1987: MIL NOVECENTOS E OITENTA E SETE

87 jerry

Jerry Garcia - FotoIt's Psychedelic Baby Magazine

gibigibi 2

  MIL NOVECENTOS E OITENTA E SETE

   Compilado pro Mário Pazcheco

    Abbie Hoffman é preso, pela última vez, por liderar um protesto contra a CIA. “Naquele tempo, tínhamos cabelos compridos, usávamos roupas hippies, andávamos descalços, fumávamos maconha, ouvíamos rock e mandávamos tudo à merda. A contestação era clara, tanto que a sociedade reagia brutalmente e mandava a polícia impedir-nos de viver como queríamos. O movimento hippie não tinha nada de político. Os hippies não pretendiam modificar a ordem política do país, queriam apenas ser deixados em paz. Nós, ao contrário, quisemos transformar isso tudo, fundamos o movimento yippie, para politizar a contestação”. Abbie Hoffmann – in Cohn-Bendit, 1987.

   10 janeiro

    O futuro da música: credo!

   23 jan.

   Dentes Kentes/ Dents Kentes tocam hoje na Metrópolis, na festa de lançamento do disco Fresh Fruit For Rotting Vegetables, dos Kennedys Mortos.

Dentes Kentes, mordida punk

Luiz Carlos Mansur*

O Dead Kennedys acabou, mas os Dents Kentes/Dentes Kentes estão com a bola cheia. Quem são eles? Ameba (Plebe Rude) na bateria, Negrete (Legião) no baixo, Fejão (Escola de Escândalo) na guitarra, e o roadie da Plebe, Fred, nos vocais. Os Dents surgiram em 1985 como sátira ao DK, e o seu repertório dura cinco minutos. "Em comprimidos, minutos de hardcore", diria Jello Biafra. Eles estão gravando uma demo na Odeon e tocam hoje na Metrópolis, na festa de lançamento do disco Fresh fruit for rotting vegetables, dos Kennedys Mortos. Tá esperando o quê, mermão? (Jornal do Brasil / Rock & Toques, 23 jan. / 1987.)

Fevereiro

RAMONES: PROTESTOS, DECEPÇÕES

plebe 

 13 fev.

JB, Dinho ataca Lobão

87 LOBAO

 

Março

A Invasão do Marciano Sodomita

Julho

Em julho de 1987, o beatle Paul McCartney resolveu gravar um álbum exclusivamente para seus fãs na União Soviética.
Segundo disse Paul na época, era no país comunista que estavam muitos dos seus “seguidores mais leais”. E isso que os Beatles, assim como todos os grandes ídolos do rock and roll, eram tidos como inimigos do regime e seus discos, vendidos apenas no mercado negro. Lançado no ano seguinte, o álbum CHOBA B CCCP (“Back in the USSR”, em russo) foi um sucesso e acabou por dar um empurrãozinho a Mikhail Gorbachev em sua Glasnost, a abertura política que culminaria no fim da URSS em 1991. 

4 julhoinimigo

7 jul.

LP Violeta de Outono.

1 Agosto

13412936 1045881615506827 3031448819203929095 nhontem

Foto: Joaquim Firmino - Brasília  / 1987 - Jornal Correio Braziliense

A adida cultural da embaixada cubana no Brasil, Trinidad Peres, doa dois bilhetinhos, sem assinatura, de Glauber Rocha, para o acervo Tempo Glauber. Os livros que ele achava que os cubanos deveriam ler: Memórias do Cárcere, São Bernardo, Quarup, Gabriela, Cravo e Canela, Cangaceiros, de José Lins do Rego, Travessia, de Carlos Heitor Cony, Macunaíma, Serafim Ponte Grande, Oswald de Andrade, e O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, quase todos já foram traduzidos. Trinidad promete enviar para dona Lúcia um exemplar de Os Sertões, de Euclides
da Cunha, prefaciado por Glauber Rocha em Cuba e publicado em 1972.
Depois do encontro, dona Lúcia comenta: – Nunca vi uma cubana loura. Essa cubana parece americana.

Arte no Escuro segue para o Rio e dão início às gravações do seu primeiro LP. Além de “Beije-me Cowboy” e “Na Noite”, conhecidas do público através de shows e execução em rádio, o Arte no Escuro grava mais seis músicas, com produção do baterista Gutje e Mayrton Bahia (produtor da Legião, Finis e Zero, entre outros).

4 ago.



Censura proíbe o adultério em disco

Porto Alegre - A música "Adúltera", que seria incluída no mais novo disco do grupo de rock gaúcho Replicantes, foi proibida pelos Departamentos de Censura de São Paulo e de Brasília, por ser considerada "um atentado à moral e aos bons costumes". Por se referir a uma dona-de-casa inquieta, que mantém relacionamentos fora do lar, a letra sequer sairá no encarte do disco gravado pela RCA, para impedir que a família brasileira tome conhecimento da prática do adultério.
O fato atrasou o lançamento do disco Histórias de sexo e violência. Esta é a segunda vez que os Replicantes têm problemas com a censura. O grupo lançou uma nota à imprensa, assinada por seus quatro integrantes - Carlos Gerbase (bateria), Wander Wildner (vocalista), Cláudio Heinz (baixo) e Heron Heinz (guitarra) - protestando contra o novo tipo de "inquisição que impede a comercialização de uma obra musical, como se ela fosse portadora de um veneno mortal, ou o vírus da Aids".

*Jornal do Brasil, 4 ago. / 1987.

6 ago.

87 6 agosto87 musica

Sonoras

O serviço russo da BBC, é autorizado a ser transmitido de Moscou a partir de 1987.

1987 etritoagora eles
Phillippe Seabra em algum dia de agosto de 1987, na Discoteca 2001, autografa o disco Nunca fomos tão brasileiros

87 setembro

Setembro

LSD, renasce moda dos anos 60

6 set.

Brasília - Fundação do Asé Dúdú

87 ase

7 set.

Pink Floyd lança o "irregular" The Momentary Lapse of Reason.

18 set.

“É um problema com o qual temos que lidar se quisermos ter um planeta onde a vida possa existir”, palavras de Jerry Garcia contra a devastação das florestas brasileiras, envolvido em uma  campanha pela salvação das florestas tropicais. Com este propósito, o Grateful Dead realiza um concerto no Madison Square Garden.

Outubro


George Harrison lança o disco Cloud Nine e retorna ao topo das paradas. Ganha o disco de platina depois de vender mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos.

• Paris. No Centro Pompidou, acontece uma retrospectiva do cinema brasileiro. São exibidas as obras de Glauber Rocha, e é lançado pela revista Cahiers du Cinemá o livro Glauber Rocha, de Sylvie Pierre.

31 out.

FIM DE SEMANA COM MUITAS BANDAS
Harry - Caos EP

Música

"Como sempre fui uma pessoa musicalmente bem eclética, pessoalmente, já conhecia, desde o seu começo, a sua banda Harry. Ainda tenho os dois vinis lançados pela Wop Bop. Um de 1987 e outro de 1988." (Antônio Celso Barbieri")
Formada em 1985 como um trio, a Harry seguia a linha post punk/power pop. Em 1987, com a adição de um tecladista, tornou-se pioneira no país na mistura de rock com musica eletrônica.

Março

Quatro discos dos Mutantes, são relançados pelo selo independente paulista, Baratos Afins. Aconteceu também o lançamento do LP terceiro-album solo de Arnaldo Baptista Disco Voador cuja função além de artistíca era terapêutica retrazer o artista para o mercaod fonográfico. Disco Voador foi totalmente gravado em casa e em dois canais com a master sendo entregue numa fita cassete.

450xN

Ronda Alternativa é uma coletânea em vinil que virou museu da cena punk/hardcore brasileira. Ronda Alternativa foi lançada em 1987 pelo selo Devil Discos. Têm DZK, III Mundo, Tropa Suicida, Kaos 64, Catedral da Desordem, Falange, Voraz, Via Sacra, Doutrina Decadente, Vírus 27, Excomungados, Vienna, Repressão X e Pupilas Dilatadas. Ronda Alternativa era um programa de rádio de Santo André, no ABC paulista que levou e deu muita botinada na cena punk de SP nos anos 80. (fonte: Mofonovo)

Butthole Surfers lançam Locust Abortion Technician.

A banda Big Brother and The Holding Company é reformada.

• Los Angeles. O Fusão gravaria em Los Angeles, quando uma briga entre o vocalista e o guitarrista destrói o estúdio, e eles são deportados...

planalto Foto: Arquivo Legião

A Legião Urbana relança a música “Soldados” no álbum Que País é Este, que reunia material inédito do Aborto Elétrico e de outras bandas da chamada “Turma da Colina”.

Final da banda Smiths.

cassia_bom_demais

Cássia Eller, o percussionista Bani e, ao fundo, Eugênia, em 1987, no bar Bom Demais, fundado por Cristina César e Cristina Borracha
Foto: Sandro Alves

black

Em dezembro de 1987, o excêntrico "Kid de Minneapolis" esperava divulgar sua música de modo inédito, enviando os discos em segredo para as lojas, sem identificação na embalagem.
A Warner tentou dissuadi-lo e como não conseguiu, editou e distribuiu o disco, chamado de Black Album por sua capa monocromática.
Pouco tempo depois, Prince revelou ter tido uma revelação espiritual, chamou o álbum de "maléfico" e pediu que todos os exemplares fossem destruídos.

Literatura

• O prêmio Sir Arthur C. Clarke foi criado em 1987, em honra do escritor de ficção científica. Alguns dos mais célebres trabalhos do autor, que escreveu mais de 100 livros e de mil contos e ensaios, são 2001: Uma Odisseia no Espaço, Childhood's end e The Fountains of Paradise.

• É num livro como O belo e o velo (Affonso Ávila, 1987) que a expansão discursiva se amalgama tanto com a experimentação linguística quanto com a dimensão visual. Os poemas se constituem como blocos textuais alinhados como que abruptamente pela margem direita, de modo que as palavras são cortadas sem obedecer à regra para divisão vocabular e sem a sinalização do hífen (â/nsia, asfalt/o). Além disso, espaços de extensões diferentes no interior das linhas estabelecem o ritmo semântico/sintático/musical/visual.

Julho

Paulo César de Azevedo e Vladimir Sacchetta, com apoio da Basf, lançam um cassete de 55 minutos, numa antologia sonora do rock brasileiro, com vários depoimentos e músicas recortadas (trechos). Ainda acompanharia esta edição um livreto com ilustrações do desenhista Angeli, com personagens da revista Chiclete com Banana.

Os Signos e as Siglas, de H. Dobal.

• Cinema Marginal (1969/1973) – A Representação Em Seu Limite, de Fernão Ramos. Editora Brasiliense, 1987.

Anos 60 – Luiz Carlos Maciel. Editora L & PM.

I’m With The Band – de Pamela Des Barres, 1987. Relatório divertido das peripécias sexuais da autora, durante seu reinado como principal groupie de Los Angeles. Pamela destrincha as qualidades e os podres dos popstars que andaram frequentando sua cama d’água: Mick Jagger, Keith Moon, Jim  Morrison, Don Johnson (do Miami Vice), Jimmy Page e Frank Zappa (produtor do disco gravado pelo Girls Together Outrageously, grupo composto exclusivamente por groupies de que Pamela fazia parte.

minduim

• História da História em Quadrinhos por Álvaro de Moya - L&PM Editora, 1987

Timothy Leary em entrevista à David Sheef – Rolling Stone, 1987


“Tenho 67 anos de idade. Eu vivi sete décadas de mudanças rápidas. Pratiquei o surfe em cada uma das ondas do século XX com algum sucesso e diversão. Nos anos 40, passei cinco anos no exército. Nos anos 50, fui um jovem professor, quadrado, com filhos, casa no subúrbio, bebendo martinis. Nos anos 60, fiz tudo o que estava na moda: me liguei, pirei e só Deus sabe – me afastei de tudo. Quais eram as alternativas? Desligar, não pirar, adotar um conformismo cego? Os anos 70 foram a década do prisioneiro político. Nixon colocou os dissidentes na cadeia. Fui o primeiro a ir para a prisão, logo em janeiro de 1970. Mais tarde, depois de Watergate, chegou a vez da gangue de Nixon. Durante os seis anos seguintes, assisti a meus perseguidores federais vindo se juntar a mim, atrás das grades”.

Os inéditos de Jim Morrison

Como Marat, Jim Morrison morreu numa banheira em Paris, em 1971, mas a cotação do roqueiro-poeta continua alta. Que o diga a editora americana Random House, que pagou 200 mil dólares por um pequeno cofre etiquetado 127 Fascination contendo poemas, letras de canções, anotações e cartões postais – todos inéditos –, escrito pelo carismático crooner dos Doors. São quase 200 páginas, escritas a lápis sobre papel amarelo, incluindo os últimos textos de Morrison, feitos nos poucos meses de Paris antes de sua morte. Além do manuscrito original do único livro de poesia publicado por Jim, The Lords and The New Creatures, há um poema de 43 páginas intitulado Uma Noite Americana. O misterioso cofre ficou em mãos da companheira de Morrison, Pamela Courson – que morreu de overdose, em 1974 –, para ressurgir há pouco, em San Francisco. As famílias Morrison, Courson e The Doors, uma década depois da compra, ainda estão na Justiça, brigando pelos direitos. Mesmo morto, Morrison continua aprontando.

Televisão


1.º junho

O documentário It Was Twenty Years Ago Today – Faz 20 Anos Hoje, de 105 minutos, produzido pela Granada Television, é exibido em comemoração ao vigésimo aniversário do oitavo álbum dos Beatles, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.
 
Artes

Carlos Vergara realiza mostra individual no Gabinete de Arte Raquel Arnaud e executa painel para a sede do Banco de Crédito Nacional/BCN, em Barueri (SP). Monta ateliê em Cachoeiras de Macacu, município a 120 km do Rio de Janeiro, às margens do rio de mesmo nome, onde passa a maior parte do tempo. Este novo espaço, de grandes dimensões, lhe permite trabalhar em várias obras simultaneamente.

Cinema

Julho

Wilsinho das Candongas, Wilsinho das Cocadas, Take One (por jamais precisar filmar a mesma cena) ou Rei da Sinuca, mesmo tendo atuado em 250 curtas e longas-metragens, Wilson Grey, recordista mundial de participações em filmes, no lançamento de A Dança dos Bonecos, um dos seus grandes sucessos, ainda era descrito pela imprensa como “um grande ator, pouco conhecido”.

7 jul.

Affonso Beato, o diretor de fotografia, em 1968 e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro é empossado como diretor cultural da Embrafilme. – Glauber era uma pessoa que amedrontava. Recorda Affonso.
– Mas tive com ele o relacionamento mais aberto e fértil possível. Graças ao nosso perfeito entrosamento, avancei um bocado no conhecimento e no uso de cores contrastadas.

Jubiabá (Nelson Pereira dos Santos).

The Doors – Live At Hollywood Bowl. Direção: Ray Manzarek, Estados Unidos, 1987. Fotografia: Paul Ferrara. Cor, 60 minutos. Registrado no dia da independência americana em 1968. Apesar de ter sido filmado com quatro câmeras, a maior parte do material editado vem de apenas duas (uma colocada no centro e outra no canto direito do palco). A falta de diferentes ângulos não chega a ser uma limitação, e o vídeo não cansa.

•  Alice (Jan Svankmajer).

Rio de Memórias (1987), ganhador de 12 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Rio de Memórias (1987), ganhador de 12 prêmios em festivais nacionais e internacionais. (José Inácio Parente é autor e diretor do filme)


Obituário

Arpad Szenes (1897-1987). Judeu e fugitivo da perseguição nazista, Szenes, com sua esposa Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) morou no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, entre 1940 e 1947.

19 janeiro

Morre Flávio de Aquino. Arquiteto, professor, jornalista e crítico de arte, foi um dos idealizadores da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), e grande incentivador do design no país.

22 fevereiro

Domingo. No hospital da Universidade de Nova York, Andy Warhol sofre uma parada respiratória fatal. Tinha sido operado da vesícula, e aparentemente sofreu um ataque cardiopulmonar, enquanto dormia. Tinha 57 anos e não teve tempo de recuperar a imagem polêmica e o poder de chocar, se desgastando com a supercomercialização de seu trabalho.
Todos os ateliês de Warhol, ficaram conhecidos como Factory, mas um especificamente, localizado na Quinta-Avenida, tinha as parede forrada de papel-alumínio, uma ideia de Billy Name.

4 maio

O gaitista, vocalista e guitarrista Paul Butterfield morre, de overdose.

17 agosto

Morre, Carlos Drummond de Andrade

28 agosto

Morre John Huston. Ator e diretor, (5 ago. / 1906 – 1987).

16 setembro

Leon Hirszman, o articulador do Cinema Novo “magro, ágil, histérico, lúcido, visionário, o jovem Eisenstein”, morre aos 49 anos. Diretor de Eles Não Usam Blacktie, vencedor de quatro prêmios no Festival de Veneza, o único brasileiro a ganhar o Leão de Ouro, o prêmio máximo do festival.

18 set.

O general Golbery do Couto e Silva morre aos 76 anos.

28 outubro

Morre o surrealista André Masson (4 jan. / 1896, Balagny – Paris /1987, França).

 26 novembro
Peter Hujar, nacido en 1934 y fallecido en 1987 víctima del sida

peter hugar 3

 03 2506

[William Burroughs, 1975 - Photograph by Peter Hujar

© 1987 The Peter Hujar Archive LLC; Courtesy Pace/MacGill Gallery, New York and Fraenkel Gallery, San Francisco] - Foto online: The Allen Ginsberg Project / Peter Hujar no google images

 

Articles View Hits
11315289

We have 562 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro