"SE EU ACABASSE NA PRISÃO, EU SABIA QUE NÃO CONSEGUIRIA TOCAR GUITARRA" JIMI HENDRIX (2023)

2023

17 DE NOVEMBRO

"SE EU ACABASSE NA PRISÃO, EU SABIA QUE NÃO CONSEGUIRIA TOCAR GUITARRA": A HISTÓRIA SECRETA DOS ANOS PRÉ-FAMA DE JIMI HENDRIX

 

By Rob Hughes (Classic Rock) - https://www.loudersound.com/

 

Como um desconhecido Jimi Hendrix pagou suas dívidas no exército e no circuito do R&B a caminho de revolucionar o rock'n'roll

 

 

Jimi Hendrix não foi o primeiro adolescente a cair sob o feitiço de Elvis Presley. Mas na verdade, foi sua banda de apoio que causou a maior impressão. Hendrix tinha apenas 14 anos quando viu o Rei no Sick's Stadium em Seattle em 1º DE SETEMBRO DE 1957. E, enquanto ele ficava intoxicado com o show de Palco de Presley, ele se sentia irresistivelmente atraído pelo guitarrista Scotty Moore, pelo baixista Bill Black e pelo baterista D.J. Fontana. "Esses músicos eram realmente incríveis", ele se maravilhou mais tarde. "Eles fizeram parecer que tocar música era a melhor coisa do mundo!"

Já um aspirante a guitarrista, Hendrix possuía apenas um ukulele de uma única corda na época, resgatado do lixo de um vizinho. Ele tocava da melhor maneira possível, imitando os riffs de Moore em Hound Dog e outros. Foi apenas no verão seguinte que Al Hendrix, pai de Jimi, comprou para ele uma guitarra acústica de segunda mão por cinco dólares. Absorvendo a música de grandes nomes do blues como B.B. King, Muddy Waters, Elmore James e Robert Johnson, Hendrix se refugiava em seu quarto e praticava incessantemente.

Isso provou ser um refúgio de certa forma em meio a uma vida inicial difícil. Nascido Johnny Allen Hendrix em NOVEMBRO DE 1942, embora renomeado James Marshall Hendrix quatro anos depois, seus pais lutavam para sobreviver em Seattle. O alcoolismo e as brigas se tornaram uma marca registrada de seu casamento intermitente. Eles eventualmente se divorciaram em 1951.

O mais velho de cinco irmãos, três dos quais foram entregues para adoção ou cuidado adotivo, Hendrix e seu irmão Leon foram enviados para viver sob a custódia de seu pai. Quando sua mãe Lucille morreu de um baço rompido em FEVEREIRO DE 1958, aos apenas 32 anos, Al se recusou a permitir que seus filhos comparecessem ao funeral. Hendrix buscou escapar através da música. Ele se juntou à sua primeira banda, The Velvetones, em MEADOS DE 1958, embora seu entusiasmo fosse abalado pela sua incapacidade de ouvir sua guitarra acústica no meio do barulho. Um ano depois, depois que seu pai finalmente concordou em comprar-lhe uma guitarra elétrica, uma Supro Ozark branca, Hendrix havia se formado em outro grupo local, The Rocking Kings.

Abandonando o ensino médio, seu tempo foi passado ou em bandas ou em problemas nas ruas. Em MAIO DE 1961, aos 18 anos, ele foi preso por "passear alegremente em um carro roubado" e apresentado perante um juiz. Um conselheiro sugeriu que ele se alistasse no exército. Para Hendrix, era uma escolha óbvia. "Se eu acabasse na prisão", ele calculou, "eu sabia que não conseguiria tocar guitarra".

Após o treinamento básico, o adolescente Jimi foi devidamente designado para a 101ª Divisão Aerotransportada em Fort Campbell, Kentucky. Foi lá que Hendrix começou a fazer conexões duradouras. Mais dedicado à sua guitarra Danelectro vermelha Silvertone do que às suas responsabilidades formais, ele começou a tocar nos clubes do exército. Logo se uniu ao baixista (e companheiro de serviço) Billy Cox, que ficou tão impressionado com o estilo de Hendrix que o descreveu como uma mistura de "John Lee Hooker e Beethoven". A dupla formou um conjunto informal, The Casuals, e começou a se apresentar nos fins de semana.

O veredicto oficial sobre o tempo de Hendrix no exército foi condenatório. "É minha opinião que o Soldado Hendrix nunca atingirá os padrões exigidos de um soldado", escreveu seu sargento de pelotão. Ele foi dispensado no prazo de um ano, liberando-o de todas as distrações. Ele e Cox levaram sua banda, agora chamada The King Kasuals, para Nashville, onde desfrutaram de uma residência no Club Del Morocco a partir do FINAL DE 1962.

Durante seu tempo no Tennessee, Hendrix adotou o truque de tocar guitarra com os dentes, inspirado por colegas de banda como Alphonso Young. Ele também procurou um novo desafio. Enquanto sua associação com Cox ressurgiria muito mais tarde em Band Of Gypsys e THE CRY OF LOVE, Hendrix aceitou um convite para se juntar à banda itinerante de 'Gorgeous' George Odell. "Ele era um personagem desde o início", disse Hendrix à biógrafa Sharon Lawrence. "Ele usava uma peruca prateada elegante e roupas vistosas. Eu não tinha nada a perder."

Isso foi a entrada de Hendrix na rede de locais em grande parte do sul conhecida como o Chitlin' Circuit, concebida para artistas negros na era da segregação racial. A turnê que ele se juntou incluía Aretha Franklin e Hank Ballard & The Midnighters. Em pouco tempo, Hendrix tornou-se membro dos The Midnighters, embora suas performances extravagantes o colocassem em conflito direto com Ballard, que simplesmente queria que ele tocasse o que lhe era dito. Ele foi demitido após alguns meses.

Hendrix voltou a Nashville, encontrando shows onde podia. Em uma ocasião, ele apoiou o novo grupo de Cox, The Sandpipers, anunciado como "Jimmy Hendrix e sua guitarra mágica". Junto com Cox, ele excursionou brevemente como parte de Bob Fisher And The Bonnevilles, antes de tentar a sorte em Vancouver como apoio para Bobby Taylor. Ele participou de gravações esporádicas para artistas pouco conhecidos como Johnny Jones e Sandra Wright, mas não conseguiu uma oportunidade.

O dinheiro estava curto, mas o pensamento do fracasso o fez redobrar seus esforços. Hendrix escreveu para seu pai na época: "Ainda tenho minha guitarra e amplificador, e enquanto eu tiver isso, nenhum idiota pode me impedir de viver. Embora eu não coma todos os dias, tudo está indo bem para mim. Poderia ser pior do que isso, mas vou continuar me esforçando até conseguir que as coisas aconteçam como deveriam para mim."

Até o INÍCIO DE 1964, ele havia se mudado para a cidade de Nova York. Tendo ganhado o primeiro prêmio - a generosa quantia de $25 - na noite de amadores no famoso Apollo Theatre do Harlem, Hendrix viu sua sorte mudar. Os Isley Brothers o convidaram para uma audição. Aparecendo na casa deles em Nova Jersey com tudo o que possuía em uma capa de guitarra surrada, Hendrix se juntou devidamente à banda de apoio deles, os I.B. Specials. Ele excursionou com os Isleys por todo os EUA e Canadá, durante o qual cruzou caminhos pela primeira vez com o baterista e futuro colaborador Buddy Miles, então tocando com Ruby & The Romantics.

Hendrix também se juntou aos Isleys em um estúdio de Nova York naquela primavera, onde gravaram a ardente canção gospel, "Testify" (Partes I e II). Ele teve permissão para se expressar com uma série de riffs ardentes, mas, de volta à estrada, ele se sentia mais inibido. A aparência polida e o visual regimentado do grupo não combinavam com as camisas frufru, lenços coloridos e pulseiras soltas de Hendrix.

Em MAIO DE 1964, Hendrix escapou para tocar guitarra na soulful "Mercy Mercy" de Don Covay. O single chegou ao número 35 no gráfico da Billboard, rendendo-lhe seu primeiro sucesso. Ele ensinaria o riff principal ao guitarrista Steve Cropper durante uma viagem aos estúdios Stax em Memphis naquele outono. "Isso quase me derrubou de joelhos", lembrou Cropper, que gravou a música com Booker T. & The M.G.'s no ano seguinte.

Hendrix já estava entediado com os Isleys naquela época e decidiu sair. Ele se reuniu com George Odell, que conseguiu um lugar para ele na turnê Super Attractions de Sam Cooke. Parecia que sua trajetória estava de volta ao topo, apenas para ele perder o ônibus uma noite no Missouri e ficar preso em Kansas City.

Odell veio mais uma vez em seu socorro, conectando Hendrix a membros da banda de apoio de Little Richard. Com sua guitarra embrulhada em um saco de batatas, Hendrix comprou uma passagem de ônibus para Atlanta, onde The Mighty Hannibal, com quem ele havia tocado por um curto período, fez as apresentações ao seu novo empregador. Os dias de glória de Little Richard já haviam passado, embora ele ainda fosse um popular performer ao vivo. Hendrix assumiu seu lugar na The Crown Jewels, sua banda de turnê, e pegou a estrada no INÍCIO DE 1965.

Uma parada em Los Angeles colocou Hendrix em contato com a cantora Rosa Lee Brooks. Eles se tornaram brevemente um casal, com Brooks também o convocando para tocar em seu single, "My Diary" (escrito por Arthur Lee, do Love), e o lado B, "Utee". Isso marcou o início de uma calorosa amizade entre Lee e Hendrix, que se tornou um dos maiores apoiadores do Love.

De volta com Little Richard, Hendrix acompanhou a lenda do rock'n'roll no estúdio para uma versão ardente de "I Don't Know What You Got (But It's Got Me)" de Don Covay. É uma performance vocal surpreendente de Richard, espremendo cada gota de angústia. Hendrix disse a um entrevistador que queria "fazer com a minha guitarra o que Little Richard faz com sua voz".

Mas a vida na banda era menos elogiável. Hendrix afirmou que passou semanas sem ser pago, enquanto Richard citava atrasos do guitarrista e sua tendência de tentar ofuscá-lo como um problema contínuo. "No palco, ele realmente tomava o show", disse Richard ao VH1's Legends. "As pessoas gritavam e eu achava que estavam gritando por mim. Eu olho e estão gritando por Jimi! Então eu tinha que apagar as luzes."

Hendrix foi eventualmente demitido depois de perder o ônibus uma vez demais. Ele viu isso chegando. "Sempre houve problemas", ele lembrou mais tarde. "Eu queria desistir."

 

Hendrix foi temporariamente reunido com os Isley Brothers na SEGUNDA METADE DE 1965. Eles fizeram alguns shows e, em AGOSTO, foram para os Estúdios Atlantic, em Nova York, para gravar um single dos Isleys, "Move Over And Let Me Dance/Have You Ever Been Disappointed". Mas logo ele seguiu em frente.

Conhecer o cantor de R&B Curtis Knight em OUTUBRO DE 1965, no saguão do America Hotel em Nova York, levou a um emprego mais estável. Knight trouxe Hendrix para seu trio de apoio, The Squires, e gravou um single, "How Would You Feel", no dia seguinte. Sua permanência na banda durou até MAIO DO ANO SEGUINTE e incluiu algumas outras gravações, incluindo os instrumentais "Hornet's Nest" e "Knock Yourself Out", ambos notáveis por renderem a Hendrix seus primeiros créditos como compositor.

O acordo com Knight não era exclusivo. Assim como seus acordos comerciais. Depois de concordar anteriormente com um contrato de dois anos com a Sue Records, Hendrix tomou a iniciativa de assinar um contrato de três anos com a PPX Enterprises pouco depois. Isso não apenas ilustrou sua ingenuidade ao lidar com a indústria da música, mas seu envolvimento com a PPX provou ser prejudicial. Depois que Hendrix se tornou uma superestrela, surgiram problemas legais com o chefe da empresa, Ed Chalpin, que lançou uma série de compilações do tempo do guitarrista com The Squires. "Eram nada mais do que sessões de improviso, cara", comentou um irritado Hendrix.

Enquanto isso, sua colaboração com Knight foi interrompida por deveres de turnê com Joey Dee & The Starliters e, em JANEIRO DE 1966, uma sessão de estúdio com Ray Sharpe e a King Curtis Orchestra. À medida que os Squires se dissolviam, Hendrix gravou lados com o saxofonista do grupo, Lonnie Youngblood, divulgados como The Icemen. Mas seu principal objetivo era estar na linha de frente. "Eu queria minha própria cena, queria minha própria música", afirmou. "Estava começando a perceber que poderia criar um mundo totalmente novo com uma guitarra elétrica."

Sua solução foi mudar-se para Greenwich Village e começar sua própria banda no VERÃO DE 1966: Jimmy James And The Blue Flames. Com base em sua reputação por tocar com Curtis Knight, conseguir uma residência no Café Wha? não foi um problema. A palavra começou a se espalhar. Entre as músicas tocadas pelos Blue Flames (cuja formação incluía o futuro guitarrista do Spirit, Randy California), estavam duas covers inspiradas que em breve se tornariam parte da lenda de Hendrix: "Hey Joe" e "Wild Thing".

A modelo da Vogue, Linda Keith, namorada de Keith Richards dos Stones, tornou-se frequentadora regular desses shows no Village. Convencida do potencial de Hendrix, ela convidou pessoas como Seymour Stein (que acabara de fundar a Sire Productions) e o empresário dos Stones, Andrew Loog Oldham. Bizarremente, nenhum deles ficou suficientemente entusiasmado.

Tudo mudou quando Keith encontrou o baixista dos Animals, Chas Chandler, que na época buscava se envolver em produção e gerenciamento. Ela o levou ao Café Wha? numa tarde de AGOSTO e observou enquanto Hendrix começava a tocar "Hey Joe", momento em que "ele explodiu a mente de Chas com o primeiro acorde". O resto, como sabemos, é lenda.

Por quase 50 anos, um verdadeiro "ninho de vespas" de controvérsias cercou uma pequena coleção de gravações de estúdio e concertos ao vivo capturadas na METADE DA DÉCADA DE 1960, que apresentavam os talentos de Jimi Hendrix, na época um músico pouco conhecido - Jimmy Hendrix - se apresentando ao lado dos grupos Curtis Knight & The Squires e The Lovelights. Saiba mais sobre essa história sórdida.

 

2022

19 DE AGOSTO

 

HORNET’S NEST – DENTRO DA BATALHA DE QUASE 50 ANOS SOBRE AS GRAVAÇÕES PRÉ-EXPERIENCE DE JIMI HENDRIX

 

By Steven C. Pesant. - https://www.jimihendrix.com/

 

Nos MEADOS DA DÉCADA DE 1960, antes de iniciar uma carreira solo que influenciaria profundamente e alteraria o curso da música popular, Jimi Hendrix (então conhecido como Jimmy Hendrix e Jimmy James) era um músico pouco conhecido, trabalhando por curtos períodos com diversos artistas, incluindo The Isley Brothers, Don Covay, Little Richard, Ike & Tina Turner, e a banda de R&B baseada no Harlem, Curtis Knight & The Squires.

Ed Chalpin era um empreendedor e produtor musical que fundou a PPX Enterprises, Inc. em 1960. Ele havia criado um negócio lucrativo gravando versões cover dos principais sucessos dos EUA para empresas fonográficas estrangeiras, que então sobregravavam letras traduzidas. Além de criar novas versões para mercados estrangeiros, Chalpin começou a produzir material original em seu estúdio de gravação em Nova York, o Studio 76 (também conhecido como PPX Studios), que ele licenciaria para várias gravadoras. Em FEVEREIRO DE 1965, Ed Chalpin fez um teste com Curtis Knight e concordou em gerenciá-lo e produzi-lo.

Após um encontro casual no saguão de seu hotel no OUTONO DE 1965, Curtis Knight e Jimmy Hendrix descobriram que moravam apenas cinco andares de distância no mesmo prédio. Lutando para sobreviver em seu papel como músico de apoio, Hendrix penhorou sua guitarra para despesas de subsistência e estava à beira do despejo devido ao atraso no pagamento do aluguel. Knight emprestou uma de suas guitarras sobressalentes a Jimmy, e a dupla se retirou para o apartamento de Hendrix para discutir música enquanto Knight descrevia a composição de sua nova música de protesto, "How Would You Feel".

No dia seguinte, Knight apresentou Jimmy Hendrix a Chalpin, e uma sessão de gravação aconteceu rapidamente. Essas gravações iniciais de demonstração, consistindo de nove faixas, oferecem uma visão da formação das evoluções criativas de Hendrix. "Two Little Birds" e "Suddenly" antecipam sua interpretação em futuros clássicos, como "Little Wing" e "Castles Made Of Sand", enquanto "Working All Day" e "Taking Care Of No Business" teriam a distinção de serem as primeiras gravações conhecidas apresentando composições próprias de Jimi.

Após a primeira sessão, Chalpin assinou com Jimmy Hendrix (por volta de 15 DE OUTUBRO DE 1965) um contrato de gravação. Hendrix pensou que estava assinando uma liberação como músico de apoio, observando mais tarde: "Eu entendi como um seguro para ser pago pela sessão, eu assinei." Infelizmente para Hendrix, o contrato não era para uma liberação como músico de apoio, mas sim para um contrato de gravação exclusivo de três anos por meros $1,00 e uma taxa de royalties de 1%.

Uma vez assinado, Hendrix ajudou Knight a concluir sua música de protesto - "How Would You Feel", que acabou se tornando o primeiro single lançado dessas sessões. De OUTUBRO A DEZEMBRO DE 1965, bem como em FEVEREIRO DE 1966, como membro dos The Squires, Hendrix voltaria ao estúdio com Curtis Knight na esperança de criar novas músicas capazes de entrar nas cobiçadas paradas de singles da revista Billboard.

Em 15 DE MARÇO DE 1966, Chalpin licenciou dois singles - "How Would You Feel" b/w "Welcome Home" (lançado em ABRIL DE 1966) das sessões de Hendrix com Curtis Knight para a RSVP Records, um selo independente sediado em Nova York, de propriedade de Jerry Simon.

Uma segunda licença com a RSVP Records resultou no lançamento em AGOSTO DE 1966 de "Hornet’s Nest" b/w "Knock Yourself Out". Estas duas instrumentais foram compostas por Hendrix e representam o primeiro lançamento comercial de sua própria música. Ambos os esforços não entraram nas paradas e, como resultado, o interesse de Simon no grupo diminuiu, e a RSVP não lançou um terceiro single.

Além do tempo de estúdio, de DEZEMBRO DE 1965 ATÉ O VERÃO DE 1966, Hendrix ocasionalmente se apresentava como membro de The Lovelights e Curtis Knight & The Squires enquanto tocavam em diversos clubes pequenos em Nova York e Nova Jersey.

As entusiasmadas performances ao vivo do grupo geralmente apresentavam covers populares de músicas como "What'd I Say" de Ray Charles, "Mercy, Mercy" de Don Covay, "Land Of 1000 Dances" de Chris Kenner, ou "Sugar Pie, Honey Bunch" de The Four Tops, explorando uma ampla variedade de gêneros musicais, desde sucessos pop do Top 40 até soul, R&B e blues.

Intercaladas com aparições esporádicas com Curtis Knight ao longo de 1966, Hendrix se viu de volta à estrada como músico de apoio, acompanhando grupos como Joey Dee & The Starlighters e King Curtis’s Kingpins, antes de eventualmente formar seu próprio grupo - Jimmy James & The Blue Flames no Greenwich Village, além de se apresentar com artistas como John Hammond Jr.

Foi lá, no Village, que Chas Chandler, baixista do grupo Animals, viu Hendrix tocando "Hey Joe" no Café Wha? e ofereceu-se para levá-lo para Londres para gravar uma versão da música e ser seu produtor.

Em SETEMBRO DE 1966, Chandler levou Hendrix de Nova York para Londres para cumprir sua promessa. Sob sua orientação, Hendrix formou o The Jimi Hendrix Experience com o baterista Mitch Mitchell e o baixista Noel Redding. Com a banda formada, Chandler os levou rapidamente para o estúdio de gravação; chegando ao ponto de penhorar seu próprio baixo para financiar o tempo inicial de estúdio do grupo.

A fé de Chandler foi recompensada em DEZEMBRO DE 1966, quando "Hey Joe" se tornou um sucesso na Inglaterra e em breve em toda a Europa. "Purple Haze" e "The Wind Cries Mary" seguiram em rápida sucessão e foram ainda mais bem-sucedidas. Em questão de meses, Hendrix havia se transformado de um músico de apoio lutador e pouco conhecido na mais nova estrela brilhante da música popular.

De volta à América, Ed Chalpin soube do sucesso internacional de Hendrix por meio de relatórios em revistas comerciais do setor. Após o lançamento em MAIO DE 1967 do álbum de estreia ARE YOU EXPERIENCED do The Jimi Hendrix Experience no Reino Unido, Chalpin começou a notificar todas as empresas que podia identificar como fazendo negócios com Hendrix, que sua empresa PPX havia assinado anteriormente um contrato exclusivo de três anos cobrindo o período entre OUTUBRO DE 1965 E OUTUBRO DE 1968.

Chocados com o desenvolvimento de que seu novo e promissor protegido tinha acordos concorrentes com os deles, Chas Chandler e seu parceiro Michael Jeffrey logo se viram (junto com as gravadoras de Jimi) envolvidos em litígios nos tribunais do Reino Unido.

Apesar do litígio em curso no Reino Unido; de volta à América, Hendrix esperava resolver o problema por conta própria e tomou a estranha decisão de visitar o Studio 76 da PPX em 17 DE JULHO DE 1967 para participar das sessões de gravação como um compromisso com Curtis Knight e a amizade deles, na esperança de que isso fosse suficiente para cumprir os termos do contrato original de 1965 com a PPX.

Atuando na guitarra e em um baixo Hagstrom de 8 cordas, Hendrix participou do que ele mais tarde descreveu como uma jam session.

Com novas gravações apresentando Hendrix agora em mãos, Chalpin percebeu uma oportunidade comercial. Na tentativa de reunir material suficiente para um álbum, Chalpin recuperou sete gravações adicionais de Curtis Knight & The Squires, registradas em sessões de 1965 e 1966, que anteriormente haviam sido licenciadas para a RSVP Records de Jerry Simon.

Em 4 DE AGOSTO DE 1967, Chalpin intensificou a disputa contra Hendrix e seus novos parceiros de gerenciamento, apresentando processos adicionais nos tribunais dos EUA que espelhavam sua abordagem no Reino Unido.

Em mais um cenário desconcertante, apenas quatro dias após ser notificado desses novos processos nos EUA, Jimi Hendrix mais uma vez retornou ao Studio 76 para gravar com Curtis Knight.

Essa última sessão de estúdio em 8 DE AGOSTO DE 1967 apresentou gravações de "Gloomy Monday" e "My Best Friend" (também conhecida como "Ballad Of Jimi"). Jimi era um amigo generoso e leal, e ele encarou sua participação na sessão como um gesto de boa fé que resolveria quaisquer questões legais. O guitarrista deixou claro que, embora estivesse apoiando a música, não queria que essas gravações fossem associadas ao seu nome. "Eu disse, 'Sim, você pode usar se quiser, mas, você sabe, sem o meu nome'", explicou Hendrix durante um depoimento em 1968.

Embora nunca tenha sido divulgado durante o litígio original, antes da primeira tomada de uma gravação de "Gloomy Monday" em 8 DE AGOSTO, os microfones do estúdio e a fita captaram a conversa entre Hendrix, Knight e Chalpin:

Jimi Hendrix (para Ed Chalpin): Ok, olhe, você não pode, sabe... tipo, quando fazemos isso, você não pode colocar meu nome no single.

Curtis Knight (concordando): Não, não, de jeito nenhum.

Hendrix (rindo, sinalizando para Knight que Chalpin não pode ouvi-lo): Certo?

Knight (para Hendrix): Entendi.

Chalpin: Gravando!

Hendrix: Edward, você pode me ouvir?

Chalpin: Eu ouço você.

Hendrix: Em outras palavras, você não pode, sabe, você não pode usar meu nome para nada disso, certo?

Chalpin: Eu ouço você agora que estou gravando.

Knight: Você não pode usar o nome dele para nada disso.

Chalpin: Ok, não se preocupe.

Hendrix: Não, mas... (risos)

Chalpin: (risos)

Hendrix: Não, sério, sério, sabe?

Chalpin: Como eu disse, não se preocupe,

Hendrix: Hein?

Chalpin: Eu não vou usar, não se preocupe!

Apesar de Chalpin reconhecer o pedido de Hendrix, ele sabia que agora tinha ainda mais do que queria - "Jimi Hendrix" - tocando nas gravações. Essas gravações de estúdio de JULHO e AGOSTO DE 1967 voltariam para assombrar Hendrix depois que Chalpin assinou um acordo de licenciamento em NOVEMBRO DE 1967 com a Capitol Records para a distribuição nos EUA de até quatro novos álbuns compostos por 33 gravações apresentando as gravações de 1965 e 1966 com Hendrix como membro de Curtis Knight & The Squires, juntamente com as novas gravações de 1967.


Em 13 DE DEZEMBRO DE 1967, a Capitol Records lançou GET THAT FEELING (Capture essa sensação) no mercado dos EUA. Ainda se beneficiando da estreia de Hendrix no MONTEREY INTERNATIONAL POP FESTIVAL em JUNHO DE 1967 e da estreia de ARE YOU EXPERIENCED em AGOSTO na América; a Capitol Records tentou aproveitar o bom momento com a confusão do consumidor quando usaram uma foto de Jimi Hendrix tirada no MONTEREY POP FESTIVAL de JUNHO DE 1967 na capa de GET THAT FEELING. A Capitol até colocou o nome de Jimi Hendrix acima e em uma fonte maior do que o próprio nome de Curtis Knight, apesar dessa música ser de Curtis Knight & The Squires e o papel de Jimi ser apenas o de um músico de sessão.

Embora o álbum tenha sido criticado pela crítica, ele pegou muitos fãs desprevenidos que, procurando uma cópia de ARE YOU EXPERIENCED - o lançamento de estreia quente do The Jimi Hendrix Experience - mas em vez disso se viram enganados com uma cópia inferior de GET THAT FEELING. Apesar das críticas negativas, até o final do ano, o álbum conseguiu alcançar a posição #75 nas paradas de álbuns da Billboard.

No Reino Unido, Chalpin assinou um acordo de licenciamento semelhante com a London Recordings, um selo da Decca Records, para o lançamento do mesmo material que estrearia ao lado dos lançamentos nos EUA. Em AGOSTO DE 1967, "How Would You Feel" b/w "You Don't Want Me" foi lançado, com "Hush Now" b/w "Flashing" seguindo logo depois em OUTUBRO DE 1967.

Enquanto a administração de Hendrix e a gravadora nos EUA tiveram sucesso em adiar o lançamento de GET THAT FEELING no Reino Unido, uma liminar que impedia a Decca de lançar o álbum acabou sendo revogada, e o álbum foi lançado em JANEIRO DE 1968, quase simultaneamente ao lançamento do segundo álbum do The Experience, AXIS: BOLD AS LOVE.

Após vários meses de litígio acalorado entre as gravadoras, a Reprise Records (através da matriz Warner Bros. Records) concordou em resolver as reivindicações pendentes feitas pela PPX em JUNHO DE 1968; os resultados concederam à Capitol Records os direitos de distribuição para um futuro álbum de Jimi Hendrix.

Em OUTUBRO DE 1968, justamente quando The Experience estava preparando o lançamento de sua obra-prima dupla ELECTRIC LADYLAND, a Capitol Records atacou novamente com a estreia no INÍCIO DE OUTUBRO de FLASHING, uma nova compilação nos EUA apresentando gravações adicionais de Knight/Hendrix de 1965 e 1967. Embora mais adequadamente anotado, com os nomes de Jimi Hendrix e Curtis Knight aparecendo do mesmo tamanho na capa do álbum, ao lado de esboços de ambos os músicos adjacentes aos nomes, o novo lançamento mais uma vez causou confusão e foi criticado pelos críticos. "Tudo sobre este disco é de má qualidade", exclamou a revista Down Beat.

A London Recordings optou por uma seleção de músicas modificada para o segundo álbum quando estreou STRANGE THINGS em NOVEMBRO DE 1968 para o mercado do Reino Unido. Apesar do título alternativo, a arte da capa do álbum se assemelhava à do lançamento nos EUA de FLASHING.

Até JUNHO DE 1969, a formação original do The Jimi Hendrix Experience havia se desfeito, mas Hendrix ainda devia à Capitol Records um álbum para cumprir os termos do acordo de JUNHO DE 1968. Embora uma tentativa de mixar um álbum ao vivo de performances do Jimi Hendrix Experience a partir de gravações de concertos de 1969 não tenha resultado em um produto final; Hendrix eventualmente se voltou para os amigos Billy Cox e Buddy Miles para se apresentarem com ele no Fillmore East em 31 DE DEZEMBRO DE 1969 e 1 DE JANEIRO DE 1970. Através desses quatro shows e das gravações ao vivo resultantes de Wally Heider, Hendrix finalmente conseguiu entregar um álbum completo - BAND OF GYPSYS - à Capitol Records, que estreou em MARÇO DE 1970.

Com o acordo nos EUA agora concluído, Hendrix pôde voltar sua atenção para o litígio em andamento no Reino Unido, mas seu falecimento prematuro em SETEMBRO DE 1970 ocorreu pouco antes do julgamento no Reino Unido agendado.

Embora a breve passagem intermitente de Jimmy Hendrix como guitarrista de Curtis Knight & The Squires (e sua banda anterior, The Lovelights), em 1965 e 1966, tenha sido relativamente breve, mais de 100 álbuns foram criados a partir de cerca de quarenta masters de estúdio e gravações de palco de qualidade de consumidor pelo grupo. A maioria apresentava variações de baixa fidelidade, versões remixadas, editadas e instrumentais do mesmo material - muitas vezes com seus títulos de música manipulados repetidamente.

Jimi Hendrix foi prejudicado ao longo de sua carreira por litígios sobre essas gravações, que continuaram até que sua família finalmente prevaleceu em litígio contra Ed Chalpin e a PPX em 2003. Após 35 anos, o caso finalmente foi decidido de forma definitiva. Em 2014, a Experience Hendrix adquiriu as fitas-mestras originais da PPX, incluindo gravações de estúdio e ao vivo, finalmente encerrando este capítulo difícil na vida e início de carreira de Jimi Hendrix.

Desde a aquisição das fitas originais, o engenheiro de gravação Eddie Kramer tem se esforçado ao máximo para maximizar a qualidade de áudio da coleção. "Levamos cada apresentação única o mais longe possível em termos de fonte e chegamos às melhores performances originais, as reduzimos e remixamos, criando o que acreditamos ser a melhor representação dessas gravações", diz Kramer.

Essas gravações feitas para a PPX e RSVP fazem parte do legado extraordinário de Jimi Hendrix. Elas se alinham perfeitamente com outras sessões em que Hendrix participou durante essa mesma era como músico de apoio para outros artistas. Sem a confusão quanto ao verdadeiro envolvimento de Hendrix, essas gravações oferecem uma visão de sua evolução imediatamente antes de ser descoberto por Chas Chandler.

"Eu era um músico de apoio tocando guitarra", explicou Hendrix em uma entrevista de 1967. "Eu sempre fui mantido em segundo plano, mas estava pensando o tempo todo no que queria fazer."

Apreciadas nesse contexto, as primeiras sessões de estúdio e gravações ao vivo com Curtis Knight mostram sua técnica em evolução e sua genialidade emergente.

Viva os primeiros anos de Jimi Hendrix com essas compilações esclarecedoras:


YOU CAN’T USE MY NAME: CURTIS KNIGHT & THE SQUIRES – THE RSVP/PPX SESSIONS

Originally released: March 24, 2015 (available from Experience Hendrix / Legacy Recordings)

1. How Would You Feel 3:50

2. Gotta Have A New Dress 3:07

3. Don’t Accuse Me 3:55

4. Fool For You Baby 2:14

5. No Such Animal 4:49

6. Welcome Home 3:47

7. Knock Yourself Out [Flying On Instruments] 6:53

8. Simon Says 3:37

9. Station Break 2:31

10. Strange Things 2:55

11. Hornet’s Nest 5:09

12. You Don’t Want Me 2:21

13. You Can’t Use My Name 0:56

14. Gloomy Monday 3:31

 

CURTIS KNIGHT FEATURING JIMI HENDRIX: LIVE AT GEORGE’S CLUB 20 (1965-1966)

Originally released: March 3, 2017 (exclusively from Dagger Records)

1. Introduction :41

2. Killing Floor 3:22

3. Last Night 2:24

4. Get Out Of My Life Woman 3:48

5. Ain’t That Peculiar 4:24

6. Mercy, Mercy 3:30

7. I’m A Man 5:17

8. Driving South 6:03

9. Baby What You Want Me To Do 3:47

10. I’ll Be Doggone 2:57

11. Sweet Little Angel 4:33

12. Let’s Go, Let’s Go, Let’s Go 3:55

13. Travelin’ To California 4:30

14. What’d I Say 4:52

15. Land Of 1000 Dances 4:38

16. Come On (Let The Good Times Roll) 4:10

17. Band Outro :57

 

NO BUSINESS: CURTIS KNIGHT & THE SQUIRES – THE PPX SESSIONS, VOLUME 2

Originally released: October 23, 2020 (exclusively from Dagger Records)

THE STUDIO SESSIONS

1. UFO 2:48

2. No Business 3:01

3. Hush Now 6:58

4. Gloomy Monday [Alternate] 3:24

5. How Would You Feel [Alternate] 3:32

6. Love Love 9:02

7. My Best Friend [Takes 3/4/5] 3:47

8. Hornet’s Nest [Alternate] 3:48

9. I Need You Every Day [Sick & Tired] 3:00

10. Suey 2:34

THE DEMO RECORDINGS

11. Taking Care Of No Business 2:46

12. Working All Day 3:04

13. Two Little Birds 2:13

14. Suddenly 2:51

15. UFO 2:55

16. Better Times Ahead 2:35

17. Everybody Knew But Me 1:35

18. If You Gonna Make A Fool Of Somebody 2:45

19. My Best Friend 2:07

Articles View Hits
11392349

We have 965 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro