1995: MIL NOVECENTOS E NOVENTA E CINCO

elite  MIL NOVECENTOS E NOVENTA E CINCO

   Compilado por Mário Pazcheco

   Timothy Leary aos 75 anos luta contra um câncer na próstata em estágio terminal.

  Música

   Como foi isso, quando vocês começaram a usar teclados? Quando o Fábio Ribeiro fez umas participações?

   "Isso foi em 1995. Já era uma época que estávamos procurando achar um novo caminho para esse lado, não sei se progressivo é bem a palavra, mas usar o teclado para poder dar maior liberdade nos arranjos da banda. Por que o trio é uma coisa frágil em alguns aspectos." (Fabio Golfetti, guitarrista do Violeta de Outono)

   Rock Argentino

   "O Brasil teve sua oportunidade de ser assim, mas as condições aqui foram diferentes. Primeiro: o Brasil tem uma música muito forte ritmicamente, derivada dos negros. Veio a Tropicália com força devastadora, satírica, contestadora, para cima, com humor e cheia de qualidade sonora, admirada e imitada dentro e fora do país, Estados Unidos e Europa caíram aos seus pés. Enquanto os garotos argentinos tiravam os acordes das músicas de B.B. King, os brasileiros tinham seu próprio barato, tirar o som dos Mutantes, Caetano ou Gil. Este início de música dos argentinos fez com que, de alguma forma, fossem criados alicerces muito fortes para consolidar toda uma geração de músicos do blues. A herança desta geração foi uma nova etapa no processo de mutação, fazendo com que os músicos dessem um passo à frente: trocar o inglês pelo espanhol e criar uma nova fórmula: A Música Urbana Argentina."  (Billy Bond in 1995, Mixer Jornal de Música).

   Ad' Almanque de fanzines - Editora Arte de Ler/RJ

   10 Janeiro    

   ZINES

   MARSSAL E NATA VIOLETA DEMOTAPES

   CONTOS DE JORGE VIGARISTACONTOS DE JORGE VIGARISTA 

   Rolling stones no Brasil

  Entre as histórias, os bastidores da negociação que trouxe o grupo pela primeira vez ao Brasil, em janeiro de 1995. Já naquela época, houve um leilão. 'Com a desistência da DC-Set, ficaram no páreo a Dueto, das irmãs Monique e Silvia Gardenberg, e a Promoter, do empresário Paulo Rosa Júnior. A dueto trazia no currículo a série Free Jazz. Já a promoter trouxe o ex-Beatle Paul McCartney. Michael Cohl, encarregado de contratar as excursões dos Rolling Stones, escolheu a Promoter', dizem os autores, que não revelam os motivos da escolha.

   • Rita Lee é convidada para abrir o primeiro show dos Rolling Stones em solo brasileiro. No mesmo ano, a cantora lança o disco ao vivo A Marca da Zorra.

 

 

 4 fevereiro

1995 human

   Human Nightmare: Disgrace + Deat Slam + Narcose +

   6-7 fev.

   The Mill Studio, Sussex, England: Time unknown. Recording: “Now And Then”/”I Don’t Want To Lose You” (takes unknown); “Real Love” (takes unknown).
    Producers: George Harrison, John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr, Jeff Lynne. Engineers: Geoff Emerick, Jon Jacobs.

   12 fev.

   Sain Cássia’s Blues

   6 março

   Lançamento do compacto dos Beatles: “Baby It’s You”; “I’ll Follow The Sun”; “Devil In Her Heart”; “Boys”. Parlophone/Apple (vinyl)/(cassette)/(CD).

   27 junho

  Neil Young já se uniu ao grupo rockabilly Shocking Pink para lançar Everybody's Rockin’ (1983), ao grupo de jazz Bluetones para lançar This Note's For You (1988) e ao Pearl Jam para lançar Mirror Ball.

   3 julho

Rejeitada a tentativa de Courtney Love de sepultar Kurt Cobain, do Nirvana, no Seattle’s Lake View Cemetary, em Washington, Estados Unidos, a direção do cemitério afirmou que já tinha muito trabalho com a quantidade  excessiva de pessoas que se dirigem ao local para ver os túmulos de Bruce e Brandon Lee.

Julho

Paul Rodgers – Palace – São Paulo.

2 outubro

Sexo de Hendrix na Europa

Jimi-Hendrix-Starting-At-Zero-Bloomsbury-A-and-U-The-Clothesline42109

• In 1995, a court settlement took the rights to the Hendrix archive from Mr. Douglas and awarded them to Hendrix’s father, Al. Years of legal wrangling ensued, and Mr. Douglas was eventually able to retain the right to compile Hendrix’s writings into a book and to make a documentary film about him. Both are titled Starting at Zero. The book was published last fall; the film has yet to be released.

•  Existe um curioso final envolvendo Monika Dannemann e Mike Jeffery. Logo depois da morte do Hendrix, existam muito rumores circulando dizendo que Mike tinha estado envolvido no caso. No seu livro de arte publicado em 1995, Monika escreveu que quando esteve em Nova York no final de fevereiro de 1971, foi visitar Mike no Electric Lady Studios (o homem que todo mundo tinha dito para ela que era capaz de tudo para comprar o silêncio das pessoas). Aparentemente, a única coisa conversada foi a possibilidade de Mike ser empresário dela para promover o seu trabalho artístico. Ela disse que convidou Mike para vir até o quarto do hotel onde ela estava hospedada para “discutirem privadamente”. Monika escreveu no livro que, resistiu as “ofertas” do Mike e voou para Seattle. Fica a pergunta: Por que é que ela foi encontrar-se com Mike em primeiro lugar?

A banda paulista 365 volta a gravar, e participa da coletânea inglesa Oi! It’s a World Invasion, Vol. 2, com as músicas “Pamela” e uma versão de “Violência e Sobrevivência”, do Lixomania. Após esta gravação, o baterista Miro de Melo lançou com a banda Fogo Cruzado um álbum homônimo. O vocalista Finho e o guitarrista Ari Baltazar formaram a banda M.M.D.C., participam da coletânea Urbanoise e lançam o álbum Non Ducor Duco.

Osasco (SP), surge a banda La Carne, “equilíbrio tenso” entre o som pós -punk e as letras urbanas ácidas.

Amyr Cantúsio Jr. O Alpha Terceiro lança o CD The Edge pela Italy Mellow Record Label.

Composto, produzido e gravado por Antônio Celso Barbieri, TheBrainSexyDiet debutou seu álbum chamado Master Blaster.

O Quarteto Actis Dato lança o álbum Blue Cairo.

Jefferson Starship headlined a tribute to the at Hollywood’s House of Blues, broadcast nationally on the CBS Radio Network Concert Series. With very special guest Grace Slick (in her last live performance to date), they debuted new material, together with timeless classics, comprising the 1995 release “Deep Space”/”Virgin Sky”.

Estreia na Broadway um musical com base nas músicas de Leiber e Stoller, Smokey Joe’s Café, que apresenta mais de dois mil espetáculos.

O ex-baterista do Nirvana, Dave Grohl, forma a banda – como um projeto individual de estúdio no álbum inicial – Foo Fighters, e depois a torna plena e ativa. Entre os músicos adicionais está Pat Smear, o ex-guitarrista do Germs, que foi músico de apoio do Nirvana antes de se tornar um Foo Fighter em tempo integral, o que aconteceu de 1995 a 1997. 
Foo Fighters fazem primeiro show em Londres!

Neil Young se junta ao Pearl Jam para lançar Mirror Ball.

O contrabaixista Rodolfo Braga (Joelho de Porco), de volta a São Paulo, trabalha como musico/ator para a Cia. Coisa & Treko, no Projeto Contadores de Estória, e se apresenta em espaços abertos, escolas publicas e particulares, além de todas as Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei) de São Paulo.

6 novembro

Joni Mitchell faz show para fãs conhecidos
Um ano depois do lançamento do álbum Turbulent Indigo, a veterana Joni Mitchell faz um show surpresa no Fez Club, de Greenwich Village, em Nova York, para cerca de 200 fãs. Entre eles, estavam algumas figuras bastante conhecidas, como Chrissie Hynde, do Pretenders, Natalie Merchant, do 10.000 Maniacs, e Carly Simon.

19 novembro

Quarenta e oito milhões de norte-americanos testemunharam o segmento das primeiras duas horas de Anthology, e resistiram a uma ansiosa contagem regressiva de 60 segundos antes de “Free As Bird” finalmente ter sua première. Quando os últimos acordes chegaram ao diminuendo final, a BBC teve autorização para transmitir o tão aguardado compacto de reencontro dos Beatles, às 4 h, da madrugada do dia 20 de novembro.

20 nov.

moby

   Moby Dick (Taguatinga Sul) apresenta Noise com as bandas: Bloody Clouds + Johnsons + Loverdown
  Artes

   Maio

   As mostras internacionais ganham destaque. A de maior notoriedade, que traz pela primeira vez ao país as esculturas de Auguste Rodin, acontece no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), e atrai 226 mil espectadores, número que marca um fenômeno de visitação.

   SÃO GLAUBER (JOSÉ PEREIRA)

   Julho

   O cineasta e escritor José Roberto Torero vence o 11.º Rio Cine Festival, tanto na competição de curtas-metragens quanto na de vídeo, respectivamente com Amor! e Glauber Rocha, quando o cinema virou samba.

   2 jul.

   No Piauí, em Teresina, acontece a Semana Carlos Castello Branco. No Cine Rex, numa sessão especial, A Idade da Terra é exibido com a presença de dona Lúcia. No filme, Carlos Castello Branco, o Castellinho, jornalista político e escritor, imortalizado pela Academia, traça um profético painel político do país.

   • Nostálgicos da década de 60, mais uma novidade: a Compton’s trouxe o programa em CD Haight-Ashbury In The Sixties!

   23 agosto

Cidadão Kane foi salvo por milagre

   19 novembro

Derek Taylor in 1995

   No documentário The Beatles: Anthology, de 1995, o guitarrista George Harrison, admitiu que a presença alegre de Billy Preston nos estúdios Abbey Road, em Londres, nos últimos anos da banda inglesa, contribuiu para acalmar os ânimos. 
   "Quando George e os outros estavam preparando The Beatles: Anthology em 1994 e 1995, fomos procurar suas recordações. Eu tinha guardado quatro de seus passaportes, mas sentimos falta de um... George estava sempre consciente do valor de tais itens, e ele sabia que não tinha jogado o passaporte fora". (Olivia Harrison)

24 novembro

A musa da Nouvelle vague Anna Karina, atriz em O Demônio das Onze Horas – Pierrot Le Fou, de Jean-Luc Godard, e a musa do Cinema Novo, Helena Ignez, encontram-se na piscina do Hotel Caesar Park, em Ipanema.

O editor, Jean-François Bizot, um dos profetas da contracultura, dirige o filme Get Up Stand Up: L’histoire du Reggae.

Michael Moore realizou uma comédia satírica política, Canadian Bacon, onde o presidente dos Estados Unidos tenta melhorar os seus índices de popularidade invadindo o Canadá.

• Jean-François Bizot é o diretor do filme Get Up Stand Up:L'histoire du Reggae.
livro

Marcelo Affonso Monteiro livro O caçador de parasitas, 1995 - Da Anta Casa Editora

Livros

Janeiro-Fevereiro

Tools for Warriors: The Losers are The Ones Who Influence History, Thomas P. Healy, Branches.

• My Sister’s Hand In Mine: The Collected Works Of Jane Bowles.

• Outono, acontece a primeira grande exposição sobres os beats, no Whitney
Museum, em Nova York.

14 setembro

Rio de Janeiro. Wally Salomão apresenta um texto de sua autoria no ciclo de debates dos 35 Anos do Caderno B do Jornal do Brasil: “(...) Se arrependimento matasse, eu já estaria morto. Equilibrando-me sempre à beira da inadimplência, labutando pelo leite dos meninos etc. e tal. (...) Se bem que o mais das vezes sinto-me mesmo é um homem sem profissão, ao modo do antropófago Oswald de Andrade. Caí de paraquedas no debate JB. Quando convidado, quis desistir, mas era tarde demais, e então enfrento a parada com o peito aberto, sem estar estufado, mas minha memória conta os versos cívicos daquele hino: ‘verás que um filho teu não foge à luta’. Que Alah me perdoe e nos ilumine.”

16 outubro


“Vou concluir com uma balada, com acompanhamento; por favor, o acompanhante pode subir até o palco?” Esta frase, dita por Paul McCartney quando de sua aparição especial no Royal Albert Hall, serviu de senha para Allen Ginsberg recitar The Ballad Of The Skeletons, acompanhado pelo ex-beatle. O evento foi uma homenagem aos poetas ingleses contemporâneos – Return Of The Forgotten.

Thildo Gama, multi-instrumentista baiano, e um dos primeiros parceiros, escreve sobre o amigo: Raul Seixas – A Trajetória de um Ídolo.

Dialogism and syncretism in the films of Glauber Rocha. Monografia, tese DR, University New York/Dep. Cinema Studies de José Gatti.

Prefácio
"Lembro do pianista David Tudor, em 1961/62, apresentando peças de John Cage no salão nobre da reitoria da Universidade da Bahia — aquele prédio gozado do Bairro do Canela que sempre me parecerá maravilhoso —, a sala cheia, o professor Koellreutter de pé observando. Uma das composições previa que, a certa altura, o músico ligasse um aparelho de rádio ao acaso. A voz familiar surgiu como que respondendo ao seu gesto: 'Rádio Bahia, Cidade do Salvador'. Toda a plateia caiu na gargalhada. A cidade tinha inscrito seu nome no coração da vanguarda mundial com um tal graça e naturalidade, com um jeito tão descuidado, que o professor Koellreutter, entendendo tudo, riu mais do que toda a plateia."

Antônio Risério lança o livro Avant-garde na Bahia.

• H Dobal lança Ephemera.

É editado o livro Paz, Amor e Sgt. Pepper - Os bastidores do disco mais importante dos Beatles. É o depoimento único de quem esteve presente em todas as etapas da realização daquele que é considerado o disco mais importante da história do Rock’n’roll. Em suas quase 200 páginas, sete delas reservadas para fotos, o quinto beatle George Martin relata de maneira cronológica e com uma memória quase fotográfica, como aconteceu aqueles dias de 1967, quando o grupo gravou o álbum Sgt. Pepper, falando das sessões de gravação, de como foram escolhidas as músicas, como foi o processo de montagem da capa e muito mais. Tradução: Marcelo Fróes. Editora: Relume Dumará, 196 páginas.

aMurray_Images

• Images of the dark, que é publicado pela Penguin Book, vem na esteira do boom do cinema gay nos Estados unidos e na Europa. Só em 1995, duas dezenas de longas sobre a temática foram lançados nos cinemas americanos.

  Subliteratura

   Aventura sem Dublê, ápice da juventude, transcorre em três ambientes diferentes: na monotonia da Seção, nas festas noturnas de segunda a segunda, movido por bolas, e nas madrugadas, quando não trepando, escrevendo-me. Livro fotocopiado, 100 cópias.
   Aventura sem Dublê, nele encontrei outro beco sem saída, e resolvi vender edições artesanais. Brochuras com capas coloridas (fotocópias), acabadas em gráfica, mas poupando os custos de impressão.
   Fellipe CDC: E o segundo livro, como pintou a ideia? Do que fala a segunda cria? Pergunto, porque esse eu não tenho.
   Aventura sem Dublê é um título gay, do Hebert! (“Você não curte uma aventura sem dublê não?!...”) Roteiro beat: bebaço e loucaço, quero traçar Molly Smith!
   Nesse livro, há dualidades e situações libertinas. Eu não sou homofóbico, e sempre vou ser grato a este cara pelo título.

duble   Confissão: Eu fiquei com a Molly, e foi o dia mais feliz do ano. Ela era groupie dessas bandas de filho de diplomata, eu a desejava desde aqueles idos. Satisfeito, numa sentada, fiz o livro. Na cabeça do personagem Pat Zimmerman, há Molly, linda mulher, loira platinada e falsa magra. E Loretta Lyn, que é gay, e pensava que ia se casar com o canalha do Pat Zimmerman. Mas ele ficou com a Molly, e Loretta, no sanatório.

   Em delírio, eu imagino a Loretta Lyn vestida de noiva, cruzando o Eixo (Eixão Rodoviário) em alta velocidade, ouvindo Arnaldo Baptista.
   No baixo Conic, encontrei o personagem Loretta Lyn. Ele ela era ideal para o papel. Se quiser ser “ele” ou “ela”, faz parte da farsa!

Fotografia


Sandro Alves (1995)

Obituário

12 fevereiro

O baixista Philip Taylor Kramer, do Iron Butterfly, deixou mulher e filhos. Kramer, 42 anos, já desligado do grupo, foi estudar Física Quântica. Nos anos 80, o músico e mais um grupo de cientistas participaram do projeto de um tal de míssel nuclear MX. Mais recentemente, o ex-baixista havia fundado a companhia high-tech Total Multimedia Inc., onde trabalhava. No distante dia 12, ele tinha ido para o aeroporto. Chegando lá, alguma coisa o fez mudar de planos. Voltou para dentro do carro, pegou o celular e discou para sua mulher, Jennifer: “Tenho uma surpresa enorme para ti. Sempre vou te amar. Nos encontraremos do lado de lá!” Ligou também para Ron Bushy, ex-integrante do Butterfly: “Te amo mais que à vida”, deixou gravado na secretaria eletrônica. Por fim, telefonou para o 911, da polícia: “Vou me matar.” Sumiu... A 29 mai. / 1999 – Os restos de Philip Taylor Kramer, são achados, seu carro caiu num rio próximo à cidade de Malibu, na Califórnia.

14 junho

1995 morre   Nascido no dia 2 de março de 1948, o irlandês Rory Gallagher, guitarrista de blues-rock, letrista, vocalista e fundador do power trio Taste, combinava o virtuosismo e a genialidade do músico, principalmente como guitarrista, com as qualidades de grande ser humano. Durante mais de trinta anos de carreira, o “guitarrista do povo” vendeu 30 milhões de discos. Era adorado por uma legião mundial de fãs. Rory Gallagher morreu em Londres, por complicações em decorrência de um transplante de fígado.       Tinha 47 anos de idade.

   1.º julho


   Morte de Wolfman Jack (Robert Weston Smith), de ataque cardíaco, em Belvedere, North Carolina, Estados Unidos. Ele nasceu em 21 jan. / 1938, em Nova York, e foi um dos mais populares disc jockeys dos Estados Unidos. Devotado ao R&B e ao rock’n’roll, para muitos, foi o sucessor de Alan Freed, depois que este passou a ser perseguido pelas autoridades norte-americanas e, proibido de trabalhar, atuou como ator no filme American Graffiti (1973). Ele interpretou a si mesmo. Também foi homenageado pelo The Guess Who, em 1974, com o sucesso “Clap For The Wolfman”.

   9 agosto


   Jerry Garcia morre de ataque cardíaco na Serenity Knolls Substance Abuse Clinic (uma clínica para tratamento de abusos de droga), na Califórnia. Parte das cinzas de Jerry Garcia foram jogadas no rio Ganges, a 265 quilômetros ao norte de Nova Deli, Índia, no dia 4 de Abril de 1996. O dia 4 de Abril é conhecido na Índia como o dia do aniversário de Buda. Também nesse dia, Buda alcança o nirvana, e escapa do círculo sem fim das reencarnações, segundo o Budismo. A cerimônia com as cinzas de Jerry Garcia teve inicio após um eclipse total da Lua, entre 4h30 e 6h da manhã. O restante das cinzas foi jogado na Bahia de São Francisco, na manhã de 15 de Abril de 1996.
Jerry Garcia era o líder e guitarrista do alucinado Grateful Dead. Vários outros membros da banda morreram com idades bem inferiores à de Jerry Garcia. Ron MacKernan (Pigpen) morreu no dia 8 de março de 1973, com 27 anos de idade; Keith Goldchaux, em 23 de julho de 1980, com 32 anos; Brent Myland, no dia 26 de julho de 1990, com 38 anos.

30 ago.

Sterling Morrison, guitarrista do Velvet Underground, morre aos 53 anos, na mesma época em que saía a caixa de 5 CDs do grupo, Peel Slowly and See. Ao lado de Lou Reed, Moe Tucker e John Cale, Morrison participou da rápida reunião do Velvet Underground em 1993.

23 novembro

O cineasta Louis Malle morre aos 63 anos.

 

Articles View Hits
7011874

We have 393 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro