"POR QUE EU PRECISO ME JUNTAR AO YES QUANDO TENHO O ELP?" (2023)

2023

21 DE OUTUBRO

 

KEITH EMERSON DISSE: "POR QUE EU PRECISO ME JUNTAR AO YES QUANDO TENHO O ELP?": A HISTÓRIA POR TRÁS DO DELIRANTE ÁLBUM RELAYER DO YES

 

 

By Chris Roberts (Classic Rock) - https://www.loudersound.com/

 

Rick Wakeman estava fora, o novo integrante Patrick Moraz estava dentro, e o Yes estava prestes a fazer seu álbum mais subestimado dos ANOS 70.

Estamos em 1973 e o vocalista do Yes, Jon Anderson, está em casa ouvindo alguns álbuns que acabou de receber. Sempre interessado em acompanhar o que está acontecendo no mundo da música contemporânea, ele direciona sua atenção para SING ME A SONG OF SONGMY, do compositor turco-americano Ilhan Mimaroglu. Lançado em 1971, é uma mistura eclética de sons eletrônicos, trilhas orquestrais vanguardistas e o quinteto de jazz do trompetista Freddie Hubbard, intercalados com palavras cantadas e faladas abordando temas como o assassinato da atriz Sharon Tate, o tiroteio da Guarda Nacional em estudantes desarmados na Universidade Estadual de Kent e a guerra no Vietnã.

O outro disco é a trilha sonora recém-lançada de Vangelis Papathanassiou, intitulada L'APOCALYPSE DES ANIMAUX. Gravado em 1970, quando o mestre grego dos teclados ainda era membro do Aphrodite's Child, a música com texturas exóticas paira serenamente, repleta de uma beleza brilhante e imaculada, mas permeada por uma melancolia persistente. Habitando um universo sonoro totalmente diferente do disco anterior, a natureza reflexiva das melodias agridoces cativa Anderson e aguça seu apetite criativo.

Enquanto ele ouve, as coisas estão indo bem para o Yes. As encomendas antecipadas para seu próximo lançamento, TALES FROM TOPOGRAPHIC OCEANS (7/12/1973), já garantiram que o álbum duplo alcance o status de disco de ouro antes mesmo de chegar às lojas. Uma turnê pelo Reino Unido quase totalmente esgotada está prestes a começar, e as vendas antecipadas para a perna americana da turnê levaram a banda a tocar em locais ainda maiores do que na visita anterior. Com ideias e temas conceituais começando a surgir na mente de Anderson para o próximo projeto a ser enfrentado pela banda, o futuro do Yes parecia muito promissor. Considerando todas as circunstâncias, o que poderia dar errado? Apenas sete meses depois, ele descobriria.

Não todo mundo compartilhava do seu humor. Profundamente entediado após ter viajado pela Europa e América com o que ele considerava uma série de ideias musicais espalhadas muito tenuamente por um conceito inflado, Rick Wakeman vinha sendo infeliz há algum tempo. Também não conseguia demonstrar entusiasmo pelo que considerava como a direção influenciada pelo jazz-rock em que o Yes parecia estar seguindo. Em 18 DE MAIO, seu 25º aniversário e o dia em que recebeu a notícia de que seu segundo álbum solo JOURNEY TO THE CENTRE OF THE EARTH estava no primeiro lugar das paradas de álbuns do Reino Unido, Wakeman saiu do grupo. "O moral estava baixo e obviamente as pessoas ficaram desapontadas por ele ter saído, pois Rick era uma parte importante da banda", relembrou o baterista Alan White, em uma entrevista à Classic Rock em 2012. "Acho que começamos a trabalhar em parte do material do RELAYER antes de Rick sair, mas ele ficou com um gosto amargo na boca após tocar e excursionar com TALES FROM TOPOGRAPHIC OCEANS, e acredito que ele apenas queria continuar com sua própria música. Todos nós nos recompomos e, obviamente, começamos a procurar uma nova pessoa e a trabalhar como um quarteto para retomar o fluxo. Passamos muito tempo ensaiando e reunindo as ideias básicas do RELAYER juntos."

Relembrando o timbre estranho e exótico de L'APOCALYPSE DES ANIMAUX, Jon Anderson teve a ideia de um substituto pronto para Wakeman. Ele ligou para Vangelis para se juntar aos ensaios em andamento na casa do baixista Chris Squire. A habilidade do grego de tecer elaboradas orquestrações e arranjos, combinada com suas habilidades formidáveis como solista, deveria torná-lo uma opção natural para o grupo. No entanto, à medida que as sessões avançavam, ficava cada vez mais claro que as coisas não estavam progredindo como o esperado ou desejado. "Quando dizíamos para tocar novamente, ele dizia 'Bem, não será a mesma coisa'", relembra o guitarrista Steve Howe. "Estávamos improvisando, mas também estávamos aprendendo partes à medida que avançávamos, e acho que foi nesse momento que percebemos que ele era um músico tão espontâneo que o Yes seria um problema para ele. Estávamos tentando chegar a um arranjo sólido e contávamos com ele para tocar algo que reconheceríamos a qualquer momento. Vangelis sentia que não precisava fazer isso. Ele sempre tocaria de improviso, o que teria sido maravilhoso, mas nós não somos um grupo de jazz."

Após concordarem que não havia muita razão para continuar, Vangelis voltou a Londres, deixando o quarteto trabalhar no material novo. O guitarrista lembra de ter telefonado para Keith Emerson, do ELP, cuja entrada na banda, caso ele tivesse aceitado o convite de Howe, poderia ter mudado o rumo do rock progressivo da época. "Ele disse 'Por que eu precisaria me juntar ao Yes se já tenho o ELP?'

Musicalmente, seria incrível trabalhar com Keith Emerson, mas não sei se as personalidades teriam se harmonizado. Estávamos começando a perceber que as personalidades no grupo são muito importantes e não importa o quanto a música pareça ser o objetivo, não funcionará a menos que todos se entendam."

O que eles precisavam era de alguém com um amplo conhecimento enciclopédico dos arranjos detalhados do Yes e a habilidade técnica não apenas para juntar tudo, mas também para fazer alguns solos deslumbrantes. A pessoa que se encaixava perfeitamente nesse perfil era Patrick Moraz. O tecladista suíço era mais conhecido no Reino Unido por suas performances animadas como membro do Refugee, o trio formado pelos ex-companheiros de banda de Emerson no The Nice, Lee Jackson e Brian Davison, depois que o tecladista saiu para formar o ELP.

O Refugee fechou contrato com a gravadora Charisma e foi bem recebido em turnê, mas vivia praticamente de mãos a boca. Moraz morava em um porão úmido infestado de ratos em Earls Court, em Londres, e era comum ter que caminhar três milhas até a sala de ensaio do Refugee. Ele amava a música que o trio fazia, mas quando recebeu um convite para fazer um teste para entrar no Yes, Moraz agarrou a oportunidade e imediatamente se deparou com um mundo muito diferente do que os músicos do Yes viviam. Chegando cedo, ele teve a oportunidade de observar a chegada de cada membro um após o outro em seus carros caros. "Eu estava conversando com a equipe de estrada que cuidava do lugar e, olhando pela janela, vi Alan White em seu carro esportivo - era algo especial e personalizado", lembra Moraz. "Depois Steve chegou em seu carro Alvin azul metálico, dirigido pelo seu roadie. Depois Jon chegou em um Bentley antigo e raro, e então Chris chegou em um Rolls Royce Silver Cloud, se não me engano."

Como alguém acostumado a ter que pagar por hora por uma sala de ensaio, Moraz ficou impressionado com o ritmo tranquilo enquanto as pessoas sentavam para conversar, fumar e tomar chá. "Eu afinei os instrumentos antes de começarmos a tocar juntos e isso me deu a oportunidade de brincar com aqueles teclados que o Vangelis tinha usado enquanto os rapazes se preparavam. Eu estava improvisando, mostrando um pouco da minha velocidade e habilidade, e eles pararam de conversar e se reuniram em volta do piano elétrico e do Moog para assistir e ouvir. Eu toquei todo tipo de coisa, incluindo um pouco de And You And I. Para ser honesto, acho que consegui o emprego naquele momento, antes mesmo de tocarmos uma nota juntos."

A banda tocou para ele a seção vocal de Sound Chaser. Moraz ficou chocado. "Eles tocaram em uma velocidade incrível", lembra ele. "Então Jon me perguntou o que eu ofereceria como introdução para a peça."

Num instante, o arpejo de piano elétrico que abre a peça escorregou de suas pontas dos dedos, capturando imediatamente a atenção da banda, pedindo a ele para explicar o que acabara de tocar com o objetivo de integrá-lo à peça.

"Eu expliquei o ritmo para Alan e Chris para que eles pudessem descobrir a resposta para o chamado do teclado, por assim dizer. Eu até sugeri a Jon que usasse sua flauta para que eu pudesse tocar esses pequenos aglomerados rápidos." Enquanto a fita rodava, eles fizeram algumas tomadas, devagar no início, mas depois acelerando à medida que as partes se tornavam mais familiares. "Então gravamos a introdução em uma tomada que foi usada no álbum final antes de me oferecerem o emprego."

Alan White estava animado com as novas adições à faixa. "A primeira vez que o Patrick tocou conosco, ele tinha essa introdução meio prog jazzística que se tornou a abertura de Sound Chaser. Não tinha um tempo fixo, mas era algo sentido entre os teclados e a bateria. Eu entro com o padrão de bateria que está em compassos de 5 e 7. Eu conheci o riff muito bem e toquei nota por nota na bateria ao redor do kit."

Quanto a Steve Howe, ele lembra de sentir que a banda estava novamente completa, com as incertezas e frustrações recentes já para trás. "Assim que tivemos o Patrick lá, estávamos em ação... a exuberância dele trouxe algo como um sangue novo para a coisa, assim como eu tive quando entrei e como quando o Rick entrou. O Patrick era mais do que capaz de segurar o forte."

Os conceitos musicais de Anderson para The Gates Of Delirium exigiram todo o seu poder de persuasão para convencer o restante da banda de que a peça era viável. "Meu foco principal na época era ter uma ideia completa antes de mostrá-la para a banda", diz Anderson. "Eu toquei a maior parte no piano e deve ter parecido muito estranho e pouco musical para os caras, já que eu não tocava tão bem naquela época. Mas parecia que eu conhecia cada seção e por que poderia funcionar como um todo. Então fiquei muito feliz quando eles decidiram aceitar."

Sempre havia um elemento de persuasão e incentivo aos outros para seguir uma linha musical de pesquisa, sugere Anderson. "As ideias vinham muito rápido para mim, e a estrutura era algo que eu estava aprendendo na época. Então eu sempre estava um passo à frente dos caras enquanto eles estavam aprendendo a última parte, e eu já estava na próxima parte, liderando o caminho; é para onde estamos indo, é assim que vamos fazer, e vamos tentar. Talvez funcione, talvez não, mas vamos tentar. Gravar a cena de batalha foi um pouco caótico na época."

Alan White lembrava-se daquele caos com certa nostalgia. "Isso se estendia a Jon e a mim irmos a um ferro-velho e bater pedaços de metal pela manhã por cerca de uma hora para ver o que soava bem. Na verdade, construímos uma estrutura no estúdio feita de molas e peças de carro que, é claro, acabou no álbum na seção da batalha. Foi algo bem louco."

Embora muito se fale sobre a natureza ambígua das letras de Anderson, as palavras de The Gates Of Delirium são argumentavelmente entre as mais diretas, embora apresentadas em sua sintaxe incomum e idiossincrática. Assim como a arquitetura da terceira sinfonia de Sibelius influenciou a estrutura de Close To The Edge e os escritos do místico indiano Paramahansa Yogananda, apresentados a ele pelo percussionista do King Crimson, Jamie Muir, depois que se conheceram no casamento de Bill Bruford, ajudaram Anderson com a estrutura conceitual de TALES FROM TOPOGRAPHIC OCEANS, pode-se dizer que a obra GUERRA E PAZ de Tolstói e talvez elementos das colagens sonoras de Ilhan Mimaroglu alimentaram as ideias de Anderson para uma suíte lidando com a psicologia do poder e da ideologia sem controle.

"Ainda era um momento muito triste, com o Vietnã persistindo na minha mente e a Guerra Fria. Parecia não haver fim para o ciclo de guerras ao redor do mundo", diz o cantor.

Vale ressaltar também que no álbum finalizado, após a tempestade da batalha, há um momento de calma à medida que a névoa e a fumaça começam a se dissipar, e a música ecoa o que Anderson ouviu pela primeira vez em L'APOCALYPSE DES ANIMAUX de Vangelis. Certamente não é uma coincidência que Création du monde desse álbum tenha sido tocada antes dos shows durante a subsequente turnê de RELAYER.

Apesar do terreno musical ambicioso e às vezes difícil que ele mapeou, após seu lançamento no INVERNO DE 1974, 28 DE NOVEMBRO, ele estava entre os cinco primeiros lugares das paradas de álbuns em ambos os lados do Atlântico. Embalado na capa final de Roger Dean da DÉCADA DE 1970, ele também incluía algumas das músicas mais angulares deles até então.

No entanto, longe de toda a turbulência rítmica e dissonância jazz-rock, a faixa de encerramento do álbum, "To Be Over", irradia um anseio emocional que dá voz às inclinações mais suaves do Yes sem comprometer a intensidade que eles explorariam completamente mais tarde com "Awaken". Desde sua estreia até TALES FROM TOPOGRAPHIC OCEANS, a capacidade coletiva da banda de assimilar e aproveitar ideias e influências diferentes parece medida e incremental, cada uma construindo sobre os sucessos e lições aprendidas de seus antecessores. No entanto, nesse contexto, RELAYER é o mais radical de todos eles, e nos anos seguintes, sua reputação e a estima em que é mantido continuaram a crescer.

Falando em 2012, Alan White classificou o álbum como um de seus favoritos. "Estávamos totalmente envolvidos nele. Estávamos no estúdio e surgindo com novas ideias diariamente. Um álbum não soa bem a menos que você esteja se divertindo, e é isso que você ouve quando coloca esse disco: o Yes se divertindo."

 

Articles View Hits
11392568

We have 1096 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro