PIN-UPS PÓS-MODERNAS (2009)

TENDÊNCIA
Pin-ups pós-modernas

Por Júlio Caldeira - http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI99136-16359,00-PINUPS+POSMODERNAS.html

lILI sT cYR

Pin-up original: A americana Lili St. Cyr era a deusa do burlesco nas décadas de 40 e 50

Foto colorida: https://www.huffingtonpost.com/leslie-zemeckis/lili-st-cyr-the-accidenta_b_8134906.html 

Elas se inspiram nos míticos cabarés de Paris para compor seus shows e só sobem ao palco se for com lingeries de renda, batom vermelho e meias transparentes. São as dançarinas neoburlescas, que começam a fazer sucesso nas casas noturnas aqui e lá fora.

Ela costumava ser vista na companhia do rockstar bizarre americano Marilyn Manson e tinha seu nome associado ao universo underground - isso, no início dos anos 90, quando ainda apresentava seus números de dança para uma plateia, digamos, não muito selecionada. Heather Renée Sweet, no entanto, deu a volta por cima e se tornou um ícone do luxo. Quem é a moça? Melhor usar o nome-fantasia, com o qual ela vem desfilando pelos tapetes vermelhos de praticamente toda a metade ocidental do planeta: Dita Von Teese. Não foi, obviamente, de uma hora para outra que ela pulou da versão beta para a alfa. Entre a década passada e esta, Miss Von Teese fez primeiro a ponte dos inferninhos do início da carreira para os cassinos de Las Vegas e, então, para o mundo das celebridades. Dita caiu nas graças do mainstream ao encarnar uma pin-up pós-moderna que resgata o glamour das décadas de 40 e 50.

Hoje, aos 35 anos, a ex-senhora Manson - eles ficaram casados de 2004 a 2006 - é a representante internacional da volta do burlesco, estilo de espetáculo que, entre outros elementos, apresenta um striptease inspirado nos antigos cabarés. Isto é, ligas e espartilhos voam no palco para revelar quase tudo e deixar a plateia sedenta por mais. 'Burlesco tem a ver com pôr pensamentos sacanas na cabeça das pessoas', diz ela, numa entrevista por e-mail a Marie Claire.

'Então, claro, a sensualidade é a chave do negócio.' Dita começou a se apresentar em 1992 - 'quando o burlesco NÃO era chique nem cool', afirma, com esse destaque em letras garrafais. 'Minha plateia era formada apenas por fetichistas e frequentadores de clubes de strip. Nem sempre foi champanhe, rosas e hotéis de luxo', diz.

Desde o fim dos anos 90, quando virou modelo da Playboy Enterprise, dona da marca Playboy, a carreira de Dita vem numa crescente ininterrupta e bem administrada. Em 2003, seu número mais famoso, o banho num copo gigante de Martíni, foi reproduzido por Cameron Diaz, em As panteras - Detonando. Pela inspiração, ela recebeu agradecimentos especiais nos créditos do filme. Este ano, ela deve encarnar a cortesã Mata Hari no cinema. Musa-cult, Dita é alvo do desejo das altas-rodas da arte e da moda. Sua agenda, lotada, inclui performances para plateias muitas vezes diminutas e pinçadas. Em maio deste ano, por exemplo, ela se apresentou para vips no Festival de Cannes, com direito a um vaporoso banho de chuveirinho. Vinha, antes disso, de uma temporada no mítico cabaré Crazy Horse, em Paris, que abalou a cidade. Aproveitando a presença dela na capital francesa, o estilista Elie Saab a convidou para um showzinho quase íntimo, feito para convidados como Jean Paul Gualtier e Sonia Rykiel. Sobre os dias em Paris, Dita disse à agência de notícias AFP que 'a América está muito puritana para entender o burlesco. Já Paris entende a tradição dos cabarés' - é irônico pensar, portanto, que não é a França, e, sim, os Estados Unidos, o país no mundo onde o neoburlesco tem mais força. Quando está distante dos palcos, Von Teese é a estrela da campanha para a marca de lingerie Wonderbra, em que apresenta uma linha criada por ela. A diva do momento, claro, é pura tendência. Sempre metida em figurinos impecáveis, jura que é incapaz de apontar qual seu preferido. 'Eu jamais poderia escolher um estilista. Cada um deles é o meu favorito!' No melhor estilo burlesco, suas roupas incluem, obrigatoriamente, espartilhos.

manson-and-dita

Dita Von Teese e Marilyn Manson

Foto: https://marriedwiki.com/news/divorced-from-dita-von-teese-2007-marilyn-manson-is-dating-caridee-english-since-2010

 

Articles View Hits
7253509

We have 329 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro