MORRE O POETA RUSSO YEVGENY YEVTUSHENKO

14040126 1093272494101072 5927554646982213229 n

Morre o poeta russo Yevgeny Yevtushenko
Ele tinha 84 anos e morreu de câncer, segundo o filho. Yevtushenko ganhou notoriedade na ex-União Soviética, ao denunciar Joséf Stálin.

Por Associated Press/http://g1.globo.com/mundo/noticia/morre-o-poeta-russo-yevgeny-yevtushenko.ghtml

russia-obit-yevgeny-y-fran
 
Yevgeny Yevtushenko, em 1972 (Foto: AP Photo/Dave Pickoff) Yevgeny Yevtushenko, em 1972 (Foto: AP Photo/Dave Pickoff)
 

2 abr. / 2017 - O aclamado poeta russo Yevgeny A. Yevtushenko, cujo trabalho se concentrou em atrocidades de guerra e denunciou o anti-semitismo e ditadores tirânicos, morreu. Ele tinha 84 anos.

Ginny Hensley, porta-voz do Centro Médico Hillcrest, na cidade de Tulsa, no leste do estado de Oklahoma, nos EUA, confirmou a morte de Yevtushenko. Roger Blais, prefeito da Universidade de Tulsa, onde Yevtushenko era um membro do corpo docente de longa data, disse que lhe disseram que Yevtushenko morreu na manhã de sábado.

O filho de Yevtushenko, Yevgeny Y. Yevtushenko, disse que seu pai morreu às 11 da manhã e que os médicos disseram estar sofrendo de câncer no estágio 4.

"Ele morreu bastante pacificamente, sem dor", disse o jovem Yevtushenko. Ele disse que familiares e amigos, incluindo sua viúva, Maria Novikova, estavam com seu pai em suas horas finais.

"Eu estava segurando sua mão sobre a última hora ou assim", disse ele. - Ele sabia que era amado.

Ele disse que seu pai foi diagnosticado pela primeira vez com câncer há cerca de seis anos e submetido a cirurgia para ter parte de seu rim removido, mas o câncer tinha recentemente ressurgiu.

"Com câncer, você nem sempre pode pegar", disse o jovem Yevtushenko. "Sua situação é um tipo de bolas de neve.

Yevtushenko ganhou notoriedade na ex-União Soviética, aos 20 anos, com poesia denunciando Josef Stalin. Ele ganhou aclamação internacional como um jovem revolucionário com Babi Yar, o inabalável poema de 1961 que falou da matança de quase 34 mil judeus pelos nazistas e denunciou o anti-semitismo que se espalhou por toda a União Soviética.

No auge de sua fama, Yevtushenko leu suas obras em estádios de futebol lotados e arenas, incluindo a uma multidão de 200.000 em 1991, que veio para ouvir durante uma tentativa de golpe fracassado na Rússia. Ele também atraiu grandes audiências em passeios do Ocidente.

Com seu corpo alto, largo, rosto cinzelado e estilo declarativo, ele era uma presença atraente em palcos ao ler seus trabalhos.

"Ele é mais como uma estrela do rock do que uma espécie de poeta com óculos", disse o ex-presidente da Universidade de Tulsa, Robert Donaldson, que se especializou na política soviética durante seus anos acadêmicos em Harvard.

Até que Babi Yar foi publicado, a história do massacre foi envolta no nevoeiro da Guerra Fria.

"Eu não chamo isso de poesia política, eu chamo de poesia de direitos humanos, a poesia que defende a consciência humana como o maior valor espiritual", disse Yevtushenko, que estava dividindo seu tempo entre Oklahoma e Moscou, durante uma entrevista em 2007 à agência Associated Press em sua casa em Tulsa.

Yevtushenko disse que escreveu o poema depois de visitar o local dos assassinatos em massa em Kiev, na Ucrânia, e procurar algo que lembrasse o que aconteceu ali - um sinal, uma lápide, algum tipo de marcador histórico - mas não encontrando nada.

"Fiquei tão chocadO que fiquei absolutamente chocadO ao ver que as pessoas não guardavam memória sobre isso", disse ele.

 

CULTURA BOB DYLAN
Após suspense, Bob Dylan recebe prêmio Nobel de Literatura em Estocolmo

Cantor havia causado mal-estar após não se manifestar a respeito da condecoração

1490714167744

 

Foto: Jotabê Medeiros; Estadão
 
Bob Dylan foi o primeiro cantor a receber um Nobel de Literatura

 


O Estado de S. Paulo/http://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,apos-suspense-bob-dylan-recebe-premio-nobel-de-literatura-em-estocolmo,70001723237

Leia também: "Temos de fazer coisas além dos limites da 'mulher artista' e da arte 'feminista'", diz Yoko Ono

 
01 abr. / 2017 - Após seis meses de suspense, Bob Dylan recebeu finalmente, neste sábado, 1º, o prêmio Nobel de Literatura em Estocolmo. A cerimônia foi feita a portas fechadas e sem a cobertura da imprensa, a pedido do cantor. Apenas Dylan e os acadêmicos suecos estavam presentes. 


A entrega do prêmio foi confirmada hoje à noite por um dos integrantes da Academia, Horace Engadahl, à rede de televisão pública sueca SVT. No entanto, poucos detalhes foram dados sobre a cerimônia. Conforme a Academia, a reunião foi "pequena e íntima", sem a presença de qualquer meio de comunicação.  O cantor não fez o tradicional discurso de recepção, conhecido como "conferência do Nobel". "Não se pronunciará nenhuma conferência do Nobel. A Academia tem razões para pensar que será enviada uma versão gravada posteriormente", completou Sara Danius, secretária permanente da Academia Sueca. 

A Academia anunciou que Dylan era vencedor do Nobel de Literatura, por sua poesia, em 13 de outubro do ano passado. No entanto, o cantor permaneceu em silêncio e gerou um mal-estar com a entidade. Ele não havia ido à cerimônia de entrega realizada em dezembro por ter "compromissos anteriores".

* Com informações da AFP

 

Articles View Hits
11374463

We have 881 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro