QUANDO JEFFERSON AIRPLANE FEZ O TESTE: 'CARA, VAMOS SAIR DAQUI!'

QUANDO JEFFERSON AIRPLANE FEZ O TESTE PARA PHIL SPECTOR: 'CARA, VAMOS SAIR DAQUI!'

por Jeff Tamarkin - https://bestclassicbands-com

 

jeff

 

Jefferson Airplane em 1965 (da esquerda para a direita): Bob Harvey,  Paul Kantner, Jorma Kaukonen, Marty Balin, Signe Anderson, Jerry Peloquin (bateria) 

 

 Em 1965, uma nova banda chamada Jefferson Airplane estava fazendo sucesso na área da baía de São Francisco. A notícia chegou a um famoso produtor musical em Los Angeles. A história a seguir nunca havia sido publicada na íntegra até a morte de Phil Spector em JANEIRO DE 2021, quando Best Classic Bands apresentou a história completa de seu encontro pela primeira vez.

 Marty Balin, um dos vocalistas principais do Jefferson Airplane e cofundador da banda, arranjou - sem o conhecimento do então empresário do Airplane, Matthew Katz - que a banda fizesse um teste para Phil Spector em Los Angeles. A irmã de Spector ouviu a comoção sobre o grupo em San Francisco e ligou para Balin para ver se eles estariam interessados ​​em tocar para Phil. Sendo uma banda totalmente nova, é claro que eles eram!

 A ligação ocorreu no final do VERÃO DE 1965, apenas um mês após a primeira apresentação pública do grupo e apenas uma semana após a coluna de Ralph J. Gleason no San Francisco Chronicle falando sobre a nova banda. Vários executivos de gravadoras já estavam olhando para o grupo como uma possível contratação, mas nenhum era tão importante na indústria quanto Phil Spector. O nativo de Nova York ainda era considerado o melhor produtor de discos pop da América, talvez do mundo, e já o era há alguns anos. Sua série de discos de sucesso com os Ronettes, os Crystals e, mais recentemente, os Righteous Brothers, foi elogiada como monumental, e sua marca registrada técnica “Wall of Sound” foi emulada por dezenas de competidores, entre eles os bem-sucedidos Beach Boys e Four Seasons. Ser colocado sob a proteção de Spector pode ser um grande golpe para a banda.

 O avião, acompanhado por Katz, voou para LA

 O que eles ainda não sabiam quando embarcaram no avião era que Spector também era conhecido por ser um tanto excêntrico, um personagem recluso que era notoriamente difícil de lidar. Anos depois, vários dos artistas com quem trabalhou, entre eles sua então esposa Ronnie Spector, das Ronettes, contariam histórias de tratamento brutal por parte de seu mentor. De acordo com as lembranças daqueles que o conheceram, Spector estava sempre cercado por guarda-costas, havia rumores de que exibia armas de fogo e era um capataz no estúdio. (Ele, é claro, passaria seus últimos anos na prisão, tendo sido condenado pelo assassinato da atriz Lana Clarkson.)

 Mas aqui, em 20 DE SETEMBRO DE 1965, estava o novo som de São Francisco, o educado Jefferson Airplane, não comprovado, desconhecido e esperando que Phil Spector os avaliasse. Os membros da banda se lembravam bem disso. Em entrevistas conduzidas por este autor para sua biografia de JEFFERSON AIRPLANE, GOT A REVOLUTION!  eles relembraram seu memorável encontro com o chamado "Tycoon of Teen".

 Jorma Kaukonen (guitarrista): Nós fomos para a casa de Phil e é claro que Phil Spector estava [agindo como] Phil Spector. Nós nos instalamos em sua enorme casa em Beverly  Hills, e eu lembro que ele tinha seus guarda-costas e todo o negócio. Ele tinha uma... não me lembro se era uma pistola de chumbinho ou uma pistola de verdade. Provavelmente era uma pistola de chumbo. Ele estava atirando e outras coisas. Me deixou desconfortável e saí depois que tocamos.

 Marty Balin: Quando Jorma e eu tentamos sair e seu guarda-costas nos mostrou sua arma, dissemos: “Saia do caminho. O que você vai fazer? Atirar em nós? Ele [Spector] era um pouco estranho. Ele estava sempre se olhando no espelho e enquanto falava conosco, olhava para a parte de seu cabelo. E então, embaixo dessa escada, ele tinha todas essas gavetas que saíam, cheias de toda essa grama grande. E ele nunca nos ofereceu um baseado. Então eu olhei para o Jorma e disse: “Cara, vamos sair daqui”. Então ele e eu saímos.  Eu disse: “Não podemos levar esse cara”.

 Bob Harvey (baixista original): Matthew queria que ele produzisse a banda. Eu nunca vi um bastardo mais paranoico na minha vida [do que Spector]. Quero dizer, pesados ​​com 45s. Ele está lá fora no espaço! Ele não nos queria na sala onde ele estava, na sala grande, então ele nos fez tocar no corredor. E foi bem estranho. Mas ele e o [guitarrista/cantor/compositor Paul] Kantner se deram bem. Eles falaram e falaram e falaram. O resto de nós voltou para os carros e empacotou os instrumentos e tudo, e ele e Kantner conversaram por mais 45 minutos, lá dentro sozinhos. E parecia que apenas por causa do relacionamento que ele tinha com Kantner, talvez algo acontecesse por causa disso. Se você pudesse tolerar a insanidade dele, coisas boas poderiam resultar disso. Contanto que você pudesse lidar.

 Paul Kantner: Foi interessante, dada a sua reputação. Mas ele não gostou de nós.

 Signe Toly Anderson (vocalista original): Lembro-me de seu hall de entrada frio como pedra. Eu tive que sentar lá por duas horas enquanto esperávamos por ele porque ele não estava disponível. Com licença.

 Enquanto eles estavam em LA, o Airplane também fez testes para várias outras gravadoras, incluindo Capitol, Columbia e Colpix. Por fim, assinaram com a RCA, iniciando um relacionamento que duraria mais de duas décadas, passando por mudanças de estilo, de pessoal e até de nomes de bandas. Eles nunca mais viram Phil Spector.

Articles View Hits
11392332

We have 939 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro