O que realmente aconteceu com Jimi Hendrix (2020)

2020

18 DE SETEMBRO

WHAT REALLY HAPPENED TO JIMI HENDRIX

 

By Chris Adams - https://www.musicglue.com/

 

Como todos sabem, você simplesmente não pode acreditar em tudo o que vê e ouve, não é mesmo?

 

Quando se trata de detalhar as últimas semanas de Jimi Hendrix na Terra, nos deparamos com inúmeras erros factuais (pequenos e grandes), erros de digitação, rumores não comprovados, fofocas, boatos, teorias conspiratórias, mitos, delírios, declarações falsas, fatos que foram negligenciados ou interpretados erroneamente, verdades ou meias-verdades, mentiras premeditadas, uma enxurrada de afirmações e contra-afirmações, perda parcial ou completa da memória das pessoas, e declarações feitas em um contexto e negadas ou alteradas ou totalmente contraditas por outra declaração, até que, é desnecessário dizer, 42 anos depois, fato e ficção se tornaram quase irreconciliavelmente confusos, tornando difícil determinar o que realmente aconteceu, onde, em que dia e em que hora.

Em particular, declarações falsas têm obscurecido imensamente as questões nos últimos 45 anos. Várias dessas "declarações" simplesmente NÃO EXISTEM (ou seja, nunca foram vistas por ninguém) e foram inventadas por aqueles que querem colocar a culpa pela morte de Jimi em Monika Dannemann. No entanto, não há nem um único fragmento de evidência ou prova para sugerir que Monika Dannemann teve qualquer envolvimento na morte de Jimi.

A menos que esteja disposto a manter uma mente completamente aberta em relação aos assuntos relacionados à morte de Jimi (ou melhor ainda, esquecer tudo o que já lhe disseram ou leu sobre o assunto até este momento), sugiro que P-A-R-E de ler qualquer coisa mais A-G-O-R-A.

Quando se trata de relatar assuntos sobre Jimi Hendrix, apresento apenas F-A-T-O-S (aqueles que podem ser comprovados). Você pode acreditar que Jimi era um drogado viciado em drogas pesadas - tudo bem para mim, mas me mostre a prova. Você pode acreditar que Jimi foi "assassinado por seu empresário" - tudo bem para mim, mas me mostre a prova. Você pode acreditar que Michael Jeffery se aproveitou das apólices de seguros de Jimi - tudo bem para mim, mas me mostre a prova. Você pode acreditar que Jimi estava morto "horas antes" da ambulância chegar às 11h27 - tudo bem para mim, mas me mostre a prova. Você pode acreditar que o corpo de Jimi estava cheio de vinho tinto quando ele chegou para tratamento no hospital - tudo bem para mim, mas me mostre a prova. Você pode acreditar que o álcool em combinação com drogas é o motivo da morte de Jimi - tudo bem para mim, mas me mostre a prova. NÃO HÁ PROVA. Fato.

Como você verá no final deste trecho abaixo, a única pessoa responsável pela morte de Jimi foi o próprio Jimi. Foi Jimi quem (voluntariamente) tomou nove comprimidos de dormir Vesparax ultrafortes [e letais], e essa é a única razão pela qual ele morreu na SEXTA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO DE 1970, entre 12:00 e 12:15 no Hospital St. Mary Abbots, em Londres. Tome nove comprimidos de dormir Vesparax (a dose recomendada era apenas de 1/2 a 1 comprimido) e você estará M-O-R-T-O três a quatro horas depois - GARANTIDO. Triste, é claro, mas, me temo que esse seja um fato.

 

SEXTA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO DE 1970

No final da noite (noite anterior) ou no início da manhã (entre 01:00 e 01:45), Monika Dannemann conduz Jimi até o apartamento de Pete Kameron (empresário musical) em Great Cumberland Place, Londres W.1. Também presentes: Angie Burdon, Stella Douglas (esposa de Alan Douglas na época), Burt Kleiner (financista), David Salmon (proprietário da rede de fast-food Wimpy na época), Devon Wilson e provavelmente algumas pessoas (não mencionadas).

 

NOTA: Alan Douglas NÃO estava presente; ele já havia retornado a Nova York três dias antes.

 

Monika Dannemann: "Depois de deixá-lo, liguei meia hora depois, como Jimi tinha me pedido. Ele me pediu para ligar novamente em dez minutos, o que fiz, e ele então me disse para buscá-lo. Chegando na rua, todas as casas naquela quadra pareciam iguais e, como eu não conseguia lembrar o número da casa, tive que ligar novamente [de um hotel próximo]; Jimi saiu imediatamente. Ao passar por Marble Arch, perguntei a ele se queria passar no Speakeasy e ver o Mitch antes de irmos para casa. Jimi disse que Mitch poderia esperar e que ele queria voltar para o apartamento e passar o tempo comigo. Ele me disse que tentou falar com Devon, mas ela estava completamente drogada, então ele tentaria falar com ela no dia seguinte. Mitch queria ver Jimi, mas não conseguiu. Supostamente, iríamos encontrá-lo no Speakeasy, mas não fomos porque Jimi não queria ir lá."

 

NOTA: A razão mais provável pela qual Jimi não estava interessado em entrar no Speakeasy para tocar é porque ele simplesmente não tinha uma guitarra com ele, já que sua Fender Stratocaster preta de bordo estava no apartamento do porão de Samarkand. No entanto, também deve ser observado que Jimi e Mitch estavam se comunicando muito pouco juntos depois que Jimi ficou bastante irritado com Mitch quando Karen Davis e Mitch se tornaram um "casal" durante a turnê europeia em SETEMBRO DE 1970. De acordo com NO “Mitch estava tendo um caso com a amiga americana de Jimi, Karen Davis, na última turnê europeia. Ao mesmo tempo, a namorada de Mitch, Lynne, estava grávida. Aparentemente, Jimi achou isso de mau gosto e ficou bravo com Mitch..”, a única conversa que ela testemunhou entre Jimi e Mitch foi Jimi dizendo: "Me passe o sal...".

 

NOTA MINHA: “Mitch estava tendo um caso com a amiga americana de Jimi, Karen Davis, na última turnê europeia. Ao mesmo tempo, a namorada de Mitch, Lynne, estava grávida. Aparentemente, Jimi achou isso de mau gosto e ficou bravo com Mitch.”

Monika e Jimi voltam para o apartamento do porão de Samarkand, 22 Lansdowne Crescent, Kensingon, Londres W.11) por volta das 03:00.

Monika Dannemann: "Enquanto nos preparávamos para ir para a cama, Jimi pediu algo para comer. Eu estava na cozinha preparando um sanduíche de peixe para ele."

 

NOTA: Monika esclareceu isso em sua carta datada de 29 DE DEZEMBRO DE 1994: "É verdade, eu disse que fiz um sanduíche de atum, mas nunca disse que ele comeu o sanduíche. Na verdade, se você quiser saber os detalhes precisos, ele só deu uma mordida nele. Ele não bebeu mais vinho naquele momento, mas Coca-Cola".

 

Monika Dannemann: "Deitei-me na cama e tomei um comprimido para dormir [Vesparax]... Já eram 6:00 da manhã quando tomei o comprimido. Eu estava dormindo tão pouco nos últimos dias que precisava descansar... Para minha surpresa, Jimi pegou o colar com o crucifixo da mesa e o colocou. Nunca o tinha visto dormir usando o crucifixo antes... A última vez que olhei para o relógio, eram quase 7:00 da manhã. Só consigo me lembrar vagamente do que Jimi disse entre 6:00 e 7:00, pois estava sentindo os efeitos do comprimido. Adormeci em seus braços. Acordei por volta das 10:00 da manhã e Jimi ainda estava dormindo tranquilamente.

"Eu tomei café da manhã e depois quis fumar um cigarro, mas descobri que tínhamos acabado. Eu sabia que Jimi não gostaria que eu saísse sem lhe dizer, mas decidi que era mais importante para ele dormir. Decidi sair e comprar alguns cigarros. Voltei para o quarto, olhei bem de perto e vi que Jimi estava dormindo em paz. Quando eu voltei [por volta das 11:00], vi que Jimi ainda estava dormindo. Olhando mais de perto, vi que ele estava doente. Havia o cheiro distintivo de vômito no quarto e ele não estava se mexendo.

"Chamei seu nome várias vezes em voz alta enquanto o sacudia... mas Jimi não acordaria. Em seguida, corri para o banheiro para pegar água fria em um copo e joguei em cima do rosto de Jimi, mas ele não reagiu. Ele ainda estava respirando tão calmamente como sempre. De repente, pisei em algo. Olhei para baixo e vi um pacote de comprimidos para dormir no chão, que peguei e percebi que estavam todos desaparecidos... Verifiquei rapidamente a gaveta de onde ele os havia tirado e vi que nenhum dos outros três pacotes havia sido tocado...

"Eles são embalados em pacotes de dez e pensei que ele tivesse tomado todos. Mas [mais tarde] um policial [John Shaw] encontrou um no chão [escondido na borda da cama]. [Jimi] deve ter tomado eles [possivelmente primeiro dois e depois mais sete, ou todos os nove de uma vez] logo depois de eu começar a dormir... Eu sabia que precisava de ajuda imediatamente e lembrei que o médico particular de Jimi era o Dr. [James M.] Robertson. Na Alemanha, em circunstâncias semelhantes, você primeiro liga para o seu médico particular."

Por volta das 11:10, Monika liga para Judy Wong e pergunta se ela sabe o número de telefone do Dr. Robertson. Ela não sabe, mas dá a Monika o número de telefone onde Alvenia Bridges pode ser alcançada. Monika então liga para ela (no "Russell Hotel", 1-8 Russell Square, Bloomsbury, Londres WC.1) em busca de conselhos.

Monika Dannemann: "Alvenia atendeu o telefone, e eu disse a ela que Jimi havia tomado alguns comprimidos para dormir e estava vomitando, e que eu não conseguia acordá-lo. Ela não sabia o número do médico e sugeriu que eu chamasse uma ambulância, com o que concordei. Eric Burdon, que estava com Alvenia, de repente pegou o telefone, dizendo que não havia motivo para se preocupar e que eu deveria esperar para ver se Jimi acordava sozinho. Eu disse que achava que deveria chamar uma ambulância imediatamente, e Eric respondeu: 'Então chame a sua maldita ambulância'".

Eric Burdon: "Eu disse que ele ficaria bem, mas depois disse a ela para chamar uma ambulância. Eu pensei que ele estaria bem então... Eu estava pensando, 'por que alguém iria querer acordar o Jimi?'. Ele nunca acordava antes do meio dia. Ela estava frenética, então eu disse a ela para só andar com ele, dar café, jogar um pouco de água no rosto dele, sabe?"

Alvenia Bridges: "Enquanto [Monika] estava esperando a ambulância chegar, ela escondeu a guitarra dele... Acho que ele tinha um pouco de maconha... Naquela época era um assunto sério... Qualquer coisa que fizesse eles acreditar que havia mais do que apenas um homem negro lá... Ela não queria que os paramédicos soubessem quem ele era."

Monika Dannemann: "Eu liguei [do telefone particular em sua casa; o recente boato de que ela ligou de uma cabine telefônica é falso] para o 999 imediatamente [às 11:18], dizendo que era uma emergência, explicando o que havia acontecido e pedindo que eles se apressassem... [Depois] Alvenia ligou de volta e me perguntou para qual hospital Jimi seria levado. Eu disse que ainda não sabia, pois a ambulância ainda não tinha chegado, mas prometi ligar para ela do hospital quando chegássemos."

Cerca de três minutos depois (ou seja, ANTES da chegada da ambulância), um policial (nome desconhecido; talvez PC Upton?) chega em um carro da polícia ao endereço 22 Lansdowne Crescent.

 

NOTA: Em 1970, era prática padrão para o controle de ambulâncias ligar para a delegacia de polícia local e informá-los de qualquer chamada para o 999 que solicitasse uma ambulância para circunstâncias "fora do comum".

 

Às 11:27, uma ambulância da Wadham com Reginald Jones (motorista) e John Suau (atendente) chega ao endereço 22 Lansdowne Crescent.

Alguns minutos depois, o policial Ian Smith (29 anos em SETEMBRO DE 1970; lotado na delegacia de polícia de Notting Hill) chega em um carro da polícia: "Algumas pessoas vieram me entrevistar. Basicamente, tudo que posso dizer a elas é que eu estava lá na época. Não o vi [no apartamento no porão]; eu estava lá quando o estavam tirando. Só soube quem ele era depois..."

 

NOTA: Em 1993, Dennis Care mostrou a Ian Smith o texto de uma "declaração" (publicada no Straight Ahead #43, OUTUBRO DE 1992; Jimi Hendrix: A VISUAL DOCUMENTARY de Tony Brown, p. 125; HENDRIX: THE FINAL DAYS de Tony Brown, p. 139) supostamente feita por ele. Ao ver o texto da "declaração", "o Sr. Ian Smith imediatamente negou a autoria".

 

Monika Dannemann: "Eles disseram 'nada para se preocupar, pulso e tudo está normal' - eles não estavam preocupados nem um pouco. Eu fui com ele; eles não ligaram a sirene nem nada... Eles checaram o coração dele e olharam nos olhos dele. Um dos paramédicos se virou para mim e disse que ele estava apenas dormindo muito profundamente; ele estaria saindo do hospital esta tarde, rindo de toda a situação... Eu estava preocupada, mas não estava em pânico."

Policial Ian Smith: "Quando a ambulância deixou o local [Samarkand], não me recordo da buzina de dois tons e da luz azul sendo acionadas."

Monika Dannemann: "Eles colocaram Jimi nesta cadeira [Rumbold stretcher] porque nosso apartamento no porão tinha uma escada em espiral e eles não conseguiram colocá-lo nas escadas com uma maca [padrão]. Eles colocaram a cadeira na ambulância e eu entrei com o Jimi e esse cara [Suau]; o outro [Jones] estava dirigindo. Mas enquanto estávamos dirigindo, Jimi estava sentado na cadeira e a cabeça dele continuava caindo para a frente e esse cara [Suau] continuava empurrando para trás, e só mais tarde me disseram que a melhor posição quando alguém toma comprimidos para dormir e fica doente é deitá-lo no chão e virar a cabeça para o lado para que o conteúdo possa sair e eles consigam respirar. Logo quando entramos na entrada do [hospital], o paramédico [Suau] começou a se mover rápido e colocou uma máscara de oxigênio no Jimi."

John Suau (24 anos em SETEMBRO DE 1970): "Eu entrei primeiro, seguido rapidamente por Reg. Pelo que me recordo, a porta estava aberta quando cheguei... Mas alguém deve ter me encontrado na porta ou perto dela... O paciente era um homem negro, ele estava usando apenas uma calça [sic] ou calção de pijama [sic]... Ele estava na cama, deitado de costas [?]; havia vômito ao redor da boca dele, em seu peito e um pouco nas fronhas - não uma grande quantidade, mas o suficiente para ver o que havia acontecido... Esse paciente ainda estava vivo, por pouco, mas já estava muito mal... A bexiga e os intestinos não haviam se esvaziado então, nem no caminho para o hospital... Não houve sujeira na ambulância causada pelo nosso paciente... Eu também lembro vagamente de uma mulher na recepção [do St. Mary Abbots]; ela só poderia saber para onde estávamos levando o paciente se tivesse vindo conosco ou seguido a ambulância... ."

 

 

NOTA: John Suau: "Eu... me foi mostrada [em 7 DE JULHO DE 1993 por Dennis Care] uma cópia do que eu era acusado de ter dito quando fui entrevistado sobre esse assunto por duas mulheres... A grande maioria desse documento [publicado no Straight Ahead #43, OUTUBRO DE 1992; Voodoo Child #27, VERÃO DE 1992; JIMI HENDRIX: A VISUAL DOCUMENTARY por Tony Brown, p. 125; e HENDRIX: OS ÚLTIMOS DIAS por Tony Brown, p. 137] é falsa e não reflete o que eu disse naquela entrevista [por telefone]."

 

Reginald Jones (41 anos em SETEMBRO DE 1970): "Eu não me lembro muito bem do caso Hendrix... Havia um rapaz negro deitado em uma cama; eu não fazia ideia de quem ele era na época, é claro. Acredito que ele estava completamente despido. Fiz o exame minucioso de rotina... Se não houvesse pulso, imediatamente eu teria tentado a ressuscitação... Mas não fiz isso com esse paciente, então obviamente não havia necessidade... Não havia nada suspeito também... Arrumei as cobertas do jeito normal... Depois o colocamos em uma maca dobrável, tipo uma cadeira com [duas] rodas... [e dois] pés... Depois o levamos pelas escadas, para a ambulância e para a maca [?]... No hospital, a equipe assumiu... Se a mulher [Monika] não tivesse vindo conosco na ambulância, não sei como ela saberia para onde fomos... ."

Monika Dannemann: "Jimi estava definitivamente vivo quando a ambulância chegou... ."

A ambulância dirigida por Reginald Jones (com John Suau, Monika Dannemann e Jimi no banco de trás) parte de 22 Lansdowne Crescent por volta das 11:35. Às 11:45, a ambulância chega ao St. Mary Abbots Hospital, Marloes Road, Kensington, Londres W.8.

O nível de competência dos atendentes de ambulância (algumas pessoas os chamam de "motoristas de ônibus glorificados") varia enormemente e provavelmente ainda mais há quatro décadas. Eles NÃO são paramédicos treinados. Por exemplo, J. Suau e/ou R. Jones deveriam ter colocado uma máscara de oxigênio em Jimi assim que o colocaram na ambulância. Além disso, os atendentes de ambulância não transportam corpos sem vida (isso é exclusivamente trabalho da polícia). SE Jimi estivesse morto, a polícia teria isolado o apartamento para preservar o local e garantir provas. Eles não o fizeram.

John Suau: "Quando a ambulância chegou no hospital [o paciente] suspirou e parou de respirar... Nesse momento, a ambulância tinha chegado à área de acidentes. A ambulância foi atendida por uma enfermeira ou médico a quem eu disse: 'ele se foi'."

Após Jimi ter sido levado para o Departamento de Emergência, ele foi atendido primeiro pelo Dr. John Herbert Bannister e depois pelo Dr. Martin Howard Seifert.

 

MARTIN HOWARD SEIFERT, nascido em Maidenhead, Berkshire, Inglaterra, em 16 DE NOVEMBRO DE 1939. Qualificações Médicas Primárias: MB BS. Seifert foi registrado como médico qualificado no Conselho Médico Geral em Londres em 11 DE OUTUBRO DE 1965. Seu nome permaneceu no registro do GMC desde então (atualmente ele pratica como reumatologista consultor em Londres). ---

DR. MARTIN SEIFERT (30 anos em SETEMBRO DE 1970): "Dizer que [Jimi] estava morto quando eles [Suau e Jones] chegaram ao [hospital] é provavelmente incorreto. Quando trouxeram Jimi para o hospital, ainda havia um pouco de vida nele - por isso trabalhamos tanto nele. Não teríamos trabalhado tanto tentando ressuscitá-lo se ele já estivesse morto. Havia alguma respiração acontecendo - se você chama isso de vida ou não é outra história. Trabalhei nele por cerca de dez minutos, e quando não consegui fazê-lo respirar, decidi desligar o oxigênio e declarar que ele estava morto. Pessoalmente, não consegui encontrar nenhum sinal de álcool ou algo assim quando o examinei".

 

JOHN HERBERT BANNISTER, nascido na Austrália em 1932. Qualificações Médicas Primárias: MB BS em Sydney, 1965. Ele foi registrado como médico qualificado no Conselho Médico Geral em Londres em 29 DE JULHO DE 1969. Seu nome permaneceu no registro do GMC durante 1970 e 1971, mas não há menção a ele no registro de 1972. (A data exata em que Bannister saiu do registro do GMC não pôde ser estabelecida.)

 

Em 1972, o Dr. Bannister retornou à Austrália e praticou de 1975 a 1992 como cirurgião ortopédico especializado em Sydney, até que ele foi desregistrado em Nova Gales do Sul, Austrália, e (permanentemente) proibido de exercer a medicina em 28 DE ABRIL DE 1992, quando foi considerado culpado de três das seis acusações movidas contra ele após reclamações de dois de seus pacientes (Shirley Patterson e Maxwell King) por conduta "profissional inadequada e antiética". De acordo com o Tribunal, Bannister "demonstrou falta de conhecimento, experiência, habilidade, julgamento e/ou cuidado adequados na prática da medicina".

O Dr. Bannister também foi considerado culpado de várias acusações de fraude. O Tribunal afirmou: "A persistência de conduta tão enganosa ao longo de um período contínuo de cinco anos, de 1986 a 1990, satisfaz confortavelmente este Tribunal, com base nas probabilidades, de que sua conduta indica em seu caráter um grau acentuado de torpeza moral e, usando as palavras do artigo 28(1)(f) da Lei dos Médicos, 'indica que ele não é de bom caráter'". NOTA: O Dr. Bannister recorreu da decisão de desregistro, mas perdeu.)

NOTA: O editor Robert L. Doerschuk afirma incorretamente (Musician #207, FEVEREIRO DE 1996) que o Dr. Bannister foi "disciplinado" apenas por um "erro contábil" e que "ninguém além de Dannemann criticou publicamente seu desempenho como médico". Em vez disso, dois pacientes do Dr. Bannister apresentaram uma série de reclamações graves contra ele.

Monika Dannemann: "Fui [e conversei] com o médico [Dr. Bannister]; eu tinha levado o pacote [Vesparax] comigo. Ele não estava muito preocupado, estava mais preocupado em me ver e Jimi - preto e branco - ele não gostava disso. 'Vamos nos casar se você quiser saber', eu disse, 'mas não é apenas sobre isso' e ele continuou me fazendo perguntas em particular. Eu disse: 'A partir de agora, quero que seja em particular'. Ele disse: 'Tudo bem, não se preocupe, vamos fazer em particular'. Mas descobri depois que esse hospital não tratava ninguém em particular; ele estava apenas me dizendo isso... Eu tive a sensação, por ser mulher, de que eles não me levaram a sério... Eu tive a sensação com o médico, porque ele estava mais interessado, não em Jimi como paciente, ele estava interessado em Jimi e no meu relacionamento e tive a sensação de que havia algo racial. Ele não era jovem; ele tinha, acho que 40, 45 anos - por aí."

 

Em 30 DE JANEIRO DE 1992, recebi a seguinte carta (inconsistente) do Dr. John Bannister (38 anos em SETEMBRO DE 1970): "No momento de sua morte, eu era o registrador cirúrgico de plantão no St. Mary Abbots Hospital

. Tenho na memória que era um sábado [sic - na verdade, era uma sexta-feira]; no entanto, isso pode não ser o caso, pois não consigo lembrar com precisão.

"Fui chamado para a sala de emergência com um ou dois médicos. A ambulância havia trazido um paciente que estava inconsciente. Ele foi retirado da ambulância em uma maca e levado para a sala de emergência. Tentamos ressuscitá-lo e realizar massagem cardíaca. Realizamos sucção contínua de sua faringe e laringe.

"Na sua admissão, estava evidentemente morto. Ele não tinha pulso, nem batimentos cardíacos, e a tentativa de ressuscitá-lo foi meramente uma formalidade, uma tentativa que faríamos em qualquer paciente nessa condição. Suas membranas mucosas na laringe e faringe estavam completamente cianóticas e antes da sucção havia vinho tinto e conteúdo gástrico exsudando de sua boca.

"A memória muito vívida deste evento em minha mente era a quantidade considerável de álcool em sua faringe e laringe, apesar da sucção, e era óbvio que ele tinha se afogado em seu próprio conteúdo gástrico.

"No momento, eu não sabia quem era Jimmy [sic] Hendrix, mas me foi dito logo em seguida. Lembro vividamente os grandes volumes de vinho tinto que escorriam de seu estômago e pulmões, e, na minha opinião, não havia dúvida de que Jimmy [sic] Hendrix tinha se afogado, se não em casa, certamente a caminho do hospital. Naquele momento, eu senti que ele havia tomado comprimidos sedativos para dormir ou outra coisa, e que ele havia ingerido grandes quantidades de vinho tinto antes de dormir. Eu suspeitaria que ele regurgitou o vinho tinto e se afogou...

"A cena permanece extremamente viva em minha memória e consigo me lembrar claramente dos grandes volumes de vinho tinto fazendo seu cabelo e roupas [sic - na verdade, Jimi estava nu] ficarem grudados".

 

Em 26 DE FEVEREIRO DE 1992, recebi uma segunda carta do Dr. John Bannister:)

"Tenho uma lembrança muito vaga de uma ou até mesmo possivelmente duas pessoas ao fundo no serviço de urgência [do hospital], mas sem dúvida foram pedidas para esperar do lado de fora... Posso assegurar que, embora fosse óbvio que Hendrix já estivesse morto há algum tempo, foram feitas tentativas completas de ressuscitação cardíaca... Até hoje consigo recordar vividamente que sua via respiratória e faringe estavam cheias de vinho tinto misturado a conteúdos gástricos, e apesar da aspiração rigorosa das vias superiores, ainda havia fluxo abundante de vinho tinto/conteúdos gástricos para o aparelho de sucção.

"Ainda me recordo nitidamente desse aspecto da ressuscitação e de como esse homem morreu tragicamente, literalmente se afogando em vinho tinto. Ele já estava completamente sem vida e, embora seja impossível dizer quanto tempo antes ele havia morrido, acredito que não tenha sido a caminho do hospital. Suspeito que tenha sido horas e não minutos antes.

"Li o relatório do [exame post-mortem] do patologista. Observo que ele encontrou quase meio litro, 400 ml, de fluido livre na caixa [torácica] (esquerda). Ele não especifica qual tipo de fluido é esse, mas em um indivíduo saudável, eu teria pensado que isso seria anormal. Suspeito que isso possa ter sido conteúdo gástrico. Também percebo a falta de anotação sobre qualquer vinho ou líquido semelhante na gola ou no estômago. Também acho difícil acreditar que tenham encontrado um teor normal de etanol.

"Suponho que o professor [Robert Donald Teare], quando questionado sobre a causa da morte, se referia à intoxicação por barbitúricos [sim – C.G.] ou ele se referia à intoxicação por álcool? [Não. - C.G.]

"Na minha opinião, ele não morreu no hospital e já estava morto há muito tempo antes de sair da ambulância. Não acredito que, se ele tivesse sido levado para um hospital mais próximo, ele teria sobrevivido."

Monika Dannemann: "Quanto ao Dr. Bannister, o que ele diz não faz sentido nenhum. Tanto em relação à morte de Jimi quanto à suposta história do vinho tinto."

Dr. Martin Seifert: "Eu não tinha ideia de quem ele era quando ele foi trazido pela primeira vez e tenho certeza de que nenhum dos médicos ou enfermeiros presentes sabia quem ele era. Não vi pessoalmente a ambulância quando Jimi chegou. É difícil saber exatamente quanto tempo depois da chegada de Jimi que fui ao Departamento de Urgência, já que o Dr. Bannister e eu fomos chamados para o Departamento assim que ele chegou. Lembro-me que Jimi estava totalmente vestido quando o vi. Não me lembro de uma manta embrulhada ao redor dele. Quando cheguei a Jimi, ele estava deitado em uma maca de exame; lembro-me claramente de vê-lo deitado de costas nessa etapa."

 

NOTA: Jimi estava nu (além das cobertas da ambulância que estavam em volta dele) quando foi transportado para o hospital. Essas cobertas teriam sido removidas de Jimi após sua chegada ao Departamento de Urgência.

 

Dr. Martin Seifert: "Minha função como médico residente era tentar ressuscitar qualquer paciente que chegasse inconsciente. Teríamos realizado massagem cardíaca nele. Não faço ideia do que o Dr. Bannister fez no Departamento de Urgência nessa etapa. Trabalhamos em Jimi por um período muito curto de tempo, provavelmente entre cinco e dez minutos. Não considero que ele tivesse muita chance de sobreviver. Nunca discuti os detalhes sobre 18 DE SETEMBRO DE 1970 com o Dr. Bannister."

É notável que o Dr. Bannister afirme inicialmente que Jimi "estava inconsciente" e algumas frases depois em sua carta afirma que "ele estava obviamente morto". É ou "inconsciente" OU "morto" - mas não AMBOS. De qualquer forma, o Dr. Bannister afirma incorretamente que Jimi estava "morto há muito tempo" ou morto "há horas" antes de vê-lo no Departamento de Urgência do hospital. Por quê? Duas respostas muito simples (que o Dr. Bannister e vários "detetives" amadores negligenciaram ou talvez nem tenham ouvido falar):

– Se Jimi tivesse estado morto por "horas", a rigidez cadavérica teria sido notável. A rigidez cadavérica é o fenômeno muscular em um corpo morto que começa cerca de 30 minutos após a morte (começa com o endurecimento do pescoço e progride em direção aos pés).

– Se Jimi tivesse estado morto por "horas", a lividez teria sido notável. A lividez é o fenômeno de descoloração em um corpo morto que começa cerca de duas horas após a morte. Uma vez que o coração para de bater, o sangue afunda para o ponto (ou pontos) mais baixo no falecido: se alguém morre deitado de costas, a lividez afetaria as áreas dorsais, enquanto se alguém morre deitado com o rosto para baixo, a lividez ocorreria no rosto.

Dr. Martin Seifert: "Quando ele foi levado pela primeira vez para a Emergência, ele teria sido triado pelas enfermeiras e possivelmente pelo Médico da Emergência."

Enfermeiras de hospital, sem mencionar um Médico da Emergência, são paramédicos completamente treinados e para qualquer um deles não perceber um paciente morto com sintomas de rigidez cadavérica ou lividez é completamente fora de questão. Além disso, nenhum médico da Emergência se envolveria em ressuscitar um paciente morto! Além disso, SE Jimi estivesse morto ao chegar em St. Mary Abbots, ele teria sido levado diretamente para a sala mortuária e não levado para a Emergência para qualquer tratamento urgente. E finalmente, para aqueles que ainda se engasgam e desejam continuar vagando na fantasia de "muito morto", aqui está a prova final:

Relatório do Oficial do Coroner do Inner West London Relativo à Morte (digitado em 30 DE SETEMBRO DE 1970 por P. Weyell do escritório do Coroner) afirma:

"Se o falecido foi visto por algum médico legalmente qualificado, antes ou após a morte, dê nome e endereço."

Os detalhes digitados na coluna oposta são:

"Dr. SEIFERT. Hospital, antes e após a morte."

 

– Teoria de "muito morto": descartada.

 

 

O Dr. Bannister também afirma incorretamente que o corpo de Jimi estava cheio de "vinho tinto". Se o corpo de Jimi estivesse cheio de vinho (qualquer que fosse a cor), a autópsia teria detectado isso e, como tal, o relatório pós-mortem certamente teria indicado um nível de álcool muito mais alto do que os meros 46 mg que o patologista, Prof. Teare, realmente detectou.

Dr. Bannister (em sua mente aparentemente enferrujada) certamente está confundindo o "vinho tinto" com Coca-Cola, que, é claro, parece vermelho/marrom) pois foi a última bebida que Jimi consumiu nas primeiras horas da manhã do dia 18. Portanto, a Coca-Cola era o "líquido de cor semelhante" que o Dr. Bannister viu e não vinho tinto.

Stella Douglas: "Eu não sei [nada sobre vinho tinto]... É tão difícil para eu imaginar porque o Jimi geralmente não tomava vinho tinto."

Além do Dr. Bannister, ninguém mais afirmou ter visto vinho tinto em Jimi. Os atendentes da ambulância, Jones e Suau, certamente não viram vinho tinto em Jimi quando chegaram ao apartamento de Samarkand, enquanto o Dr. Seifert confirmou em FEVEREIRO DE 2000 (em filme): "Eu pessoalmente não consegui encontrar nenhum sinal de álcool ou algo assim nele quando o examinei" no hospital.

NOTA: Steven Roby & Brad Schreiber afirmam erroneamente (BECOMING JIMI HENDRIX, p. 182) que "a autópsia [relatório] revelou uma quantidade anormalmente grande de vinho tinto nos pulmões de Jimi...".

 

– Teoria do "vinho tinto": rejeitada.

 

[Fato suspeito: quando o vinho é mencionado em conexão com os últimos dias e morte de Jimi Hendrix, sempre se supõe que seja vinho tinto. No entanto, não há uma única foto mostrando Jimi bebendo vinho tinto. Em vez disso, ele quase sempre bebia vinho branco e ocasionalmente tomava um pouco de Mateus rosé.]

No INÍCIO DE 1992, o Dr. M Rufus Crompton (um antigo médico legista do Ministério do Interior; ele foi retirado dessa lista em 1993) foi chamado para revisar o exame post-mortem original do Prof. Teare de 21 DE SETEMBRO DE 1970. Em 28 DE FEVEREIRO DE 1992, o Dr. Crompton (80 anos em 2012 e agora aposentado) escreveu uma carta (parcialmente reproduzida na revista Musician #207, FEVEREIRO DE 1996) com suas descobertas para Harry Shapiro. O Dr. Crompton afirma incorretamente o seguinte em sua carta:

"Hendrix pode ter percebido que estava muito agitado com anfetaminas e procurou um barbitúrico [Vesparax] para acalmá-lo."

Bobeira! A probabilidade de Jimi estar "muito agitado" depois de tomar um único 'black bomber' e ter fumado alguns baseados, tudo isso acontecendo quase cinco horas antes de tomar nove comprimidos de Vesparax, é extremamente remota.

– Hendrix "cheirava a vinho e estava em seu rosto e cabelo."

Bobeira! Essa é uma "observação" ridícula vinda de alguém que nem sequer viu Hendrix em 18 DE SETEMBRO DE 1970, então como diabos o Dr. Crompton sabe com certeza (e não com base em boatos cochichados em seu ouvido de patologista ou algo que ele deduziu de algo que leu em algum lugar) como Hendrix cheirava naquela manhã ou o que estava em seu rosto e cabelo?

O último vinho que Jimi bebeu foi entre 23:00 e 01:00, portanto, Jimi simplesmente não pode ter "cheirado a vinho" quase onze horas depois no Departamento de Emergência. Além disso, sabemos pelo Dr. Seifert (que, ao contrário do Dr. Crompton, estava presente naquela manhã com Jimi na Emergência), que não havia "nenhum sinal de álcool" em Jimi.

 

NOTA: O editor Robert L. Doerschuk afirma incorretamente (Musician #207, FEVEREIRO DE 1996) que o Dr. Crompton, em sua carta de 28 DE FEVEREIRO DE 1992 para Shapiro, escreveu: "5:30 da manhã. Possível horário da morte de Hendrix." O Dr. Crompton não escreveu isso.

 

Deve-se observar que, de acordo com uma nota de rodapé publicada na revista Musician #210, JUNHO DE 1996, o Dr. Crompton "agora afirma que é impossível determinar o horário exato da morte de Hendrix." Como nenhuma razão para a reviravolta de Crompton foi declarada, escrevi uma carta registrada em 6 DE NOVEMBRO DE 2010 e pedi sua explicação. Crompton não respondeu.

Foi afirmado incorretamente pelo HQ do serviço de ambulância de Londres (em um comunicado à imprensa emitido pelo gerente de Assuntos Públicos e Imprensa, David Smith, datado de 3 DE JANEIRO DE 1992) que "não havia mais ninguém, exceto o falecido, no apartamento quando eles [os dois paramédicos] chegaram."

Se "não havia mais ninguém", como Reginald Jones e John Suau tiveram acesso ao apartamento no porão? Foi ou Monika Dannemann ou o PC que já estava presente que mostrou Jones e Suau para dentro.

Dee Mitchell [nome verdadeiro: Dolores Ann Cullen] escreveu o seguinte para Monika Dannemann no FINAL DE 1995: "Falei com o paramédico John Suau três vezes... Gostaria de poder resumir tudo facilmente para você, mas o problema é que ele disse coisas diferentes todas as três vezes... Na primeira vez que falei com ele [em 1991], ele disse que ninguém mais estava no apartamento além da 'menina pequena'. E quando perguntei 'quem, se alguém, entrou na ambulância com o Jimi', ele disse 'acho que a menina pequena, a menina loira.' 'Sim', ele se lembrou, 'ela foi na parte de trás da ambulância.' Por pequena, ele quis dizer petite, não criança pequena. Mas realmente não sei sobre as outras vezes em que falei com ele, porque não perguntei sobre você, apenas sobre o tratamento e estado do Jimi. Entendo que ele [Suau] agora não fala com ninguém sobre isso...".

– Teoria do "apartamento vazio": descartada.

Ben Hoyle (repórter): "O Sr. Bannister era o médico plantonista no agora extinto Hospital St. Mary Abbots em Kensington na manhã em que Hendrix foi internado. Ele não tinha ideia de quem era o famoso paciente, mas lembra que ele era 'muito longo – ele estava ultrapassando a mesa em cerca de dez polegadas'".

Mentira! Jimi apenas tinha 1,80 metros e a maca de exame em um hospital certamente é mais longa que isso.

– Teoria do "paciente mais longo do mundo": descartada.

Monika Dannemann: "Fui ligar para uma amiga [Alvenia Bridges] para avisar Gerry Stickells sobre o que estava acontecendo. [Pouco depois das 12:00, Alvenia Bridges chega (de táxi) ao Hospital St. Mary Abbots.] Pouco depois [por volta das 12:15], outra enfermeira [nome desconhecido] se aproximou de [nós] e disse: 'Desculpe, mas ele faleceu'".

Walter Pryce: "Parte do meu dever em [St. Mary Abbots Hospital] era lidar com todos os falecidos, registrá-los no necrotério, [e] proteger seus pertences... Ele tinha uma 'coroa de espinhos' [crucifixo] ao redor do pescoço em uma corrente de prata. Era pontiaguda e dava para ver as marquinhas onde estava ao redor do pescoço. Havia uma garota jovem que queria isso, mas é claro que ela não podia ter. Todos os pertences têm que ir para o Examinador e depois vão para os parentes. Neste caso, os pertences eventualmente foram para o pai dele, acredito eu".

Dr. Martin Seifert: "No que diz respeito a parentes ou amigos, não havia ninguém, obviamente, na sala conosco enquanto tentávamos reanimá-lo. Mas havia muitos gritos ao fundo. Lembro-me vividamente disso. Uma mulher gritando muito alto do lado de fora da sala de emergência. Ninguém teria permissão para olhar para ele ou ficar sobre ele. Isso nunca seria permitido".

Monika Dannemann: "O Dr. Martin Seifert está certo ao dizer que era contra as regras para mim [e Alvenia Bridges] ver o Jimi no hospital após a morte dele. O que ele não sabe é que a enfermeira, percebendo o quão séria e determinada eu estava, acabou cedendo e me deixou vê-lo, quebrando as regras. Quando entrei na [pequena] sala [no térreo], Jimi estava deitado tranquilamente em uma mesa. De repente, senti-me à vontade ao ver a paz e a felicidade que ele estava desfrutando. Eu sabia que seu espírito estava feliz novamente...".

Walter Pryce: "Não havia sinal de agonia em seu rosto, como você às vezes vê; ele estava apenas em paz. Parecia que estava dormindo... Sua cabeça estava enfaixada para que sua boca não ficasse aberta - esse é o procedimento usual."

Por volta das 13:00, Eric Barrett, Gerry Stickells e Terry Slater chegam (de táxi) ao Hospital St. Mary Abbots.

Gerry Stickells: "Alguém [Terry Slater] me ligou e disse 'há um problema'. Então fui para o hotel dele, porque ele estava [oficialmente] hospedado no Cumberland, e ele não estava lá - a cama não tinha sido usada... Então liguei para outra pessoa e fui informado do que estava acontecendo. Então fui correndo para o hospital... Eles não disseram que [Jimi] estava morto, então fui correndo para o hospital. Foi lá que descobri."

 

NOTA: Gerry Stickells afirma incorretamente que ligou para "outra pessoa". Na verdade, foi Alvenia Bridges quem ligou para ele (a pedido de Monika Dannemann).

 

Às 12:45, Dr. Martin Seifert pronunciou oficialmente James Marshall Hendrix morto.

Entre 13:00 e 14:00, Gerry Stickells identifica oficialmente o corpo de Jimi.

Logo em seguida, Walter Pryce move o corpo de Jimi para a morgue do Hospital St. Mary Abbots.

Às 15:00, o policial John Shaw e o policial PC Upton (primeiro nome desconhecido) da Delegacia de Polícia de Notting Hill (também conhecida como Delegacia de Notting Dale), localizada na rua Ladbroke Road, número 99-101, Notting Hill, Londres W.11, vão à Capela Mortuária do Hospital St. Mary Abbots.

John Shaw: "Onde vi um corpo sem vida de James Marshall Hendrix...".

Em algum momento entre 15:00 e 16:00, Eric Barrett, Alvenia Bridges, Gerry Stickells e Terry Slater dirigem (em táxis) juntos com Monika Dannemann até seu apartamento no porão em Samarkand.

Terry Slater: "Notei um bloco de haxixe de cerca de um centímetro quadrado em uma mesa ao lado da cama... Descartei esse bloco de haxixe jogando-o nos arbustos do jardim."

Monika Dannemann: "A única roupa de cama suja eram as fronhas. Mesmo que estivessem apenas levemente sujas, não consegui olhar para elas, então Alvenia ou eu as colocamos no jardim. O resto da roupa de cama permaneceu na cama."

Faxineira Peggy ******** [sobrenome deletado por mim - C.G.]: "No gramado atrás, perto das janelas do quarto do apartamento, encontrei duas fronhas ligeiramente sujas... As fronhas estavam levemente sujas de vômito seco; não havia muito nelas, mas estava seco. [Me foi] ordenado jogá-las fora e foi o que fiz... O restante da roupa de cama não estava sujo de forma alguma - as lençóis, roupas de cama e o colchão estavam perfeitamente limpos. O apartamento em si estava um pouco desarrumado, mas limpo, e está completamente errado dizer que o apartamento 'estava em um estado terrível' após a morte de Jimi Hendrix - não estava."

Lydia Ranvaud (governanta de Samarkand): "As duas fronhas foram jogadas fora sob as instruções do Sr. Dan Hall, mas realmente não havia necessidade de fazer isso, elas apenas precisavam ser lavadas...".

 

NOTA: Eric Burdon afirma incorretamente (DON'T LET ME BE MISUNDERSTOOD por Eric Burdon com J. Marshall Craig, p. 136) que ele também estava presente na "operação de limpeza". Em vez disso, Burdon estava fazendo uma sessão de fotos com a banda War no telhado do "Russell Hotel" em Londres WC.1 naquele exato momento. Além disso, se Burdon estivesse presente em Samarkand naquela época, certamente teria sido fotografado pelos paparazzi reunidos do lado de fora de Samarkand durante toda a tarde. Inúmeras imagens tiradas naquela tarde mostram apenas Barrett, Dannemann e Slater, enquanto Burdon não é visto em lugar algum.

 

Kathy Etchingham: "Terry Slater me disse que Jimi estava deitado na cama morto enquanto eles estavam limpando o lugar."

Mentira! Na verdade, a operação de "limpeza" ocorreu no FINAL DA TARDE (entre 15:00 e 16:00), várias horas depois que Jimi foi oficialmente declarado morto pelo Dr. Martin Seifert no St. Mary Abbots.

Monika Dannemann: "Gerry Stickells e Eric Barrett... só estavam interessados em todas as mensagens que Jimi tinha recebido. Em relação às roupas, eles não se importaram. E a guitarra [Fender preta], isso foi uma das coisas que eles queriam levar... E foi Eric Barrett quem disse a Gerry Stickells 'deixe ela levar'".

Alguns minutos depois, PS Shaw, PC Upton e PC Weyell (do escritório do legista) chegam ao apartamento e iniciam sua investigação e entrevistam Monika.

Uma das principais guitarras de Jimi 1968 Fender Stratocaster. Vista na capa do Band Of Gypsys e usada em muitos shows, incluindo na Ilha de Wight.

John Shaw: "Vi no quarto uma cama de casal sem roupas".

NOTA: Quando Shaw foi perguntado no Inquérito "Você notou algo incomum?", ele respondeu devidamente: "Não, tudo estava arrumado e limpo".

As forças policiais têm o dever de investigar todas as mortes súbitas. Além disso, todas as mortes súbitas devem ser tratadas como "suspeitas" até que se prove o contrário. Portanto, uma investigação policial inicial deve ser concluída, entre outras coisas, para preservar a cena e garantir a prova disponível. Assim, o trabalho de "limpeza" na tarde (que não durou muito tempo, pois a polícia chegou apenas alguns minutos depois) por parte de Barrett / Bridges / Dannemann / Slater / Stickells antes da chegada da polícia ao apartamento no porão de Samarkand foi ilegal - ou seja, descartar e destruir possíveis provas.

Monika Dannemann: "A polícia chegou e, chorando, tentei contar a eles o que eu sabia. Eles olharam ao redor do apartamento e encontraram um comprimido para dormir debaixo da cama. Eles não pediram por nenhum dos escritos de Jimi, mas olharam alguns papéis... Eles não levaram nada [exceto várias cobertas] com eles".

Jackie Leishman (repórter): "O Sr. Danny Hall... disse que não conhecia o Sr. Hendrix e que a primeira vez que soube de sua morte foi quando a polícia ligou e pegou várias cobertas [da cama de casal] que disseram a ele que seriam para análise".

O Prof. Teare não mencionou os resultados em seu relatório de autópsia sobre o que ele detectou nas "várias cobertas". No entanto, é extremamente improvável que o Prof. Teare tenha encontrado algo incomum nessas cobertas. Em vez disso, o Prof. Teare deveria ter analisado os lençóis "descartados", pois continham vestígios do vômito ressecado de Jimi...

 

ENQUANTO ISSO, NA ESPANHA... Jim Marron: (gerente, Electric Lady Studios, Nova York): "Eu estava na Espanha com Jeffery e deveríamos jantar naquela noite em Maiorca. Ele me ligou de seu clube [Sergeant Pepper's] em Palma dizendo que teria que cancelar. Eu disse: 'Mike, já fizemos as reservas.' Ele disse: 'Bem... há um bom motivo. Acabei de receber a notícia de Londres. Jimi está morto.' Eu disse: 'O quê?' Ele disse: 'Eu sempre soube que aquele bastardo daria um golpe rápido.' Fiquei chocado. 'Um golpe rápido?' 'Sim, olha só isso! Ele fez e acabou!' Basicamente, [Jeffery] tinha perdido uma propriedade importante. Você tinha a sensação de que ele tinha acabado de perder alguns milhões de dólares - e foi o primeiro a perceber isso. Minha primeira reação foi: 'Meu Deus, meu amigo está morto.'"

Jerry Morrison (assistente de escritório, Michael Jeffery Management, Inc.): "Corremos para buscar um amigo chaveiro para abrir o apartamento de Jimi na vila e resgatar as guitarras e fitas, porque sabíamos que as sanguessugas tinham as chaves; sabíamos que eles iriam saquear o lugar. Chegamos lá primeiro e levamos as guitarras e tudo de valor de volta para o escritório."

Alan Douglas: "Havia tanta bobagem acontecendo naquele escritório com Jeffery. Jeffery tinha contratos com todas as pessoas que trabalhavam ao seu redor. Ele não estava honrando os contratos, então quando Jimi morreu, todos que puderam daquela cena invadiram o apartamento dele e roubaram tudo... O que eles pretendiam fazer era arrancar tudo e depois chantagear Jeffery para conseguir dinheiro dele."

 

“ASSASSINADO PELO GERENTE” BS James Wright (roadie de The Animals; fazia recados para Michael Jeffery) afirma incorretamente (ROCK ROADIE por James “Tappy” Wright e Rod Weinberg, pp. 232-233) que o empresário de Jimi “confessou” para ele em FEVEREIRO DE 1973 que havia assassinado Jimi.

De acordo com Wright, Jeffery disse o seguinte: “Eu estava em Londres na noite da morte de Jimi e, junto com alguns de nossos antigos amigos do norte, fomos até o quarto de hotel da Monika [sic], pegamos um punhado de comprimidos e os empurramos em sua boca; então derramamos algumas garrafas de vinho tinto em sua traqueia... Eu tive que fazer isso. Jimi valia muito mais morto do que vivo... .”

James Wright: “Após a morte de Jimi, Mike conseguiu arrecadar duzentos e cinquenta mil dólares para pagar Leo Branton, o advogado do espólio de Jimi Hendrix, para comprar o interesse de Jimi no Electric Lady Studios. Estava ficando claro que o seguro de dois milhões de dólares sobre a vida de Jimi, que Mike havia providenciado, estava sendo usado para salvar a si mesmo de suas dívidas.”

 

– Tudo bobagem! Arquivo: FICÇÃO.

 

Jeffery estava em Majorca, Espanha, quando Hendrix morreu em Londres – conforme confirmado por Bob Levine, Jim Marron e Trixie Sullivan.

Como os “assassinos” sabiam onde Jimi estava hospedado? O único endereço conhecido (oficial) de Jimi era o “Cumberland Hotel”, mas depois de 14 DE SETEMBRO ele não dormia mais lá, pois havia se mudado para o apartamento Samarkand com Monika. Ninguém da gerência de Jimi sabia onde ele estava hospedado a partir do dia 15.

Les Perrin (assessor de imprensa de Jimi no Reino Unido): “Ele simplesmente desapareceu. Nós [tínhamos] tentado entrar em contato com ele sem sucesso... .”

Como os “assassinos” conseguiram acessar o apartamento Samarkand? Nenhuma evidência de arrombamento foi detectada pela polícia (observe: a janela da frente pertencente ao apartamento no nível da rua estava equipada com grades de segurança).

Como os “assassinos” conseguiram forçar “um punhado de comprimidos” e “algumas garrafas de vinho tinto” em Jimi? Onde estão os sinais de luta no corpo de Jimi (observe: o patologista Teare não detectou nenhum)? Jimi era uma pessoa extremamente em forma. Voltemos a 4 DE JANEIRO DE 1968, “Hotel Opalen” em Gotemburgo, Suécia: Jimi surtou e destruiu tudo o que estava à vista no quarto, e então foram necessárias três pessoas para acalmá-lo.

Que marca de “punhado de comprimidos” os “assassinos” trouxeram e colocaram “em sua boca” (observe: o patologista Teare não os detectou)? Os “assassinos” levaram Vesparax? Que rara coincidência!

Onde estão as evidências de que os “assassinos” forçaram “algumas garrafas de vinho tinto em sua traqueia” (observe: o patologista Teare não detectou nenhum vinho tinto)?

Onde estava Monika quando os “assassinos” chegaram e cometeram seus crimes? Fazendo chá para eles em sua cozinha?

Onde está o “seguro de dois milhões de dólares sobre a vida de Jimi que Mike havia providenciado”? Ele não existe. A única apólice de seguro que Michael Jeffery havia providenciado (com Chas Chandler em MAIO DE 1968) era de um milhão de dólares, mas no dia em que Michael Jeffery morreu (5 DE MARÇO DE 1973), nenhum centavo havia sido pago.

Se algum dia foi pago (e quanto), anos depois (pois Michael não deixou um testamento assinado) para Frank Jeffery (pai de Michael), é desconhecido.

Em qualquer caso, Michael Jeffery nunca usou o seguro de Jimi “para salvar-se de suas dívidas”, pela simples razão de que Jeffery nunca pôs as mãos nesse dinheiro.

Bob Levine: “Jimi foi assassinado !!?? Uma completa bobagem... Não acredite em uma palavra disso!”

– Teoria do “assassinato pelo gerente”: descartada.

 

 

PODERIA JIMI HENDRIX TER SIDO SALVO?

 

A resposta para a pergunta "Poderia Jimi Hendrix ter sido salvo?" lamentavelmente é apenas três letras: NÃO. Quando Jimi engoliu os comprimidos de Vesparax (nove no total), ele estava em sérios problemas.

O professor Teare afirma incorretamente em seu relatório post-mortem que "a dose [de Vesparax] era muito baixa para ser fatal."

O médico legista Gavin L. B. Thurston afirma incorretamente em sua declaração de "conclusão" que a "dose de comprimidos" que Hendrix tomou era "não grande o suficiente para ser fatal e ele normalmente teria sido esperado que se recuperasse".

SOMENTE se Jimi tivesse sido tratado por intoxicação aguda em um hospital dentro de duas horas após engolir os comprimidos de Vesparax, sua vida (possivelmente) poderia ter sido salva. Mas, como Jimi chegou ao Hospital St. Mary Abbots às 11:45, cerca de QUATRO HORAS após tomar os comprimidos de Vesparax, seu fígado já estava lutando uma batalha perdida com a intoxicação e Jimi NÃO poderia ter sobrevivido.

Isso significa que tudo o que aconteceu após as 09:45 da manhã de 18 DE SETEMBRO DE 1970 é completamente irrelevante, pois a chance de sobrevivência de Jimi já havia alcançado ZERO naquele ponto do tempo.

Portanto, não faz nenhuma diferença onde Monika Dannemann comprou um pacote de cigarros, não faz nenhuma diferença se os paramédicos colocaram Jimi sentado na cadeira de maca 'Rumbold' ou em qualquer outra posição na parte de trás da ambulância 'Wadham', não faz nenhuma diferença se Jimi teria sido levado para um hospital mais próximo, não faz nenhuma diferença o que aconteceu no Departamento de Emergência do Hospital St. Mary Abbots, enquanto os pedidos por outro inquérito sobre a morte de Jimi também são desnecessários.

Apenas 9 a 10 comprimidos de Vesparax (NOTA: por si só) são suficientes para causar envenenamento letal.

Apenas uma pergunta importante permanece: POR QUE Jimi tomou NOVE comprimidos de Vesparax? Como ele teve que pressionar a tira de comprimidos nove vezes para obter nove comprimidos, ele conscientemente devia saber que estava tomando nove comprimidos.

A resposta mais provável é que Jimi queria dormir por meio dia ou algo assim e ele apenas assumiu que Vesparax era algo parecido com Mandrax, uma marca de comprimido para dormir que ele havia usado antes. O que Jimi não sabia nem percebia é que Mandrax não tem nada em força e composição em comparação com Vesparax.

Em comparação: 32 comprimidos de Mandrax seriam letais, mas infelizmente APENAS 9 comprimidos de Vesparax já foram suficientes para levar o melhor guitarrista que já viveu para longe do planeta Terra... Até nos encontrarmos novamente....

[Resultados de investigações toxicológicas sobre envenenamento por Vesparax (tradução do autor)]. [Artigo em alemão] Sticht G, Käferstein H. Resumo As concentrações de brallobarbital e secobarbital em 10 casos de intoxicações agudas por Vesparax são listadas para sangue, cérebro, fígado, rim e músculo. Determinações quantitativas no cérebro fornecem informações sobre o momento da intoxicação aguda. O músculo é um órgão adequado para determinar a quantidade absorvida do fármaco. Apenas 10 comprimidos de Vesparax são suficientes para causar envenenamento letal.

 

 

1996

1 DE MAIO

 

Estilo de vida

UMA LENDA DO ROCK EM SI MESMA

 

 

Ela estava com Jimi Hendrix quando ele morreu e construiu uma vida baseada em seu relacionamento. Mas no final, Monika Dannemann foi vítima de sua própria auto-ilusão.

 

 

Mary Braid - https://www.independent.co.uk/

 

Quando Monika Dannemann morreu por envenenamento por monóxido de carbono dois dias após perder um caso na justiça, a maioria dos relatórios da imprensa concluíram que sua morte encerrava uma disputa de 26 anos entre duas ex-namoradas de Jimmy Hendrix.

Dannemann, 50 anos, foi encontrada morta em seu Mercedes cheio de fumaça depois de ser considerada culpada por desacato ao tribunal por repetir uma difamação contra Kathy Etchingham, esposa de um médico de 49 anos do condado de Surrey. Ambas as mulheres foram namoradas do falecido astro do rock Jimi Hendrix nos ANOS 60.

Mas a história de Dannemann e Etchingham vai além de uma vida inteira de conflitos. É a história da criação de um mito do rock 'n' roll e da mulher que construiu sua vida sobre ele e sentiu-se compelida a se retirar quando o elaborado e artificial edifício começou a desmoronar ao seu redor.

No livro INNER WORLD OF JIMI HENDRIX by his Fiancee, publicado em 1995, Dannemann escreve que conheceu Hendrix em 1969 em um bar em Dusseldorf. Hendrix estava no auge de sua fama. Para Dannemann, ele não era apenas o guitarrista mais talentoso do mundo. Ela o considerava um profeta desde o início. Ela afirma que logo deixou a Alemanha e seu emprego como professora de patinação no gelo para seguir Jimi até Londres. Ela sempre afirmou - apesar de evidências em contrário - que um relacionamento e noivado de 18 meses se seguiram. O que ninguém pode negar é que ela estava com ele na noite em que ele morreu sufocado em seu próprio vômito.

Para alguns, esse fato conferiu a Dannemann um status quase religioso instantâneo. Para outros, ela sempre foi alvo de suspeitas em relação às circunstâncias da morte de Hendrix. Alguns disseram que ela atrasou a chamada de uma ambulância; alguns até alegaram que ela o envenenou.

Após a morte de Jimi, Dannemann fez carreira sendo a noiva de Hendrix. Seguiram-se infinitas entrevistas em jornais, documentários e livros, com reportagens na revista Hello! Em sua casa em Seaford, Sussex (um verdadeiro santuário para Hendrix), e com a família de Hendrix em Seattle, além de aparições em convenções de Hendrix.

Mas na homenagem vitalícia de Dannemann a Hendrix, Etchingham sempre foi a estraga-prazeres. Hendrix havia morado com Etchingham no FINAL DOS ANOS 60. O relacionamento deles durou quase três anos. Ele ainda estava envolvido com ela quando Dannemann afirma que o caso de amor deles começou. A mera existência de Etchingham já era irritante o suficiente. Mas sua visão muito diferente de Hendrix - um homem perturbado pelo álcool e drogas em vez de um sereno e espiritual semi-Deus livre de drogas - sem dúvida incomodava Dannemann ainda mais.

No tribunal, o contraste entre as mulheres era evidente - Dannemann com sua franja estilo Marianne Faithfull, uma grotesca hippie envelhecida versus Etchingham com o penteado chique dos ANOS 90 e o terno executivo. Enquanto a vida de Dannemann parecia congelada no dia em que Hendrix morreu, Cathy, mãe de dois filhos, tinha o bom senso de deixar os ANOS 60 para trás.

Uli John Roth, que morou com Dannemann por 17 anos, fica indignado com a forma como os jornais retrataram Dannemann como uma mulher presa no tempo.

"Estou defendendo Monika porque ela nunca foi muito boa em se defender", diz ele. Dannemann seguiu em frente, ele insiste. Ok, ela ainda pintou Hendrix, mas também pintou outras coisas.

Roth, músico, diz que saiu da casa de Seaford porque precisava de mais espaço para seu equipamento de estúdio. Mas em uma entrevista no ano passado, Dannemann disse que o relacionamento deles não deu certo e que ela sabia que "meu coração estaria para sempre com Jimi".

Roth insiste que amava Dannemann por ela mesma, mas admite que também valorizava sua conexão com Jimi. Roth era devoto de Hendrix desde a adolescência.

Para Roth, a mensagem de Jimi fluía através de Dannemann. "Havia algo do espírito de Jimi nela. Ela esteve envolvida com ele nos últimos 18 meses, quando passou por muitas mudanças emocionais e espirituais. Ele falou a ela sobre sua música e sua mensagem. Não houve ninguém a quem ele tenha contado tanto quanto à Dannemann. E isso deixou algumas pessoas com muita inveja. Ele não era apenas um guitarrista psicodélico, como retratado. Ele foi o artista mais importante e revolucionário do SÉCULO XX".

Em sua luxuosa casa no campo de Surrey, Kathy Etchingham atende a porta acompanhada de um enorme cachorro. Ela olha para fora como se procurasse problemas. Alguém telefonou naquela manhã a acusando de assassinar Dannemann.

Sua grande cozinha caseira parece estar em outro mundo em relação a Jimi Hendrix e aos psicodélicos ANOS 60. Não há retratos de Jimi. Hoje, ela está tentando resgatar seu filho de 18 anos do Japão, onde ele ficou sem dinheiro, e está esperando seu marido, Nick, chegar em casa do trabalho.

Etchingham disse pouco desde o suicídio em respeito à família de Dannemann. Mas ela diz que não se culpa. Ela não poderia permitir que Dannemann continuasse a repetir a difamação de que ela era uma mentirosa e que roubou de Jimi. Ela afirma que a cena de Hendrix teve sua parcela de loucos. As acusações de Dannemann estavam colocando sua vida em risco.

Etchingham ainda é notavelmente jovial, com maçãs do rosto encantadoras. Ela era uma cabeleireira de 23 anos quando namorou Jimi. Ela era outra pessoa em outra época, e raramente pensa em Jimi nos dias de hoje, ela afirma. Mas você se pergunta. Afinal, mesmo aqui, o passado ainda tem seu apelo. Ela se importou o suficiente para passar três anos no INÍCIO DOS ANOS 90 investigando as circunstâncias em torno da morte de Jimi Hendrix. Ela criticou o relato de Dannemann sobre a morte de Jimi por suas "incoerências". E seu dossiê de 34 páginas resultou na reabertura do caso pela Scotland Yard, embora tenha sido posteriormente encerrado.

Etchingham também se importou o suficiente para liderar uma campanha no ano passado para garantir a Jimi uma placa histórica azul. E ela se esforçou consideravelmente para ajudar a desmascarar os "mitos" criados pelo acampamento de Dannemann.

Ela afirma que só se envolveu com todo o negócio de Hendrix no INÍCIO DOS ANOS 90. "Não gosto que a história seja alterada", ela explica. "E não é certo que alguém mude o caráter e a essência de uma pessoa. Jimi era um cara legal, mas não era um profeta. No final, ele era um homem que havia perdido o rumo. Se você assistir às filmagens dos últimos shows, verá o que o LSD e a cocaína fazem."

Crucialmente, ela acredita que Dannemann nunca foi namorada de Jimi e suspeita que o envolvimento deles tenha durado apenas alguns dias. "Por isso ela só poderia falar sobre a noite em que ele morreu", diz ela. Ela aponta para a ausência de fotografias deles juntos - Roth diz que Dannemann tinha aversão a câmeras - e as negações de um relacionamento por outros membros de sua banda. Além disso, ela acredita que a imagem de Hendrix como um guru espiritual é pura besteira - uma remodelação de seu ex-namorado após a morte, na própria imagem de Dannemann. "Uma mensagem mais provável de Jimi seria 'Passe a garrafa'", ela sorri.

Ela acredita que o caso judicial foi o golpe final para a decepção de toda a vida de Dannemann. "O caso judicial estabeleceu de uma vez por todas que ela não era namorada de Jimi", diz ela. "Tudo estava começando a alcançá-la."

Aproximadamente setenta pessoas compareceram ao funeral de Dannemann. Muitas eram fãs de Hendrix. Em seu estúdio iluminado por velas no campo de Kent, Roth chama algumas obras de arte em seu computador. São para os cartões que ele enviou após a morte de Dannemann, ilustrados com algumas linhas da "História da Vida", a música que Hendrix compôs na noite em que morreu e uma fotografia de Dannemann flutuando acima do planeta.

Articles View Hits
11392483

We have 1027 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro