Vinil: HOMEM QUE GANHOU £ 1,2 MILHÃO COM DISCOS DE VINIL FALSOS É PEGO POR FÃ DO CLASH (2023)

2023

5 DE ABRIL

 

HOMEM QUE GANHOU £ 1,2 MILHÃO COM DISCOS DE VINIL FALSOS É PEGO POR FÃ DO CLASH

 

 

Richard Hutter cobrou até £ 35 por álbuns falsificados de bandas como Beatles e Nirvana durante um período de seis anos

Steven Morris - https://www.theguardian.com/

 

Um empresário que ganhou mais de £ 1 milhão vendendo discos de vinil falsos foi pego depois que um fã da banda punk The Clash reclamou que a qualidade do som de um LP que ele comprou não era tão nítida quanto deveria.

Oficiais de padrões comerciais iniciaram uma investigação sobre Richard Hutter e descobriram que ele havia vendido milhares de discos falsificados para fãs de rock e pop durante um período de seis anos.

Hutter, 55, de Ringwood, Hampshire, recebeu uma sentença de prisão suspensa, condenada a fazer 250 horas de trabalho não remunerado e a usar uma etiqueta por três meses.

Ele cobrava até 35 libras por álbuns de bandas que iam dos Beatles ao Pink Floyd, Nirvana e Amy Winehouse.

Ele foi descoberto quando um fã do Clash exigiu seu dinheiro de volta por causa da baixa qualidade do som do disco que ele comprou online.

Quando o reembolso foi recusado, o cliente reclamou com os oficiais de padrões comerciais, que compraram dois discos de amostra - APPETITE FOR DESTRUCTION do Guns N' Roses e SONGS FOR THE DEAF do Queens of the Stone Age - do negócio online de Hutter e ambos se revelaram falsos.

A casa de Hutter foi revistada e os policiais apreenderam seu telefone e laptop, o que os levou a descobrir a escala de sua operação. Além de vender por meio de seu site e de um site nos Estados Unidos, ele listou quase 1.200 LPs à venda no eBay em um ano.

Quando questionado, Hutter negou saber que eram discos falsificados e disse que os comprou na Europa e os vendeu. Ele se declarou culpado de 13 acusações de venda de registros falsificados e uma acusação sob a Lei De Produtos Do Crime (2002).

Ele foi condenado no tribunal da coroa de Bournemouth e recebeu uma sentença de prisão de quatro meses, suspensa por 24 meses. Uma ordem de confisco de £ 373.000 também foi feita.

Martin Thursby, da Dorset Trading Standards, disse: “As vendas de vinil diminuíram rapidamente depois que os CDs foram lançados, mas o ressurgimento do vinil começou por volta de 2010.

“A demanda agora é tão grande que não há plantas de prensagem de vinil suficientes para atender à demanda. Hütter estava ciente do aumento da popularidade e montou seu negócio para tirar proveito disso.

“Os LPs que Hutter estava vendendo eram geralmente cópias boas que vieram à tona porque foram compradas por ávidos fãs da música que podiam identificar as pequenas diferenças que mostravam que os discos eram falsificados.”

Syan Ventom, promotor, disse: “Os crimes envolviam a venda e distribuição de itens falsificados e lavagem de dinheiro. O Sr. Hutter não realizou nenhuma verificação quanto à proveniência do que comprou e vendeu.

Andrew Barkley, defendendo, disse que seu cliente estava "arrependido" por suas ações e de bom caráter anterior.

O registrador Richard Tutt disse que não conseguiu impor a sentença padrão de cinco anos de prisão por um crime de lavagem de dinheiro, pois os magistrados cometeram um erro no processo de envio do caso ao tribunal da coroa.

Ao condenar Hutton, ele disse: “Seu benefício de sua atividade criminosa durante esse período de seis anos foi de £ 1.274.222,84p, e eu faço uma ordem de confisco de £ 373.589,64p.”

Hutter se declarou culpado de sete crimes de venda ou distribuição de discos de vinil falsificados sob a Lei De Marcas (1994) e seis acusações de oferta para venda de discos de vinil que infringem direitos autorais sob a Lei De Direitos Autorais, Designs e Patentes (1988). Ele também admitiu uma acusação de transferência de propriedade criminosa sob a Lei De Produtos Do Crime (2002).

Paola Monaldi, chefe da unidade de proteção de conteúdo da associação de gravadoras do Reino Unido, o BPI, disse: “O vinil teve um retorno incrível nos últimos anos, com cerca de 5,5 milhões de LPs comprados somente no Reino Unido em 2022. Infelizmente, este renascimento tem tem sido acompanhado por um aumento preocupante no contrabando e vendas de gravações não autorizadas”.

Articles View Hits
11392306

We have 972 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro