CONHEÇA A "BANDA DE ROCK DE 4.000 ANOS" DE MARROCOS: OS MESTRE MÚSICOS DE JAJOUKA (2023)

CONHEÇA A "BANDA DE ROCK DE 4.000 ANOS" DE MARROCOS: OS MESTRE MÚSICOS DE JAJOUKA

 

Descrito pelo músico de jazz Ornette Coleman como “uma banda de rock de 4.000 anos”, os Mestres Músicos De Jajouka fazem algumas das músicas mais antigas do planeta. Embora a linhagem da família Attar remonte a mil anos ou mais, sua música só é conhecida no Ocidente desde 1950, quando o artista e escritor britânico Brion Gysin testemunhou o que mais tarde descreveria como “um festival pré-islâmico em um local sagrado”, bosque não muito longe da Caverna de Hércules. Desde então, inúmeros músicos viajaram para Jajouka, uma pequena aldeia marroquina no sopé das montanhas do Rif, e renasceram.

A música de Jajouka é realmente muito antiga. Exclusivo para uma pequena aldeia fora de Tânger, esta mistura de trance Jbala Sufi foi transmitida de geração em geração por mil anos. Os Mestres Músicos De Jajouka, exclusivamente masculinos, pertencem à família Attar, que foram dispensados das tarefas agrícolas pela Família Real Marroquina e autorizados a dedicar-se ao domínio dos seus instrumentos.

Até hoje, os Attar são responsáveis por preservar o que se acredita ser uma das tradições musicais mais antigas do planeta. Aprimorar os polirritmos altamente complexos e as melodias intrincadas dessa música leva uma vida inteira, e os músicos de Jajouka começam a aprender desde crianças com seus pais. Com o tempo, eles se tornarão Malimin ou Mestres. Só então eles estarão prontos para passar suas habilidades para a próxima geração.

Artistas no exílio ficaram especialmente fascinados com a música dos Attars. Na DÉCADA DE 1950, o escritor americano Paul Bowles e o artista britânico Brion Gysin tiveram o prazer de assistir a um festival em Sidi-Kacem, onde foram convidados a ouvir pessoalmente a música do pintor e folclorista marroquino Mohammad Hamri. “Essa é a música que quero ouvir pelo resto da minha vida”, escreveu Gysin sobre a experiência [citações via Songlines]. Um ano depois, voltou com o amigo Brian Jones, que fez uma das primeiras gravações do coletivo. O festival, que envolve vestir um menino com a pele de uma cabra recém-abatida, lembrou o guitarrista dos Stones do festival romano de fertilidade de Lupercalia, por isso ele decidiu batizar o álbum de THE PIPES OF PAN.

O que ele, de fato, testemunhou foi Boujeloudia, os direitos do “pai das peles”, que é realizado na aldeia durante o festival de Aïd el-Kebir, que dura uma semana. Se THE PIPES OF PAN pretendia ser um instantâneo do Attar, então Jones conseguiu apenas se colocar no centro do quadro, removendo os títulos originais das canções e substituindo-os por traduções de som groovy como 'Your Eyes Are Like A Cup Of Tea'. Ele pode muito bem ter ouvido 'Hamza oua Hamzine', a peça mais antiga e complicada do repertório dos Mestres Jajouka, e que foi executada para os sultões da dinastia Alawi ao longo dos séculos.

Na DÉCADA DE 1990, as pressões econômicas dividiram os Mestres Músicos em duas facções. O primeiro, liderado por Ahmed Attar, manteve o nome The Master Musicians Of Joujouka, enquanto Bachir Attar, cujo pai havia liderado o grupo durante a era hippie, formou os Master Musicians Of Jajouka liderados por Bachir Attar e embarcou em turnês pelo Ocidente. Hoje, ambos os grupos continuam comprometidos em preservar a música de seus ancestrais em sua forma mais pura. Ouça abaixo.

Fonte:

https://faroutmagazine.co.uk/meet-the-master-musicians.../

Articles View Hits
11392489

We have 1036 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro