não é tarde para ele voltar”, disse seu amigo e velho parceiro de banda Neil Young. “Ou isto acontece, ou ele morrerá.”

Junho

Quando os Beach Boys sem Brian estiveram no Brasil, participando da Rio-92, o grupo acusou o Dr. Landy de ter feito uma lavagem cerebral em Brian Wilson. Quatro anos mais tarde Brian recebeu alta e a relação com o grupo voltou ao normal, as diferenças de Brian com Mike Love, foram resolvidas.

• Brian Wilson ainda trabalha arduamente em suas músicas e eventualmente com outros produtores, inclusive o ex-mutante Liminha, que produziu a faixa-título, do LP não realizado Sweet Insanity, em Los Angeles em 1992, mas as fitas se perderam e Brian não pode finalizá-lo.

1 de junho

MÚSICOS FAMOSOS CONVERTEM FÃS EM ALUNOS

Junho / Julho

Nirvana viaja pela Europa. 

Junho e julho – O Nirvana viaja pela Europa.

10 junho

Artistas brasileiros se destacam no exterior. Pela primeira vez, entre os 186 artistas selecionados, figuram cinco brasileiros na IX Documenta de Kassel – os paulistas José Resende e Jac Leiner, os cariocas Cildo Meirelles e Waltércio Caldas, e o gaúcho Saint-Clair Cemin.

22 jun.

Kurt passa mal e desmaia em Belfast devido a problemas com o estômago.

29 jul.

Sandra F. de Oliveira, secretária da empresa ASD, revela que documentos da chamada Operação Uruguai são forjados.

21 de julho – É lançado o single com Lithium junto com um encarte que traz as letras de “Nevermind”;

18 agosto

Nasce Francis Bean Cobain. Frances (filha de Kurt e Courtney) não ganhou seu nome em homenagem a Francis Farmer, mas sim em homenagem a um membro dos Vaselines. Kurt disse que pensou no nome antes de lembrar de Farmer. O nome do meio de Frances (Bean, que significa "feijão") veio da forma que surgiu na sua ultrasonografia. Uma foto da ultrasonografia aparece na capa do single de "Lithium", do lado esquerdo.

30 ago.

O Nirvana toca no Reading Festival.

Setembro

Nirvana toca "Lithium" no MTV Music Awards e ainda fatura dois prêmios.

10 set.

O grupo toca No-on-9 Benefit em Portland.

29 set. / 30 set.

Sai o impeachment de Collor, e o vice Itamar assume em dezembro.

• Sai o segundo álbum Dirt dos Alice in Chains que alcançará vendagens de milhões de cópias (multiplatina).

5 outubro

No trigésimo aniversário de lançamento do primeiro compacto-simples do grupo, “Love Me Do” / “P.S. I Love You”. É lançado o livro Os Anos da Beatlemania, escrito por Ricardo Pugialli e Marcelo Fróes, que traz locais de shows desconhecidos para os brasileiros, grupos ingleses relacionados aos Beatles, as gravações, os programas de rádio, os shows, entre muitos outros detalhes. E uma cronologia com os fatos mais importantes que se passavam ao redor dos Beatles.

• Sérgio Sampaio participa do show Baú do Raul, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, na Bahia, cantando músicas do LP Sociedade Kavernis­ta...

Novembro

O vídeo de "In bloom" começa a ser executado na MTV.

"O vídeo ('In bloom') pode ser chamado de subversivo, pois algumas pessoas nunca viram homens com roupas femininas e não se sentem bem com esse conceito. Dane-se, não tem nada de subversivo. Não há mais como o rock ser subversivo". (Kurt Cobain, para Melody Maker, dezembro de 1992).

Em "In bloom", Cobain cantou sobre os fãs que gostam de suas canções e gostam de cantar junto, mas que “não sabem o que significam”.

• O Single "Killing In The Name" (Matando Em Nome) lançado pela banda Rage Against The Machine e vende mais de meio milhão de cópias na semana passada indo direto ao topo da parada de sucessos britânica.

25 nov.

Hugo Chávez fã do Guns N' Roses?

“Tenho viajado a trabalho nos últimos 25 anos. E tive minha cota de aventuras no exterior, como escapar de uma tentativa de golpe de Hugo Chávez em 1992, quando o Guns N’ Roses estava tocando na Venezuela.
“Eu nã o sabia o que era um golpe. Nem sabia como se escrevia (nota: em inglês usa-se a palavra francesa ‘coup’). Eu só sabia que não parecia um bom presságio para nós. Felizmente para mim, Chávez gostava de nossa banda e esperou que nosso avião fretado partisse antes de fechar o aeroporto.” (Michael McKagan ex-integrante do Guns N’ Roses)

27 nov.

Cinquentenário de nascimento de James Marshall Hendrix (Jimi, Seattle/ Estados Unidos, 27 nov. / 1942).

Dezembro

Solo: Arnaldo Antunes deixa Os Titãs

“Visitei a casa de um guitarrista de rock que tinha um estúdio. Neste estúdio, Os Titãs faziam a pré-produção de seus discos, verdadeiras merdas, diga-se de passagem. O guitarrista, que ficou a noite inteira snifando e afirmando que o punk acabou com o rock, me mostrou uma música que ele gravou durante a pré-produção do último disco com Arnaldo Antunes. E também uma inédita, de que não lembro mais o nome. Ela era um desabafo do Antunes, que os outros integrantes da banda reconheceram como uma crítica a eles. Essa música nunca saiu, e o dono do estúdio assinou contrato com os músicos, se comprometendo a não divulgar as gravações da pré-produção, especialmente das inéditas. Não lembro o nome do cara, da música ou do estúdio. Só me lembro de que a banda dele tocava rock sessentista em encontros de motoqueiros paulistas.” (Felipe Gelbcke Gubert).

7 dez.

Guns N’ Roses mantém cover de Charles Manson

Depois de alguns protestos, o Guns N’ Roses anuncia que irá manter o cover do psicopata Charles Manson, “Look at Your Game, Girl”, no álbum The Spaghetti Incident. A decisão foi tomada porque a banda descobriu que os direitos autorais dela seriam passados para o filho de uma das vítimas de Manson. Contendo somente regravações, The Spaghetti Incident estreou na quarta posição da parada norte-americana, e ganhou disco de platina em janeiro do ano seguinte.

15 dez.

Incesticide, uma coleção de lados B e raridades do Nirvana, é lançado. Vai ser ouro na próxima primavera.

17 dez.

Brasília. Beatles 30 Anos. Vídeos, exposições e documentários. Foyer da Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Cláudio Santoro.

• Em dezembro de 1992, com três meses de vida, Frances Bean, filha de Kurt e Courtney, faz sua primeira aparição na capa da Spin. A reportagem enfoca o lado família de Kurt, comentando a beleza e a robustez da criança e indo contra as notícias publicadas na revista Vanity Fair, que falava da gravidez problemática de Courtney Love - que declarou ter consumido heroína durante a gravidez. Na mesma edição, o Nirvana é destaque de novo, eleito artista do ano. (Robert Halfoun e Inaê Riveras - Bizz Álbum Especial Nirvana).

"Courtney foi honesta em dizer que ela estava na heroína, quando descobriu que estava grávida. Então, ela parou com as drogas. Foi simplesmente assim. Porém, aquele artigo na Vanity Fair deu a entender que Courtney tomou heroína até o oitavo mês de gravidez, o que é mentira. Todo dia me cobram sobre aquele bendito artigo na Vanity Fair. Acho que é algo que vai me perseguir até o fim da vida". (Kurt Cobain).

A morte do grunge 
O semanário inglês Melody Maker fez a reportagem "Em Casa, com Kurt e Courtney" em dezembro de 1992. A entrevista, realizada no mesmo endereço onde o líder do Nirvana se matou, fala de vários assuntos com o casal. Kurt aparece na foto de abertura com a filha Frances Bean Cobain e veste uma camiseta onde pode-se ler a frase "grunge está morto". (Robert Halfoun e Inaê Riveras - Bizz Álbum Especial Nirvana).

"Em 1992, em meio às imensas turnês e devido à falta de tempo para lançar material inédito, a gravadora lança Incesticide, uma coletânea de gravações inéditas, lados B, demos ou faixas raras lançadas em coletâneas. Em 1993 é lançado In Utero. A banda parecia estar numa encruzilhada. Era praticamente impossível repetir o sucesso de Nevermind. Os fãs antigos abominavam a banda que havia se “vendido” para mídia, enquanto os fãs novos exigiam hits de sucesso como os de Nevermind”. (Nirvana A última super banda de rock – a mais completa e lustrada biografia do Nirvana – Coleção Biographic Arte – Editora Canaã) / “A última super banda de rock” escrito por: Heitor Pitombo

 Tropicalismo

No final da década de 1960, Randal Juliano comandava um quadro do programa Guerra é Guerra, da TV Record, e apresentava Astros do Disco, que contava com a participação de cantores da Jovem Guarda e do Tropicalismo.
Na ocasião, em 1968, logo após a edição do AI-5, Randal leu e comentou uma nota de jornal que noticiava que Caetano e Gil haviam provocado baderna na casa noturna Sucata, do Rio, e cantado o Hino Nacional com uma letra obscena.

Em 1992, Caetano Veloso declarou em entrevista ao Caderno 2 do Estado de S. Paulo que o comentário de Randal havia precipitado sua prisão e a de Gilberto Gil - e o posterior exílio de ambos em Londres. "Minha intenção foi esculhambar um cara que desrespeitou o Hino, coisa que repetiria hoje", disse Randal ao Estadão no mesmo ano.
Dias depois, ele foi entrevistado por Jô Soares no programa Jô Soares Onze e Meia, do SBT. "Se eu adivinhasse, se eu intuísse, seu eu percebesse, se eu tivesse uma premonição qualquer, ou um aviso vindo de qualquer lugar desse mundo, de outro mundo, que os fatos aconteceriam da maneira como aconteceram, eu não teria feito aquele comentário", disse Randal. “Depois, descobri que aquilo havia sido plantado”, comentou.

A discografia do grupo é lançada em CD e o  "desaparecido" O A e o Z (o primeiro trabalho dos Mutantes sem Rita Lee, gravado em 1973 é só lançado em 1992)

• Waly Salomão (†) e Gal Costa brigam.

• A Brisa da Doçura e o Ser da Tempestade é o priemiro texto de Jorge Mautner para teatro.

19452775 1399858343442484 6482982663440424963 o

Quando Almir Chediak (†) e Rita Lee tentaram reuniro Os Mutantes

Discos

Os novos grupos aperfeiçoam a nova trilha psicodélica.

Os viciados em Neil Young o homenagearam com o disco tributo The Bridge, onde participam Sonic Youth, Pixies, Dinosaur Jr., Nick Cave e Loop, Bongwater e Kenny Kaiser.

Ao final do ano, o próprio Neil Young auto-homenageou-se com Haverst Moon, uma pequena obra-prima de folk, com uma dose de lirismo e honestidade que nem mesmo o próprio músico tinha experimentado antes. Young ainda prefere falar de seus próprios caminhos – em “From Hank to Hendrix”, ele cita duas balizas de sua música, desde o autor-intérprete-instrumentista folk Hank Williams, e também Jimi Hendrix, dono de qualidades semelhantes às de Hank, só que guitarrista e visionário, aliás, qualquer adjetivo pra ele é ingenuidade. Na letra de “Hank a Hendrix”, Young não se absteve da sua e de outras personagens atormentadas.

George Harrison with Eric Clapton and his Band Live in Japan, álbum duplo ao vivo gravado no Japão. Em 1991, George Harrison se apresentou no Japão junto com Eric Clapton, com quem havia se reconciliado. Paralelamente, apoiou o Partido da Lei Natural, que promovia a meditação transcendental, na campanha eleitoral britânica de 1992.

Made PirataVolumes I e II. Por vezes, você encontrava um volume, e o outro, não. Mas finalmente os dois são reunidos em CD. Do selo próprio “Made in Brazil Records”, a banda lança outro álbum-duplo ao vivo, In Blues (também relançado em CD). Estes álbuns marcavam a volta do Made in Brazil ao repertório do delta do Mississipi.

• Daminhão Experiença lança Guerrilheiro Do Planeta Lamma.

19 outubro

Keith Richards optou pelo blues e foi atrás de Steve Jordan, baterista com o qual trabalhou em um documentário sobre Chuck Berry em 1987. Os mesmos músicos reunidos à época, batizados como os X-Pensive Winos, são os que gravaram seu segundo disco (Main Offender, 1992).

Novembro

• Staus Quo lança um excelente ao vivo Live Alive Quo.

volkana_live

Vokana Live at Dama Xoc (São Paulo. 1992)

Shows

The Yardbirds, Little Games não foi o último urrah! Os membros originais dos Yardbirds, Jim McCarty, Chris Dreja e o novato John Idan, contrabaixo e vocais, realizam um concerto em Londres, tocando vários clássicos. Alan Glenn substituiu Laurie Garmen, na gaita.

Brasília

O curioso show, deve ter sido culpa do futebol

Vinte e seis anos atrás (1992), Célia Porto e Banda (violão, guitarra, percussão, contrabaixo e batera) estavam começando sua carreira. Na guitarra desta banda, estava Leomar, que tinha ramificações com a cena heavy da cidade. Foram convidados para abrir o show de Morais Moreira no Estádio Serejão, na QNL, em Taguatinga Norte. Eu fui convocado pela produção do show para vender cerveja em tambores de 50 litros. Aceitei com o coração apertado, “nem vou poder curtir os shows...”... Assim como o estádio de futebol abriu, ele permaneceu parado, com as arquibancadas vazias, o que compôs um dos domingos mais surreais que existiram naquele grande palco.
Célia Porto e Banda se apresentaram, Morais Moreira se apresentou... O duro foi receber minha comissão – sem ter vendido uma única cerveja.

• Com doses generosas de blues e rock ‘n’ roll, o quinteto Terno Elétrico liga a tomada.

picture22 Dita em 1991

Pinups

'Então, claro, a sensualidade é a chave do negócio.' Dita Von Teese começou a se apresentar em 1992 - 'quando o burlesco NÃO era chique nem cool', afirma, com esse destaque em letras garrafais. 'Minha plateia era formada apenas por fetichistas e frequentadores de clubes de strip. Nem sempre foi champanhe, rosas e hotéis de luxo', diz.

Teatro

Raul Cortez abandona a peça As Boas ("tudo era feito para se manter a ordem de madame" - Zé Celso).

Filmes

Janeiro

Bob Rafelson e Bert Schneider acusaram a Columbia de negligência pela perda de cerca de uma hora e meia do negativo original, cortado pelo estúdio. Os dois produtores desejavam que, a exemplo de Blade Runner, Easy Rider tivesse uma nova versão integral, a ser lançada em vídeo, em 1993, e possivelmente também em cinemas. Mas a Columbia admitiu ter perdido as latas com o material de Easy Rider. Cinco horas de imagens cortadas pelo próprio Hopper apareceram num depósito em Kansas, mas 20% dos negativos estavam danificados.

8 março

As sete vampira"
"Exagerado, alucinado e distorcido filme. Onde um clima de antigos thrillers detetivescos se cruza com clichês da chanchada (materializada em emblemas vivos como Ivon Curi, Colé, Wilson Grey e Zezé Macedo) e um erotismo tipicamente anos 80". (Antonio Querino Neto, Folha de S. Paulo).

13 maio

Confessions d'un barjo
- Philip K. Dick - Babelio

10 junho

Retrospectiva lembra os dez anos sem Fassbinder - Antonio Gonçalves Filho, F. de S. Paulo.

4 julho

A Alemanha na visão de Fassbinder - Luciano Milhomem, Correio Braziliense.

Revista Nossa

RENATO RUSSO REVOLUCIONÁRIO

Zine

Acid farted
Fábio Guedes começa a lançar as edições do furioso Acid farted, com entrevistas, resenhas de discos e artigos. Mantém um site ( www.acidfartedzine.blogspot.com).

Livros

Maio

Terra de Fome e Sujeira (Mangueira Diniz)

21 junho

Artigos de Hunter Thompson retratam fim do sonho americano

22 jun.

FBI espionava Lennon
 A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeita apelo do governo para manter em segredo os arquivos do FBI sobre John Lennon, pedidos por Jonathan Wiener. O governo alega que a divulgação de informações sobre o ex-Beatle, investigado clandestinamente, seria nociva à segurança nacional, por revelar fontes e métodos do serviço secreto.

Novembro

Torquato Neto - Edição Especial”, tabloide, Fogo Cerrado - DF.

• 
Paul Bowles ensaia uma volta, editando Muito Longe de Casa, uma curtanovela avassaladora, e escrevendo a música para uma produção árabe da tragédia grega Hipólito.

 O Amor é Mais Frio do que a Morte – A Vida e o Tempo de Rainer Werner Fassbinder, do escritor, roteirista, Robert Katz. Este livro saiu aqui pela EditoraBrasiliense.

• Impressões de viagem CPC, vanguarda e desbunde: 1960/70 de Heloísa Buarque de Hollanda. Editora Rocco.

 Torquato Neto ou a carne seca é servida: Um roteiro biográfico. (Organizado por Kenard Kruel - Teresina: Mimeógrafos. Pág. 2.).

 Pitoresco de Teresina (H. Dobal)

309210 10200171965081233 2079144819 n 

Mário Faustino
Menezes y Morais*

Há poetas dos quais poucos e sabe
Não existe foto frege vida de rua pitíriba
Lautréamont... Leonardo... Qorpo Santo...
És filho eterno daquelinhagem guerreira
Que restaura o favo e reinventa a aldeia
A condição humana plena
– nos ensinaste –
é tarefa d’”O Homem e sua Hora”
O poeta é pintor do tempo
subvertido em suas hélices

*O Rock da Massa Falida (poesia, Cultura Gráfica e Editora, Brasília-DF, 1992). Diagramação e projeto gráfico: Reginaldo Feitosa. Fotos: Cristina Bastos, Susana Dobal e Usha Pontes. Capa: Menezes.

Obituário

3 fevereiro

O Brasil perde o cineasta Mário Peixoto.

19 fev.

Sérgio Murilo morre de atrofia cerebral e insuficiência renal, no Rio de Janeiro, aos 50 anos.
 
20 março

Lina Bo Bardi morre aos 77 anos. É a criadora da silhueta do Masp, suspensa a oito metros de altura sobre quatro colunas, que deixa um vão livre de 70 metros. Glauber e Lina eram amigos próximos, de quando da sua passagem pela Bahia. E várias vezes o cineasta hospedou-se na casa de vidro do Morumbi, projetada pela arquiteta. Lina Bo Bardi teria feito parte da cenografia de Deus e o diabo na terra do sol, sem assiná-la.

5 abril

Morre Antônio Marcos aos 46 anos vítima de insuficiência hepática, consequência do alcoolismo. Antônio Marcos Pensamento da Silva, nascido em São Paulo, foi um ator, compositor, humorista e cantor. Passou pelos programas de calouros, para chegar ao rádio e finalmente à televisão. De 1960 a 1962, destacou-se no programa de Estevam Sangirardi, cantando, tocando violão e fazendo humorismo. Em 1967, integrou o coral Golden Gate e atuou nas peças Pé Coxinho e Samba Contra 00 Dólar. Convidado por Ramalho Neto, gravou seu primeiro álbum pela RCA, como integrante do grupo Os Iguais, tornando-se logo solista e fazendo sucesso com a música "Tenho Um Amor Melhor Que O Seu", de Roberto Carlos. A partir daí, seguiram-se outros sucessos. Atingiu seu maior sucesso em 1973, com "O Homem De Nazaré". Durante a década de 1980, sua carreira entrou em declínio. Como consequência, se tornou um usuário de álcool e outras drogas, que levariam a sua internação em clínicas de reabilitação.

27 abr.

Gerard Kitchen O’Neill. Died after losing a seven-year battle with leukemia. Físico e filósofo espacial, recebeu o bacharelado em artes pela Swarthmore, e o doutorado em filosofia pela Cornell, em 1957. Desde aquele ano ensinando Física em Princeton, tornou-se professor titular em 1965.

• Olivier Messiaen foi um compositor, organista e ornitologista francês. Autor de vasta produção, que se estende pela música para órgão, piano, de câmara, vocal, concertante, sinfónica, coral-sinfónica e uma ópera – Sétimo Quadro do São Francisco de ... Wikipedia

12 agosto

John Cage morre aos 79 anos, vitimado por um enfarte.

15 setembro


Morre Shubho, artista gráfico, músico, compositor e filho de Ravi Shankar.

12 outubro

Severo Gomes, empresário e político, ministro no regime militar, e depois defensor da abertura política, morre em queda de helicóptero, juntamente com Ulysses Guimarães.

1.º novembro

Alex Viany, nascido Almiro Viviani Fialho, morre. Precursor do Cinema Novo, com o longa Agulha no Palheiro (1952), além de cineasta, tornou-se um dos pesquisadores e críticos mais importantes do Brasil, sendo requisitado para colaborações em revistas e enciclopédias estrangeiras. Suas obras, Introdução ao Cinema Brasileiro (1959), e o póstumo O Processo do Cinema Novo (1999),
integram a lista dos melhores títulos da bibliografia do cinema nacional.

 

 

 

Articles View Hits
7011859

We have 378 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro