1966: BEATLES NO GALINHEIRO

 

 


Final video of the series on Joni's birthday! Joni recorded several songs for use on the TV Series Mon Pays, Mes Chansons, w/ David Rea on 2nd guitar on August 17, 1966. The audio was recorded in a studio, and the video was filmed a few weeks later with Joni lip-synching. Thanks to Richard Flynn for this series.

Mil novecentos e sessenta e 6

Compilado por Mário Pazcheco)

mamas

Direto das arquibancadas: The Mamas and The Papas in the bleachers at the Hollywood Bowl in 1966.
Foto: Pinterest/http://groovyhistory.com/60-timeless-photos-sure-to-cause-major-nostalgia/22

América

O hippismo ainda está em formação, "California Dreamin'" espalhava a mensagem pelo mundo, a história de um “viajante sonhador” que sai para um passeio, num dia de inverno, entra numa igreja para fugir do frio e finge rezar para não dar bandeira e pouco depois uma outra composição de John Phillips, líder do grupo, na voz de Scott McKenzie, aconselhava: “Se você vai a San Francisco, não deixe de por umas flores no cabelo”. Os responsáveis pelo sucesso dos The Mamas & The Papas eram as belas harmonizações vocais, o acompanhamento de excelentes músicos de estúdio em seus discos e a imagem de “hippies inofensivos”.

21-22 e 23 janeiro
 
Tripe Festival tem lugar na sala do Longshore Men’s Hall. Cerca de 20.000 pessoas presenciam espetáculos mistos, nos quais atuaram conjuntos de rock, poetas, cineastas e outros artistas, tudo numa espécie de “circo eletrônico”.

66 early

Foto: foto: Fashion, Music & Stuff from the 60's and 70's

4 fevereiro
 
O Jefferson Airplane aterrissa no palco do Fillmore provocando uma verdadeira catarse hippie coletiva, balançando os imponentes lustres de cristais, o show de luzes, o incenso, as drogas e os pôsteres (que viraram arte no movimento) ajustavam-se, recriando o ambiente psicodélico da cidade. A sinestesia é alcançada pelos light-shows, projeções de luzes coloridas que acompanham as apresentações do acid-rock, principalmente na Costa Oeste dos Estados Unidos.

Abril

reed_warhol   Enquanto Paul Morrissey se ocupava da produção cinematográfica da “Factory”, Warhol colaborava ativamente com o grupo de rock “Velvet Underground”, com o qual, em Abril de 1966, montou, na discoteca de Nova Iorque “DOM”, um espetáculo multimídia de música, dança, iluminação, projeção de dispositivos e filmes, em que participou a alemã Nico, cantora, atriz e boneca moderna. No mesmo ano, organizou na Leo Castelli a sua última exposição de obras “tradicionais”. Forrou as paredes a papel pintado, cujo único motivo, ilimitadamente repetido, era uma cabeça e, como esculturas flutuantes, apresentou almofadas de balão prateadas – as Silver Pillows. Em 1967, prestou homenagem a Marilyn Monroe com uma série de serigrafias que reuniu em grupos de dez e, em Paris, na casa de Ileana Sonnabend, expôs a série completa dos Thirteen Most Wanted Men. Neste mesmo ano, foi viver para Union Square West, onde instalou também a “Factory”. Finalmente, na Expo`67 de Montreal, apresentou seis auto-retratos: mesmo no plano óptico, a pessoa do artista triunfava sobre a sua obra

   Lou Reed e Andy Warhol
   Foto: Gretchen Berg

   • Andy Warhol apresenta o conjunto Velvet Underground no seu ambiente de discotek de 1966, a The exploding plastic inevitable: envolvendo música, performances, projeções, dança e pintura. Não muito depois, os cineastas Bruce Conner e Robert Nelson, de San Francisco, estavam fazendo shows de luzes nos auditórios Avalon e Fillmore (templos do rock), pontos de partida para os light-shows e do rock teatral.

   “Essa música é uma série selvagem de atonalidades e de ecos eletrônicos. As letras combinam sadomasoquismo e livre-associação da imaginação. O ato parece nascer do casamento secreto de Bob Dylan com o Marquês de Sade”. Richard Goldstein escrevendo no New York Herald Tribune, a propósito do show The exploding plastic inevitable, planejado por Andy Warhol, pai do Underground.

Verão

Janis decepciona... Os jovens músicos do Big Brother, esperavam uma menina linda, sexy, fluorescente, uma rockstar. Baixinha, 85 quilos, grandes olhos azuis e cabelos cor de poeira, Janis, ao voltar a San Francisco, ainda era a quase perfeita texana, só que desleixada e com um ar maluco. Mas quando começou a cantar tudo entrou em seus lugares. Tudo explodiu. “Eu explodi. Eu cantava só blues, quase puro, sem acompanhamento, às vezes só com a minha gaita”, disse Janis. “Quando eu senti aquele ritmo atrás de mim, e a eletricidade toda... cara, eu explodi”. “Antes de Janis nós vivíamos só curtindo, Não sabíamos para onde nossa música ia. A gente fazia som espacial, sabe como é?”, explicou Sam Andrew. “A gente queria duas cantoras pra fazer um som parecido com o do Jefferson Airplane. Mas quando Janis chegou e começou a berrar, cantar, com aquele vozerio todo... a gente teve de mudar nossos planos. Janis foi nosso catalisador. Ela nos trouxe de volta à terra”.

Em sua primeira aparição, com o Big Brother and Holding Company, Janis conquista o público com a sua voz excepcional, surpreendendo pela sua força, calor e sentimento.
Conjurados os demônios, estava feita a mágica: o canto de Janis estourou San Francisco, estilhaçando o ar nas festas comunais dos parques, os Be-ins do verão e do outono de 1966, os concertos livres dos primeiros hippies. “era até demais”, recorda Nick Gravenites, que depois tocou com a segunda formação do Big Brother. “O grupo não era nada profissional, era pura curtição, barulho. E Janis era só eletricidade, uma figura estranhíssima, toda vestida de tafetá, cheirando a patchuli, era demais até para San Francisco”.

• A RCA assina um contrato de cinco anos por 25 mil dólares com o Jefferson Airplane, sem perceber que o torrão estava encravado e que a música que haveria de fluir da velha Victrola não era nada parecida com qualquer Nippin escutara antes.

5 julho

The Animals chega a New York, Estados Unidos para aquela que seria sua última, e mais atrapalhada, turnê; vários shows foram mal programados, diversos foram desmarcados, criando uma péssima imagem da banda no país.

• Por recomendação de Linda Keith, então namorada de Keith Richards, do The Rolling Stones, Chas Chandler, ex-baixista do Animals, resolve assistir uma apresentação de Jimi Hendrix no Cafe Wha, em Nova York, Estados Unidos; após o show, impressionado com o que assistira, Chandler procura Hendrix nos camarins e propõe levá-lo para a Inglaterra, onde formaria uma banda.

Jimi Hendrix nasceu em 1944, em Seattle, uma cidade do estado de Washington. Filho de índia e de negro, o mestiço James Marshall Hendrix ganhou sua primeira guitarra aos 12 anos, desde então nunca parou de tocar, sempre experimentando a spossiblidades inéditas do instrumento. E é essa experimentação permanente que vai marcar sua carreira, iniciada profissionalmente em 1966, após ter tocado em bandas de vários nomes famosos, quando o baixista do grupo The Animals decide mudar de profissão e passa a ser empresário de Hendrix, após ouví-lo tocar num clube noturno de Nova York, freqüentado por astros da época como os Stones e Lennon & McCartney, exclusivamente para ouvir Hendrix.

   McCartney took LSD for the first time within the year, though it wasn't in the company of the other Beatles. The drug, he said in a 1967 interview, "opened my eyes to the fact that there is a God... It is obvious that God isn't in a pill, but it explained the mystery of life. It was truly a religious experience." He also said of LSD's effect, "It started to find its way into everything we did, really. It colored our perceptions. I think we started to realize there wasn't as many frontiers as we'd thought there were. And we realized we could break barriers."

   Julho

   5 jul.

   Os Beatles embarcam no voo 862 da KLM de Manila, Filipinas, para Nova Delhi, Índia, temendo agressões; o grupo fora vaiado e ameaçado por não comparecer, no dia anterior, a uma festa promovida pela primeira-dama Imelda Marcos; Brian Epstein tentou se defender dizendo que não foram convidados, mas a situação tornou-se insustentável, e foram obrigados a sair às pressas do país. Os Beatles foram obrigados a pagar 15 mil dólares correspondentes ao imposto calculado sobre a renda do show que fizeram no dia anterior.

   6 jul.

   O The Rolling Stones apresenta-se no War Memorial Hall, em Syracuse, Carolina do Norte, Estados Unidos; durante o show Jagger arrastou uma bandeira americana pelo chão do palco; dois dias depois autoridades locais acusam o grupo de ofender um símbolo nacional.

   • A embaixada Britânica em Manila apresenta um protesto formal ao governo das Filipinas, em virtude das agressões sofridas pelos membros do The Beatles, que tiveram que sair às pressas do país; o grupo, no dia anterior, fora vaiado e ameaçado por não comparecer uma festa promovida pela primeira dama, Imelda Marcos, esposa do então ditador Ferdinando Marcos.

   • A banda Manfred Mann confirma em Londres, Inglaterra, que o vocalista e compositor Paul Jones deixou o grupo, sendo substituído por Michael D'Abo.

    15 agosto
 
   É lançado o álbum de estreia do Jefferson Airplane, Takes Off, sucesso nacional e um dos marcos iniciais da revolução psicodélica do rock. Com um tipo de som diferente, - os Estados Unidos voltaram a ter seus ídolos nacionais, era um susto ligar o rádio e ouvir Jefferson Airplane cantando sobre loucuras. Takes Off foi um sucesso instantâneo, recebendo disco de ouro.

  Canadá

 

   17 ago.

   Fita rara de entrevista dos Beatles no Canadá em 1966 vai a leilão

 

   • Signe Anderson, she left the group after their first LP, Jefferson Airplane Takes Off.

 

• Os Blue Magoos, de Nova York, chegam a ficar em quinto lugar entre as 50 mais na parada nacional, com a crua e enérgica (We ain’t got) Nothin’ Yet escrita por eles.

 

29 ago.

Concert at the Candlestick Park, San Francisco. Last Beatles concert

Após o ultimo show na América, em Candlestick Park, os Beatles se dão um período de férias, que proporcionou excelentes resultados ao grupo, muitos acharam que seria o fim do grupo, já que haviam declarado que seria a última apresentação deles. George assim que subiu ao avião disse a Mal Evans e Neil Aspinall: “não sou mais um beatle”.

20 setembro

Impressos Alernativos - San Francisco Oracle

6 outubro
 
O LSD é proibido por lei nos Estados Unidos. Para a maioria das pessoas, a data tem pouca importância, mas, para os hippies, ela tem um sentido místico. Ela contém o símbolo 666, frequentemente mencionado pela Bíblia, pela Cabala e pelos livros da Maçonaria. Segundo esses textos sagrados, 666 é o símbolo da besta. Todos os nomes do anticristo têm 66 como seu equivalente numérico do símbolo usado pelos gregos para designar o demônio, a mente inferior.

• Timothy Leary é preso.

• Luciano Berio, em 1950, se casou com a cantora americana Cathy Berberian, para quem escreveu várias obras. O casamento acaba, mas a união musical continuará.

•  Watch John Densmore unbox all of the contents of the LONDON FOG 1966 limited-edition set for the very first time!

Featuring The Doors' earliest live recordings known to exist, LONDON FOG 1966 is available now: http://found.ee/LondonFog1966

freak
  Inglaterra
   Começa a fase da Swinging London, junto com a moda e as experiências sonoras da costa oeste americana chegava também a matriz de toda inspiração o ácido lisérgico.

    • Voltando ao Brasil, Kit Lambert (1935-1981), que foi empresário da banda entre 1966 e 1974, esteve na Amazônia, em uma expedição bancada pela Royal Geographical Society, e acabou preso. Ele contava histórias sobre o Brasil para vocês?

Ele viajou para a Amazônia em uma expedição, nos anos 1960. E um amigo, que viajava com ele (Richard Mason), foi morto por índios de uma tribo canibal. Kit carregou o corpo dele até voltarem à civilização. E foi detido porque as autoridades acharam a história mal contada. E ele não gostava de entrar a fundo no tema. Nós amávamos ele, sabia? Um dos momentos mais tristes da banda foi quando tivemos de dispensá-lo, a ele e ao Chris Stamp (1942-2012), mas não dava mais, eles se tornaram viciados em drogas pesadas, e, por isso, começaram a nos roubar. Mais do que as aventuras do Kit, o que me lembro mesmo do Brasil é das seleções incríveis de futebol que vi jogar nestes anos todos. (Roger Daltrey)

   8 Janeiro

• Paul foi a Liverpool visitar a família.

• John, George e ringo foram a uma festa dada pelo Mick Jagger em sua casa.

• O Álbum Rubber Soul atinge o número 1 das 100 quentes da Billboard.

• O single "We Can Work It Uut" atinge o posto número. 1 na parada de compactos simples.

 

13 jan 66

13 jan.

George e pattie pegaram Mick Jagger e chrissie shrimpton para ir dançar no nightclub Dolly ' s em Jermyn Street, em West end. Foto: The Beatles Dia por Dia

Março
 
John Lennon recebe alguns amigos em sua casa e, dentre eles, uma jornalista que não está a trabalho. Na ocasião, surge o assunto sobre a proibição de rapazes usarem jeans, camisetas e tênis, e das garotas usarem mini-saias e maquiagem durante as missas da Igreja católica. No entanto, os jovens tinham a liberdade de assistir a um show de rock da maneira que quisessem, e isso não impediria que eles, por meio da música, estivessem em contato com Deus ou Jesus Cristo. John relata que, se as coisas continuassem daquela forma, até os Beatles seriam mais populares que Cristo, porque a igreja não estava sabendo como lidar com os jovens. A declaração foi suficiente para que em 4 de março de 1966 o tabloide sensacionalista inglês Evening Standard trouxesse uma reportagem de Maureen Cleave atribuindo a John a sentença: Os Beatles são mais populares que Jesus Cristo.

25 mar.
 
Robert Whitaker fotografa a capa surrealista do 'Açougue' 

Notice how many of the visual themes and ideas developing here, are a natural step in a progression which would eventually culminate in the "butcher" cover for the Yesterday & Today LP (also photographed by Robert Whitaker only a few months later on March 25, 1966).

65 stonesr   001rollstonesudxfghbnbtour66

 

TAKE A LOOK AT THE ROLLING STONES 1966 TOUR PROGRAM

• Em meados de 1966, as coisas estavam começando a mudar para os Rolling Stones, assim como ocorrera aos Beatles cuja liderança passara de Lennon para McCartney, em breve a liderança de Brian Jones seria questionada por Mick e Keith. Nessa época os discos dos Stones - principalmente LPs - ainda tinham excelentes índices de venda.

• Eric Clapton frequentador do pub The Ship, em Londres, em frente à casa de (na época) rock maldito Marquee, numa das jam-sessions toca ao lado de Steve Winwood, Jack Bruce e Ginger Baker, de onde surge a semente de um dos primeiros grupos instrumentais a sacudir a cena do rock, o Cream.

• Surge Jaybirds, o grupo-embrião do Ten Years After, formado por Alvin Lee (guitarra, vocais), Leo Lyons (baixo) e Ric Lee (bateria).

•   The Nice, a primeira vez em que Keith Emerson aparece no cenário musical inglês este legendário grupo, o Nice explodindo como uma das grandes revelações do novo gênero musical. Abandonando a timidez que seus biógrafos constantemente observam, Keith Emerson utiliza todos os recursos cênicos possíveis, desde as roupas espalhafatosa até a completa destruição da aparelhagem de palco ao final de cada concerto.

• Bluesology, John Baldry descobre um jovem organista/pianista chamado Reg Dwight, que mais tarde combinará os nomes de Elton Dean, saxofonista do Bluesology, e do próprio John Baldry para ser conhecido com Elton John.

Junho 

Paul Samwell-Smith decide deixar Os Yardbirds. Jimmy Page recorda: (...) Aparentemente, Keith Relf estava muito bêbado e caindo sobre a bateria, fazendo muito barulho e dizendo Fuck you ao microfone - um anarquia geral. Acho que Paul estava um pouco envergonhado... Ele veio de uma família muito abastada. Eu fui aos bastidores e falei: Que show brilhante! Eles estavam conversando... Paul falando: Bem, eu vou deixar o grupo, e se fosse você, Keith, faria a mesma coisa. Mas Keith Relf não o seguiu na decisão.

• The Yardbirds são convidados para uma pequena participação no filme Blow-Up e, o que seria uma ponta, transforma-se num dos pontos altos da fita. Numa cena fulminante, onde Jeff Beck literalmente arrebenta a guitarra a chutes e golpes contra o chão, atirando-a em seguida ao público ávido de energia da década de 60, enquanto a música não pára e Jimmy Page é focalizado ao acaso, tocando baixo (a música possuía duas guitarras). A canção (Stroll on) foi lançada no LP que contém a trilha sonora do filme, aumentando a já bastante sólida reputação do grupo nos Estados Unidos, que ocorria principalmente devido aos shows, sendo que Jeff Beck continuava sendo a atração maior graças à sua espetacular performance em canções como "I'm A Man", quando tocava a guitarra com apenas uma das mãos!

• Nesse mesmo ano, Jimmy e Jeff unem-se a Keith Moon, John Paul Jones e Nicky Hopkins num pequeno estúdio e gravam "Beck's Bolero", um arranjo de Jimmy Page baseado no "Bolero de Ravel". Keith Moon estava em crise com o The Who e os músicos desejavam formar uma banda, mas nada aconteceu, a não ser "Bolero". Jeff Beck lembra que Keith Moon despedaçou um microfone de duzentos e cinquenta dólares com um só golpe. A gravação começou às dez e por volta do meio-dia os trabalhos estavam concluídos. Os tapes, no entanto, foram engavetados e somente lançados em 1967, como lado B do primeiro compacto-solo de Jeff Beck. Sendo que mais tarde foi incluída no álbum Truth, seu primeiro solo, com a lacônica observação: Perdoem-nos por não termos podido melhorá-la.

• "Neste momento (1966), os ingleses são completamente liberais. Esse não é o conceito original que faria dos ingleses, não é? Podemos chocar as pessoas na América facilmente; e se as pessoas se chocam facilmente o problema é delas. Deviam abrir suas mentes. Na Inglaterra pode-se andar nu pelo meio da rua sem chocar seja quem for; poderiam achar que deveríamos ser retirados dali, mas não nos agrediriam; e também há a idade: pode-se casar aos dezesseis anos. As atitudes são completamente livres, o que pode-se ver pelas roupas. As pessoas andam do modo mais ousado possível; estão a quebrar correntes de uma sociedade que não existe mais. Provavelmente, isso faz da Inglaterra um país decadente, mas o que importa? (...) Acredito que isso seja a previsão do fim da sociedade - mas não quero saber. Estarei morto antes do fim. Se chegamos a este ponto em cinco anos, creio que algo acontecerá nos próximo cinco. Gostaria que a nova sociedade fosse pacífica, mas não será, porque a violência parece ser a resposta para todo o tipo de problema. Creio que todos os grupos rebeldes a experimentam fisicamente. Um jovem passeia por aí de cabelos compridos, alguém o provoca, ele responde de um modo um pouco duro, o que eles não esperavam; não conseguem responder e tudo acaba com os punhos. Que espécie de mentalidade é esta? Não posso discutir com pessoas deste gênero. Deve ser terrível ter de lutar numa guerra. Nunca me vi obrigado a pensar realmente sobre as guerras. Nunca tive de as enfrentar realmente; apenas vi seus horrores". (Jimmy Page)

• Jimmy Page faz sua primeira grande excursão inglesa com os Yardbirds: um pacote que trazia os Rolling Stones como carro-chefe, mais Ike & Tina Turner, entre outros. Foram semanas de trabalho duro...

• Começa a relação de Mick Jagger e Marianne Faithfull após assistirem a um show de Ike e Tina Turner.

Após a excursão, seguiram para os Estados Unidos para mais algumas semanas de shows, regressando à Inglaterra em finais de novembro, mas já com datas acertadas na Austrália e Oriente, em janeiro.

1º julho

Ahmet Ertegun, da Atlantic Records, assina contrato com o grupo Cream; em pouco tempo a gravadora tornou-se a maior força do British Rock, lançando os álbuns de artistas como Bee Gees, Mott the Hoople, Yes, Genesis, Derek and the Dominos, Emerson, Lake and Palmer e Led Zeppelin.

W 7

Beatles no galinheiro
 
As galinhas gostam dos Beatles, segundo afirma o avicultor Georges Roc, de Buckinghamshire, Inglaterra. Ele faz tocar discos do famoso conjunto no seu galinheiro, notando que aquelas melodias servem de relax para as 28 mil aves de sua criação.

• Os Beatles ainda não conseguiram alugar uma casa de espetáculos para sua apresentação em Berlim ocidental, programada para julho. Os proprietários temem que se repita o quebra-quebra de entusiasmo dos fãs, ocorrido numa temporada dos Rolling Stones.

Agosto

Em agosto de 1966, o alicerce psicodélico firmava-se como a proteína e o carboidrato do rock'n'roll. Mesmo com carreira curta o britânico Cream era distinto de trupes como o ianque Jefferson Airplane. O power trio composto por Jack Bruce (vocal, baixo e piano), o mago das seis cordas Eric Clapton (guitarras) e o batedor transversal Ginger Baker (bateria) foi um dos responsáveis pela evolução do chamado rock viajante, essa instituição exalou psicodelismo e autenticidade no seu segundo clássico dopante, Disraeli Gears, de 1967.

Setembro
 
Num contrato de edição assinado, Jimi Hendrix ganhará um dólar por cada obra musical sua editada! O Experience é formado, parecia milênios à frente de todo mundo.

14 setembro

George Harrison visita a Índia e tem aulas de cítara. "As únicas aulas reais de cítara que ele teve comigo foram no verão e outono de 1966, que ele não pôde levar adiante tanto quanto nós dois queríamos. Ele era muito talentoso e teria se tornado um grande citarista se pudesse ter dedicado tempo a isso". (Ravi Shankar).

20 outubro 

Os Yardbirds, fornecem uma conferência de imprensa no Hotel Americana de Nova York, para a Epic Records, onde respondem a perguntas sobre as influências da música indiana e da música psicodélica na sua. Jim McCarty exprimiu a opinião que as influências indianas estavam a morrer devido ao seu demasiado uso e acrescentou que “Keith e eu lembramo-nos que Jimmy Page foi um dos primeiros a mandar vir um sitar em 1964; veio de Bombaim especialmente para ele e embora na altura não fizesse parte dos Yardbirds seria a sua sitar que usaríamos em Heart full of soul primeiro compacto com Jeff Beck, fevereiro de 1965. Jimmy nunca tocou sitar em palco pois na sua opinião exigia muitos anos de trabalho; sentia que o seu uso em discos pop era apenas uma moda passageira, que não era o que Jimmy desejava. Naquele serviço de computador registra-se que possivelmente em 1964, Jimmy gravou utilizando o sitar em duas faixas e Conseqüentemente a imprensa musical adularia Brian Jones dos Stones por apresentar-se ao vivo e George Harrison dos Beatles como os grandes cultores pop do instrumento de origem indiana.

• Neste momento, novo golpe abala o grupo: Jeff Beck, por razões que todo mundo sabe mas que ninguém conhece, é despedido e o grupo não demonstrava interesse em colocar outro guitarrista em seu lugar. Se o abalo foi grande, nem deu tempo para sentir, pois eles já tinham se mandado em 25 de dezembro para uma excursão americana e cumprimento de eventuais contratos. Keith Relf e Jim McCarthy declararam (não se sabe se em uníssono) que Jeff Beck estava cansado e chateado, não conseguindo produzir coisas realmente boas, e Jeff Beck comentou que o grupo era feito de gente muito séria e que era obrigado a impressioná-los o tempo inteiro. Algum tempo depois, confessou que não queria estar com eles, como poderiam tocar juntos?

15-things-you-didnt-know-about-revolver-beatles-7b1c9fc2-7173-486b-b519-2b86e9c58bb9

   5 agosto 

   Aparece o LP Revolver, no qual se podia ouvir finalmente, letras mais trabalhadas resultadas da expansão da consciência. George Martin, lembra que por causa das drogas os rapazes não eram muito claros no que estavam fazendo. Um dos maiores problemas, com John e Paul, principalmente o John, era tentar descobrir o que estava acontecendo em sua cabeça.

   Os Beatles, no álbum Revolver, editado apenas três meses depois de Pet Sounds, em Agosto de 1966, também mergulharam declaradamente no oceano psicadélico que se estendia à sua frente. John Lennon tinha experimentado LSD pela primeira vez no final de 1965, usando inclusivamente o manual correcto para isso The Psychedelic Experience, o livro que Timothy Leary tinha elaborado como um guia para a abertura das portas da percepção a partir do Livro Tibetano dos Mortos. Meses mais tarde, Lennon escreveu "Tomorrow Never Knows", inspirado diretamente nessa "viagem", usando até várias frases do livro de Leary na letra.

   Beatles' 'Revolver': 15 Things You Didn't Know

   How bad puns, acid trips, seagull sounds and more figured into the making of the band's 1966 masterpiece

15 outubro 

O Pink Floyd participou de todos os encontros da Nova Consciência - Spontaneous Underground Psichodelphia versus Ian Smith, Freak out Ethel. Nesta noite, com uma grande ajuda financeira de Paul McCartney procede-se o lançamento do primeiro jornal underground da Europa, o IT (International Times). Nesta ocasião é organizada uma grande festa no abandonado centro ferroviário de triagem, o Roundhouse. Puderam lá escutar dois grupos que se iriam tornar os líderes do underground, Pink Floyd e Soft Machine.

65'syd

   • FOTO: DE Syd Barrett  no UFO CLUB em 1966, feita pelo fotógrafo (Foto: Anthony Stern©) que era amigo deles, para nossa surpresa a foto original acaba de ser republicada na Grécia pelo Ioannis Katsigiannis e parece oriunda de uma revista

   9 novembro
 
   To the dismay of many Beatle fans, John met Yoko at the London’s Indica Gallery. She approached John telling him that she was in need of a patron to help her financially with her artistic endeavors. Soon after their first meeting she gave him a copy of her book “Grapefruit” and then began to stalk him. She sent him hundreds of notes begging him for money and even resorted to threatening suicide if he did not finance her art. Finally John agreed to a “business meeting” with Yoko while Cynthia was away on vacation. She ended up spending the night and continued the affair mostly in the back seat of his Rolls Royce. The affair remained a secret until May, 1968 while Cynthia was again away on vacation in Greece. Yoko used this opportunity to move in with John. As you can imagine the abandonment of Cynthia for some eccentric Japanese artist was not well received by the British Press.

24 novembro
 
Estúdios Abbey Road. Os Beatles realizaram o primeiro take de "Strawberry Fields Forever", a partir daí a música pop seria encarada de outra forma. Ainda não existia a concepção de Sgt Pepper. "Strawberry Fields" era o Sgt Pepper nessa época.

zzz1799   • Em excursão pela Austrália, Bill Wyman (Rolling Stones) tem o baixo modelo Vox do qual é endosser roubado.

   LPs & compactos

   Serguei. Ed Lincoln produz o primeiro disco, Eu não volto mais (parceria do organista e Rei dos Bailes Ed Lincoln com Orlandivo) e de As Alucinações de Serguei, gravadora Equipe.

   • Serguei: lábios de silicone, franja de Keith Richards, figurino absurdo, saltos plataforma, lentes de contato e perucas azuis ou vermelhas. Óculos espelhados escondendo as pupilas de gato. Maquiado requebrando selvagemente e aquele apelo sexual, todo esse apetite no programa do rei da Jovem Guarda. Visual que só se via no GreenVillage ou na Carnaby Street.

   • Keith Relf lança um compacto e um disco-solo (Mr. Zero). No compacto, lançado, a música do lado A era "Shapes In My Mind", um número interessante que introduzia um elemento até então inédito nos Yardbirds - o órgão.       Infelizmente, não possuímos os nomes dos músicos que participaram, mas o importe é dizer que "Shapes In My Mind", apesar de não ter feito sucesso nenhum, não é uma música que devamos desprezar. "Shapes In My Mind" possui um refrão interessantíssimo, insistente mas surpeendente quando há uma queda para um tom mais grave. E, vale ressaltar, assim como o compacto, seu LP-solo foi um fracasso, daí ser um item importante impossível de ser encontrado, e também não há nenhuma esperança de um lançamento nacional, graças a este questionável estigma de fracasso de vendas que o disco traz.

   •  John Coltrane lança o LP Ascension.

   • The Byrds LP 5th Dimension é o 9º mais vendido.

   • O psicodelismo ainda engatinha quando é lançado The Psychedelic Sounds Of The 13th Floor Elevators. Se não é o primeiro, o álbum está pelo menos na linha de frente da estética colorida e da maneira de se fazer música influenciada por viagens de LSD.
   
   13TH FLOOR ELEVATORS TO REUNITE FOR FIRST PERFORMANCE SINCE 1967

   Março
 
   Love, grupo psicodélico californiano de Los Angeles considerado como uma das melhores viagens da era psicodélica, liderado por Arthur Lee, lança o primeiro LP.

    O Love morava numa mansão em estilo hispânico, a chamavam de castelo, abertas a todos. Nas entrevistas estavam normalmente chapados, e respondiam com frases curtas. No palco, o mulato Arthur Lee poderia aparecer com os trajes mais absurdos. Pretendiam que a banda fizesse a crônica de sua época não só com a música, mas igualmente com atitudes.

   "7 And 7 Is" está no segundo álbum, Da Capo, que o grupo lançou também em 1966. Este com o disco seguinte, Forever Changes (1967), são os pontos da Love, que mudaria, assim como mudou a música em 1966. Uma das mudanças fundamentais foi o fim da obrigatoriedade do compacto, regra a que até os Beatles se submetiam. Depois surgiram dezenas de bandas misturando o pop, guitarras estouradas, numa urgência comparável aos punk de dez anos mais tarde.


• Nos Estados Unidos, os Beach Boys, rivais diretos dos Beatles, gravam o álbum Pet Sounds e neste mesmo ano surge Freak Out! de Frank Zappa and the Mothers of Invention, álbuns com sonoridades e formatos não distantes de obras-primas-conceituais.

• Para Eric Clapton, Pet Sounds (dos Beach Boys) é o maior disco de pop jamais feito. "Eu costumava ouvi-lo e chorar", disse Paul McCartney. Os Beach Boys sempre tiveram uma competitividade com os Beatles.

• O custo médio de um disco em 1966 era de 5 mil dólares, e Freak Out! custou 21 mil com as faixas mixadas em 12 canais. Foi o primeiro álbum-duplo gravado por um grupo de rock. A capa também fazia parte do conceito, uma loucura de piadas, propaganda e comentários irônicos sobre a inviabilidade de comercialização do disco. “Saia da escola antes que sua mente apodreça de tanto contato com nosso sistema educacional medíocre... Se você tiver peito bastante passe a frequentar uma biblioteca e se auto-eduque”.

• Em seu disco seminal Blonde On Blonde, Bob Dylan compôs "Leopard-skin pill box hat" para Edie Sedgwick. Acredita-se que outra faixa do álbum – "Just Like A Woman" – e também "Like A Rolling Stone" tenham sido também feitas para sua musa.

Brasil

Janeiro
 
Glauber recentemente havia saído da prisão, e durante as filmagens do curta-metragem Maranhão, conversávamos sobre os bastidores da política nacional, da extinção da UDN e a posse de Sarney, já membro da Arena, como governador. (Oliveira Bastos).

Carnaval

Zé Ketti, o sambista que encarna a figura do típico malandro carioca consagra-se com a marcinha "Máscara Negra".

• Ronnie Cord representa o Brasil no Primeiro Festival da Canção Internacional realizado em Mar del Plata, Argentina. O único cantor e representante brasileiro a tomar parte no certame.

I Encontro Nacional da Jovem Guarda. Os vencedores foram The Beatcousins, sósias dos Beatles e os Louphas – almas-gêmeas dos Stones.

 Mutanes 1965  "Sérgio, Arnaldo e Rita, com os instrumentos que lhes criei" (Cláudio César Dias Baptista)

   "Pintei a Fender Jaguar de azul metálico. A Guitarra de Ouro e a Guitarra-baixo de Ouro, não precisam de tintas, porque se douram e até soam por si" (CCDB).

   O'Seis que não participou do I Encontro, consegue realizar a gravação do seu primeiro compacto, com duas músicas compostas por Raphael e Rita, lançado pela Continental, lado A - "Suicida" (Raphael Vilardi / Roberto Loyola). Labo B - "Apocalipse" (Raphael Vilardi / Rita Lee). Eram dois twists macabro, "Suicida" (“pulei do viaduto do Chá”, “fui enterrado coma roupa do meu tio”) e "Apocalipse", a história de um homem que destruiu o mundo e quis matar-se porque ficou sozinho.

   • O'Seis - "Suicida" e "Apocalipse", este compacto lançado em 1966, recentemente foi reprensado custando a bagatela de R$ 220,00!
A dupla Rita e Suely conheceu os rapazes do grupo Wooden Faces (os irmãos Arnaldo e Cláudio César Dias Baptista, Raphael Villardi e Roberto Loyola, que pouco antes se apresentavam como The Thunders) e do encontro eles formariam o novo grupo, chamado Six Sided Rockers. Nesta época, Cláudio César, o irmão Dias Baptista mais velho, abandonou a bateria para dedicar-se à construção de equipamentos e instrumentos musicais, enquanto o caçula Sérgio Dias Baptista assumia a guitarra. Sérgio Pastura entrou no lugar de Roberto Loyola na bateria e em 1966 o o grupo abrasileriava o nome para O'Seis. O primeiro registro da banda aconteceu no compacto o mórbido boogie-woogie "O Suicida" e a doce balada latina "Apocalipse", duas músicas composições de Rita Lee (a primeira com Villardi)

• Liminha conhece Serginho, quando a convite da mãe de um amigo recebe uma importante missão: “tocar junto com um ‘garoto que veio aqui’, conforme lhe disse a senhora, ‘que toca bem, mas é muito convencido, sabe? Muito convencido! Queria que vocês se encontrassem para você acabar com ele!”. No sábado seguinte, dia do “duelo”, Liminha manteve-se imponente com sua Giannini até o momento em que o garoto convencido apresentou suas armas: uma Fender Jaguar azul. “Só aí eu fui às cordas”, brinca Liminha. “Aí ele começou a tocar só com a mão esquerda, coçando a cabeça com a outra mão... aí fodeu”. Liminha saiu dali abraçado com o garoto convencido e não deu sossego ao pai até ganhar uma das guitarras fabricadas pelo irmão do garoto”.

Outubro 

No programa O Pequeno Príncipe de Ronnie Von agora na TV Bandeirantes, surgem Os Mutantes: ali, conforme Rita, todo mundo falava inglês e “a gente começou a se sentir em casa”.

• Tom Zé, faz uma composição que permanece engavetada, sem título porque ele mesmo não gostava da música. E talvez a situação permanecesse assim até hoje, se não fosse o interesse de Rita pelos versos que resolveu terminar a letra de "2001" e mostrar aos Mutantes.

Exposições

Março

Com o apoio técnico dos arquitetos André Lopes e Eduardo Oria, Carlos Vergara vence o concurso para execução de um mural no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública, em Manguinhos (RJ), com projeto de painel realizado com tubos de PVC, medindo 4m de altura por 18m de comprimento. O júri é composto por Flávio de Aquino, Lygia Clark e Lygia Pape.

22 Maio

Ciclo de estudos da Arte Brasileira: Galeria Macunaíma, Pedro Geraldo Escosteguy, juntamente com Ivan Serpa, Rubens Gerchman, Carlos Vergara, Carlos Zilio, Antonio Dias, Antonio Maia, Lygia Clark, Helio Oiticica, Lygia Pape, Roberto Magalhães, Solange Escosteguy, Wesley Duke Lee entre outros.

Junho

 É formado o Grupo Rex (junho de 1966 a maio de 1967), em São Paulo, que abre a Rex Gallery ands Sons e lança o jornal Rex Time. A intenção é reagir ao circuito tradicional, buscando novas formas de comunicação com o público. Além de exposições, seus integrantes promovem happenings, palestras e projeções de filmes com irreverência e humor.

 • A segunda e última edição da mostra Opinião.

• Walter Smetak, participa da Primeira Bienal da Bahia;

Antonio Gomide
Fica cego e aprende a ler em braile.
- São Paulo SP - Meio Século de Arte Nova, no MAC/USP.

Tarsila do Amaral
- Austin (Estados Unidos) - Art of Latin America since Independence, na The University of Texas at Austin. Archer M. Huntington Art Gallery
- New Haven (Estados Unidos) - Art of Latin America since Independence, na na The Yale University Art Gallery
- New Orleans (Estados Unidos) - Art of Latin America since Independence, no Isaac Delgado Museum of Art
- Rio de Janeiro RJ - Auto-Retratos, na Galeria Ibeu Copacabana
- San Diego (Estados Unidos) - Art of Latin America since Independence, no La Jolla Museum of Art
- San Francisco (Estados Unidos) - Art of Latin America since Independence, no San Francisco art Museum
- São Paulo SP - Meio Século de Arte Nova, no MAC/USP

Di Cavalcanti
- Rio de Janeiro RJ - Auto-Retratos, na Galeria Ibeu Copacabana
- Rio de Janeiro RJ - O Artista e a Máquina, no MAM/RJ
- São Paulo SP - Meio Século de Arte Nova, no MAC/USP
- São Paulo SP - O Artista e a Máquina, no Masp.

Ismael Nery
Doente, apesar de uma rápida melhora em 1933, Ismael não resiste e morre, vitimado pela tuberculose, em 1934, num mosteiro franciscano. O reconhecimento ao seu trabalho ocorre postumamente, após sua participação nas Bienais de 1965 e 1969 e de retrospectivas em 1966, no Rio de Janeiro, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ e na Petite Galerie.
- Rio de Janeiro RJ - Auto-Retratos, na Galeria Ibeu Copacabana
- Rio de Janeiro RJ - Individual, no MAM/RJ
- Rio de Janeiro RJ - Ismael Nery: retrospectiva, na Petite Galerie

Literatura

65 farina

   O talentoso Richard Fariña, cujo livro Been Down so long it looks like up to me, é publicado, poucas horas antes de sua morte, é celebrado como um marco da literatura beat.

   • Phillip K Dick já previa presidente negro em 1966

   • Hunter S. Thompson fica famoso com a publicação do seu primeiro livro Hell's Angels, a história de seu relacionamento com o temido grupo de motociclistas de mesmo nome.

   • Um dos principais problemas do New Journalism resolvido em parte pelo Gonzo Journalism é justamente esta velocidade na apuração e redação de matérias, dispensando, inclusive, a etapa da edição. Segundo Wolfe, muitos diretores de redação diziam que o New Journalism não poderia se adaptar à imprensa diária, ficando relegado apenas à temas triviais. O respeitado jornalista britânico Nicholas Tomalin tentou provar o contrário com a sua matéria The General Goes Zapping Charlie Cong, publicada numa edição do The Times. Tomalin precisou de apenas um dia para acompanhar o General Hollingsworth em sua Missão Extermínio e escrever o artigo, que causou grande impacto na época de sua publicação.

    TV

   Batman série homônima televisiva, que foi ao ar de 1966 a 1968.

   Filmes

   Na Onda do Yê-Yê-Yê (1966) direção, Aurélio Teixeira.

   • Essa gatinha é minha (1966) direção, Jece Valadão. Comédia musical com Jerry Adriani e Pery Ribeiro. Annik Malvil é a menina de subúrbio que sabe cantar. Nos programas de calouros onde a gatinha se apresenta, a dupla se apaixona por ela. Aí o noivo "bolha" entra no meio para atrapalhar, a moça some e Jerry e Pery passam a procurá-la. Blow-Up perde!,

   • Maranhão 66 (Glauber Rocha)
   Curta-metragem, primeiro filme colorido.
   José Sarney recém eleito governador do Maranhão, encomenda a Glauber Rocha um documentário, que provoca protestos por causa de sua agressividade. Enquanto Sarney fala, a câmera mostra as misérias do Maranhão: crianças famintas, um tuberculoso que vomita sangue diante da câmera, uma família de cegos. Sarney, o futuro presidente da República prefere não usar em seu proveito e nem podia, já que era mais um filme sobre a miséria que outra coisa.

• Pink Floyd - London ‘1966-67 - Vídeo inglês de Peter Whitehead dedicado a Syd Barrett. Produzido por Colin Miles e Mark Rye. Duração: 30 minutos. Filme colorido e em preto e branco. Com cenas ao vivo do Pink Floyd no clube UFO e cenas de sua sessão de gravação em estúdio no Sound Techiniques. Participação de John Lennon filmado ao lado de John Dubar visitando as instalações do espetáculo 14 Hour Technicolour Dream Extravaganza que incluía um happening dirigido por Yoko Ono com uma modelo sendo despida de suas roupas por uma tesoura. Yoko e John não sabiam que estavam destinados a se conhecerem. Um equívoco é a informação de que em 14 Hour Technicolour Dream Extravaganza realizado em abril de 1967 é a última vez que Syd Barrett toca ao vivo com o Pink Floyd. A fita não mostra a participação do Floyd nesse evento e nem Yoko aparece. Já as cenas de estúdio captam as formas pelas quais Syd Barrett explorava propriedades e extensões do seu instrumento para dar vazão a uma sonoridade própria. Sentado e concentrado, Syd vaga pelas alamedas do braço de sua guitarra num exercício íntimo de prescutar os segredos das formas, dos ruídos e das oscilações. A fragilidade da consciência e da sustentação do ritmo nessa jam, inegavelmente sustenta que a EMI fez reservas a boa parte sonora do sonho, talvez a fita registre a origem do remorso e da lenda da entidade Pink Floyd que em sua posterior sobrevivência nada mais fará a não ser tentar a reprodução da idéias de seu líder ausente. Não importa a formação, o disco, os números, os lugares. Sempre aquela música de Syd estará ali silenciada, louca para gritar e agonizante como os gritos de morte de dragões.

• "The Knack And How To Get It - A Bossa da Conquista", 1966. Richard Lester, o diretor dos dois primeiros filmes dos Beatles retrata a rebeldia da juventude inglesa (mods e rockers). Na gíria dos mods, a palavra knack designa a forma de ataque ao sexo oposto. Ataque galante, entre agressivo e tímido. Richard Lester fica no centro, na defensiva.

• Life of Andy Warhol: Friendships and Intersections ("Cenas da vida de Andy Warhol amizades & interseções". (John Mekas) A vida e (pop) arte de Andy Warhol ganham, na escritura descontínua e esboçada de Mekas, nas imagens tremidas, fragmentadas e inapreensíveis de sua super-8, uma estética (hoje apropriada pelo videoclipe) que lhe é propícia. Abrangendo um período que vai (e volta) de 1966 a 1981, trazendo o registro da primeira aparição pública da banda Velvet Underground, cobrindo algumas das exposições mais importantes de Warhol e algumas das festas mais badaladas da época, tudo a 16 quadros por segundo.

Filmes de Andy Warhol

zzz1278


   Foto: Billy Name

   Face,
   Outer And Inner Space,
   The 14-Year Old Girl/Hedy/Hedy The Shoplifter,
   More Milk Yvette/Lana Turner,
   The Velvet Underground And Nico: A SYMPHONY OF SOUND
   Kitchen,
   Lupe,
   Chelsea Girls", 210 minutos, sonoro (nova-iorquinos drogados e ensimesmados, viajando em seu próprio mundo, enquanto os Estados Unidos lutavam no Vietnã).

   Obituário

   Arturo Dazzi, escultor (1881-1966)
   Sérgio Milliet (1898-1966)
   André Breton (1896-1966)
   Jean ou Hans Arp (1887 - Strasburgo, Alsácia-Lorena, França 1966 - Basel, Suíça)
   Tara Browne died on December 18, 1966 after slamming his Lotus Elan sports car into another vehicle

 

Articles View Hits
6899085

We have 657 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro