Volkana: A melhor banda de rock de mulheres brasileiras que já existiu!

volkana_gun2 Volkana foi umas das bandas líderes do Metal feminino no Brasil. A banda teve seu início em Brasília onde foi fundada em 1987. A sua primeira formação contava com Mila Menezes (baixo), Karla Carneiro (guitarra), Ana (bateria) e Eliane (vocal). Ana e Eliane não permaneceram por muito tempo na banda e foram substituídas por Mariele Loyola (vocal) e Débora (bateria) vindas das bandas Detrito Federal e Arte no Escuro. As garotas então, seguindo os passos do Sepultura e muitas outras bandas, mudaram-se da capital do país para a capital do rock pesado, São Paulo, onde gravaram uma demo de 2 faixas chamada Thrash Flowers. Esta demo fez a banda ser conhecida e com isso puderam gravar seu primeiro álbum chamado First em 1990 lançado pelo Studio Eldorado.

volkana_bandVolkana: Karla Carneiro (Guitarra), Marielle Loyola (Vocal), Mila Menezes (Baixo) e Sergio Facci (Bateria)

Antes de gravar o álbum First o grupo teve sérios problemas para encontrar uma baterista. Débora deixou a banda e Pat banda Ozone esteve na bateria por um curto período. Para a gravação, elas chamaram Sérgio Facci da recém acabada banda Vodu.

ozone_pat_rock_na_se_1986Pat, a baterista da banda Ozone no Rock na Sé em 1986. ozone_band_rock_na_se_1986A banda Ozone ao vivo no Roc na Sé em 1986.
volkana_1990_us_version

First
(US Version, 1991)

Sergio não aparece na foto da capa do álbum First por não ser considerado, neste período, membro efetivo da banda e, à título de crédito, uma pequena foto dele foi colocada no encarte do álbum.

Este vinyl não foi lançado em CD no Brasil mas, curiosamente, foi lançado em USA, com uma capa diferente, através da gravadora Moving Targets. Isto mostrava que a banda já estava tornando-se conhecida, mas ainda existiam problemas. Como não conseguiram encontrar uma baterista, ele acabou se tornando membro oficial da banda. Aliás, depois de tocarem com um baterista do nível do Sergio Facci seria realmente difícil adaptarem-se à outro/a.

O som da Volkana à princípio poderia ser classificado como Thrash Metal mas após uma audição mais atenta percebe-se que as influências vão mais além. O uso do vocal Hap está presente em algumas faixas e a devoção pela seminar banda punk Ramones é evidente. A música Pet Cemetery tornou-se um cover obrigatório em todos os shows.

volkana_first

volkana_1994_mindtripsMindtrips (LP 1994

flammea_2002_bootlegFlammea Demos
(Split Bootleg, 2002) LP

A vocalista Marielle deixou a banda, sendo substituída por Cláudia Franca e uma segunda guitarrista juntou-se à banda, Selma Moreira. No segundo álbum Mindtrips de 1994, elas tocam um Thrash mais extremo com algumas influências dos anos 90. Alguns anos depois a banda acabou. Fui informado que Volkana está planejando um retorno para uma série de show. Marielle Loyola está com um projeto muito interessante chamado Cores D Flores (clique aqui para ouvir).

Selma mudou-se para os EUA e, dizem, ainda está tocando. As garotas também tocaram muitas vezes na TV. No ano de 2002 foi relançado as 2 faixas da demo do Volkana junto com a demo de outra banda feminina, FLAMMEA num LP! O som está bom e a quantidade de cópias prensadas parece ser bem pequena!

 

volkana_liveVokana Live at Dama Xoc (São Paulo. 1992)

Numa das minhas visitas ao Brasil, em São Paulo, fui como convidado da banda Korzus assistir o show deles na casa de shows chamada Dama Xoc. Quem abriu o espetáculo foi a banda Volkana.

Na época eu possuia um gravador digital portátil (DAT) e, levei-o com a intenção de gravar o show do Korzus. Entretanto, esta noite não foi uma noite muito boa para a banda que não conseguiu acertar o som das duas guitarras. A gravação ficou muito ruim. Como eu tinha várias fitas, aproveitei e gravei a banda de abertura e, já que estava também com minha câmera fotográfica, aproveitei para tirar umas fotos. Neste show a formação da banda contou com Karla Carneiro (Guitarra) Marielle Loyola (Vocal), Mila Menezes (Baixo) e Sergio Facci (Bateria). Ficou claro que, esta noite, foi a noite da Volkana.

volkana_live_cover400

A Banda Volkana apresentando-se ao vivo na casa de shows Dama XOC em 1992. Gravado por Barbieri

show_01 show_02
show_03 show_04
show_05

O som das meninas foi brutal e competente e o Sergio deu um show de bateria. O técnico de som merece menção honrosa pela eficiência no tratamento do vocal da Marielle e também pela qualidade da microfonação estéreo da bateria. Aqui em Londres, dei um tratamento caprichado nas gravações. O resultado brilhante, certamente vocês devem estar ouvindo neste momento. Escutem este material e sintam o poder de fogo desta banda poderosa! Há! Tem mais! Se não bastasse tudo isto, editei um vídeo exclusivo para a música That's My Victory (Veja abaixo).

Antonio Celso Barbieri

Volkana - That's My Victory (Live no Dama Xoc, SP 1992)
Volkana - Ao vivo no programa Matéria Prima em 1992
Articles View Hits
11363743

We have 1032 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro