A História Inédita do Original Pink Floyd: Revelações Surpreendentes (2023)

2023

3 DE OUTUBRO

"ELE ERA MUITO AVANÇADO E EU ACHAVA QUE EU TAMBÉM ERA, E TUDO IA SER MUITO BONITO, CARA" - COMO O PINK FLOYD APRENDEU A VOAR

By Rob Hughes (Classic Rock) – https://www.loudersound.com/

Em 1965, os músicos que viriam a se tornar o Pink Floyd estavam procurando um som: então eles abandonaram seu repertório de R&B por algo muito mais estranho. Cinquenta anos atrás, eles ainda eram chamados The Tea Set, aprimorando suas habilidades covers de Bo Diddley e Chuck Berry. Então, Syd Barrett, estudante de boêmio e vocalista principal, deixou sua imaginação correr solta e o Pink Floyd se tornou um ícone do VERÃO DO AMOR de 1967.

Às vezes, as estrelas se alinham sem que ninguém perceba. É OUTUBRO DE 1965 e Douglas January, um agente imobiliário rico de Cambridge, organizou uma festa luxuosa para comemorar o aniversário de 21 anos de suas filhas gêmeas, Libby e Rosie. No vasto gramado dos fundos de sua propriedade, Trinity House em Great Shelford, January montou uma grande tenda e contratou algumas bandas locais como entretenimento.

Um grupo é composto pelo vocalista/guitarrista Syd Barrett, o baixista Roger Waters, o tecladista Rick Wright e o baterista Nick Mason. Eles se chamam The Tea Set. O outro grupo é liderado por um amigo de infância de Syd Barrett, o guitarrista/vocalista David Gilmour, e se chama Jokers Wild. O namorado de Libby January é outro amigo de Barrett e Gilmour: um estudante de cinema chamado Storm Thorgerson que mais tarde se tornaria responsável por muitas das famosas capas de álbuns do Pink Floyd. Nunca houve uma separação geracional mais explícita. O Sr. January e sua esposa convidaram seus amigos, que se reuniram em um canto da tenda vestindo ternos e roupas de coquetel. No outro canto, aguardando as apresentações de The Tea Set e Jokers Wild, estão os amigos das filhas gêmeas, vestidos com roupas pré-hippie refinadas, bebendo cerveja e fumando discretamente. Essa turma prefere sua música alta e animada, embora o primeiro ato seja um cantor de folk americano chamado Paul Simon. Ninguém sabe quem ele é.

"Ele era um saco", lembrou o baterista do Jokers Wild, Willie Wilson, em PIGS MIGHT FLY: THE INSIDE STORY OF PINK FLOYD, de Mark Blake. "Ele veio e disse: 'Posso tocar com vocês?'. E nós estávamos tipo: 'Você é um cantor de folk acústico, nós estamos em uma banda de rock'n'roll'". O Jokers Wild eventualmente cedeu e permitiu que Simon se juntasse a eles no palco.

Tudo terminou de forma barulhenta, com sets muito aplaudidos do Jokers Wild e The Tea Set, diversão embriagada e alguns objetos de cristal quebrados, depois que Barrett, excessivamente entusiasmado, tentou fazer um truque de mágica com uma toalha de mesa. Foi uma noite memorável para os Januarys, mas também foi uma ocasião histórica: o primeiro encontro musical entre os membros presentes e futuros do Pink Floyd.

No entanto, as coisas aconteceram lentamente. Levaria mais dois anos para que David Gilmour se juntasse ao Pink Floyd e mais quatro para que Storm Thorgerson retornasse à Trinity House, Great Shelford, com suas janelas francesas e gramado bem cuidado, para fotografar a icônica capa de UMMAGUMMA do Pink Floyd. Como a maioria das bandas, o Pink Floyd passou por diversas mudanças antes de se estabelecer em uma formação definitiva. Nick Mason e Roger Waters se conheceram no Regent Street Polytechnic no FINAL DE 1962, quando ambos faziam um curso de arquitetura. Foi lá que eles conheceram Rick Wright, outro estudante de arquitetura. A música serviu como um vínculo entre eles e o trio formou sua primeira banda juntos, o Sigma 6, com os colegas do Polytechnic Clive Metcalfe e Keith Noble. Os ensaios em uma sala de chá do porão do prédio envolviam uma série de covers, desde John Lee Hooker até The Searchers. Eles tocaram brevemente como The Abdabs e The Screaming Abdabs antes de Metcalfe e Noble saírem para formar uma dupla.

Tanto Waters quanto Mason se tornaram inquilinos na casa em Highgate do tutor Mike Leonard, que passava seu tempo livre construindo máquinas de luz. Nos três anos seguintes, outros moraram na casa de Leonard, incluindo Syd Barrett, amigo de infância de Waters. Barrett havia se mudado para Londres para estudar pintura, sua paixão duradoura, na Camberwell School of Art. Em 1964, Mason e Waters já haviam sido unidos no grupo por mais dois amigos de Cambridge, o guitarrista Bob Klose e o vocalista principal Chris Dennis.

Barrett, cuja criação em Cambridge foi descrita por Mason como "possivelmente a mais boêmia e liberal de todos nós", começou a se apresentar regularmente com eles. Logo, Dennis estava fora e Barrett estava dentro, principalmente como cantor-guitarrista. Havia shows em pubs em Highgate, às vezes anunciados como Leonard's Lodgers, e uma apresentação na escola de arte de Camberwell como The Spectrum Five. A banda tocava músicas de Bo Diddley, Rolling Stones e diversos covers de R&B. Um show no Regent Street Poly em OUTUBRO DE 1964, os encontrou abrindo para The Tridents, com o prodígio Jeff Beck de 21 anos. Um amigo de Rick Wright conseguiu à banda algum tempo de estúdio em West Hampstead em FEVEREIRO DE 1965. Naquela época, Barrett começou a se aventurar na composição de músicas, e a banda gravou três demos originais: Butterfly, Lucy Leave e Double-O Bo ("Bo Diddley encontra o tema de 007", disse Mason).

Mas não foi até que o The Tea Set conseguiu uma residência no Countdown Club, um estabelecimento subterrâneo perto da Kensington High Street, que eles começaram a se destacar. A história conta que o primeiro show deles, em FEVEREIRO DE 1965, foi a ocasião em que Barrett renomeou o grupo. Pegando uma referência dos bluesmen da Carolina Pink Anderson e Floyd Council, eles se tornaram oficialmente Pink Floyd. (Confusamente, eles ainda se apresentavam – como na festa de Libby – com o nome The Tea Set).

A contagem regressiva pode ter sido um show regular, mas foi extenuante - e com pouca recompensa. Por uma taxa de £15, a banda tocava três sets por noite, cada um com duração de 90 minutos. Eles logo enfrentaram um problema: não tinham músicas suficientes. Como Nick Mason apontou em suas memórias de 2004, INSIDE OUT: A PERSONAL HISTORY OF PINK FLOYD, isso marcou "o início da percepção de que as músicas poderiam ser ampliadas com solos longos". Ainda estavam incertos sobre o que se chamar, oscilando entre The Pink Floyd e The Tea Set, mas a saída de Klose no FINAL DO ANO coincidiu com a decisão de se firmarem como The Pink Floyd Sound.

As reservas eram aleatórias no mínimo. Mas sua sorte começou a mudar quando conseguiram um show em uma tarde de domingo no Marquee, no coração do Soho londrino, em MARÇO DE 1966. Com algumas músicas originais de Barrett e encorajados a adicionar solos prolongados, a banda começou a abandonar seu repertório de R&B por algo mais estranho. Logo se tornaram frequentadores habituais desses "acontecimentos" de domingo, que ficaram conhecidos como SPONTANEOUS UNDERGROUND.

Peter Jenner era formado em Cambridge e tinha um emprego como professor na LSE. Mais interessante ainda, ele era cofundador da DNA, um selo de jazz e blues com inclinações avant-garde. Inspirado no selo ESP-Disk de Nova York, a DNA se tornou lar de grupos de improvisação livre, mas Jenner estava à procura de uma banda ligeiramente mais convencional. Em um domingo, ele foi ao Marquee.

"Eles eram uma banda de R&B padrão fazendo essas coisas estranhas e improvisadas no meio", lembra Jenner. "Isso que realmente me chamou a atenção. Era o que Rick e Syd faziam com todo o eco e coisas assim. Eu suponho que eu era muito ingênuo de certas maneiras. Eles eram muito avant-garde e eu achava que também era, e tudo seria lindo, cara. Vamos dar mais uma tragada no baseado e tudo isso..."

John 'Hoppy' Hopkins, um dos cofundadores de Jenner na DNA, também era formado em Cambridge e havia se dirigido à capital. Ele começou como fotógrafo para o Melody Maker, antes de se estabelecer rapidamente como uma das principais figuras contraculturais de Londres. Um ano antes, em 1965, ele ajudou a fundar um grupo de ação comunitária, a London Free School.

"Vi o Pink Floyd pela primeira vez em um Acontecimento no Marquee em um domingo", ele me disse em 2008. "Eles não tinham um show de luzes, embora houvesse muitas luzes coloridas. Então foi um indicador do que estava por vir. Era gente fazendo música sem necessariamente criar singles. Havia algo em sua improvisação; eles tinham uma fertilidade de imaginação que realmente era parte do espírito da época."

Ambos os homens desempenhariam papéis fundamentais no surgimento do Pink Floyd como queridinhos da cena underground de Londres. No VERÃO DE 1966, a banda concordou em assinar com a empresa de gerenciamento de Jenner e seu parceiro de negócios, Andrew King, a Blackhill Enterprises. Hopkins então os contratou para um show no All Saints Hall em Powis Gardens, em Notting Hill. Ainda havia algumas covers, mas Barrett agora estava revelando peças experimentais como Interstellar Overdrive. Com camisas de cetim, calças de veludo e botas Gohill, eles tinham a aparência certa também.

A Pink Floyd Sound foi a atração principal desses shows All Saints ao longo de OUTUBRO e NOVEMBRO DE 66, atraindo uma multidão diversificada de boêmios, estudantes e usuários de ácido. Mason insistiu que a banda não tinha a intenção consciente de tocar "música psicodélica", mas os estímulos psicodélicos - músicas improvisadas, efeitos de eco, um show de luzes espacial envolvendo o palco em uma névoa de bolhas e padrões de tinta - eram impossíveis de ignorar. "Os shows em Powis Gardens marcaram o início de nossa popularidade", disse Waters, anos depois.

Os shows também ajudaram a financiar o próprio jornal da London Free School, o International Times. O Floyd tocou na festa de lançamento no Roundhouse, ao lado do Soft Machine. "Se você comparar o início do Pink Floyd com o Soft Machine", ofereceu Hopkins, "a coisa interessante era que o Floyd tinha 'músicas', entre aspas. Ambas as bandas eram interessantes, mas senti que o Floyd tinha a vantagem. Foi o impulso do que estava acontecendo na Free School que nos impulsionou a começar o UFO. Então, toda a coisa tinha uma mente própria ".

O UFO Club, localizado em um porão na Tottenham Court Road, foi oficialmente aberto em DEZEMBRO DE 1966. Abreviação de Underground Freak Out, de propriedade de Hopkins e do produtor americano Joe Boyd, o Pink Floyd era a banda residente nessas noites de sexta-feira.

"O grupo e as músicas do Syd eram a trilha sonora brilhante do underground", lembra Boyd. "O UFO Club eventualmente se firmou e poderia lançar bandas apenas contratando-as. Mas Hoppy e Syd eram igualmente importantes em dar ao UFO seu ímpeto." Entre os frequentadores regulares do UFO estava Jenny Fabian, autora de GROUPIE. Para ela, o Pink Floyd representava "o primeiro som autêntico da consciência ácida".

Articles View Hits
11392793

We have 1130 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro