45 anos se passaram desde então: Uma jornada de memórias e transformações (1978-2023)

mário pazcheco

Considerando o tempo como uma linha reta, olhando para trás, vamos abordar o segundo semestre de 1978, quando chegamos ao Guará para morar. Desde então, se passaram 45 anos.

Naquele ano, tive minha primeira experiência de falência educacional e acabei perdendo o ano letivo. Essa experiência me levou a concluir que o sistema educacional estava em colapso e não atendia adequadamente às necessidades dos alunos. Havia um desinteresse geral.

Minha adolescência era preenchida com revistas eróticas suecas, o Almanaque Marvel da RGE e os livros de bolso da espiã Brigitte Montfort, uma morena de olhos verdes que alimentava as fantasias dos leitores.

O álbum que ecoava pelos conjuntos residenciais era o ALIVE! do Kiss. As faixas "Rock and Roll All Nite", "Deuce", "Strutter", "Black Diamond", "Firehouse" e "Cold Gin" eram as mais curtidas na semana em que o disco emprestado passava pela casa de um amigo. O LP circulava entre os conjuntos até que voltasse às minhas mãos ou outro disco subisse.

Como passatempo, em junho daquele ano, comecei a montar um álbum de recortes de rock. Lembro-me de começar com recortes de Elton John, Rita Lee e um sobre o lançamento do LP dos Rolling Stones, SOME GIRLS Na televisão, passava o anúncio do álbum duplo dos Rolling Stones pela Som Livre, chamado 30 GREATEST HITS Foi o meu primeiro disco deles, e eu ficava fascinado com as imagens deles em ação nos anos 60. Aquelas canções soavam brutalmente novas para mim, com um toque de nostalgia.

Os amigos foram chegando e se estabelecendo. Os primeiros nomes foram Ricardo, Antônio, Marcelo, Rubinho e Ismael. Depois vieram Joel, Gaspar, Zé, Ely e Pedro, os nomes recorrentes da U.V.A., uma sigla que identificava aqueles que faziam parte da hipotética União dos Vagabundos Alcoólatras - um título impactante: UVA! Que nome mais beat, que desilusão literária impossível.

Naquele momento, antes do alistamento militar obrigatório, era o que os jovens do subúrbio podiam desfrutar. Respeito, mas classifico como reacionária a fala daqueles que afirmam que a U.V.A. nunca existiu ou que não era nada disso, ou que nem aconteceu. Para mim, o grupo organizado expandia nossas alternativas existenciais, filosóficas, amorosas, etc.

Claro, o serviço militar e a inclusão no mercado de trabalho tiraram parte da vitalidade. O que os vagabundos da U.V.A. faziam? Resistiam às revistas armadas do exército, sempre com a hora marcada às 20 horas, quando ocorria o toque de recolher, e nos mandavam de volta para casa. Ou, aos sábados, em torno de uma fogueira no centro da praça, assávamos um frango e bebíamos o conhecido vinho "Chapinha".

Essa experiência da U.V.A. deixaria marcas em nossas trajetórias profissionais. Como sobreviver imprimindo camisetas, fazendo faixas, vendendo discos, organizando festas e se aproximando do meio ambiente. Também estabelecemos conexões políticas e profissões futuras, como a de professor. Muitos de nós acabamos trabalhando no serviço público, e agora o tempo de aposentadoria finalmente está chegando.

Com amigos mais refinados e mais velhos, que tinham dinheiro, começamos a ler a revista Mad e a ouvir uma banda mais sofisticada, o Queen, que revivia a histeria das bandas dos anos 60. Havia também AC/DC e Van Halen, mas não me lembro de discos dos Sex Pistols frequentando as festas.

O álbum ALIVE II do Kiss foi lançado naquele ano, renovando memórias e emoções. Além disso, não mais frequentavam as festas de Natal com meus pais, refirmando um período de transição e busca por mudanças.

Inspirados pelos professores, começaram a surgir os primeiros grêmios estudantis e festivais internos de música, refletindo uma busca por reformas acadêmicas e uma expressão cultural mais ampla. O ano de 1979 prometia um verão de reconciliação política e uma nova moda, que afetava tanto as roupas, cabelos, sons e até mesmo os corpos das pessoas. Essas mudanças podem ter trazido uma sensação de renovação e uma ruptura com o comportamento anteriormente considerado equivocado.

Essa evolução pessoal e social é um reflexo do tempo em que vivemos, com suas transformações políticas, culturais e sociais. É compreensível que essas mudanças tenham impactado nossas memórias e causado um saudosismo nostálgico.

Após 45 anos, surge uma ideia trabalhosa de trazer de volta, em uma noite, as bandas Psicose Crônica e o Extremo, representadas pelos membros Tuca e Ricardo. A ideia é criar um evento comemorativo, reunindo os remanescentes dessas bandas. Felizmente, essa reunião não seria como voltar ao ginásio, à faculdade ou ao primeiro casamento, evitando assim sentimentos nostálgicos indesejados. Seria uma celebração da sobrevivência ao longo dos anos, agora marcados em décadas.

Articles View Hits
11392331

We have 952 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro