FAZ HOJE 60 ANOS… A CASSETE DOS BEATLES DE UM ESTUDANTE TRANSPORTA-NOS PARA UMA ERA DE OTIMISMO (2023)

2023

3 DE ABRIL

BBC

 

THE BEATLES: COMO UM ESTUDANTE FEZ A PRIMEIRA GRAVAÇÃO CONHECIDA DA BANDA NO REINO UNIDO

Samira Ahmed - Apresentadora, Front Row

A primeira gravação completa conhecida dos Beatles tocando em um show ao vivo no Reino Unido, no momento em que eles se tornavam a maior banda do país, foi revelada pela BBC Radio 4's Front Row, quase exatamente 60 anos depois de ter sido feita.

A gravação em fita de um quarto de polegada de uma hora foi feita por John Bloomfield, de 15 anos, no internato Stowe em Buckinghamshire em 4 DE ABRIL DE 1963, quando a banda fez um show no teatro da escola.

Eles foram contratados pelo colega aluno David Moores, que havia escrito para o empresário Brian Epstein.

Epstein, talvez reconhecendo a conexão com uma importante família de Liverpool - a família Moores era dona das piscinas de futebol e do negócio de varejo Littlewoods - concordou com a reserva por uma taxa de £ 100, e Moores levantou os fundos vendendo ingressos para colegas de escola.

Bloomfield era um nerd confesso da tecnologia ansioso para experimentar um novo gravador de bobina a bobina. Agora com 70 anos, ele revelou a existência da fita quando fui a Stowe para fazer um especial do Front Row sobre o 60º aniversário do show.

À BEIRA DA FAMA

Foi um show único dos Beatles, realizado para um público quase inteiramente masculino. E crucialmente, apesar dos aplausos e alguns gritos, a fita não é abafada pela reação do público.

Ele captura o apelo do show ao vivo dos Beatles, com uma mistura de seu repertório club de covers de R&B e o início da parceria de composição de Lennon/McCartney, com faixas de seu álbum de estreia PLEASE PLEASE ME, que havia sido lançado apenas duas semanas antes, em 22 DE MARÇO.

Eles começaram com a faixa de abertura do álbum, I Saw Her Standing There, e depois seguiram para Too Much Monkey Business, de Chuck Berry.

O historiador dos Beatles, Mark Lewisohn, e eu somos as únicas pessoas que ouvimos a gravação completa depois que Bloomfield concordou em tocá-la pela primeira vez desde que a gravação foi feita. Parte dela foi tocada no Front Row na segunda-feira (3 de abril).

Falando sobre seu significado, Lewisohn disse: "A oportunidade que esta fita apresenta, que é completamente inesperada, é fantástica porque os ouvimos apenas no auge da descoberta da fama mundial completa. E nesse ponto, todas as gravações do público tornar-se coberto de gritos.

"Portanto, aqui está uma oportunidade de ouvi-los no Reino Unido, em um ambiente onde eles podem ser ouvidos e onde a fita realmente os captura adequadamente, em um momento em que eles também podem brincar com o público.

"Acho que é uma gravação incrivelmente importante e espero que algo bom, construtivo e criativo acabe acontecendo com ela.

"Eu nem sabia que essa fita existia até você me contar sobre ela, e acho que tive que me levantar do chão."

'DE UM PLANETA DIFERENTE'

A banda chegou atrasada de uma gravação no BBC Paris Studios e, acostumada a tocar dois sets de meia hora, tocou mais de 22 músicas em uma hora.

Notavelmente, eles são ouvidos atendendo a pedidos dos alunos, que gritavam os nomes das músicas que haviam sido lançadas apenas duas semanas antes. A brincadeira entre a banda e o público revela John Lennon fazendo vozes de brincadeira, a enorme popularidade de Ringo Starr e o fato de George Harrison ter perdido a voz e não conseguir cantar.

Bloomfield disse que o show teve um grande impacto sobre ele. "Eu diria que cresci naquele exato instante", disse ele. "Parece um pouco exagerado, mas percebi que era algo de um planeta diferente."

Embora Stowe fosse uma escola para meninos na época, algumas meninas estavam assistindo o Fab Four na parte de trás. "Foi só quando eles começaram a tocar que ouvimos os gritos e percebemos que estávamos no meio da Beatlemania", disse Bloomfield. "Foi apenas algo que nunca tínhamos experimentado vagamente."

TOUR DA LOJA DE DOCES

Depois, a banda foi levada para uma refeição na loja de doces e foi mostrada ao dormitório tipicamente espartano de Bloomfield.

Em 2020, quando a escola colocou uma placa azul para comemorar a visita dos Beatles, Sir Paul McCartney lembrou como eles ficaram chocados. “Os bons e velhos rapazes da classe trabalhadora como nós nunca tinham visitado um estabelecimento como Stowe e ficamos chocados ao ver as duras condições de vida”, disse ele.

Bloomfield manteve a gravação por todos esses anos, mas nunca havia revelado publicamente sua existência até agora.

Visitando novamente o teatro da escola, ele disse que ficou com vergonha de ter feito a fita, mas ver os Beatles mudou sua vida e ele se emocionou ao ouvi-la novamente, 60 anos depois.

Reportagem especial de Samira Ahmed sobre os Beatles na Stowe School está na primeira fila na BBC Sounds.

 

2023

9 DE ABRIL

Os Beatles

FAZ HOJE 60 ANOS… A CASSETE DOS BEATLES DE UM ESTUDANTE TRANSPORTA-NOS PARA UMA ERA DE OTIMISMO

Samira Ahmed - The Guardian

 Alunos de escolas particulares gritavam inconscientemente por seus heróis da classe trabalhadora

O que está no set list? Por que ele só falou sobre a fita agora, depois de 60 anos? Duas das perguntas com as quais tenho sido bombardeado desde que tornei pública a existência de uma gravação quase completa de um show dos Beatles no auge de sua grande estreia.

Há uma terceira pergunta minha: por que a notícia de que John Bloomfield, de 15 anos, fez e guardou uma gravação dos Beatles tocando no colégio interno Stowe, em Buckinghamshire, em 4 DE ABRIL DE 1963, alegrou tanto nossos corações? As respostas para todos os três estão à frente.

Há muito tempo me sinto um pouco envergonhado com a fetichização de cada pedacinho de arquivo dos Beatles à medida que eles surgem, tratados como relíquias religiosas. Quando apresentei minha história refletindo sobre o 60º aniversário dos Beatles em Stowe para meu editor do Front Row, não havia suspeita de uma fita.

 Por favor, por favor, nós: fita perdida do show da escola dos Beatles pode ser salva para a nação

Minha ideia veio de uma visita casual no verão passado. Eu vi a placa azul comemorando o show no teatro Roxburgh Hall da escola e sabia que havia uma história na colisão única daquela noite de classe e um público adolescente masculino. Quem sabe quantos corações jovens bateram um pouco mais rápido naquela noite enquanto Ringo Starr cantava Boys?

Marcamos uma data para ir a Stowe no FINAL DE MARÇO, ANTES DO FERIADO DA PÁSCOA. O diretor, Anthony Wallersteiner, prometeu reunir qualquer um do número cada vez menor de meninos que pudesse. Bloomfield, o encenador do espetáculo, foi o único que pôde comparecer, e Wallersteiner, em memorável e-mail datado de 3 DE MARÇO, nos apresentou, observando: “Houve um boato de que um dos rapazes passou um fio de um microfone a gravação de fita bobina a bobina sob o palco. Isso é um mito de Stowe?”

A resposta veio de John: “Culpado da acusação, fui eu. Não embaixo do palco, mas bem na frente dele. Vou ver se consigo encontrar a fita e se ela ainda pode ser usada.

Em 22 DE MARÇO, o produtor Julian May e eu aparecemos para gravar em Stowe, sem saber se Bloomfield havia conseguido encontrar a fita. Ele tinha. Acontece que ele também se sentiu envergonhado. Um chefe de tecnologia confesso, experimentando seu novo gravador Butoba MT5, levando uma dúzia de baterias D-cell custando 10 centavos cada, ele o considerou apenas como uma gravação amadora de baixa qualidade de músicas melhor capturadas em lançamentos oficiais.

Escola Stowe: 'Não sabíamos como eles eram em um ambiente de classe alta na frente de 500 alunos de escolas públicas. Acontece que eles eram exatamente iguais. Fotografia: Mark Draisey/Alamy

Tocamos o trecho que ele trouxe em seu laptop do início do show no palco original. Bloomfield nos guiou para aumentar o volume do som, para replicar a experiência original de sacudir os ossos e eu senti todo o meu corpo vibrar com a pura força bruta dos Beatles. Foi emocionante, mas também comovente, compartilhar aquele momento com Bloomfield, pensando em seus amigos de escola. Alguns estão mortos e alguns estão vivos.

A jornalista em mim precisava saber exatamente com o que estávamos lidando e, alguns dias depois, sugeri que Bloomfield tocasse a fita inteira para mim e para o historiador dos Beatles, Mark Lewisohn, por meio de uma videochamada. Sentamo-nos sorrindo, mas ambos também fazendo anotações cuidadosas: nas brincadeiras – as piadas e vozes picantes de John Lennon, nos agradecimentos educados e desculpas de Paul McCartney pelo fato de que eles estavam acostumados a tocar dois sets de meia hora. Quanto os meninos amavam Ringo, gritando seu nome.

Lewisohn apontou a ordem e as escolhas improvisadas das músicas porque George Harrison havia perdido a voz. As poucas meninas – filhas de membros da equipe – na parte de trás estavam gritando. No momento em que percebi que a banda estava recebendo pedidos gritados em sotaques de vidro lapidado, enquanto os alunos tensos jogavam fora suas inibições, senti minha espinha formigar. Esta foi uma viagem no tempo adequada. E a lista de faixas foi um entrelaçamento fascinante da nova parceria de Lennon e McCartney em canções de seu novíssimo álbum PLEASE PLEASE ME e seu antigo show clássico de R&B ao vivo, incluindo I Just Don't Understanding e Matchbox.

 As piadas e vozes atrevidas de John Lennon, os agradecimentos educados de Paul McCartney ... O quanto os meninos amavam Ringo, gritando seu nome

A fita se esgota após 22 faixas, mas um fragmento de uma set list escrita de memória por um colega estóico sugere que Sweet Little Sixteen e Long Tall Sally podem ter completado uma contagem de 24.

Há uma especulação razoável dos garotos que estavam lá de que os Beatles estavam em alta. Deve ter sido como um furacão atingindo aquela escola. Eles devoraram frango com batatas fritas na loja de doces da escola e, no caminho de volta para o carro, Starr sugeriu uma rápida busca nos arbustos com uma das meninas (recusou educadamente). Fotos oficiais mostram os Beatles posando em frente ao que Lennon chamou de pilares de “carne enlatada” no Marble Hall e brincando com raquetes de squash na sala de estudos um tanto suja de Bloomfield. Eles nunca parecem admirados; apenas alegre e relaxado.

Depois que meu relatório saiu no Front Row da última segunda-feira, o comentário que mostra por que essa fita é importante veio de um colega da BBC, o produtor Kevin Core – talvez não por coincidência, de Merseyside. “Sabemos como eram os Beatles no Cavern e nos clubes de Hamburgo, mas não sabíamos como eram em um ambiente de classe alta na frente de 500 meninos de escola pública. Acontece que eles eram exatamente iguais.

Quanto à fita-as negociações estão em andamento para limpá-la e dar um lar permanente a uma instituição cultural nacional. Bloomfield sente fortemente que não deve acabar, como tantas relíquias dos Beatles, no cofre de um indivíduo particular. E, desde a restauração de áudio de Peter Jackson para a série THE BEATLES: GET BACK, há esperanças cautelosas de limpar o que foi capturado naquela velha fita magnética.

Portanto, embora estudiosos e fãs hardcore possam querer mergulhar nas minúcias, há uma razão mais simples para que a fita de Stowe seja o furo de reportagem mais adorável da minha carreira. Numa altura em que as divisões sociais se aprofundam, talvez a saudade que sentimos, quer estivéssemos vivos ou não, seja daquele momento perdido em que quatro rapazes de Liverpool nos convenceram de que tudo podia estar a mudar para sempre.

Samira Ahmed é a apresentadora da BBC Radio 4's Front Row

 © 2023 Guardian News & Media Limited ou suas empresas afiliadas. Todos os direitos reservados. (moderno)

Articles View Hits
11392311

We have 930 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro