O RETORNO DE EMERSON, LAKE E PALMER (2023)

2023

18 DE SETEMBRO

CARL PALMER TRAZ DE VOLTA O ELP NA ESTRADA

BY CLIVE YOUNG - https://www.mixonline.com/

Legendary ELP drummer Carl Palmer (left) and FOH/monitor/ video engineer Steve Supparits pause during soundcheck at the Epic Center in Green Bay, Wisconsin.

O baterista do ELP, Carl Palmer, está continuando o legado da banda com uma nova turnê que combina habilmente multimídia e performance ao vivo.

Buffalo, NY (18 DE SETEMBRO DE 2023) - Ao longo da DÉCADA DE 1970, Emerson, Lake e Palmer não eram apenas uma das maiores bandas do rock progressivo - eram uma das maiores bandas do mundo, ponto final. Formada em 1970 como um dos primeiros Supergrupos, o ELP vendeu mais de 50 milhões de discos, lotou estádios ao redor do mundo e construiu uma reputação de virtuosismo espantoso antes de se separar em 1979. Embora o trio tenha se reunido várias vezes ao longo dos anos, essas oportunidades chegaram ao fim em 2016, quando Keith Emerson (teclados) e Greg Lake (vocal, baixo, guitarra) faleceram com poucos meses de diferença. Agora, o baterista Carl Palmer está continuando o legado da banda com uma nova turnê - WELCOME BACK MY FRIENDS: THE RETURN OF EMERSON LAKE & PALMER - que usa uma combinação habilidosa de multimídia e performance ao vivo para apresentar as obras mais conhecidas do grupo em um concerto mais uma vez.

Concebido por Palmer e realizado com total apoio dos patrimônios de seus companheiros de banda do ELP, cada show apresenta o baterista tocando com o guitarrista Paul Bielatowicz e o baixista Simon Fitzpatrick - e ambos Emerson e Lake através de imagens de concertos apresentadas em telas de vídeo acima da banda ao vivo. Mais da metade da noite apresenta os músicos ao vivo se juntando a performances selecionadas de um concerto do ELP filmado no Royal Albert Hall de Londres em OUTUBRO DE 1992. Capturadas na época com uma gravação de sete câmeras e um registro multitrack de 24 canais, aquela performance de mais de 30 anos atrás é agora a base em que a produção da turnê atual foi construída.

Ajudando a colocar os antigos parceiros de banda de Palmer de volta ao palco todas as noites está o engenheiro veterano Steve Supparits, do Resurrection Studios (Grand Island, Nova York). Supparits traz sua própria virtuosidade para o evento, mixando simultaneamente o som da plateia, os monitores para os três músicos ao vivo e operando as trocas das duas das três telas de vídeo do evento. Tudo isso é feito a partir de uma posição compacta no local de frente, que conta com uma mesa de mixagem digital Behringer Wing de 48 canais, um laptop com o Steinberg Nuendo funcionando, e dois switchers de vídeo Blackmagic Design ATEM Mini Extreme ISO.

A posição compacta do FOH gira em torno de uma mesa de mixagem Behringer Wing, reprodução de vídeo via Steinberg Nuendo em um laptop e um par de switchers de vídeo Blackmagic Design ATEM Mini Extreme ISO.

"Carl tem as ideias e é meu trabalho descobrir como fazê-las funcionar tecnicamente", riu Supparits. O primeiro passo foi desmembrar o material do concerto de 1992 e atualizá-lo para as expectativas modernas. "Tínhamos as imagens originais, mas elas foram transferidas do VHS", ele explicou. "Fizemos uma transferência digital, retiramos o timecode das imagens e as limpamos - e agora elas estão maravilhosas; muitas delas parecem em HD."

O concerto de 1992 tinha todos os três membros do ELP tocando em todo o palco, com Palmer do lado esquerdo do palco, então houve muitas instâncias em que as imagens apresentavam apenas Lake no centro do palco e Emerson à direita do palco, seja em closes ou em imagens com os dois. Hoje, o material de Emerson e Lake aparece nas telas de vídeo esquerda e direita, enquanto uma tela central acima da bateria de Palmer exibe a banda ao vivo, capturada por duas câmeras fixas, duas câmeras adicionais operadas por um operador e uma câmera robótica controlada pelo diretor de vídeo da turnê, que também opera o switcher desta tela durante todo o show.

Supparits optou por usar as telas de vídeo esquerda e direita para manter tudo em ordem tecnicamente. "Escolhi o Steinberg Nuendo como software de reprodução porque ele processa vídeo e áudio", explicou. "Estou usando o plug-in VidPlayVST - um player de vídeo VST que pode reproduzir em 1080P e funciona como um plug-in de instrumento em uma estação de trabalho digital, para que ele não sobrecarregue o processador nem trave o computador. Na verdade, eu rodo duas instâncias disso em muitas músicas, como 'Lucky Man' - eu tenho dois vídeos sendo reproduzidos simultaneamente através do Nuendo, sincronizados com o áudio de 24 faixas. Então, o vídeo passa pelos meus dois switchers para as telas esquerda e direita. Durante todo o show, você vê Keith Emerson em uma tela e Greg Lake na outra tela - e então eu simplesmente mixo ao vivo como se eles estivessem no palco."

É uma mixagem ao vivo de verdade, já que todas as performances originais foram gravadas sem efeitos: "Tenho 12 canais dos teclados de Keith, dois canais de baixo, dois canais das guitarras de Greg, e há vocais individuais, então posso aumentar o vocal de Greg em um ambiente e depois comprimi-lo e usar a reverberação que melhor se adequar à casa. Eu mixo tudo com a banda e, obviamente, Carl toca ao vivo."

Ao longo do show, paredes de vídeo à esquerda e à direita reproduzem imagens de arquivo de Keith Emerson e Greg Lake, enquanto a parede central apresenta imagens ao vivo de cinco câmeras no palco.

No total, Supparits supervisiona 54 entradas, sendo 24 das faixas de vídeo e 30 entradas do palco, sendo 16 delas provenientes do extenso kit de bateria de Palmer, além de 10 canais de efeitos estéreo, conforme necessário. O kit de Palmer é capturado com Sennheiser e 604s acima e abaixo das duas caixas, além de cada gongo. Enquanto isso, os MicroDs da Audix estão em todos os tambores, enquanto os condensadores da empresa podem ser encontrados nos overheads, chimbal e pratos de condução, e cada bumbo recebe um único D6. "Nunca fui um daqueles caras que precisam de dois microfones em cada bumbo", disse Supparits. "Hoje em dia, com os subgraves em um feed separado, acho muito mais fácil ajustar sua bateria ao alto-falante principal para conseguir o clique desejado, adicioná-lo aos subs no local para conseguir pegada, e então você só precisa de um microfone."

A guitarra é capturada com um Sennheiser e 609 pendurado no gabinete, e o mesmo acontece com o baixo, cujos resultados são mixados com o DI do baixo. "Os dois caras tocam muitas partes de sintetizador para emular o que Keith Emerson fazia, então há um sintetizador de baixo tocado através de pedais", disse Supparits, "enquanto o guitarrista passa por um laptop, para que ele possa criar qualquer som de sintetizador enquanto toca sua guitarra, e isso é um direto estéreo. Além disso, o baixista tem um Chapman Stick de 10 cordas que tem um som maravilhoso, então temos uma variedade de sons para trabalhar."

Todos esses sons culminam em uma experiência de concerto do ELP que, com os três músicos no palco e oito membros da equipe ao lado, é apresentada com sinceridade e comprometimento - e os fãs sentem isso, noite após noite. "Carl é muito dedicado em querer fazer um show realmente bom e dar ao público não apenas visuais, mas os sons que eles esperam ouvir", disse Supparits. "Na saída, metade das pessoas vem chorando, apenas nos agradecendo por fazer isso e dizendo como foi maravilhoso ver os caras novamente." Com um ano inteiro de shows já agendados nos Estados Unidos, Japão e Europa, mais oportunidades de fazer essa conexão estão por vir.

2023

20 DE SETEMBRO

O RETORNO DE EMERSON, LAKE E PALMER

https://theclassicrockguitar.com/

Emerson, Lake e Palmer, o lendário trio de rock progressivo, estão de volta e prontos para conquistar o mundo. A turnê de 2023 promete ser um reencontro de proporções épicas, com fãs vindo de todos os lugares para ver esses ícones do mundo do rock em ação.

Por um comunicado à imprensa:

Depois de explorar em detalhes a ideia de uma turnê de holograma, Palmer (com os Estates Of Emerson And Lake) optou pelo que eles consideraram uma abordagem mais honesta usando imagens ao vivo de Keith e Greg em enormes paredes de vídeo ao lado de Carl (e sua banda) tocando ao vivo no palco. A voz e a instrumentação de Greg Lake e o inconfundível domínio do teclado de Keith Emerson serão misturados com a bateria ao vivo de Palmer no palco para reunir magicamente o ELP mais uma vez. O dueto de Paul McCartney com John Lennon no final de sua recente turnê GOT BACK é uma boa ideia do que os fãs do ELP podem esperar deste show.

Emerson e Lake faleceram com nove meses de diferença em 2016, deixando Palmer para dar continuidade ao enorme legado musical da banda.

UMA EXPLOSÃO DO PASSADO

Para quem se lembra da era de ouro do rock progressivo, o retorno do ELP é como uma viagem ao passado. A mistura única de música clássica, jazz e rock da banda os diferencia de outras bandas de seu tempo, e sua música continua a inspirar novas gerações de músicos.

MAESTRO DE TECLADO KEITH EMERSON

Keith Emerson, o maestro de teclado de Emerson, Lake e Palmer, é um dos músicos mais inovadores de todos os tempos. Seus incríveis solos de teclado, combinados com os vocais crescentes de Greg Lake e a poderosa bateria de Carl Palmer, proporcionam uma experiência musical como nenhuma outra.

UMA NOITE INESQUECÍVEL, DE EMERSON LAKE E PALMER

Os fãs podem esperar uma noite de música ininterrupta, com a banda apresentando todos os seus sucessos clássicos. A turnê de 2023 é uma oportunidade para os fãs verem essas lendas do rock progressivo em ação e fazerem parte de um pedaço da história do rock and roll.

Concluindo, o retorno de Emerson, Lake e Palmer é um evento imperdível para qualquer fã de música. Sua música é atemporal e suas apresentações ao vivo são épicas. Então não perca a chance de ver essas lendas do rock progressivo em ação. Compre agora seus ingressos para a turnê de 2023 e faça parte de uma noite inesquecível.

Articles View Hits
11392827

We have 1027 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro