VIVIAN STANSHALL: ‘NO MELHOR COMPORTAMENTO, ELE ERA UMA ALEGRIA’ (2023)

2023

12 DE JULHO

‘NO MELHOR COMPORTAMENTO, ELE ERA UMA ALEGRIA’: O ARQUIVO PERDIDO DA EXCÊNTRICA POP INGLESA VIVIAN STANSHALL

Andrew Malehttps://www.theguardian.com/

 

0 dog 1

Vivian Stanshall at home in London in 1995, not long before he died. Photograph: Judy Goldhill/Shutterstock

 

O homem mais conhecido pelo seu trabalho com a Bonzo Dog Doo-Dah Band era brilhante, mas volátil, e encontrou um fim prematuro. Agora, seu trabalho inacabado foi resgatado.

 

Quando Vivian Stanshall foi encontrado morto na manhã de 6 DE MARÇO DE 1995, após um incêndio em seu apartamento no último andar em Muswell Hill, norte de Londres, deixou para trás um grande legado criativo e um monte de caos. Com apenas 51 anos, mas com a aparência desordenada e mítica de alguém muitos milhares de anos mais velho, esse gigante orotundo de cabelos ruivos partiu do mundo tendo reformulado a visão pós-guerra do excêntrico inglês e alterado irreversivelmente o caminho da cultura britânica.

Enquanto suas contribuições floridas e estentóreas para os mutiladores de jazz tradicional Dadaistas dos ANOS 60, a Bonzo Dog Doo-Dah Band, influenciaram desde os Beatles até Monty Python, um caminho peripatético através dos ANOS 70 o viu aparecer como o Mestre De Cerimônias em TUBULAR BELLS de Mike Oldfield e como letrista regular para Steve Winwood, antes de seu álbum solo de 1978, a grandiosa obra-prima falada SIR HENRY AT RAWLINSON END, encontrar fãs vitalícios tanto em Jarvis Cocker quanto em Stephen Fry, que declarou Stanshall "um dos ingleses mais talentosos e magníficos a terem respirado".

No entanto, uma vida de ansiedade, vício em Valium, alcoolismo e doença mental também deixou para trás amizades desgastadas, noivados desfeitos e uma riqueza de músicas inacabadas para a Warner Music, contidas em caixas de fitas de dois polegadas que ficaram por anos no armário de secagem de seu filho, Rupert, como uma metáfora empoeirada e pouco sutil. "A divisão de sua herança após sua morte me destruiu", diz Rupert Stanshall, hoje com 55 anos, falando de sua casa em Watford. "Muito caro, muito traumático. Felizmente, a Warner disse que poderíamos ter as gravações inacabadas de Viv e que eles não queriam o dinheiro de volta. Sua falecida esposa, Pamela, queria vendê-las. Eu não quis."

A maioria das gravações em posse de Rupert era do FINAL DOS ANOS 80 E INÍCIO DOS ANOS 90, depois que Vivian e Pamela – uma escritora que mais tarde lançou trabalhos sob o nome Ki Longfellow – se separaram e Stanshall Sr. encontrou um novo surto criativo: gravando sessões de RAWLINSON END para John Peel, conseguindo trabalhos valiosos em anúncios e tocando ao vivo novamente com vários amigos músicos confiáveis dos ANOS 70, incluindo os antigos associados da Bonzo Dog, Roger Ruskin Spear, Neil Innes e Rodney Slater. Ele também havia sido encomendado pelo presidente da Warner e fã número 1 de Viv, Rob Dickins, e estava desenvolvendo três novos álbuns: duas novas partes de RAWLINSON END e um LP de estúdio intitulado "DoG NeW TrickS".

“Ele ainda era incrivelmente criativo naquela época, mas não era consistente”, diz Slater. “Havia dias, semanas, em que ele parecia uma água-viva, tomando vodca e laranja desde o momento em que se levantava. Então, de repente, um incidente grave, como uma viagem ao Priorado ou a separação de Pamela, poderia permitir-lhe concentrar-se.

No entanto, quando as fitas foram finalmente recuperadas da Warners após a morte de Vivian, a promessa de que poderiam conter obras completas não se concretizou. “Eu os ouvi e, meu Deus, foi difícil”, diz Slater. “Eram apenas pedaços, fragmentos. Fiquei arrasado.

A pedido de Rupert Stanshall, a tarefa de restauração inicialmente coube ao amigo e arranjador musical de Vivian, John “Meggo” Megginson. Megginson também tinha planos para um grande concerto memorial uma chance de capitalizar o legado de Stanshall com os Beatles Python Oldfield e Winwood bem como as homenagens prestadas ao homem por superfãs como Peel Fry Jarvis Cocker Adrian Edmondson e Paulo Merton. No entanto, os planos para o concerto, exposições de arte e antologias líricas caíram no esquecimento. À medida que Megginson começou sua batalha contra o alcoolismo, a promessa das fitas também desapareceu.

No VERÃO DE 2010, Rupert Stanshall recebeu um DVD do ator Michael Livesley de Merseyside, contendo uma gravação de um show solo que Livesley acabara de fazer no Unity Theatre de Liverpool – a primeira produção teatral de Sir Henry em RAWLINSON END. Falando ele mesmo todas as vozes dos personagens, Livesley transformou o jogo musical para vozes absurdamente loquaz de Stanshall em uma alegre experiência ao vivo, dançando em um cenário de sala de estar em ruínas, ostentando um espreitador de veado, plus-fours, um sobretudo houndstooth e roupas vermelhas e verdes, meias, enquanto uma banda de smoking reproduzia a música ofegante e artrítica de Stanshall no contrabaixo, violino, banjolele, harpa de mandíbula e colheres.

“Eu passei a proteger meu pai ao longo dos anos porque passei pela idade das trevas com ele”, diz Rupert. “Emocionalmente isso é uma droga para você, mas também senti a necessidade de cuidar dele. Assisti ao DVD de Mike e pensei: ‘Certo, confio nesse cara, vou envolvê-lo’.

Rupert não foi o único. Quando a produção de Livesley foi transferida para Londres em OUTUBRO DE 2011, ele recebeu elogios do cofundador da Bonzos, Neil Innes. Em 2013, para comemorar o 70º aniversário do nascimento de Vivian, Rupert e Livesley organizaram uma grande apresentação de RAWLINSON END no teatro Bloomsbury de Londres, com Livesley acompanhado pela maioria dos membros sobreviventes dos Bonzos, Rick Wakeman e o estimado baixista folk Danny Thompson. “Neil me pediu para cantar com os Bonzos reformados”, diz Livesley. “Fizemos um tour, depois fomos contratados para fazer outro tour. Então a merda legal começou.”

 

0 dog

The Bonzo Dog Doo-Dah Band in 1969. Photograph: Michael Ochs Archives/Getty Images

 

Em 2015, o ex-empresário do grupo, Robert Carruthers, registrou o nome da banda como marca registrada, impedindo que os membros sobreviventes se apresentassem sob ele. O que poderia ter sinalizado o fim de tudo marcou o início de um novo capítulo. O chefe da gravadora e empresário da banda, Richard Allen, um aficionado de longa data dos Bonzos com significativa experiência jurídica, ajudou a garantir uma decisão vitoriosa no tribunal superior de que a marca registrada foi registrada de má-fé e, no processo, liberou as fitas Stanshall de seu próprio campo minado legal. “Por volta de 2010, Meggo tentou açoitar as fitas”, diz Allen. “Tudo ficou bastante amargo, então falei com todas as partes, descobri o que diabos estava acontecendo e um acordo foi alcançado pelo qual o selo de reedições Bonzo, Snapper, se tornou guardião do arquivo de Viv.”

A pedido de Rupert Stanshall, Livesley foi contratado para editar as gravações de Rawlinson, uma tarefa que o ator descreve com alguma autodepreciação como “editar todos os peidos, arrotos, buços e bichas”, mas que na realidade envolveu sete meses de trabalho. ressurreição meticulosa, reunindo numerosas fitas e fragmentos díspares em uma experiência stanshalliana narrativamente coerente.

Simultaneamente, o trabalho de restaurar DoG NeW TrickS – renomeado DOG HOWL IN TUNE em homenagem a uma composição específica de Stanshall – coube ao produtor e músico Andy Frizell, que já havia colaborado com Vivian em 1994. “Ele era fascinante de estar por perto”, diz Frizell. “Um intelecto incrível, muito inspirador e totalmente motivado. Ele queria fazer um novo álbum de Sir Henry, mas também outro álbum de músicas novas. Quanto mais tempo eu passava com ele, mais animado ele ficava. Devo acrescentar que ele não estava bebendo naquele momento.”

Dado o caos que cercou Stanshall nos seus últimos anos, é surpreendente e encorajador ouvir estas histórias de criatividade positiva. A violinista do Mekons, Susie Honeyman, que conheceu e tocou com Stanshall desde 1983, tem uma teoria: “Acho que foi porque ele tinha um enorme respeito pelos músicos, especialmente por qualquer pessoa que soubesse ler música. Ele era uma figura bastante alarmante quando o conheci – peito nu, capa, calção de banho – mas você não podia deixar de se sentir atraído por ele. Ele era tão charmoso e articulado. Mas também vi a insegurança e a vulnerabilidade. Sua primeira esposa, Monica, Rodney [Slater], Meggo e [o cuidador e ex-baterista dos Bonzos] Glen Colson cuidaram dele e o mantiveram juntos.”

 

0 dog 2

Viv Stanshall in 1980. Photograph: Ronald Grant

Articles View Hits
11392422

We have 996 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro