Roger Chapman relembra a música em "Music in a Doll's House" como uma influência significativa nos primeiros trabalhos do Genesis e Roxy Music, (2023)

2023

28 DE SETEMBRO

"MUITOS DOS PRIMEIROS TRABALHOS DO GENESIS E ROXY MUSIC VÊM DO FAMILY... EU ACREDITO QUE ESTABELECEMOS UM CERTO ESTILO PARA A PRÓXIMA GERAÇÃO": ROGER CHAPMAN RELEMBRA A MÚSICA EM "MUSIC IN A DOLL'S HOUSE"

BY PAUL HENDERSON (Prog) - https://www.loudersound.com/

Pós-guerra, pré-AIDS e no meio de uma revolução sexual e musical, a DÉCADA DE 60 foi um momento em que as pessoas se envolviam sexualmente com quem quer que fosse a qualquer momento. Entre as noites de aventuras, alguns relacionamentos improváveis foram formados. Como o que ocorreu em 1968, quando a Reprise, a descolada gravadora americana fundada por Frank Sinatra e com um elenco liderado por ele e pelos elegantes cantores Dean Martin e Sammy Davis Jr, se juntou a um grupo de garotos de Leicester, amantes de música alta e maconha. Era uma combinação estranha. Mas o primeiro encontro entre a Reprise e a banda Family resultou em algo realmente especial, como o vocalista Roger Chapman contou à revista Prog em 2012.

Até 1968, a Family já havia conquistado reconhecimento no circuito de shows e se tornado uma das favoritas em festivais graças à sua fusão rítmica altamente original de R&B, soul e rock progressivo experimental. Suas dinâmicas performances ao vivo geralmente mostravam o energético Roger Chapman destruindo vários pandeiros até virarem pedaços de madeira quebrada e metal dobrado enquanto os batia contra o suporte do seu microfone.

Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, os executivos da poderosa Reprise, pertencente à Warner Brothers, estavam à procura de algo novo. Eles já tinham a megaestrela que era Sinatra. Mas eles haviam observado a invasão da música pop britânica nos EUA e os Beatles se tornando um sucesso mundial, e queriam uma fatia desse mercado. A Reprise já havia arriscado um pouco no mercado seguro do rock ao assinar com Neil Young e Joni Mitchell. Agora eles estavam procurando assinar com uma nova e moderna banda britânica.

"Não sei realmente quais são as principais razões pelas quais a Reprise assinou com a Family", diz Chapman, mais de 40 anos depois "Mas eles queriam entrar no mercado inglês e no mercado do rock e começar na direção certa. Tenho que dizer que, na época, éramos uma banda muito, muito moderna. E bastante popular. Tínhamos conquistado um grande público na estrada, fizemos muitos festivais. Tínhamos muito respeito e éramos considerados um grupo sério e de classe. A Reprise achava que nós ajudaríamos eles a conquistar uma posição no Reino Unido."

Na PRIMAVERA DE 1968, a Family começou as sessões para o que se tornaria o seu primeiro álbum, trabalhando nos estúdios Olympic, na 117 Church Road, Barnes, sudoeste de Londres, colocando suas ideias na mesma mesa de mixagem de quatro canais usada em álbuns e singles de peso como Jimi Hendrix, The Rolling Stones, The Yardbirds e The Small Faces. "Tínhamos muitas das músicas escritas", lembra Chapman, "e algumas foram escritas no estúdio enquanto íamos trabalhando - pelo menos em termos de arranjo. Por ser a época que era, a invenção era a coisa mais importante, nem pensávamos muito sobre isso, e estávamos experimentando. Usávamos violino, sax soprano... Então, simplesmente torcíamos as coisas."

E assumo que também houve algumas drogas envolvidas. A família não era um grupo drogado, por assim dizer, mas metade da banda fumava maconha - era isso que era naquela época. Psicodélicos? Não muito - apenas para as partes estranhas. A gravação começou com Jimmy Miller como produtor, e Eddie Kramer e George Chkiantz como engenheiros. Miller foi retirado do projeto quando os Rolling Stones o convidaram para trabalhar em seu próximo álbum (que se tornaria BEGGARS BANQUET de 1968). A família deve ter amaldiçoado a sorte deles. Mas pode muito bem ter sido uma bênção disfarçada.

Saída de Miller; entra o guitarrista do Traffic, Dave Mason. Junto com Mason vieram ideias de produção e arranjo que desempenharam um grande papel na criação do álbum de estreia da família, um ótimo álbum de rock psicodélico progressivo - possivelmente o primeiro álbum de rock progressivo - e um clássico do gênero.

Lançado em 19 DE JULHO DE 1968, MUSIC IN A DOLL'S HOUSE foi aclamado pela crítica, incluindo o crucial apoio do DJ da BBC John Peel. Vendeu bem na Europa, mas menos bem no deserto progressivo dos EUA na época. No Reino Unido, eventualmente alcançou uma posição respeitável no número 35; uma grande conquista para um álbum tão radical, experimental e aventureiro, na era de artistas número um como Andy Williams, Scott Walker, The Four Tops, The Seekers e Tom Jones.

Com 13 faixas reais, mais três curtas interlúdios de "Variação Em Um Tema De..." conectando algumas das músicas, MUSIC IN A DOLL'S HOUSE  foi uma revelação. Aqui estava uma música pintada em uma grande tela com uma ampla paleta de cores. O saxofonista de jazz tradicional Tubby Hayes contribuiu com arranjos de metais para "Old Songs New Songs", enquanto faixas maravilhosamente elaboradas como a suavemente suave "Mellowing Grey", a hipnótica "The Breeze", a sombriamente sinistra "The Chase", a animada "Hey Mr Policeman" e a acid-flavored "Never Like This" vieram de um lugar mais familiar - misturando elementos de rock, R&B, soul, jazz, psicodelia, blues e pop.

O que realmente consolida a formidável reputação de MUSIC IN A DOLL’S HOUSE como um dos grandes álbuns progressivos são suas quatro faixas fundamentais notáveis: "Me My Friend", "See Through Windows", "Peace Of Mind" e "Voyage". Essas faixas apresentavam sons estranhos e sombrios, incluindo instrumentos invertidos, Mellotron em cascata, violino ecoante e assustador, trompete, saxofone, efeitos de estúdio e, principalmente, o vibrato vocal severo e quase impossível de Chapman. Às vezes, você ficava convencido de que a Tardis tinha saído gritando e pousado em sua sala - estéreo glorioso. Era algo fabuloso e inovador.

No MEIO DE 1968, o rock progressivo (ou "música underground", como era chamado na época) ainda engatinhava e fumava atrás dos abrigos de bicicleta. O surpreendente álbum de estreia IN THE COURT OF THE CRIMSON KING do King Crimson ainda estava a um ano de distância; Yes tinha acabado de mudar seu nome de Mabel Greer's Toyshop e começava a fazer shows; Genesis mal tinha saído da escola e estava gravando seu primeiro álbum com o produtor Jonathan King; e Jethro Tull ainda era uma banda de blues prestes a lançar seu primeiro disco. O rock "progressivo" naquela época era representado por bandas como Traffic, The Moody Blues, Pink Floyd, The Nice, Barclay James Harvest e The Mothers Of Invention, expondo um tipo de música que as pessoas nunca tinham ouvido antes.

Family era tão diferente e único quanto qualquer uma dessas bandas. Embora MUSIC IN A DOLL’S HOUSE não soasse como nada mais, lançar um novo marco radical não estava na agenda da banda, de acordo com Chapman. "De jeito nenhum", ele diz. "Isso é só o que Family era naquele momento. E, novamente, as ideias surgiram enquanto estávamos no estúdio. Enquanto estávamos lá, surgiu a ideia de usar diferentes versões das músicas e usá-las como conexões. Acho que a ideia foi de John Gilbert, nosso empresário. Eu esqueço, mas foi mais de 40 anos atrás".

MUSIC IN A DOLL’S HOUSE foi algo único para Family. O álbum seguinte, FAMILY ENTERTAINMENT de 1969, foi muito diferente e tinha um som diferente. Focava mais nas músicas e tinha menos dos arranjos do álbum de estreia, os quais se provaram impossíveis de reproduzir ao vivo. Desta vez, diz Chapman, a banda fez um esforço consciente para diferenciá-lo.

"A diferença foi, eu acho, que John [Gilbert] percebeu que com MUSIC IN A DOLL'S HOUSE nós fizemos um álbum que era quase muito eclético e quase não poderia ser reproduzido, e decidiu que deveríamos seguir um pouco mais pela estrada da música que poderíamos tocar no palco. Também usamos um produtor diferente, Glyn Johns. Novamente, já tínhamos bastante músicas para FAMILY ENTERTAINMENT, e com os arranjos que estávamos tocando no palco - músicas como Weaver's Answer, How-Hi-The-Li, Second Generation Woman."

Em seguida veio o maravilhoso A SONG FOR ME de 1970, um álbum que inclui algumas das melhores músicas da Family, como Drowned In Wine e Love Is A Sleeper, e foi o outro ponto alto dos três primeiros álbuns da Family. A banda gravou mais quatro álbuns de estúdio - ANYWAY (parte ao vivo), FEARLESS, BANDSTAND e IT'S ONLY A MOVIE - antes de encerrar as atividades após o último show no Leicester Polytechnic em 13 DE OUTUBRO DE 1973.

Todos esses álbuns tinham seus méritos, mas nenhum deles capturava a essência da Family tão bem quanto os três primeiros, e cada um deles era menos progressivo e mais comercial do que o anterior. Por outro lado, dependendo do seu ponto de vista, essa mudança trouxe sucesso nas paradas de sucesso, com sua música mais conhecida, o aparentemente eterno sucesso Burlesque alcançando o número 13 no FINAL DE 1972. No entanto, talvez não seja surpresa que para os aficcionados por progressivo, MUSIC IN A DOLL'S HOUSE seja o álbum definidor da Family.

"Eu acho que foi uma representação muito boa da época", concorda Chapman. "Eu ainda acho que muitas das músicas ainda são boas, e como álbum, acho que ele se destaca bem entre tudo que fizemos. Uma das coisas boas sobre a Family é que não havia dois álbuns iguais, então é realmente difícil classificá-los entre si."

Mas, obviamente, algumas eram melhores, devido às estruturas das músicas e às músicas em si. Eu não diria que MUSIC IN A DOLL'S HOUSE tem todas as melhores músicas, mas possui uma produção clássica da época."

Embora a influência do Genesis sobre o Marillion seja óbvia para todos, assim como a influência do Pink Floyd sobre o Crippled Black Phoenix, à primeira vista é difícil ver quais bandas de rock foram diretamente influenciadas pelo Family e MUSIC IN A DOLL'S HOUSE. Alguns futuros membros do Queen, especialmente o baterista Roger Taylor, eram grandes fãs do álbum enquanto dividiam um apartamento de estudantes no oeste de Londres em '68 e '69, mas Chapman afirma que o Family possui outros fãs famosos.

"Grande parte do início do Genesis vem do Family", ele insiste. "Eles e o Roxy Music, na minha opinião. Da mesma forma que o Cream era o estereótipo/modelo para todos os trios multimilionários que vieram depois deles, acho que estabelecemos um certo tipo de estilo para a próxima geração."

Talvez a influência mais importante que MUSIC IN A DOLL'S HOUSE teve no que veio depois seja que ela abriu a mente das pessoas e ampliou seus horizontes em relação ao que era possível para aqueles com imaginação e espírito determinado; para aqueles que, parafraseando uma expressão, estavam dispostos a ousar ir aonde nenhuma banda havia chegado antes. Felizmente, muitos foram em frente e fizeram exatamente isso - fator de distorção cinco, e não economizaram os motores...

Articles View Hits
11392807

We have 1019 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro