1974: MIL NOVECENTOS E SETENTA E QUATRO

Mil novecentos e setenta e quatro
Compilado por Mário Pazcheco

Em 1974 houve um grande levante relativo aos assuntos internos do Partido dos Panteras Negras, de tal intensidade que quando Huey Newton se impôs à um auto-exílio, ao invés de ir a julgamento pelo assassinato de uma jovem prostituta (pelo qual ele seria absolvido), a maioria da liderança original do Partido já havia se retirado. David Hillard foi expulso enquanto preso e Bobby Seale também foi expulso do Partido. Elaine Brown assumiu a administração do Partido durante os três anos que Newton se exilou em Cuba.

Abbie Hoffman cai na clandestinidade. Faz cirurgia plástica para escapar a uma condenação por posse de cocaína e assume o nome de Barry Freed. Torna-se líder comunitário e militante ecológico.

Timothy Leary está de novo atrás das grades por posse de drogas, três anos depois de escapar de uma prisão da Califórnia.

25 janeiro

Show de Aniversário, no Parque do Ibirapuera, que reuniu Arnaldo com a Space Patrol, Mutantes e os principais conjuntos da época em São Paulo. Segundo a imprensa, mais de 25.000 pessoas vibraram muito e conseguiram congestionar o trânsito no entorno do Parque, principalmente na região do emblemático monumento das Bandeiras.

SpacePatrol1974a
Aniversário de São Paulo a 25 jan. / 1974. À esquerda em meia-face, Coquinho, futuro baixista da Patrulha do Espaço, no palco, Arnaldo, Zé Brasil e Marcelo Aranha
Foto: Sue Cunningham

• Um Rolling Stone no Brasil

14 fev.

74 Moonie

Encrenca à vista: John Bonham and Moonie at London's Rainbow Theater in 1974!

Março
Abaixo a mistificação

Glauber afirma que Golbery e Darcy são os gênios da raça. O general consegue que se expeça um passaporte para Glauber, Quando o Itamaraty recebe a incumbência de avisar a Glauber, em Paris, anota: — Foi a decisão tomada — e certa, acho.
"Quando saí do Brasil, deixei nas mãos do Tarso e do Maciel um artigo pra Já, onde anunciava que em 1974 baixava uma luz e as sete cabeças da besta se desintegrariam: depois, em outras ilhas, Marcos berrou no meio da viagem: Petróleo! E sabíamos que não era nosso na matéria mas Ideia; quem me encontrou nestes anos em vários continentes se lembra do que estava anunciando". (Glauber Rocha).
"O roteiro de 'A Idade da Terra' foi outra vez proibido pela censura e Rodolfo Echeverria me declarou fora da lei. Todos os cineastas latino-americanos nos negaram solidariedade: estava com febre e úlcera no quarto 418 do Hotel Camportella, Sullivan, 5, México D.F. e fui visitado por Augusto Boal: — Você é um traidor. — Qual é a sua? - Suas declarações em Visão 74! Respondi: — Sou artista! Sou um burocrata!". (Glauber Rocha).
"Ninguém sabe de uma coisa que eu vou dizer aqui em furo. A declaração que eu dei na Visão de março de 1974, foi reproduzida em mais de cinco mil xerox e distribuída pelo mundo inteiro. Até hoje não sei quem fez isso. Eu dei uma declaração como cineasta, como intelectual, como livre pensador. Quando cheguei ao Brasil, durante dezesseis meses, toda a imprensa brasileira, com raras exceções, me chama de louco. Então, eu virei uma espécie de figura desfrutada, de jornalistas irresponsáveis que, inclusive dizem mentiras". (Glauber Rocha).
"Eu, soube, que um dos responsáveis pela campanha internacional movida contra mim, desde 1974, é o senhor Miguel Arraes". (Glauber Rocha).
"No Brasil - como você bem sabe - tenho poucos amigos. 'A Idade da Terra' produziu vinganças terríveis - é o preço pago por ter apoiado o Geisel em 1974. Esta atitude política deixou-me ódios implacáveis. Os meios cinematográficos se vingaram e se vingam. Assim, eu que construi 50 por cento do cinema brasileiro, continuo exilado e pobre, embora pensem que eu seja rico". (Glauber Rocha).

74 bad

8 março

Na Inglaterra, Badfinger lança o LP Ass.

Final de março

Alice Cooper, com status de superestrela do rock, chega ao Brasil para apresentações que marcaram época.

janis 1974   11 abril

   O empresário de Janis Joplin, Albert Grossman, consegue finalmente receber seu seguro de vida, pois  a empresa segurada alegava que a morte de Janis havia sido um suicídio, não um acidente.

   25 abr.

   Portugal. Revolução dos Cravos, o ditador Salazar havia morrido quatro anos antes e o processo de reabertura aconteceria de qualquer maneira.

   As armas e o povo
 
   Documentário de 86 minutos, fruto de direção coletiva de 28 diretores da produção portuguesa que, entusiasmados com a Revolução dos Cravos, 25 de abril e o primeiro de maio de 1974, dia do trabalhador comemorado em liberdade, por mais de 500 mil pessoas que saíram pelas ruas de Lisboa.      Glauber Rocha, um dos muitos diretores do filme, atua também como entrevistador. O germe do trabalho dele no programa Abertura da TV Tupi.

   Maio

   Ave Sangria, voa rumo ao Rio de Janeiro para gravar o primeiro e último disco da carreira da banda.

   9 agosto

   Nixon renúncia.

   10 ago.

   Vanguarda, neovanguarda, antivanguarda (José Guilherme Merquior)

   

23 ago.

"No dia 23 de agosto de 1974, às 9h, eu vi um disco voador". (John Lennon),

Setembro

73 secos
Fim dos Secos e Molhados

O Humahuaca, grupo paulistano-argentino de Folk-Blues-Jazz Rock. É formado depois da dissolução dos Secos e Molhados, quando acompanhava João Ricardo. Formação: vocais Billy Bond e Américo Iça (ambos até 1976), Daniel Mencini (até 1976 é substituído por John Flavin, também conhecido como John-John), guitarra, Emílio Carrera (ex-Grupo Sete) teclados, Willie Verdaguer (ex-Beat Boys, Secos e Molhados) contrabaixo, Dudu Portes (ex-Grupo Sete) (depois Chico de Medori) bateria e Márcio Werneck (Flauta, sax e percussão).

74 Matuskelas

Matuskelas-DF

15 outubro

O juiz Benedito Motta Mello, da Vara do 2° Tribunal do Júri, considera a escritora Maura Lipes Cançado penalmente irresponsável, sua situação é "ridícula e triste".
Maura Lopes Cançado é absolvida, "considerada incapaz de atender ao caráter criminoso do fato que praticou". Mas o juiz impõe a ré a medida de segurança de internação em manicômio judiciário pelo prazo mínimo de seis anos. E aí esta o impasse: o manicômio judiciário não recebe mulheres. Era impossível para Maura sobreviver em liberdade. Tinha medo de matar, de se matar. Começa o seu pesadelo...

13612249 1059002097528112 8319821953947382945 n

Veludo em 1977...

31 out.

Os Mutantes apresentam as novas músicas e a nova formação aos cariocas dentro do projeto Abertura da Temporada de Verão, no Teatro João Caetano, ao lado do Terço e do Veludo.

74 publicacoes

4 novembro

É lançado o primeiro número da revista quinzenal Rock, a história e a glória

Novembro

É lançado, pela Som Livre, o álbum Tudo foi feito pelo sol com suas melodias suaves e brincadeiras, como mostram as faixas "Pítagoras" e "Desanuviar". O som do disco é inferior ao som do A E O Z e mostra os Mutantes navegando nos mares da auto-indulgência porém com bons níveis de vendas.

Russos vão curtir o Quo

O rock-pauleira vai atravessar a cortina de Ferro. A proeza é do grupo inglês Status Quo que foi convidado pelo empresário russo Vladimir Rishkov para tocar em Leningrado no fim do ano. O Quo foi o conjunto escolhido porque seu compacto Pile Driver já conseguiu vender, só em Leningrado, mais de 30 000 cópias. O empresário Rishkov diz que os shows do grupo terão "caráter cultural". (Revista Pop).

Fins de novembro

Começam as seções de Head First, o terceiro disco do Badfinger para selo Warner que será lançado 25 anos depois...

74 somnosso

18 dezembro

Som Nosso de Cada Dia - Teatro 13 de maio - SP (Fotos de Grace Lagôa)

Nos Estados Unidos, Badfinger lança o LP – Wish you were here – produzido por Chris Thomas, e agora a empresa deles mudou o nome para Badfinger Enterprises Inc.

Literatura

É lançado A Província Deserta de H. Dobal:

Os cavalos da noite
(H. Dobal*)
Os cavalos da noite galopando
de crinas soltas contra a luz da lua
eram fantasmas breves dominando
os sonhos de um menino solitário.

Um menino sem forças contra a noite
sonhava os seus cavalos assustados
e se inventava cavaleiro andante
dono dos seus caminhos pela vida.

Campeava as distâncias descuidado
e armado pelo sono ia amansando
no coração da treva os seus temores.

E revivia a noite no mistério
dos árdegos cavalos renovando
o seu campo de sonho solitário

(A província deserta / 1974)

Março/abril 

74 gibi

Gibi do ano da copa na Alemanha

• “I saw God,” Fat states, and Kevin and I and Sherri state, “No, you just saw something like God, exactly like God.” And having spoke, we do not stay to hear the answer, like jesting Pilate, upon his asking, “What is truth?”  --Philip K. Dick, VALIS (Meeting with God, 1974)

•  Allen Ginsberg escreve sobre Jack Kerouac em Visions of the Great Rememberer.

• "Em 1974, quando fui para Nova Iorque, recebi um telefonema de Allen Ginsberg. Dizia-me que Burroughs estava em Nova Iorque e queria conhecer-me; que precisava do um secretário. Deu-me o número dele e o meu herói convidou-me para jantar. Daí a umas semanas estava a viver com ele". (James W. Grauerholz).

• Gary Snyder ganha o prêmio Pulitzer pelo livro Turtle Island.

• Thomas Pynchon escreve um terceiro romance, Gravity’s rainbow e recebe o prêmio National Book é bastante elogiado por muitos críticos. Desde então essa obra-prima épico-enciclopédica tem sido completamente ignorada.

• Jacques Derrida lança dois livros Mallarme e Glas.

• Carl Sagan lança Broca's Brain.

• Russel Kirk lança The roots of American Order.

• Ian Barbour lança Myths, Models, and Paradigms.

• High Times - Revista americana, fundada em 1974 e sobrevivendo até os dias de hoje baseado no direito constitucional de imprimir a informação. Em cada edição comentam as cotações do mercado da maconha, ensinam receitas de comida à base da erva, acompanham as ações oficiais e ilegais no processo de técnicas de plantio, tratamento industrial e uso médico da maconha às mais delirantes incursões filosóficas, religiosas e espirituais, passando por denúncias complexas e apresentando entrevistas clássicas com doutores no ramo.

• Rock & Droga - (Rock/Trip 2 - Antropologia Psicadélica e Música Pop 1974/1980), Jorge Lima Barretto, Editora & ETC. Portugal.

• Since its inception in 1974, Goldmine magazine has been covering The Beatles -- the world's most collectible band. The editors have combed through their Goldmine archives to compile this compelling compendium of the Fab Four stories, ranging from their early days in Hamburg, right up
to the present day.

74 beatles livros

• If you're a Beatles fan or want to know more about the Fab Four, then the Beatles Digest is a welcome addition to your music library. Beatles 4-ever!
Published by Krause Publications, USA, 2000.

• Richard DiLello wrote The Longest Cocktail Party in London during the winter of 1971. An insiders view on everything from Beatles to Apple!
Published by Playboy Paperbacks, 1974, 1981

74 recorte

O recorte mais alucinado de todos os tempos - infelizmente sem identificação da revista e o ano (desconfio que seja de 1974 e tenha o dedo de Big Boy ou que possa ter sido desmentida como uma participação num disco do Ringo) mas que é uma mentira brutal é - detalhe: todas as fábulas nascem no passado e voltam para nos atormentar.


Discos & Notas
casarata

Lula Côrtes com Zé Ramalho, finaliza o álbum duplo Paêbirú – O Caminho da Montanha do Sol, mas a gravadora pernambucana, atingida por uma grande enchente, só conseguiu salvar poucas cópias, que se tornaram raridades.

• Damião Experiença lança o LP Planeta Lamma.

• Sidney Miller lança Linguas de Fogo.

• O álbum Tommy com a London Symphony Orchestra recebe o Grammy de 1974 de melhor embalagem.

• O quarteto Cheap Trick é formado em Chicago.

• Gong lança You.

• Jackson Browne lança o álbum Late for the Sky

• LP Perfume Azul Do Sol

• Outros LPs de destaque dessa safra de realizadores são Flaviola e o Bando do Sol (1974) e Marconi Notaro - No Sub Reino Dos Metazoários.

74 manuscrito

• Manuscrito da letra de "Cabelos Dourados" composta por Arnaldo Baptista ainda na Cantareira, 1974 - essa música será arranjada e gravada por Zé Brasil e Silvia Helena em 2005.

• 35 anos depois em 2009, a banda paulista Apokalypsis o lança show no CD Hum Mil Novecentos e Setenta e Quatro



Rock Brasileiro (1974/1976) - Ronaldo Rodrigues. A terceira e última parte deste trabalho de pesquisa fantástico. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa séria e muito informativa! Descubra como a História do Rock Brasileiro dos anos 70 foi rica e interessante!

• Forma-se o Terreno Baldio, e com a saida do baixista João Ascenção (ex-trio Fush) ingressa Rodolfo Braga ficando até o final de 1978, quando saem ele e Mozart (que veio a participar de uma formação do Joelho entre 1978-1979). 

• Da confluência de duas outras bandas setentistas, Veludo Elétrico (da qual vieram Lulu Santos e Fernando Gama) e Módulo Mil (Luiz Paulo Simas e Candinho), o Vímana vem ao mundo. O nome foi tirado da obra de Carl Jung e, pelo que consta, começara fazendo um som mais hard, para depois abraçar o prog de vez. Pelo que consta também - a informação foi tirada do site http://www.lulusantos.hpg.com.br/ - o grupo tinha inúmeros problemas em casar seu som (sofisticado tecnologicamente, para a época) com a indigência dos equipamentos de palco que eram usados. Luiz Paulo, por exemplo, era dono de uma das maiores novidades tecnológicas no Brasil de 1974: um sintetizador (!).

• Rogério Duprat lança Brasil com S, um disco que também poderia chamar Porque Me Ufano de Meu País. Algumas faixas: Canta Brasil, Tudo é Brasil, Brasil Usina do Mundo, Aquarela do Brasil. Pode-se imaginar os arranjos que o maestro compôs para tão patrióticas canções. Melhor ainda é ouvir.

• Após um show em Brasília, Raul Seixas e o parceiro Paulo Coelho, sofrem perseguições, batidas, prisões e hematomas. No aeroporto embarcam em vôo noturno da Varig. Fogem dos “homi”, das surubas e da “AA”, ambos são obrigados a exportar as idéias das nascentes Sociedade Alternativa e Cidade das Estrelas. Destino, América, Nova York, Greenwich Village. Não! Não é um roteiro tupiniquim de HELP!

• Marcos Gabriel Lopes Esteves funda o único fã-clube dos Beatles na América Latina, com sede no Rio de Janeiro.

• Roberto e Erasmo Carlos têm duas músicas censuradas: "Vida Blue", que contava a história de um nordestino que é morto pelo Esquadrão da Morte, continua inédita. "Patu" teve seu nome mudado para "Baby" e acabou sendo liberada, saindo num compacto de Erasmo.

Jorge Mautner lança Mil e Uma Noites de Bagdá.

• Walter Franco inaugura outro procedimento que seria uma marca de seu trabalho. No show A Sagrada Desordem do Espírito apresenta-se só no palco, na posição da Flor de Lótus, com seu violão. Peninha Schmidt comanda a mesa de mixagem, usada como um instrumento musical, a serviço da espacialidade do som. Ecos, som quadrifônico e reverberações trabalhando "a distância que existe do sussurro ao grito".

22 março

Ten Years After fazem novas turnês juntos, embora os rumores sobre a dissolução do grupo fossem muitos. Ela só será oficializada em 1975. A banda se apresenta pela última vez ao vivo no Rainbow Theatre de Londres. Anos depois a banda se reagruparia para em shows e turnês comemorativas, estando na ativa nos dias de hoje.

• Incredible String Band se dissolve.

• Free Story.

Setembro

John Lennon lança o LP Walls and Bridges que chegará ao topo das paradas.

• Spirit: Randy California returned from Hawaii and got back in touch with Cassidy. Briefly joined by Mark Andes, who had left Jo Jo Gunne, they began playing dates; John Locke also performed with them for a time, but neither he nor Andes stayed permanently. Instead, California and Cassidy hired another bass player, Barry Keene, and carried on.

• O grupo The Band acompanha Dylan na turnê de 1974.

Steppenwolf volta...

• Os últimos tapes de Syd gravados em estúdio, segundo a história oficial não foram preservados, ele não chegou a colocar a voz pois chegou ao estúdio com a guitarra sem cordas para finalizar os takes.
Syd subsequently announced he was planning a third album to consist of "twelve jolly good singles", but sadly none ever materialized. Though his solo LP’s would go unreleased in the U.S. until 1974, a Rolling Stone writer who tracked Barrett down in Cambridge reported that he looked "hollow-cheeked and pale, his eyes reflecting a permanent state of shock. He has a ghostly beauty which one normally associates with poets of old." Like his own songs, Syd seemed alternately lucid and elliptical. He said he felt "full of dust and guitars" and, at twenty-five, afraid of getting old. "I think young people should have fun, but I never have any." Nonetheless, he insisted he was "totally together," adding: "I'm not anything that you think I am anyway."

9 novembro

"'Whatever gets thru the night', com John Lennon, já está em segundo lugar no hit parade americano essa semana, e o novo single de Paul McCartney, initulado 'Junior's Farm', não faz por menos - dois dias após seu lançamento já está em 66º no hit, demonstrando que, mesmo separadamente os Beatles continuam a machucar os corações em todo o mundo". (Big Boy, O Globo).

• Mick Taylor, que substituiu o original Brian Jones abandona os Rolling Stones.

• "Depois de ter escrito Amanhecer Total eu pensava que tínhamos de encontrar um novo tema para desenvolvermos. As produções da época, com espaços para encartes, grandes fotos, muito texto, permitiam esses vôos. Cheguei a pensar em alguma coisa falando de bichos, mas me pareceu boba demais. Também não senti muito entusiasmo da banda. Havia ainda o fato de estarmos com nova formação, com a saída do Vinícius e a entrada do Magrão e do Moreno, e de estarmos morando muito recentemente em São Paulo. Tudo havia mudado. (...)
Foi aí que eu me desliguei. Assim como quem está fazendo uma viajem de trem e passa a se interessar pela paisagem. O que acontecia em torno do Terço era muito novo, intenso e exigia de mim muita atenção. (...)
Precisei sair da banda para poder me reconstruir como compositor. A nova situação moldava meus textos, minha sensibilidade. A realidade trazia outras faces e eu precisei experimentar a solidão. No entanto, reservei o melhor que produzi para a banda". (Cezar de Mercês).

• It’s a Beautiful Day se dissolve.

• Mountain se dissolve.

 recorte 2 dezembro    Final de 1974

   Depois de uma quantidade enorme de viagens e pensando em aproxima-se ainda mais de Deus, Lanny Gordon se perde na vastidão da fantasia: sofre uma overdose de LSD. Ele queima suas mãos com brasa de cigarro e na boca do fogão e com os mãos cheias de bolhas pega na guitarra e começa a solar, essa é a estória que lhe contaram... Lanny esqueceu-se de todo mundo e não mais reconhecia as pessoas. Saiu de cena por longo tempo.

   • O primeiro disco do Made in Brazil, também conhecido como o disco da banana, atrasou e só saiu no final de 1974 devido a vetos da Censura Federal. Se ainda no tempo do colégio, as mães paulistas queriam manter seus filhos longe do pessoal do Made, dona Censura, estrilou, quando ouviu o verso "Eu só quero chupar o seu sorvete", trocado por imposição, por um mais ameno, "eu só quero tomar um sorvete".
Para Rollando Castello Júnior, este primeiro disco (do qual é o baterista) é o melhor da banda. E para ele, o Made in Brazil, naquele ano foi a melhor banda do país, no ano da excursão de Miss Alice Cooper com abertura do Som Nosso de Cada Dia.

ripa

   Feitas as pazes no final de 1974, Rita Lee participou do LP Loki?

   • "Minha história no punk rock começa a tomar forma em 1974, quando garotos da periferia de São Paulo descobrem que havia algo além da música pop e do rock´n`roll comercial. Garotos entre 12 e 16 anos que, cansados de escutar esse tipo de música, resolvem buscar novas formas de expressão musical. Classifico como primeiras influências nessa fase maldita e radical, bandas como Alice Cooper, Stooges, MC5, Dust, Pink Fairies, New York Dolls, Blue Cheer, Slade, Blue Öyster Cult, Foghat etc." (Ariel)

   Show do ano

Novembro

Russos vão curtir o Quo

O rock-pauleira vai atravessar a cortina de Ferro. A proeza é do grupo inglês Status Quo que foi convidado pelo empresário russo Vladimir Rishkov para tocar em Leningrado no fim do ano. O Quo foi o conjunto escolhido porque seu LP Piledriver já conseguiu vender, só em Leningrado, mais de 30 000 cópias. O empresário Rishkov diz que os shows do grupo terão "caráter cultural". (Revista Pop, nov. / 1974).

Artes

Aloísio Batata, músico, ator, agitador cultural, egresso de Belém do Pará, chega em Brasília.

• Like Davis, the young collective sought direction from Brecht. The Troupe's production of THE MOTHER, co-directed by Dan Chumley and featuring Sharon Lockwood, who would become the new company's principal director and leading actress, respectively, made the Troupe a legend in the world people's theater movement with its first major international appearance, in Mexico City in 1974. That same year, the company won its second Obie, for THE DRAGON LADY'S REVENGE, with Andrea Snow in the title role, based on RAMPARTS magazine's expose of CIA complicity in the Indochina heroin trade.

• In l974, actor Lonnie Ford integrated the new San Francisco Mime Troupe when the company adopted an affirmative action policy to become a multiracial ensemble, capable of reflecting the reality of late-20th century America and addressing the country's most intractable social conflict.

• Após um derrame, Cecil Beaton fica solitário, semi-paralítico e perde a memória. Greta Garbo foi visitá-lo por uma última vez e ao sair deixou a assinatura no "livro de visitantes".

Filmes

Despertar da Besta (José Mojica Marins).
"Recebi uma ameaça: se porventura eu tentasse novamente liberar o filme, o negativo seria queimado: além de tudo, a obra agora era considerada subversiva!". (José Mojica Marins).

 (The) Grateful Dead Movie. (1977) – Documentário – Colorido – 131 minutos. Direção: Jerry Garcia. Mais uma reunião da tribo que um filme-concerto, esse documentário captura o Dead em cinco noites em San Francisco, em 1974. Um longo e deslumbrante desenho animado, realizado por Gary Gutierez, abre o filme.

• Andy Warhol's Dracula/Blood for Dracula, 1974 (producer). 


  Obituário

   Pamela Courson, a companheira de Jim Morrison, morre de overdose.

   • Darius Milhaud (1892-1974)

74 Mama Cass

29 julho
Cass Elliot, morre, de ataque cardíaco.

 

Articles View Hits
11367483

We have 1354 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro