1961: MIL NOVECENTOS E SESSENTA E UM

1961

 

 Mil novecentos e sessenta e um
   Compilado por Mário Pazcheco

   América

   A Beat generation está acabada pelas festas tipicamente hedonistas e alienadas, mas uma década de silêncio - iniciada com o McCartismo - havido sido rompida. Os Beats continuaram a produzir uma cultura underground, surgida num período de crise racial, agitação universitária e início dos movimentos antibelicistas (em 1961, Os Estados Unidos estavam intervindo no Vietnã), se fortalecendo, incorporando na contestação ao sistema a nova filosofia, arte e música.
Ken Kesey, um desconhecido escritor, oferece-se como cobaia para os testes com o ácido realizados por psiquiatras da Universidade de Stanford, Califórnia, viajando a bordo de um ônibus escolar pintado com as cores berrantes que via sob efeito do LSD.

   Janeiro

   Jack Kerouac nunca se envolveu com Ken Kesey, e experimentou o LSD uma única vez. Foi com Timothy Leary, em Harvard, em janeiro de 1961. Não foi uma boa experiência para ele. Combatendo a constante paranoia voltou ao tempo de seu desligamento da marinha, ainda tentando entender e justificar seu fracasso com a disciplina naval. Depois de sua experiência com o LSD, Jack Kerouac teve certeza de que este fora introduzido na América pelos russos, como parte de uma trama para enfraquecer o país. Kerouac foi realmente um beat? Ele mesmo manifestou dúvidas a respeito, em seu período de reclusão que durou de sua crise em 1961 até sua morte em 1969.

   • Durante uma conferência, Aldous Huxley disse que há vários acessos para esse mundo visionário: ele pode ser espontâneo, provocado (como a hipnose), químico ou pelo cogumelo. A mescalina e o LSD abriram a porta da percepção para o escritor. 

Louis armstrong

Louis Armstrong toca para sua esposa, em 1961 (Pássaros Do Estige)

   Los Angeles / Califórnia

   Brian, Carl e Dennis, três irmãos se juntam a Mike Love e um amigo, Al Jardine e formam um grupo para tocar em bailinhos. De Carl and the Passions passaram a se chamar Kenny and the Cadets. Até que um deles, Dennis Wilson, sugeriu ao irmão Brian, o mais escolado em música, que compunhasse um tema dedicado à arte de pegar ondas. Nascia os Beach Boys, o grupo mais representativo da onda da surf music e a composição de Brian, "Surfin’" tornou-se um hit.

   • A Brother Records, companhia que representa os integrantes do grupo de surf music é criada na Califórnia.

   29 setembro
    Nova York

   "Uma brilhante revelação da música 'folk' está se apresentando no Gerde Folk City. Embora tenha apenas 20 anos, Bob Dylan é um dos melhores estilistas a se apresentar nessa temporada em Manhattan. (...)
"Ele se parece, ao mesmo tempo, com um garoto saído de um coro de igreja e um beatnik. Sua voz é interessantíssima e ele, conscientemente, tenta captar o estilo rude e belo dos cantores do sul. E consegue ser também, tanto um comediante, quanto um cantor trágico". (Robert Shelton, New York Times. Oficialmente, a primeira opinião a respeito de Bob Dylan publicada na imprensa).

Shelton era um crítico musical  quando viu Dylan tocar e escreveu um texto descrevendo-o como "uma nova face brilhante na música folk". No dia seguinte, Dylan recebeu a oferta de assinar um contrato.

O Fluxus nasce, quando o lituano George Maciunas organiza concertos e idealiza a revista que levaria o nome do movimento. A série de performances organizadas por George Maciunas em sua AG Gallery de Madison Avenue, em Manhattan, é considerada o marco inicial desse movimento que viria a influenciar o desenvolvimento da vanguarda artística por mais de 30 anos.

John Cage compõe Atlas Eclipticalis (1961-62) para 1 a 98 instrumentos é uma transcrição das constelações do firmamento tornadas legíveis sob a forma de notas; neste ano aparece SILENCE o primeiro de uma série inclassificável de livros-mosaicos com artigos manifestos conferências pensamentos aforismos anedotas exemplares (koans).

É de Mike Stoller e Jerry Leiber, o mega sucesso "Stand by me", que se manteve nos tops em 1961, escrito para Ben E. King. As versões e covers desta música continuam ainda hoje a aparecer.

December 22nd

Another 16 cuts - 12 of them songs, four of them brief rap sessions - are allegedly from a tape made in a Minneapolis hotel room. All these feature Bob Dylan alone, with an acoustic guitar and harmonica, and if the date is correct, the tape was made before Dylan signed with Columbia.

• Mais longo que a maioria das biografias documentais que cobrem uma vida inteira, o filme de Scorsese focaliza principalmente os seis anos (1961-66) que viram Dylan chegar a Nova York como um compositor de baladas do interior dos Estados Unidos e que teve que se reinventar, primeiro como um herói folk do Greenwich Village e depois como um roqueiro com guitarra elétrica nos braços.


Europa / Inglaterra / Liverpool Sound

12 Fevereiro

Casbah Coffee Club

21 fev.

Cavern Club. Bob Wooler, disc-jóquei, introduz os Beatles, um novo grupo de rock... Terça-feira, apresenta-se pela primeira vez o grupo de rock "The Beatles" com John Lennon e George Harrison, nas guitarras, Paul McCartney no contrabaixo e na bateria está Pete Best. Nesse dia, Stuart Sutcliffe somente apareceu na plateia.

• O grupo volta para a Alemanha, após o aniversário de George Harrison. Foi nessa segunda visita que Stucliffe deixou o grupo. Esse fato é importantíssimo também para a sonoridade do grupo. Com a saída de Stu, Paul assume o baixo e o grupo passa de três para dois guitarristas, John e George, além do baterista Pete Best, substituído por Ringo Starr.  

Bob Wooler

Disc-jockey do Cavern Club na década de 60. Ele se tornou grande amigo dos Beatles ainda no começo da carreira. Ele ajudava os Beatles a serem contratados para shows e em 1961 foi chamado por John para ser testemunha no contrato com Brian Epstein. Ironicamente, mais tarde Wooler processaria John por uma briga em 1963. John teve que pedir desculpas a ele e pagar 200 libras esterlinas.

• Allan Williams decide não continuar trabalhando com os Beatles.

The Beatles: ex-empresário fica sem dormir até hoje
Postado por João Renato Alves
Fonte: Blog Van do Halen - whiplash
24 out. / 2011 - 9 Libras. Esse foi o preço que Brian Epstein pagou a Allan Williams pelo passe dos Beatles, em 1962. Hoje, com 81 anos, a decisão ainda atormenta o empresário.

“Ainda fico sem dormir 50 anos depois. Ninguém poderia imaginar que eles se tornariam o que se tornaram. À época, haviam trezentos grupos tão bons quanto eles em Liverpool. Lembro de, um ano mais tarde, vê-los em uma apresentação diante da Rainha. Joguei um copo na televisão”, declarou o ex-manager ao Daily Mall.

beatles web

pete best

Os Beatles em 1961

Junho

É assinado o 1º contrato fonográfico dos Beatles que corresponde à sessão para gravar o single "My Bonnie" em Hamburgo (Alemanha), que segundo a Heritage foi o que levou o grupo britânico a ser descoberto pelo empresário Brian Epstein.

1º julho

Os Beatles assinam contrato de um ano com a Bert Kaempfert Produktions, da Alemanha, para uma série de apresentações no país.

• É um ótimo ano para o Liverpool Sound e o Cavern Club. Novas bandas aparecem, prenunciando novos e maravilhosos tempos vindouros. Gente como Searchers (5/abr.), Kingsize Taylor & the Dominoes (11/abr.), The Strangers (30/mai.), revezam-se nos shows onde Gerry & The Pacemakers e The Beatles disputam a preferência do público.

news

28 outubro

At about three o'clock on Saturday, October 28th, 1961, an eighteen-year-old boy called Raymond Jones, wearing jeans and black leather jacket, walked into the NEMS record-store in Whitechapel, Liverpool, and said: 'There's a record I want. It's "My Bonnie" and it was made in Germany. Have you got it?'
The man behind the counter shook his head. 'Who is the record by?' he asked. 'You won't have heard of them,' said Jones. 'It's by a group called The Beatles....' The man behind the counter was Brian Epstein. We all know the rest of the story. 57 years ago today, the music world was set on a new course. (The College of Rock and Roll Knowledge)

Quinta-feira, 9/novembro

O Cavern Club recebe a visita daquele que irá mudar a vida dos Beatles: - Brian Epstein. Chovia bastante lá fora....

pmlettera

The letter was sent just days after The Beatles first met manager Brian Epstein at the Cavern Club on November 9th 1961

•  Gerry Marsden and the Pacemakers

Gerry era o líder do grupo que tocava em Liverpool na mesma época em que os Beatles. Tendo como manager Brian Epstein, os Pacemakers alcançaram certa fama tendo gravado várias composições de Lennon & McCartney. Em 1964 John e Gerry escreveram um livro de piadas que Brian não permitiu que fosse publicado, uma vez que poderia prejudicar suas imagens de ídolos juvenis.
Em 1973 Gerry apareceu no especial de tevê James Paul McCartney.

• Born in Liverpool in 1944, Jackie Lomax came of age amid the rock & roll explosion in England, and started out in music playing rhythm guitar with Dee & the Dynamites, a group from Wallasey, in 1961. Late that year, the Dynamites' drummer, Warren "Bugs" Pemberton — a good friend of Lomax's — jumped to a rival Wallasey band called the Undertakers; Lomax soon learned of a new opening when that band's bassist, Mushy Cooper, exited to join Faron's Flamingos. Lomax joined the Undertakers on bass (an instrument he was wholly new to) and vocals, and took over as lead singer when their previous frontman, Jimmy McManus, quit under acrimonious circumstances to join the Renegades. Lomax's arrival in the lineup and stepping up to center-stage energized the Undertakers. The band itself had a long history, descendent as they were from Bob Evans and the Five Shillings (reputed to be the very first rock & roll band in Liverpool) and the Vegas Five.

Londres

O conjunto Dave Clark Five, é formado, cujo líder, Dave Clark, era o compositor principal, baterista e empresário — algo inusitado até então.

17 outubro

Mick Jagger (born 26 July 1943) e Keith Richards (Dartford, 18 de dezembro de 1943)  formam uma das duplas mais fascinantes da história do rock. Nasceram com cinco meses de diferençam e estudaram juntos na escola primária. Mas se conectaram mesmo na manhã de 17 de outubro de 1961, quando se encontraram na estação de Dartford. Jagger se dirigia à London School of Economics e Richards, à escola de arte. Richards estava com seu violão Höfner; Jagger, com os discos Rockin’ at the Hops de Chuck Berry e The Best of Muddy Waters. As diferenças descritas nos relatos daquele encontro entre os dois adolescentes continuam vigentes em sua relação, mais de 50 anos depois. O esnobe e o maldito. O cálculo e o caos. O cérebro e as entranhas.

• Em novembro de 2016, quando Mick Jagger estava reunindo ideias para uma exposição que pretende destacar as cinco décadas de carreira dos Rolling Stones, ele quis recriar o astral da banda em seus primeiros anos. Então, ele contou com uma equipe para recriar o primeiro apartamento londrino que ele e seus colegas de banda compartilharam em 1961, incluindo louças sujas, garrafas de cerveja e discos de blues dispostos pelo local.

"Isso foi a coisa mais esquisita... O edifício continua lá – não é um prédio que foi derrubado ou coisa do tipo, fica bem na esquina de onde eu moro atualmente", disse Jagger. "Eu apenas me lembrei de como realmente foi", adicionou.

USSR

O especialista russo em rock and roll Artemy Troitsky lembra que, no início dos anos 1960, era cool ser comunista em todo o mundo e a URSS tinha seus próprios pop stars: Yuri Gagarin, o primeiro homem a chegar no espaço, em 1961, os barbudos revolucionários cubanos e o próprio Nikita Khrushchov.

Literatura

Surge a notícia de que Max Brod, que ainda vivia carregando por toda a parte os papéis de Kafka, decidira fazer uma doação da maioria dos escritos à biblioteca de Oxford, menos o manuscrito que lhe pesava na consciência.

Yevgeny Yevtushenko ganha notoriedade na ex-União Soviética, aos 20 anos, com poesia denunciando Josef Stalin. Ele ganhou aclamação internacional como um jovem revolucionário com Babi Yar, o inabalável poema de 1961 que falou da matança de quase 34 mil judeus pelos nazistas e denunciou o anti-semitismo que se espalhou por toda a União Soviética.

• Um Estranho Numa Terra Estranha - O livro de Robert Heinlein (um dos papas da ficção-científica) um dos mais lidos nos anos 60. Prevê e analisa o uso de drogas em massa, a tendência ao misticismo e os enfrentamentos da juventude antiguerra com o “sistema”. Em edição portuguesa da Europa-América.

• Roberto Piva foi revelado nas coletâneas Antologia dos Novíssimos, de Massao Ohno, publicado em 1961, e 26 poetas hoje, de Heloisa Buarque de Holanda.

Brasil

Jânio Quadros é eleito presidente da República com grande votação. Toma posse e renuncia ao cargo depois de apenas seis meses, no mês de agosto. Quer dar golpe sem articular as forças armadas.

14 junho

Ainda em 1959, o programa Crush em hi-fi que era dirigido por Fred Jorge, passa a ser comandando por Tony e Celly Campello, o programa ia ao ar todas as terças-feiras, na TV Record. Nesse mesmo 14 de junho, no auge do programa, uma manchete de jornal e de muitas revistas quebra o coração de milhões de brasileiros apaixonados pela cantora Celly Campelo deixa a vida artística para se casar...

• É concedido a Sérgio Murillo pela Revista do Rock (editada por Janet Adib), em dobradinha com a rainha de então, Celly Campello, a faixa e o cetro de Rei do Rock.

Bahia/Salvador

Escola de Música, diretor, o maestro Koellreutter, um homem identificado com as vanguardas e David Tudor executam peças de John Cage para piano preparado e aparelhos de rádio.

• "Lembro do pianista David Tudor, em 1961/62, apresentando peças de John Cage no salão nobre da reitoria da Universidade da Bahia — aquele prédio gozado do Bairro do Canela que sempre me parecerá maravilhoso —, a sala cheia, o professor Koellreutter de pé observando. Uma das composições previa que, a certa altura, o músico ligasse um aparelho de rádio ao acaso. A voz familiar surgiu como que respondendo ao seu gesto: “Rádio Bahia, Cidade do Salvador”. Toda a platéia caiu na gargalhada. A cidade tinha inscrito seu nome no coração da vanguarda mundial com um tal graça e naturalidade, com um jeito tão descuidado, que o professor Koellreutter, entendendo tudo, riu mais do que toda a plateia." (Avante-garde na Bahia de ANTONIO RISÉRIO. 1995.)

• Walter Smetak é violoncelista de um concerto de música concreta dirigido por Hans Joaquim Koellreutter, em Salvador. Gilberto Gil e Rogério Duarte foram procurar Walter Smetack e desde então manterão contato permanente com ele vida afora.

25 agosto

Porto Alegre
61 Leonel

    Do Palácio Piratini, de onde Leonel Brizola, governador gaúcho, comanda a resistência ao golpe para impedir a posse de João Goulart, em 1961.

   Com um microfone nas mãos, Brizola comanda uma campanha pela legalidade: se a presidência estava vaga, o vice Goulart é que deverá assumir. Não era o que os militares queriam. Mas foi o que aconteceu.

   Leonel Brizola é fotografado armado, dentro do Palácio do Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul, afrontando militares que não queriam deixar João Goulart tomar posse, o movimento, organizado pelo político, ficou conhecido campanha da Legalidade.

   Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros havia renunciado à presidência da República. João Goulart, vice presidente, estava em uma viagem pela China. Desde 1954, os militares tentavam golpear a democracia, ao receberem a noticia que Jango seria o próximo presidente do Brasil, um grupo de generais, apoiados pelos Estados Unidos, resolveu questionar a posse de Jango, pois tinha medo de um governo alinhado à esquerda. Os militares chegaram a ameaçar derrubar o avião que trazia o futuro presidente.

   Foi durante essa crise que, Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul e cunhado de Jango, organizou resistência à tentativa eminente de golpe a partir de um movimento conhecido como "Campanha da Legalidade", Brizola convocou a população a resistir. Através da rádio, conseguiu comover e mobilizar os trabalhadores gaúchos à fecharem fábricas, escolas e departamentos públicos e decretou Estado de Alerta, em posse do microfone o governador discursou:
"O Governo do Estado do Rio Grande do Sul cumpre o dever de assumir o papel que lhe cabe nesta hora grave da vida do País. Cumpre-nos reafirmar nossa inalterável posição ao lado da legalidade constitucional. Não pactuaremos com golpes ou violências contra a ordem constitucional e contra as liberdades públicas. Se o atual regime não satisfaz, em muitos de seus aspectos, desejamos é o seu aprimoramento e não sua supressão, o que representaria uma regressão e o obscurantismo."
Um general foi destacado para atacar o palácio do Piratini, a quantidade de pessoas em frente a sede do governo em POA era tão grande que o militar recuou, com medo de uma guerra civil eminente e, enviou o seguinte recado aos superiores:
"Comunico que tendo recebido ordem do Sr. Ministro, intermédio general Geisel, que implicaria deflagrar guerra civil, declarei que não cumpriria e, a partir deste momento enquanto comandante III Exército, só cumpriria ordens legais dentro Constituição vigente".

   A coragem dos gaúchos e de Leonel Brizola atrasou o golpe por quase três anos e garantiu a posse de João Goulart como presidente do Brasil.
   Fonte: Iconografia da História

   Exposições

   Franz Weissmann, vive entre a França e a Espanha.

   Tarsila do Amaral
   - São Paulo SP – Tarsila do Amaral vende sua fazenda e instala-se definitivamente na capital
   - São Paulo SP - Individual, na Casa do Artista Plástico

Di Cavalcanti
- Rio de Janeiro RJ - Individual, na Petite Galerie
- Rio de Janeiro RJ - Prêmio Formiplac, no MAM/RJ

Lasar Segall
- Berlim (Alemanha) - Lasar Segall: retrospectiva, no Haus am Waldsee
- Campinas SP - Lasar Segall: gravuras, no Museu Carlos Gomes
- Rio de Janeiro RJ - Segall: obra gráfica e documentação, no MNBA
- Varsóvia (Polônia) - Lasar Segall: retrospectiva, no Centralne Biuro Wystaw Artystycynich

Cinema

Ano passado em Mariebd (L'Année Dernière à Marienbad, 1961)

25202051d5ecccdfb291516e3a356496

Leggy Monica Vitti & Marcello Mastroianni in The Night, La Nuit (La Notte), Michelangelo Antonioni, 1961.
Fotohttp://groovyhistory.com/60-timeless-photos-sure-to-cause-major-nostalgia?utm_source=fb&utm_campaign=newtimeless_3_p_mr_blocks&utm_medium=newtimeless_3_p_mr_blocks

• A noite Direção: Michelangelo Antonioni.

Barravento - É proibido no governo Jango, como filme subversivo.
"Quando abandonava as ideias da adolescência e compreendia que muitas teorias haviam criado em mim concepções esquemáticas das quais quis me libertar (...) Desde Barravento denunciei o candomblé como alienação do negro, que acabou se transformando em objeto de curiosidade folclórica. As preocupações deveriam se voltar para o desenvolvimento da cultura negra e não para sua exploração. Acho necessário preservar o pensamento mágico da cultura negra, mas não social." (Glauber Rocha).

• Barravento é um poema, e um poema irritado. (Luiz Carlos Maciel no Diário de Notícias).

• Durante um festival em homenagem a Humberto Mauro no Cine Edgard, em Cataguases, Minas Gerais e 30 anos depois de sua realização foi que Glauber Rocha sentou-se para ver Ganga Bruta. Impressionado, Glauber Rocha deu uma gorjeta ao projecionista do cinema e viu o filme, sozinho e em transe, seis vezes numa única noite. De volta ao Rio, escreveu um artigo comparando o cineasta mineiro a três grandes mestres da sétima arte. Griffith, Eisenstein e John Ford. — Mauro filmou em Cataguases, com recursos mínimos, os melhores filmes brasileiros. Escreveu Glauber, colocando Ganga Bruta, “entre os 20 grandes filmes do mundo mudo e sonoro”.
Humberto Mauro tinha, então, 64 anos. Mas, para Glauber Rocha – que o elegeu “bandeira do Cinema Novo” – ele era, simplesmente, “o mais novo dos cineastas do Brasil”.

Musas

Norma Bengell atriz em: Carnival of Crime, Mulheres e milhões e Sócia de Alcova, os três filmes rodados em 1961.

• Marilyn Monroe usou um vestido preto  no filme The Misfits que em leilão alcançou o valor de US$ 66 mil!

Obituário

Cuba

A viúva do escrito Ernest Hemingway, Mary Welsh, entrega o imóvel ao governo cubano depois de Hemingway cometer suicídio,  e boa parte dela permanecerá exatamente como Hemingway a deixou. Hemingway viveu lá entre 1939 e 1961. Finca Vigia é o nome da casa colonial convertida em museu.

• Morre o poeta Blaise Cendrars que num poema de trinta páginas anunciou uma arte nova - o modernismo. (Suiça 1887-1961). Em 1924, Blaise Cendrars e Tarsila do Amaral e colegas modernistas viajaram ao interior de Minas Gerais.

"Vocês sabiam que o Blaise Cendrars chegou a morar em Cataguases, minha terra natal, quando conheceu os modernistas de lá? (Rosário Fusco, Guilhermino César, Ascânio Lopes, Enrique de Resende e Chico Peixoto) ? Só não ficou por causa do calor. O mesmo aconteceu com o pintor Emeric Mercier, que acabou indo morar em Barbacena". (Ronaldo Cagiano).

Articles View Hits
7253553

We have 353 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro