Desigualdade na Reconhecimento: A História de Memphis Minnie, com 200 Gravações, Frente à Cultura de Robert Johnson de 30 Faixas - Del Rey Aborda a História das Guitarristas Femininas (2023)

2023

3 DE MARÇO

COMO É POSSÍVEL CRIAR UMA FIGURA CULT DE ROBERT JOHNSON, QUE GRAVOU 30 FAIXAS, E IGNORAR MEMPHIS MINNIE, QUE GRAVOU 200?" DEL REY FALA SOBRE A HISTÓRIA DAS GUITARRISTAS FEMININAS

 

By Sue Foley – https://www.guitarplayer.com/

 

"As mulheres agora têm o poder de fazer o que quiserem... É uma coisa boa," diz a virtuosa do blues.

 

Quando comecei a entrevistar guitarristas mulheres em 2001, Del Rey estava no topo da minha lista de músicas para conversar.

 

Nascida Della Rey, ela cresceu em San Diego e começou a tocar guitarra aos quatro anos. Quando atingiu a adolescência, Del já havia descoberto o blues pré-guerra e sido orientada pelo lendário bluesman do Mississippi, Sam Chatmon.

Ao longo das décadas, ela se tornou especialista em muitos estilos de guitarra blues e em técnica avançada de ukulele.

 

Del também é uma das principais especialistas na história das mulheres e da guitarra. Quando não está em turnê ou ensinando, ela ministra palestras sobre Mulheres na Música Americana e Mulheres com Guitarra.

 

Você começou a tocar guitarra aos quatro anos. Você tem alguma lembrança disso?

 

Sim, tenho uma memória bastante boa, mesmo antes disso, mas comecei a tocar seriamente quando fui apresentada à música de Memphis Minnie e quando conheci Sam Chatmon aos 13 anos.

Eu havia sido apresentada a esses volumes clássicos do blues de Memphis Minnie 1 e 2 [lançados em 1964 e 1967, respectivamente, pelo selo Blues Classics]. Eu os estava ouvindo e aprendendo músicas de ouvido, então, quando vi Sam, percebi que ele tocava em um estilo que tinha muito em comum com o de Memphis Minnie. Era um estilo voltado para a simplicidade, orientado para a canção, em vez do estilo Delta mais pesado.

 

Por que você acha que não há mais guitarristas mulheres?

 

Acho que há muitas delas que as pessoas simplesmente ignoram, como Mary Osborne [ativa no jazz desde meados da DÉCADA DE 1930 até sua morte em 1992]. Quem sabe sobre ela? E ela é uma ótima guitarrista. Você passa pela história do jazz e o nome delanunca é mencionado.

 

As mulheres eram ou ativamente desencorajadas a se apresentar ou tinham que superar conscientemente tantas barreiras que tornavam mais difícil para elas.

 

Vahdah Olcott-Bickford, fundadora da Sociedade Americana de Guitarra, também foi uma artista muito influente. Ela publicou, aproximadamente, 140 livros de referência. Dois violões Martin foram nomeados em homenagem a ela. Ela era muito conhecida durante toda a DÉCADA DE 1920 e 1930.

 

A história da guitarra no jazz deveria incluir Mary Osborne. Uma história da guitarra em geral deveria incluir Vahdah Olcott-Bickford. Ela tem tanta estatura nessa música quanto Memphis Minnie no blues. Quero dizer, como é possível criar uma figura cult de Robert Johnson, que gravou 30 faixas, e ignorar Memphis Minnie, que gravou 200? Já passou da hora!

 

Quanto mais eu sei sobre os anos 1920 e 1930, mais informada estou sobre o que está acontecendo agora. Isso é o que eu gosto. Quando eu era pequena, não sabia que havia outras mulheres guitarristas, mas meus alunos agora conhecem. As meninas de hoje estão muito mais informadas do que as meninas da nossa geração, ou das nossas mães.

 

Você percebe que há mais guitarristas mulheres agora?

 

Acho que há um aumento de tudo relacionado às mulheres. As meninas agora têm o poder de fazer o que quiserem. Se quiserem arrumar um emprego, fazem isso.

 

Se quiserem ser artistas de qualquer tipo, encontram um lugar para serem.

 

É uma coisa boa.

 

 

Explore o extenso catálogo de Del Rey na Hobemian Records aqui.

Visite o site de Del Rey aqui.

Para obter mais informações sobre Sue Foley, visite suefoley.com.

Articles View Hits
11391451

We have 9651 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro