Minhas Memórias na França dos Anos 60: Acompanhando Jimi Hendrix em Paris, Curtindo com Brigitte Bardot e Enfrentando Aventuras com Syd Barrett" (2023)

 

2023

 

27 DE AGOSTO

 

“NUNCA OUVI UM SOM ASSIM, ANTES OU DEPOIS”: EM 1967, BRIAN MAY DO QUEEN ERA UM ESTUDANTE DESCONHECIDO. ENTÃO ELE CONTRATOU JIMI HENDRIX PARA TOCAR EM SUA FACULDADE POR £ 1.000 E SUA VIDA MUDOU PARA SEMPRE

 

 

By DAVE EVERLEY (Classic Rock) - https://www.loudersound.com/

 

 

Um Brian May pré-fama assistiu Jimi Hendrix jogar uma bola de estudante a 3 metros de distância

 

(Image credit: Michael Putland/Peter Timm\ullstein bild via Getty Images)

 

Em 1967, o futuro guitarrista do Queen, Brian May, era estudante de matemática e física no Imperial College de Londres. Quando não estava mergulhado em equações, ele era membro do Comitê De Entretenimento da faculdade, onde participava da contratação de bandas como Steamhammer, Spooky Tooth, America e, mais memorável, Jimi Hendrix.

 

May, de 19 anos, viu Hendrix tocar pela primeira vez em 29 DE JANEIRO DE 1967, quando The Jimi Hendrix Experience abriu para The Who no Saville Theatre, na Shaftesbury Avenue, em Londres.

 

“Eu estava tocando guitarra na minha própria banda, 1984, mas fiquei absolutamente encantado com Jimi”, disse May ao Classic Rock em 2020. “Ele estava fazendo coisas com as quais eu nem poderia sonhar”.

 

May ficou tão impressionado que pressionou seus colegas membros do comitê para contratar Hendrix para ser a atração principal de um baile estudantil que estava acontecendo no Imperial College em 13 DE MAIO DE 1967 - um dia após o lançamento do álbum de estreia do Experience, ARE YOU EXPERIENCED? A estrela de Hendrix estava subindo rapidamente e seus honorários refletiam isso: principescas mil libras.

 

“Tínhamos três ou quatro grupos tocando em diferentes partes do prédio”, disse May. “Pagamos mil libras para Jimi vir naquela noite, e havia mil pessoas naquele salão. Os ingressos custavam mais de uma libra, então o Imperial College Union teve lucro.”

 

O camarim de Hendrix era a sala onde o clube de jazz da faculdade praticava. Foi lá que May teve sua única interação real com o guitarrista americano.

 

“Eles estavam lá, fazendo barulho, fumando muita maconha”, lembrou May. "Estava chegando a hora em que eles deveriam subir ao palco, então um de nós bateu na porta e disse: 'Está na hora, Sr. Hendrix, é hora de ir'. Ele saiu com sua guitarra e disse: ' Onde é o palco, cara?” E todos nós apontamos na direção sem dizer nada, apenas maravilhados. E essa foi minha conversa com ele, se é que você pode chamar assim.

 

Após seu breve encontro com uma superestrela em espera, May e seus amigos correram para a frente do palco para assistir ao show de Hendrix. “Ele subiu no palco e começou direto com Foxy Lady”, lembra May. “Eu estava a cerca de 3 metros de distância quando ele tocou a primeira nota. Foi impressionante. Nunca ouvi um som assim em minha vida, antes ou depois. Eu já era um devoto de Jimi, mas isso mudou minha vida.”

 

A memória permanente de May daquela noite está sendo dominada. “Foi um pouco assustador”, disse ele. “Achei que poderia tocar guitarra naquela época. Eu pensei que estava bem na guitarra. Mas quando você viu Hendrix, você realmente quis desistir – ou tentar muito mais. Olhei para o equipamento dele, olhei para ele e pensei: ‘Bem, ele é apenas um homem, e isso é apenas uma guitarra, e esses são apenas amplificadores.’ Mas quando ele começou foi como um terremoto. Isso nem descreve. Foi como um cruzamento entre um terremoto, uma orquestra e um turbilhão de sons.”

 

Uma das vantagens de fazer parte do comitê de entretenimento da faculdade era que May havia contratado sua própria banda, 1984, para fazer o show, embora em uma parte diferente do prédio.

 

“Estávamos tocando em uma sala no fundo e Jimi estava no salão principal, então, de certa forma, nós o apoiamos”, disse May. “Tocamos Purple Haze naquela noite como uma espécie de homenagem a Jimi, e há rumores de que ele veio e me viu tocando. As pessoas me disseram que ele entrou, ficou no fundo e assistiu. Eu não fazia ideia."

 

O show do Imperial College não foi a única vez que May apareceu no mesmo programa que Hendrix. Em DEZEMBRO DE 1967, o Experience foi a atração principal da noite inteira de NATAL NA TERRA no Olympia de Londres. Também estava no projeto 1984, mesmo que sua baixa estatura significasse que eles nem sequer apareceram no pôster.

 

“Estávamos perto de seu camarim e podíamos ouvi-los praticando”, lembrou May. “Eles estavam tocando algumas músicas dos Beatles e obviamente não sabíamos o que ele estava planejando. Ele subiu direto no palco e tocou Sgt Pepper. Isso foi incrível.”

 

May deixaria 1984 na PRIMAVERA DE 1968, formando uma nova banda, Smile, com o ex-vocalista de 1984 Tim Staffell e o estudante/baterista de odontologia Roger Taylor. Em JULHO DE 1970, Staffell foi substituído por Freddie Mercury e Smile mudou seu nome para Queen. Décadas depois daquele encontro fugaz com Hendrix, o americano continuou sendo a referência que May aspirava como guitarrista.

 

“Ele ainda é o modelo do que você quer ser como uma estrela do rock”, disse May ao Classic Rock. “Ele está fazendo isso por pura alegria. Ele é arrebatado por sua própria criação.


 

2023

 

4 DE SETEMBRO

 

 

“NUNCA OUVI UMA ÚNICA PESSOA TOCAR HENDRIX CORRETAMENTE. AS PESSOAS SEMPRE TENTAM ENGANÁ-LO, O QUE É UMA DAS COISAS MAIS TRISTES DE TODAS”: J MASCIS, DO DINOSAUR JR., NOMEIA 10 GUITARRISTAS QUE MOLDARAM SEU SOM

 

 

By Andrew Daly - https://www.guitarworld.com/

 

 

Uma das figuras mais reverenciadas do indie-rock sobre por que a forma de tocar guitarra de Bob Dylan é subestimada, o que torna o timbre de Ron Asheton tão incrível e por que ninguém – repito, ninguém – pode tocar como Jimi Hendrix

 

(Image credit: George Fairbairn/Future)

 

Ao entrarem na DÉCADA DE 90, Dinosaur Jr. já estava trabalhando há vários anos. E em 1993, eles tinham cinco discos sólidos - DINOSAUR (1985), YOU'RE LIVING ALL OVER ME (1987), BUG (1988), ANYTHING'S COOL WITH ME (1991) e GREEN MIND (1991) - em seu currículo.

 

Claro, todos esses álbuns apresentavam composições peculiares, tecido composicional emotivo e heroísmo de guitarra discreto através do anti-herói da guitarra J Mascis. Mas foi só em WHERE YOU BEEN, de 1993, que Mascis e seus companheiros em Dinosaur Jr.

 

Relembrando WHERE YOU BEEN 30 anos depois, Mascis disse à Guitar World: "WHERE YOU BEEN é o único disco em que eu, Murph [Emmett Jefferson Murphy III] e Mike [Johnson] realmente tocamos juntos no estúdio. Estávamos realmente tentando para fazer um bom disco; acima de tudo, lembro-me de ter trabalhado duro nele."

 

Ele continua: "No que diz respeito ao sucesso, nunca esperei nada. Sempre fico surpreso se alguém gosta de algo que fiz. Mas WHERE YOU BEEN também foi o primeiro álbum em que tive algumas guitarras diferentes à minha disposição. ... Lembro-me de ter um amplificador Tele e um amplificador Fender Tweed, que usei durante as sessões."

 

Claro, Mascis já havia entregado o produto em cinco álbuns anteriormente. E então, o acesso repentino aos equipamentos de uma loja de doces inspirou ou alterou sua abordagem?

 

“Na verdade não”, ele diz. “Mas eu gostei de ter todas aquelas guitarras porque me deu mais opções, sabe? Eu nunca tive a chance de experimentar coisas diferentes antes de WHERE YOU BEEN, comigo foi muito legal explorar sons diferentes."

 

Quando questionado se há um riff ou solo de WHERE YOU BEEN que mais se destaca, Mascis brincou: "O solo de Get Me é muito bom. Não tenho certeza de onde eu estava quando o gravei; talvez em Los Angeles, ou poderia ter sido em Miami. Mas eu sei que tinha aquele amplificador Fender Tweed e todos os overdubs foram feitos com o Tele que eu tinha.

 

Atualmente, Mascis e Dinosaur Jr. estão prontos para pegar a estrada em todo o mundo em apoio ao 30º aniversário de WHERE YOU BEEN. É uma nostalgia interessante, visto que a natureza criativamente inquieta de Mascis sempre o faz avançar em vez de olhar para trás.

 

“É difícil para mim saber como WHERE YOU BEEN me mudou como jogador”, admitiu Mascis. “Mas desde então, continuei perseguindo sons porque consegui ainda mais equipamentos [risos]. Minhas assinaturas Tele e Jazzmaster incorporaram coisas que descobri desde então, como trastes jumbo e uma ponte tune-o-matic. Preciso de mais sustentação, algo mais sólido, e não gosto da ponte flutuante Jazzmaster tradicional.

 

Deixando de lado as reflexões sobre o álbum retrospectivo, no que diz respeito aos anos 90, J Mascis - em toda a sua glória distorcida, mas de fala mansa - é o herói da guitarra despretensioso final. Não que ele se importe muito com esse tipo de coisa.

 

“É ótimo se alguém gosta do meu jeito de tocar, mas nunca penso nisso”, conclui Mascis. "Eu tenho meus heróis, mas não sei se alguém pretende ser Steve Vai. Eu apenas gosto de fazer sons. Este não é apenas meu trabalho; é meu principal hobby. E agora, há um milhão de pedais e tudo mais. feitiços de equipamento que sempre aparecem. Então, não sei sobre ser um herói nem nada disso. Estou focado em buscar aquele som definitivo. Ainda não cheguei lá, mas nunca é chato."

 

Enquanto se prepara para pegar a estrada em comemoração ao 30º aniversário de WHERE YOU BEEN, J Mascis ligou para a Guitar World para falar sobre os 10 guitarristas que moldaram seu som.

 

1. Greg Sage

 

Sempre adorei os Wipers e definitivamente tentei incorporar esse tipo de forma de tocar e som em minha própria forma de tocar. Greg Sage é um ótimo músico; sempre gostei de sua sensação, seu toque e suas músicas, também. É difícil descrever, mas toda a atmosfera que Greg consegue com a guitarra é legal. E a maneira como ele usa a barra whammy é única, especialmente na música punk rock. Sempre achei esse estilo, e o efeito era muito legal para tocar coisas rítmicas.

 

Tentar identificar onde ele está dentro do meu próprio estilo é difícil, mas há certas coisas que roubei de Greg ao longo dos anos. Por exemplo, percebi que o início de Kracked de You’re Living All Over Me é uma espécie de coisa no estilo Wipers."

 

2. Keith Richards/Mick Taylor

 

Eu tenho que manter esses dois juntos porque o que eles fizeram juntos foi muito bom. Os Stones são muito diferentes dos Dinosaur Jr., mas eu os amo. O estilo melódico de Mick contra a abordagem mais despojada e blues de Keith é um som de guitarra que eu Sempre considerei mágico. A maneira como Mick tocava solo e suas escolhas de notas me influenciaram. E suas melodias e ideias sempre me pareceram muito legais. Assim como Keith, seu ritmo de tocar é sempre tão fixo.

 

"Quando comecei a tocar com outros guitarristas, percebi que tendia a olhar para o ritmo mais como Keith, onde eu ficava preso na batida e dedicava muito tempo para observar os outros guitarristas com quem tocava."

 

3. Ron Ashton

 

Ron Ashton foi um grande destaque em meus primeiros estágios como guitarrista. Desde a primeira vez que ouvi Ron tocar, imediatamente soube que seu som era meu som de guitarra favorito. É algo que sempre persegui ao longo de minha carreira.

 

Até hoje, Ron conseguiu o som de guitarra mais incrível, e seus solos eram muito legais também. Eles não eram tecnicamente difíceis, mas eram singulares para ele. Não tenho certeza do que Ron tinha... seu som simplesmente realmente me afetou. Até hoje, é o som de guitarra mais incrível que já ouvi. Tentei encontrá-lo sozinho, mas até agora nunca consegui.

 

4. Anthony ‘Bones’ Roberts

 

Sempre gostei do Bones do Discharge. Ouvi-o pela primeira vez enquanto tocava bateria em bandas de hardcore, e quando o ouvi, ele imediatamente se destacou. Sempre gostei de seus solos atonais, e quando comecei a tocar guitarra, definitivamente coloque um pouco disso no meu estilo. Ele tem um som e uma vibração muito únicos e é outro que tem um som ao qual sempre me referi.

 

5. Bob Molde

 

Eu adoro a guitarra de Bob Mold. Ainda me lembro da primeira vez que o vi tocar; ele estava tão barulhento e dominou completamente a sala. Gostei desse aspecto de sua forma de tocar e lembro-me de ter pensado: 'Sim... eu gosto disso. Eu' gostaria de incorporar um pouco disso.

 

Ele foi ótimo com Hüsker Dü e, mais tarde, com um álbum chamado BLACK SHEETS OF RAIN, que é uma ótima descrição da forma de tocar de Bob. Seu som de guitarra é aquele em que parece que a guitarra está em toda parte na sala.

 

6. Tony Iommi

 

Outro cara com o mesmo tipo de som de guitarra em todos os lugares é Tony Iommi, que eu não percebi que era uma grande influência para mim até mais tarde. Sempre adorei o Black Sabbath, mas por muito tempo, nunca realmente pensei em como eles me influenciaram.

 

Mas, há alguns anos, vi o Sabbath ao vivo pela primeira vez, e foi então que me ocorreu o quão incrível Tony Iommi era ao vivo. E então aquele show também me fez perceber que ele foi uma influência significativa para mim, embora, eu nunca o destaquei antes. Como eu disse, sempre adorei o Sabbath, mas nunca separei os sons individuais. Mas Tony realmente me impressionou com sua forma de tocar ao vivo, então ele entrou na minha lista.

 

7. Paul Kossoff

 

"Paul era um grande músico que tinha uma sensação incrível. Ele era especialmente impressionante quando desacelerava, e você podia ouvir seu vibrato. A maneira como ele desacelerou é algo que considero inspirador porque tenho dificuldade em tocar devagar, então fico impressionado quando as pessoas conseguem fazer isso.

 

Gostei dos leads dele; assisti muitos vídeos dele tocando, e você pode dizer pelas caras que ele fez que ele estava profundamente envolvido. Ele tinha um vibrato tão intenso que não posso deixar de pensar nisso. É inegavelmente legal. É difícil dizer onde isso sai em Dinosaur Jr., mas definitivamente está lá em algum lugar. Eu simplesmente não consigo identificar exatamente onde e quando isso vai sair.

 

8. Bob Dylan

 

Sempre gostei de Bob Dylan como guitarrista. No que diz respeito ao material acústico, Bob é muito subestimado como guitarrista. Seu ritmo de tocar, o som que ele consegue, a maneira como ele consegue se acompanhar e seu dedilhar são todos muito Ele obviamente não tem muita influência para mim como guitarrista, mas Bob Dylan definitivamente me influencia no lado acústico.

 

Não sei por que ele é tão subestimado, mas quando o ouço tocando sozinho em algumas das músicas piratas que tenho, ele soa incrível. Seu estilo e ritmos se transformam constantemente e sempre prendem sua atenção.

 

9. Jimi Hendrix

 

Hendrix provavelmente parece óbvio, mas ele é o melhor guitarrista de todos os tempos, sabe? Ninguém jamais vai chegar perto dele. Nunca tentei descobrir uma música do Hendrix, o que significa que nunca tentei tocar como ele.

 

Nunca ouvi uma única pessoa tocar Hendrix corretamente. As pessoas sempre tentam enganá-lo, o que é uma das coisas mais tristes de todas. Pessoas que tentam tocar como Jimi Hendrix são simplesmente deprimentes. Quer dizer... eu vi Stevie Ray Vaughan uma vez, e ele estava bem, mas eu não sei… ele era um pouco mais repetitivo do que Hendrix. Com Hendrix, estava tudo em suas mãos. Você não pode duplicar isso.

 

10. Rory Gallagher

 

Eu amei Rory Gallagher por sua energia. Ele era como um raio no palco, concentrando toda sua energia na guitarra e no show. Deve ter sido incrível.

 

O estilo dele transparece no que eu faço porque ele era um tocador que muitas vezes pensava fora da caixa, e alguns de seus solos eram muito estranhos. Pode ser difícil entender de onde ele veio, que é um aspecto que eu gosto. Também gostei que sua configuração fosse tão simples. Rory tocou em um pequeno amplificador, o que era diferente de todos esses caras tocando em pilhas de amplificadores Marshall. A ideia de Rory Gallagher sentado com seu pequeno Vox AC30 com um amplificador de agudos me atrai.

 

Image credit: Fin Costello/Redferns

 

2023

 

17 DE OUTUBRO

 

SEIS MÚSICAS PARA ENTENDER A GENIALIDADE ELETRIZANTE DE MITCH MITCHELL

 

Por Rich Chamberlain (Classic Rock) - https://www.loudersound.com/

 

Um baterista com formação em jazz na vanguarda da explosão do rock, Mitchell uniu os dois gêneros com um efeito devastador como parte da Jimi Hendrix Experience.

 

(Image credit: Pictorial Press Ltd / Alamy Stock Photo)

 

Se perguntássemos ao fã de rock médio para nomear os maiores bateristas de todos os tempos, estamos bastante confiantes de que a maioria citaria o mesmo punhado de nomes: John Bonham, obviamente. Keith Moon, sem dúvida.

 

Aqueles com uma queda por jazz e big band podem optar por Buddy Rich, enquanto aqueles que cresceram nos ANOS 90 podem escolher Dave Grohl ou Chad Smith. Estamos apenas arranhando a superfície aqui, mas você também provavelmente ouvirá os nomes de Bill Ward, Stewart Copeland, Ian Paice e muitos outros mencionados antes de um homem que sem dúvida conquistou seu lugar no topo da bateria de rock: o falecido e grande Mitch Mitchell.

 

Mitchell, que faleceu durante uma turnê em 2008 aos 61 anos, foi elogiado por uma série de bateristas renomados, e não é nenhuma surpresa que muitos deles vejam Mitchell como o auge.

 

Um músico com formação em jazz que fornece batidas na vanguarda da explosão do rock, Mitchell usou a união desses dois gêneros com efeitos devastadores como parte da Experiência Jimi Hendrix. Sua parceria com Hendrix durou apenas quatro anos (de 1966 ATÉ A MORTE DE HENDRIX EM 1970), mas rendeu ouro musical e o mais próximo possível da perfeição na bateria.

 

Mitchell foi capaz de estabelecer um ritmo forte com o baixista Noel Redding, fornecendo uma tela na qual Hendrix poderia vomitar uma cacofonia de cores com seu trabalho pioneiro de guitarra. Mas Mitchell também foi mais do que capaz de proporcionar seus próprios momentos de cair o queixo. Seu trabalho explosivo de caixa e pilotagem de pratos foram simplesmente fenomenais.

 

Aqui vemos apenas alguns dos nossos momentos favoritos de Mitch Mitchell.

 

Fire - Fogo

 

Claro, Hendrix ganha as manchetes aqui com sua guitarra tipicamente brilhante, mas para o nosso dinheiro esta faixa é uma master class de Mitch Mitchell. Com tons fortes e um trabalho simplesmente requintado de baixo e caixa, ele pontua habilmente os riffs stop-start de Hendrix.

 

Mitchell está tocando com ritmo e força, mas de alguma forma sublinha tudo isso com um groove e uma sensação impressionantes. É uma combinação que todos os bateristas de rock buscam – a diferença é que Mitch conseguiu acertar no álbum de estreia de Hendrix and the Experience.

 

The Wind Cries Mary - O Vento Chora Maria

 

A justaposição entre esta faixa e Fire (esta última segue a primeira) na edição original dos EUA de ARE YOU EXPERIENCED sublinha a habilidade única de Mitchell. Enquanto na próxima faixa, Fire, ele canta, aqui ele é deliciosamente discreto. O groove lento da faixa abre caminho para um preenchimento estranho (o solo de guitarra no meio da faixa, em particular, é apoiado por alguns rolos de caixa saborosos), mas na maior parte, The Wind Cries Mary é uma lição sobre como dizer muito por não fazer muito.

 

Manic Depression - Depressão maníaca

 

A interação entre caixa e prato de passeio que traz este clássico do Hendrix Experience tem todas as características de um baterista de renome no auge de seus poderes. Isso foi gravado em MARÇO DE 1967, quando Mitchell tinha apenas 20 anos. Aparentemente inspirado na Valsa Africana de Johnny Dankworth e nas instruções de Hendrix para “Think Africa”, aqui está uma parte de bateria que pega cada segundo do aprendizado de jazz de Mitchell e o transforma em uma melodia de rock de herói de guitarra.

 

Mergulhando nas profundezas do território geek da bateria (desculpe, fique conosco), é também um grande passo para longe do seu rock padrão, graças à sua fórmula de compasso três-quatro. Mitchell está pensando fora da caixa em uma faixa que parece improvisada, mas de alguma forma acerta o dinheiro o tempo todo. E o fato de o terço final da música ser basicamente um solo de bateria também marca muitos pontos.

 

Little Wing - Pequena asa

 

Outra gravação lenta e outro exemplo de como Mitchell poderia estabelecer um ritmo e então, do nada, explodir com um poder incrível. Little Wing tem menos de dois minutos e meio de duração, mas apresenta mais preenchimentos excelentes do que muitos bateristas conseguem em uma carreira inteira. Aquele que traz a banda em 30 segundos é um belter absoluto, para começar. O padrão principal excêntrico pode parecer bastante simples na primeira audição, mas é surpreendentemente difícil. Outra marca registrada de Mitchell: fazer com que o som frustrantemente complicado pareça fácil e sem esforço

 

Wait Until Tomorrow - Espere até amanhã

 

Talvez não seja o melhor trabalho da Hendrix Experience, mas Wait Until Tomorrow resume tudo o que temos falado quando se trata da forma de tocar de Mitchell. Ele se encaixa lindamente com Noel Redding, interrompendo para entregar preenchimentos de caixa impressionantes que pontuam o refrão. Com muitas pausas de bateria, Wait Until Tomorrow é talvez o ponto de partida ideal para aqueles interessados ​​em descobrir por que classificamos Mitch como um dos melhores bateristas que já pegou um par de baquetas.

 

Crosstown Traffic - Trânsito transversal          

 

Outro clássico da Hendrix Experience e mais um exemplo da genialidade de Mitchell. O preenchimento da introdução é incrível e a batida principal é totalmente funky. Vintage Mitch Mitchell.

 

2023

 

19 DE OUTUBRO

 

O QUE OS PERFECCIONISTAS NÃO ENTENDEM SOBRE JIMMY PAGE E JIMI HENDRIX, SEGUNDO KIM THAYIL DO SOUNDGARDEN

 

David Slavkovic - https://killerguitarrigs.com/

 

Como explicou Kim Thayil do Soundgarden, há um aspecto importante da forma de tocar de Jimmy Page e Jimi Hendrix que alguns amantes da guitarra podem não perceber. Ao refletir sobre os guitarristas que mais o influenciaram, Thayil disse à Guitar World que a lenda do Led Zeppelin foi uma influência crucial, mas que ainda há algumas coisas que as pessoas podem não entender completamente sobre ele.

 

"Gostaria de lembrar a todos os perfeccionistas aficionados por guitarra que ouçam o solo de Jimmy Page em 'In the Evening'", apontou Kim. A música em questão é do último álbum do Led Zeppelin, IN THROUGH THE OUT DOOR, lançado em 1979, e é a faixa de abertura do disco.

 

Para explicar melhor as coisas, Thayil deu uma explicação um tanto estranha que faz todo sentido:

 

"Parece que a guitarra está caindo escada abaixo... É brilhante. Lembro de pessoas escrevendo sobre isso no FINAL DOS ANOS 70 perguntando: 'Ele quis estragar ali?' E eu pensava: 'É só legal!'"

 

Dizer que é "como a guitarra caindo escada abaixo" não era de forma alguma uma crítica a Page, mas sim uma explicação de sua genialidade. Claro, para os chamados "perfeccionistas", isso pode parecer que algo está errado. Mas isso se resume à abordagem única para compor músicas.

 

Outro guitarrista que ainda se sente incompreendido, mesmo sendo incrivelmente influente, é Jimi Hendrix. De vez em quando, você ouve comentários fora do comum sobre Hendrix, como o virtuoso Marty Friedman dizendo que "preferiria mastigar vidro do que ouvir Hendrix".

 

Continuando a conversa, Thayil refletiu sobre algumas críticas negativas que Hendrix recebeu ao longo dos anos, oferecendo:

 

"O mesmo vale para Jimi Hendrix com todo aquele feedback. Ele estava sempre se desafiando e fazendo as pessoas questionarem: 'Por que ele escolheu ir por esse caminho?!'"

 

No entanto, de acordo com o guitarrista do Soundgarden, isso não era um sinal de falta de habilidade, mas sim uma abordagem muito específica para criar nova música. Afinal, Hendrix realmente estava à frente de seu tempo e simplesmente tocava o que sentia. Kim acrescentou:

 

"Ele não tocava as coisas da mesma maneira todas as vezes porque vinha do coração dele, não de uma partitura ou de um livro didático. Ele estava vivendo, pensando e sentindo. O feedback estava por toda parte. Era parte da paixão e intensidade... E muito disso alimentou o que eu estava tentando fazer!"

 

Voltando para Jimmy Page, o guitarrista do Led Zeppelin, receber críticas pelo seu estilo de tocar está longe de ser uma ocorrência incomum. Muitos ouvintes e fãs, mesmo aqueles que elogiam Page e o Zeppelin por definir o gênero, podem dizer que o seu modo de tocar era "descuidado". Mas, se você perguntar a uma lenda moderna do blues, Joe Bonamassa, você deve ter cuidado ao escolher essas palavras para descrever o trabalho de Page:

 

"Muitas pessoas gostam de dizer que Page é descuidado, e tudo bem", disse Bonamassa em uma entrevista deste ano. "Você pode chamá-lo de descuidado o dia todo, mas você consegue tocar como ele? Tente tocar 'The Rain Song' tão bem quanto ele tocou. Você não vai conseguir. Sem chance."

 

"A coisa sobre o Jimmy Page que a maioria das pessoas não percebe é que ele era um músico de estúdio muito requisitado antes dos Yardbirds e do Led Zeppelin. Ele fez incríveis trabalhos antes mesmo de fazer parte dessas bandas... Chamem-no de descuidado, mas ele era um talento único em uma geração." Outro músico que elogiou Jimmy Page por sua abordagem única na guitarra e composição foi o vocalista do Alter Bridge, Myles Kennedy.

 

"Como compositor, guitarrista e produtor, Jimmy Page é muito singular", Myles ofereceu em uma entrevista deste ano, acrescentando que "ele possui uma abordagem verdadeiramente especial. Ele também explicou um aspecto "insano" de Page, dizendo que "vimos isso desde o início, mas ele conseguiu mantê-lo ao longo de sua carreira."

 

"Mas acho que o que eu amava em Jimmy e ainda amo nele é essa imprudência. Ele é um compositor e arranjador incrível, e é ótimo no estúdio, mas quando executa seus solos, não sei... há algo muito perigoso na maneira como ele toca."

 

Jay Jay French, do Twisted Sister, por outro lado, tem uma opinião um pouco diferente sobre o assunto. Embora ele admita que Jimmy Page foi uma grande influência, juntamente com Eric Clapton, a quem ele mencionou na mesma entrevista, ele simplesmente não fica super impressionado com suas habilidades de tocar.

 

"Eric não mudou muito, Eric permaneceu o mesmo", disse French. "Jimmy Page piorou com o tempo, ficou mais descuidado, eventualmente se endireitou e acho que está bem hoje."

 

"E a propósito, não estou criticando essas pessoas. Eles eram meus heróis. Mas quando você pensa nos maiores guitarristas, aqueles que, quando você os ouve, sabe quem são."

 

 

2023

23 DE OUTUBRO

 

FUI CONTRATADO PARA ACOMPANHAR JIMI HENDRIX EM PARIS POR UMA NOITE, MOSTRAR A ELE UM BOM MOMENTO": DAVID GILMOUR DO PINK FLOYD FALA SOBRE SUAS AVENTURAS NA FRANÇA DOS ANOS 60, SAINDO COM JIMI HENDRIX, FESTEJANDO COM BRIGITTE BARDOT E SENDO PRESO JUNTO COM SYD BARRETT

 

By Paul Brannigan( Classic Rock ) - https://www.loudersound.com/

 

Para o futuro guitarrista do Pink Floyd, David Gilmour, a França dos ANOS 60 oferecia uma sensação de liberdade que ele não encontrava em casa, em Cambridge, até que ele foi preso cantando na rua com Syd Barrett.

Em JANEIRO DE 1967, a banda de David Gilmour, Jokers Wild (mais tarde renomeada Bullitt, e depois Flowers), foi contratada para tocar em residência no clube Le Bilboquet em Paris, onde eles entretinham os jovens e brilhantes da cidade tocando covers até altas horas da madrugada. Um dia, ele foi abordado com uma oferta de trabalho extra e lhe perguntaram se ele estaria disponível para entreter um jovem guitarrista americano enquanto ele visitava a cidade.

Gilmour nunca tinha conhecido Jimi Hendrix, mas sabia o quão talentoso o guitarrista nascido em Seattle era, tendo-o visto tocar em Londres em 19 DE SETEMBRO DE 1966, em um clube chamado Blaises, em South Kensington.

"Ele tocou com o Brian Auger Trinity enquanto Julie Driscoll cantava", lembrou o guitarrista do Pink Floyd em uma entrevista de 2015 para a revista MOJO. "Aquele lugar pequeno estava lotado de pessoas do tipo Beatles e Stones, então você pensa, Alguma coisa está acontecendo. E esse garoto entrou e colocou uma guitarra de destro de cabeça para baixo. Ele foi um fenômeno desde o começo."

Em uma entrevista para a BBC Radio 2 em 2006, Gilmour maravilhava-se: "Eu e todo o lugar ficamos de queixo caído", e declarou-se "um grande fã".

Não é preciso escrever que o guitarrista de 20 anos pulou na oportunidade de sair com Hendrix na capital francesa.

"Fui contratado para levá-lo para passear por Paris por uma noite, mostrar a ele um bom tempo", ele contou à revista MOJO. "E ele parecia muito legal. Simpático, tímido."

Hendrix não foi a única celebridade que Gilmour conheceu durante os seis meses em que morou em Paris em 1967. Sua banda foi contratada para tocar em gravações de demonstração do cantor francês Johnny Halliday e contratada para tocar em uma festa frequentada pela atriz Brigitte Bardot, com quem Gilmour passou um tempo depois de oferecer a simples introdução, "Olá, eu sou David".

Parte da confiança de Gilmour vinha do fato de que ele já era um falante de francês experiente na época. Ele já havia visitado a França no VERÃO DE 1965, pegando carona até St. Tropez, o cenário da memorável atuação de Bardot como a adolescente órfã precoce Juliette em "E Deus criou a mulher", mais conhecido internacionalmente pelo seu título em inglês "And God Created Woman". Lá ele se encontrou com seu antigo amigo de Cambridge, Syd Barrett, e a dupla se divertiu muito, lembrou o guitarrista.

"Fomos tocar nas ruas de St. Tropez e fomos presos", ele contou à revista MOJO em 2006. "Na volta para casa, paramos em Paris e compramos todos aqueles livros picantes que costumavam ser proibidos na Inglaterra. O ALMOÇO NU e A HISTÓRIA DO OLHO. Lembro-me de sentar no camping lendo essas coisas à luz de uma lanterna."

Além dos encontros com celebridades, a residência de Gilmour em Paris em 1967 foi memorável por outra razão. Em 6 DE MARÇO, no seu 21º aniversário, seus pais o visitaram e lhe presentearam com uma Fender Telecaster branca. "Acho que ele nunca tirou isso das mãos", disse o companheiro de banda de Gilmour no Jokers Wild, Rick Wills, ao escritor de rock Mark Blake para a sua biografia definitiva do Pink Floyd, "Pigs Might Fly".

Gilmour ficou em Paris até o FINAL DO VERÃO DE '67, retornando relutantemente à Inglaterra apenas depois de ficar tão doente que foi internado no hospital com pneumonia e desnutrição, o que significa que Flowers não conseguia mais assumir os shows, o que fez com que ele e seus companheiros de banda logo ficassem sem dinheiro e sem ter onde morar. Quando o guitarrista voltou a capital francesa, e ao Le Bilboquet, no ano seguinte, seria como membro do Pink Floyd.

2023

27 DE OUTUBRO

 

"ELE ME AGARROU E DISSE: 'EU GOSTO DE VOCÊ. VOCÊ TEM MUITA CORAGEM': BILLY GIBBONS, DO ZZ TOP, SOBRE A NOITE EM QUE SUA BANDA ADOLESCENTE ABRIU O SHOW DE JIMI HENDRIX E ENCERROU SUA APRESENTAÇÃO COM 'FOXY LADY' E 'PURPLE HAZE'

 

By Paul Brannigan (Classic Rock) - https://www.loudersound.com/

 

"Quando o The Moving Sidewalks foi escolhido para abrir o show de Jimi Hendrix no Texas em 1968, eles tinham praticamente músicas suficientes para fazer um show completo, mas duas delas eram sucessos de Jimi Hendrix."

(Image credit: Tom Hill/WireImage | Michael Putland/Getty Images)

O futuro guitarrista do ZZ Top, Billy Gibbons, ainda estava na adolescência quando fundou a banda de psicodelia e blues de Houston, Texas, The Moving Sidewalks, e conseguiu um contrato para abrir os shows da The Jimi Hendrix Experience em Fort Worth e Houston em FEVEREIRO DE 1968. Nos termos do contrato, o The Moving Sidewalks deveria tocar um set de 40 minutos todas as noites, e Gibbons rapidamente percebeu que a única maneira de sua banda cumprir a duração exigida era incluir as duas músicas de Jimi Hendrix que eles tocavam regularmente em seus shows: os singles de 1967, "Foxy Lady" e "Purple Haze". Afinal, Hendrix nem notaria, certo?

Errado.

"Eu nunca vou esquecer a noite de abertura, tocamos 'Foxy Lady' e estávamos indo para a introdução de 'Purple Haze', e eu olhei para o lado do palco, e lá, nas sombras, estava Jimi Hendrix de braços cruzados, sorrindo", relembrou Gibbons em uma entrevista posterior à televisão com a lenda da transmissão dos EUA, Dan Rather. "Nós imediatamente construímos uma amizade sólida."

Em uma entrevista de 2021 à revista MOJO, Gibbons continuou a história.

"Quando saímos do palco, ele me pegou e disse: 'Eu gosto de você. Você tem muita coragem'. Mais tarde, houve um certo pânico enquanto tentávamos conseguir quartos de hotel. Fomos escoltados para a ponta do corredor. Mas Jimi disse: 'Ei, pegue o quarto do outro lado'."

Quando o escritor David Fricke lhe perguntou que lições ele tirou de seu tempo com Hendrix, Gibbons observou que o guitarrista nascido em Seattle "estava fazendo coisas com a guitarra elétrica que nem sequer tinham sido pensadas, coisas para as quais ela não foi projetada."

"Eu estava tocando uma Stratocaster, algo que me aproximou dele", lembrou-se. "Uma noite, no hotel, ele disse, 'Venha ver isso'. Ele estava tirando a mola da alavanca de afinação, cortando duas espirais da mola para que você pudesse realmente pressionar a alavanca para baixo - apenas fazer um dive bomb."

"Havia o dobrar das cordas - como ele conseguiu aquele efeito em 'Foxy Lady' - e o suporte poderoso de Mitch Mitchell na bateria e Noel Redding no baixo. Jimi frequentemente dizia: 'Cara, não é ótimo? Eu posso ir daqui até a estratosfera, sabendo que tenho um apoio sólido sustentando essas excursões. Ninguém perde o ritmo. Ninguém perde o sentido para onde a música está indo.' A partir disso, eu tinha o Dusty [Hill, baixista falecido do ZZ Top] e o Frank [Beard, baterista do ZZ Top] fazendo algo muito semelhante, oferecendo uma base sólida: passando pelas mudanças, mas martelando a tônica [nota]. Isso perdura até hoje."

Em sua entrevista com Dan Rather, Gibbons lembrou que Hendrix era uma pessoa "tímida" fora do palco, mas acrescentou: "Mas quando as luzes se acendiam, ele se iluminava. E cara, ele começava a fazer coisas com aquela guitarra que eram simplesmente de outro mundo."

Gibbons diria mais tarde à revista Classic Rock que toda a experiência foi "uma verdadeira viagem para a mente e uma revelação, para dizer o mínimo."

 

2023

29 DE OUTUBRO

 

O JIMI HENDRIX ROADIE QUE DEU INÍCIO A UMA DAS BANDAS MAIS IMPORTANTES DO METAL

 

BOB ALEXA - https://www.wearethepit.com/

 

Nos anais da história do rock, poucas figuras são tão importantes quanto Ian Fraser Kilmister, conhecido mundialmente como Lemmy, o inflexível vocalista da banda de heavy metal Motörhead.

No entanto, antes de sua ascensão ao panteão do escalão mais barulhento do rock, Lemmy pisou nos palcos em um papel que poucos associariam a ele: ele foi roadie do lendário Jimi Hendrix.

A METADE DA DÉCADA DE 1960 foi uma era transformadora na música e, para Lemmy, não foi diferente. Encontrando-se no meio da florescente cena rock de Londres, ele conseguiu o que seria o emprego dos sonhos para muitos: trabalhar como roadie para Jimi Hendrix Experience. Não se tratava apenas de mudar de equipamento; tratava-se de estar no epicentro de uma revolução musical.

Hendrix, conhecido por suas habilidades de guitarra sobrenaturais e performances explosivas no palco, teve uma influência em Lemmy que iria muito além de como configurar um amplificador. O próprio Lemmy compartilhou em inúmeras entrevistas que durante seu tempo com a equipe de Hendrix, ele não conhecia o funcionamento interno de um gênio. Ele observou os ensaios de Hendrix, passagens de som, apresentações ao vivo e os aspectos menos glamorosos do estrelato. A experiência foi fundamental, moldando sua compreensão tanto dos aspectos técnicos das apresentações ao vivo quanto do carisma necessário para comandar o palco.

 

EM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS:

“Eu estava dormindo no chão do [roadie de Jimi Hendrix] Neville Chester - ele estava dividindo um apartamento com Noel Redding, então sempre que eles precisavam de um par extra de mãos eu estava lá. Não consegui o emprego por nenhum talento nem nada.

Mas eu vi Jimi tocar muito. Duas vezes por noite durante cerca de três meses. Eu o vi tocar nos bastidores também. Ele tinha uma velha guitarra Epiphone - era de 12 cordas, com cordas de seis - e ele costumava subir em uma cadeira nos bastidores e tocá-la. Por que ele se levantou na cadeira, eu não sei.

Quando ele se apresentou, ele era mágico. Você o observaria e o espaço e o tempo parariam. Depois que ele tocasse, teríamos que consertar seus fuzzboxes porque ele simplesmente pisaria neles. E eles se dividiam em pedaços por todo o palco, e você tinha que consertar os pedaços e juntá-los novamente. Maldito assassinato.”

Mas talvez a lição mais significativa para Lemmy tenha sido uma visão íntima da dedicação de um artista ao seu ofício. O comprometimento incansável de Hendrix, sua busca constante por um som específico e sua dedicação inabalável à música deixaram uma marca indelével no ícone emergente.

Na época em que Lemmy formou o Motörhead, em MEADOS DOS ANOS 70, as lições aprendidas durante esses anos de formação estavam profundamente enraizadas. O Motörhead iria incorporar um espírito semelhante de trabalho duro, performances barulhentas e um desrespeito pelo mainstream que Hendrix exemplificou.

Assim, o espírito de Jimi Hendrix, de certa forma, sobreviveu através do rugido dos motores do Motörhead, liderado por um ex-roadie que nunca se esqueceu de onde veio.

Photo by David Redfern/Redferns

 

JIMI HENDRIX e MILES DAVIS conheceram-se num cabeleireiro, Hendrix estava no topo e Miles estava revolucionando o jazz. Estávamos em 1969 e drogas e álcool estavam muito presentes em suas vidas. Miles e Jimi começaram a namorar com as respectivas namoradas. Iam a bares e divertiam-se.

Jimi começou a comprar discos de jazz e Miles estava completamente louco com a música do Jimi. E assim foi gestando a ideia de Jimi e Miles gravarem um álbum. Jimi não se importava muito com formalidades e contratos, então ele combinou um dia com Miles para se juntar para gravar e disse quem queria na rítmica: nada mais e nada menos do que Paul McCartney em baixo e Tony Williams na bateria. Havia um problema de qualquer maneira: o dinheiro. Parece que Miles estava com ciúmes do que Jimi ganhava, então tentou negociar com o gerente do Hendrix, Michael Jeffrey, a soma de 50 mil dólares. Mas não houve caso. Assim, a ganância frustrou o que poderia ter sido o melhor álbum da história do jazz e do rock.

Uma testemunha da amizade entre os grandes músicos foi Terry Reid, um amigo inglês de Hendrix. Na biografia de Charles Cross sobre Jimi, ROOM FULL OF MIRRORS, Reid disse que uma tarde estava no apartamento que Jimi tinha em Nova Iorque quando Miles Davis chegou. Os dois se trancaram em um quarto e começaram a tocar. Trompete com surdeinha e guitarra acústica. “Era autenticamente precioso, tratava-se de uma interpretação de bom gosto, nada ostentosa nem exagerada. No contexto do jazz, Jimi não parava de alargar os limites, e todos aqueles tipos do jazz o respeitavam como ninguém mais no mundo do rock”, disse Reid.

Pouco depois eles se cruzaram no Festival da Ilha de Wight. Jimi tinha muito pouco tempo de vida. Miles estava mais vital do que nunca. Há um ano que apresentava Bitches Brew, seu disco mais inovador, com John McLaughlin na guitarra, a quem Miles disse: “Quero que você toque como Hendrix”.

Miles trocou seu vestido formal por um mais extravagante graças à influência de Hendrix. Para o célebre baixista Dave Holland, “Miles enriqueceram profundamente com a música de Hendrix”. É uma explicação lógica se você analisar sua música a partir de 1968 ou 1969. Em sua biografia sobre Miles, Ian Carr cita uma opinião do tormpetista: “Hendrix não sabia nada sobre música modal, era apenas um músico inato; você sabe, ele não tinha estudado, não se importava com o mercado”.

Hendrix morreu em 18 DE SETEMBRO DE 1970. Miles assistiu ao seu funeral e ficou devastado a tal ponto que foi ao último enterro que ele foi em sua vida. (BEHIND THE SONGS)

Articles View Hits
11392471

We have 1013 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro