‘ADEUS, SAM CUTLER…’ (2023)

‘ADEUS, SAM CUTLER…’ (UMA CARTA DE DESPEDIDA PARA O GERENTE DE TURNÊ DOS ROLLING STONES)

 

POR ROXANNE FONTANA - https://rollingstonesdata.com/

 

Eu conhecia Sam Cutler antes de conhecê-lo. Todos nós conhecemos. A voz que abre o melhor álbum ao vivo dos Rolling Stones, GET YER YA-YA'S OUT. Sam Cutler foi a pessoa que apelidou aquela banda de "A Maior Banda de Rock N' Roll do Mundo" em 1969, o que se mostrou profético na década (ou décadas?) que se seguiram. O título que surpreendentemente fazia Mick Jagger se encolher naquela época, segundo o Sr. Cutler. Mick também nunca perdoou Sam Cutler pela admirável tarefa de ficar em San Francisco após Altamont, por apaziguar a ruptura entre os Hell's Angels e o mundo da música rock após o desastre que todos testemunhamos no filme GIMME SHELTER.

Sam ficou na Califórnia depois que a banda partiu, intuitivamente deixando para trás a vibrante Londres, e embarcou em sua nova vida afiliada aos EUA. Suas apresentações se tornaram lendárias, apresentando ao palco todos da época, de Janis Joplin aos Allman Brothers e ao Grateful Dead, que o adotou e nunca o deixou partir.

A principal conquista de Sam Cutler na vida não é realmente a associação com a música rock, nem sua imagem e libido - imortalizados de maneira sombria no livro de Stanley Booth, TRUE ADVENTURES OF THE ROLLING STONES. Foi sua energia, desejo e realização de crescer intelectualmente, espiritualmente, sociologicamente e, é claro, geograficamente. Tal era seu caráter que o digno e elegante Charlie Watts, que se irritava com a vida do rock n roll, chegando a afirmar na cara de Ron Wood que mantém pessoas como Ronnie longe de seu camarim, ficou visivelmente emocionado ao ver Sam Cutler quando a banda visitou a Austrália em sua última turnê.

A banda inteira, exceto Mick, que abrigava antigas mágoas com as quais alguns concordam, sorria ao ver Sam. Além disso, o sempre perspicaz Charlie convidou o homem para visitá-lo em sua casa na Inglaterra. Isso aconteceu, e tenho que acreditar que isso também é um testemunho do intelectualismo de Sam, por mais boêmio que seja, bem como da sagacidade de Charlie. A personalidade de Sam cuidou de sua subsistência, mesmo até o final.

Ele filosofou, via Facebook, que em seus últimos anos deveria abandonar casas ou apartamentos e viver em um ônibus. Admiradores em todo o mundo, principalmente fãs do Grateful Dead, contribuíram financeiramente para esse sonho, enviando-lhe fundos para realmente contratar moradores na Austrália para construir um ônibus para ele viver, o que ele fez com gratidão e entusiasmo. Além de seu desenvolvimento como uma pessoa completa envelhecendo, ele se tornou um escritor incrível, realmente - muito melhor do que praticamente todos os seus colegas, incluindo os compositores.

Há mais de algumas pessoas que considero fascinantes da ERA DE OURO DOS ANOS 1960, e algumas dessas pessoas aderiram à tecnologia e surgiram nas redes sociais, e eu entrei em contato, geralmente honrada por ser notada por muitos que também gostam de mim. Esse foi o caso de Sam Cutler. Começamos uma amizade via mensagens privadas, e quando ele visitou Londres para promover seu livro YOU CAN'T ALWAYS GET WHAT YOU WANT, fui à sua festa. Finalmente nos conhecemos pessoalmente.

Essa voz do álbum que toquei tantas vezes, meu vinil risível de tão desgastado. Conversamos, sorrimos e comparámos anéis. Anos depois, o envolvi no filme de sucesso de Brian Jones, dirigido por Danny Garcia: ROLLING STONE: THE LIFE AND DEATH OF BRIAN JONES. Mas minha maior emoção foi em 2015. Aconteceu que ele estaria em Nova York (raramente), quando eu estivesse lá. Aqueles que me acompanham sabem que, quando visito minha casa, sou honrada com uma festa e um show, com atos que eu escolho e que incluíram lendas que também nos deixaram recentemente: Alan Merrill (2020) - a vítima mais trágica da Covid-19 - e David Peel (2017).

Sabendo que Sam estaria na cidade, eu obviamente não apenas tive que convidá-lo para o meu show, mas insisti para que ele me batizasse, sua santidade do palco da música, e me apresentasse. Ele concordou, rimos e um trecho do momento foi registrado em filme graças à lendária técnica de som de NYC, Brooke Delarco. Obrigada, Brooke! Guardo isso para sempre.

A maioria na plateia não percebeu quem ele era, embora houvesse alguns sussurrando: "É o Sam Cutler?!" "Você sabe quem é? - Sam Cutler!" Nos anos que se seguiram à minha sorte, Sam ficou muito doente. Ele quase nos deixou várias vezes, através de doenças de todos os tipos, incluindo câncer. Tornou-se uma situação de retenção de respiração para todos os seus seguidores e admiradores ao redor do mundo, enquanto ele se recuperava de cada experiência quase fatal. Ele tinha uma atitude muito bem-humorada em relação a tudo isso, especialmente às nossas preocupações. Mas algumas semanas atrás, ele finalmente deixou este mundo e, tristemente, nos deixou a todos com um vazio.

Ele nos deixou de maneira misericordiosa, esporadicamente no Facebook nos últimos meses. Embora todos saibamos quantos aluguéis extras de vida ele recebeu. Fiquei horrorizada ao descobrir que ele tentou me ligar no Messenger cerca de uma semana antes de dar seu suspiro final, eu não vi a chamada esperando por mim. Eu tenho uma imagem na minha cabeça dos Anjos do Céu se reunindo junto aos portões perolados conforme eles se abrem lentamente, e um Deus humorístico anunciando: "Parece que todos estão prontos. Vocês estão prontos?" Que Deus o abençoe, descanse em paz. Adeus.

 

R.I.P. SAM CUTLER

(March 10, 1943-JULY 11, 2023)

0 sam cutler

Ram Rod, Pigpen & Sam Cutler, San Francisco, 1971.
2023

Articles View Hits
11392824

We have 1025 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro