KUBERNIK EM CROSBY, STILLS, NASH & YOUNG DEJA VU 50º ANIVERSÁRIO (2020)

mhist

KUBERNIK EM CROSBY, STILLS, NASH & YOUNG DEJA VU 50º ANIVERSÁRIO

 

4 DE AGOSTO DE 2020 POR HARVEY KUBERNIK

 

https://www.musicconnection.com/kubernik-interviews-with-crosby-stills-nash-young/

 

Há 50 anos, na PRIMAVERA PASSADA, Crosby, Stills, Nash & Young lançaram seu primeiro LP DÉJÀ VU.

Embora percebido como um esforço de grupo, nove das 10 canções de DÉJÀ VU (com exceção de "Woodstock") foram gravadas como sessões individuais, com os outros membros concordando conforme combinado, mas, no entanto, veio junto, provou ser Top Ten sucessos.

O Rhino/Warner Music Group está preparando uma edição de 50º aniversário para o varejo no ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2020.

A história da CSN&Y – seu "mito da criação" – é tão lendária quanto a estreia de John Lennon e Paul McCartney no Quarrymen, como o encontro fortuito de Mick Jagger e Keith Richards na estação de trem de Dartford.

The Crosby, Stills & Nash, DÉJÀ VU e a gravação ao vivo, 4 Way Street, consolidaram seu som e sensibilidade em status de ícone, lendas do rock de todos os tempos.

Igualmente lendárias eram suas brigas intermináveis ​​– mais rompimentos e reencontros do que Liz e Dick – seus esquálidos excessos farmacêuticos, sua incrédula capacidade de regeneração para a surpresa e deleite de pelo menos três gerações de fãs.

E agora, cinquenta anos inimagináveis ​​depois, eles continuam, pelo menos com uma nova configuração de DÉJÀ VU.

Essas harmonias queridas, embora rangentes, continuam a dominar qualquer um que já tenha buscado consolo na fusão de vozes. Eles atravessaram as estradas mais longas e ventosas – mais como um desafio – tendo compartilhado altos delirantes e baixos lancinantes. Você pode ouvir tudo no DÉJÀ VU.

“Era uma banda diferente quando Neil entrou”, Graham Nash me explicou em uma entrevista de 2014 que conduzimos para o Record Collector News do sul da Califórnia.

“Crosby, Stills, Nash e Young são uma banda completamente diferente do CS&N. E poucas pessoas entendem isso. Eles acham que é apenas uma voz adicionada. Mas isso não. É uma atitude agregada. Neil traz uma vantagem mais nítida. Eu ia dizer um sentimento mais sombrio, mas não quis dizer isso de forma negativa. Ele traz essa vantagem para nós que não temos. E, claro, você tem que levar em conta sua habilidade de tocar guitarra contra e com Stephen.”

“Quando Neil se junta ao corpo docente da CSN, todo um outro elemento curinga entra no prédio”, sugere o poeta e roqueiro Dr. James Cushing, ex-dj da KEBF-FM no norte da Califórnia.

“Porque ele tem um som tão distinto e uma personalidade tão forte que deixa sua marca em todas as outras pessoas que estão lá. Mas, ainda assim, o próprio trabalho de Neil de alguma forma se encaixa ao mesmo tempo em que é instantaneamente reconhecível.”

Pouco antes de Neil Young se juntar ao CS&N, logo após seu disco ser projetado por Bill Halverson nos estúdios Wally Heider em Hollywood, o músico de dezessete anos Richard Bosworth em Bridgeport, Connecticut, soube da notícia diretamente de Stephen Stills sobre o alistamento de Young como um membro igual da banda ao trio.

Em uma entrevista de 2015, Bosworth, agora um respeitado engenheiro e produtor de estúdio, em 2020 ele estava no comando das sessões de Johnny Rivers no estúdio da Capitol Records em Hollywood, descreveu uma experiência memorável de 1969.

“Quando 1968 se transformou em 1969, eu tinha dezessete anos e estava no último ano do ensino médio. Já toquei guitarra, baixo e teclado em várias bandas. 1968/1969 foram os anos de pico para a banda Jennifer's Friends. Lançamos quatro singles pela Buddah Records e um 'Land of Make Believe', escrito por Harry Vanda e George Young do Easybeats, foi tocado nas rádios do meio-oeste.

“Na sexta-feira, 2 DE MAIO DE 1969, voltando para casa de um show em Bridgeport Connecticut, paramos no The Stone Balloon, um novo clube de música embaixo do Pegnataro's Super Market no centro de New Haven para marcar um show para a semana seguinte.

“O Stone Balloon foi aberto pouco mais de um ano em 1968/1969, mas um número incrível de rock, blues, jazz, folk e soul atuavam de quinta a domingo, dois shows por noite. Jethro Tull, Joni Mitchell, J. Giles Band, BB King, Albert King, Taj Mahal.

“Chegando lá, o booker nos acompanhou pelo clube até o camarim enquanto John Hammond Jr. estava no palco se apresentando. Disseram-nos que abriríamos para Neil Young e que ele havia sido o guitarrista principal do Buffalo Springfield. Sabíamos do grupo porque 'For What's it's Worth' tinha sido um sucesso na costa leste e havia um artigo na revista Eye com uma foto de Stephen Stills afirmando que ele era o guitarrista principal do Buffalo Springfield. Nenhum de nós tinha ouvido falar de Neil Young. Na verdade, seu nome foi escrito incorretamente em um pôster do noivado como 'Neal Young!'

“Na quinta-feira seguinte, OITO DE MAIO, o gerente do clube disse que Neil e a banda estavam voando da Califórnia para Hartford e o avião estava atrasado e talvez tivéssemos que fazer dois shows. Havia apenas uma dúzia de pessoas na plateia enquanto fazíamos nossa primeira apresentação. Fizemos uma pausa e nos bastidores, no camarim, o gerente do clube nos pediu para fazer outro set, pois Neil ainda não havia chegado. Estávamos nos preparando para nos apresentar novamente quando o gerente do clube voltou para nos dizer que eles estavam aqui.

“Um momento depois, Neil entrou. Ele tinha uma aura brilhante. Talento e grandeza pareciam estar fluindo dele. Eu não tinha ouvido uma nota de sua música, mas senti uma certeza avassaladora de que esse cara seria tão importante quanto os Beatles e os Rolling Stones. Ele disse olá a todos, foi muito caloroso e amigável. A banda se filtrou atrás dele, um loiro e dois morenos, todos bem quietos. Neil estava falante, pegando suas guitarras e nos deixando verificá-las. Ele me entregou sua Gretsch 6120 laranja, na qual dedilhei por um momento, sem saber que era sua guitarra principal em Buffalo Springfield.

“A certa altura, ele perguntou a alguns de nós se achávamos que seria legal fazer algumas músicas acusticamente antes de apresentar a banda. Lembro-me de pensar que era uma ideia estranha, já que naquela época tudo girava em torno de bandas. Neil foi tão legal, porém, estávamos encorajando sobre isso. Ele saiu do clube sozinho por cerca de dez minutos antes de continuar. Isso parecia diferente, como se ele levasse a sério e quisesse algum tempo solitário para se preparar para se apresentar.

“Ele continuou com sua guitarra Martin D-28 e abriu com 'On The Way Home' do último álbum de Springfield. Tocar músicas acusticamente de repente parecia uma ideia brilhante. Neil tinha uma personalidade de palco muito chapado, ao contrário de como ele estava nos bastidores. Ele fez várias músicas do que eu soube mais tarde que estavam em seu primeiro álbum solo. Ele estava se envolvendo com o pequeno público, pedindo pedidos.

“Alguém pediu 'Last Trip To Tulsa' e Neil riu e disse 'Ah, isso é muito longo, acho que só toquei uma vez quando foi gravado.' Houve um pedido de 'For What It's Worth' e ele riu de novo. 'Não cara, eu não consigo fazer essa, eu só sei tocar minha parte de guitarra nela.' Ele fez uma pausa depois de tocar seis músicas e então ele, sua banda e um membro da equipe prepararam o material elétrico. Demorou muito, eles não iam simplesmente plugar e começar a tocar.

“Eles trabalharam em sons individuais de instrumentos, verificaram cuidadosamente os microfones vocais. Realmente meticuloso. Neil tinha uma velha Les Paul preta com uma barra de vibrato bigsby. O outro guitarrista tocava o Gretsch 6120 de Neil. Os amplificadores de guitarra eram todos velhos Fender tweeds e Fender Bassmans loiros, ao contrário dos amplificadores Marshall da época. Finalmente eles pareciam estar prontos e todos saíram do palco em direção ao camarim.

“Um momento depois, Neil saiu para receber aplausos do público e disse para a sala em geral: 'Não, ainda não' e saiu do clube sozinho novamente por mais dez minutos ou mais. A primeira música foi 'Cinnamon Girl'. O som da guitarra de Neil tinha essa ultra-distorção. Super alto e impressionante.

“Ele apresentou a banda como Crazy Horse e nos disse que eles tocariam músicas de um novo álbum que eles acabaram de gravar, EVERYBODY KNOWS THIS IS NOWHERE, e lançaram a faixa-título. Antes da próxima música, Neil apresentou o guitarrista Danny Whitten, afirmando que tinha ouvido Danny escrever uma música e era bom, então ele sentiu que era melhor entrar em uma coisa boa e coescrever. Eles rasgaram 'Downtown', então 'Down By the River' com os vocais de harmonia de três partes no refrão e o riff de guitarra de uma única nota de Neil, as seções de solo estendidas. 'The Losing End' foi a penúltima música do set.

“Depois do nosso segundo show, foi decidido que, como havia apenas cerca de sete clientes pagantes no local naquela noite de quinta-feira, Neil faria apenas um set acústico para encerrar a noite. Crazy Horse e nosso grupo estavam sentados na plateia e depois de tocar cinco músicas ou mais, Neil disse para Crazy Horse 'Ei, posso dizer que vocês querem tocar, não é?' Neil disse 'Bem, o que você quer tocar?' Em uníssono, eles responderam 'Down By The River', que tocaram para encerrar a noite.

“Na manhã seguinte, na escola, contei a meus amigos com inclinações musicais sobre Neil Young, sugerindo fortemente que o examinassem. Alguns estariam lá naquela noite, embora alguns tivessem ingressos para o show do Jeff Beck Group no vizinho Woolsey Hall de Yale. Durante todo o dia, as músicas do álbum EVERYBODY KNOWS THIS IS NOWHERE, que será lançado em breve, passaram pela minha mente. A frequência foi melhor nos shows de sexta à noite.

“Depois do nosso primeiro set de show, Neil começou acusticamente e novamente exibiu uma personalidade bem-humorada e chapada. Ele contou algumas histórias engraçadas, agradeceu ao público por ter vindo ao seu show em vez do show de Jeff Beck, mencionando que ele era um grande fã de Beck.

“Em certo momento, Neil estava dedilhando um violão sozinho enquanto um amigo e eu discutíamos sobre nosso iminente jantar de formatura no mês seguinte. Neil disse 'Do que vocês estão falando?' Expliquei que era minha responsabilidade contratar uma banda para o evento. Ele perguntou 'O que isso paga?' Eu respondi '$ 250,00'. Ele disse 'Hum. Isso é o que eu estou ganhando uma noite para este show. Talvez eu toque no seu jantar de formatura.

“Na época dos shows de sábado, a notícia se espalhou pela cidade de que Neil Young e Crazy Horse estavam acontecendo e o The Stone Balloon estava lotado naquela noite. Fizemos nossos habituais sets alternados com o solo de Neil seguido por ele e a banda.

“De repente, domingo à noite, Stephen Stills aparece. Ele estava com um cara de cabelo escuro que acabou por ser Dallas Taylor. Nos bastidores entre os shows, Stills estava arrogante e confiante. Ele e Neil pareciam felizes em se ver.

“Perguntei a Stephen o que ele estava fazendo agora depois de Buffalo Springfield. 'Acabei de gravar um novo álbum com David Crosby dos Byrds e Graham Nash dos Hollies, mas não sabemos como vamos chamá-lo' foi sua resposta.

“Stills disse a Neil que tinha acabado de jantar com Ahmet Ertegun, da Atlantic Records, e Ahmet contou a ele sobre os shows de Neil em New Haven, sugerindo que Stephan aparecesse para conversar. Todos nós sabemos agora sobre o que Ahmet queria que aqueles dois conversassem.

“No final do set final de Neil Young e Crazy Horse do noivado de quatro dias, Neil trouxe Stills e Dallas Taylor assumiu a bateria. Para terminar a noite, Stills e Young começaram a trocar licks de guitarra ardentes como fizeram em Buffalo Springfield e logo fariam novamente em algum novo grupo sem nome no futuro.

“Segunda de manhã, de volta à escola, ainda estava emocionado com os quatro dias anteriores de shows. Eu tinha certeza absoluta de que em Neil Young havia conhecido e vivenciado alguém que seria uma grande estrela. Stephen Stills também exalava essa vibração. Eu nunca encontrei ninguém que tivesse o carisma, talento e grandeza que emanam de Neil.

“Em MAIO DE 1969 praticamente ninguém sabia de Neil Young ou Stephen Stills.

“No FINAL DE AGOSTO DE 1969, no Woodstock Music and Arts Festival, do qual participei, um dos headliners Crosby, Stills, Nash e Young foram considerados os Beatles americanos.”

“Depois do Monterey International Pop Festival de JUNHO DE 1967, mais tarde obtive os direitos (da trilha sonora) de Woodstock”, disse-me o produtor musical e ex-executivo da Atlantic Records, Jerry Wexler, em uma entrevista de 2007 exibida no cavehollywood.com

“Os álbuns da trilha sonora foram lançados pela Atlantic em nosso selo Cotillion. Havia um advogado chamado Paul Marshall, ele costumava ser nosso conselho interno. Mas nos separamos. E ele não era mais nosso advogado, mas, mesmo assim, ele me ligou, 'Ouça. Você está interessado em Woodstock? Ia acontecer em duas semanas. Quem diabos sabia o que Woodstock seria? Ele disse que eu poderia ter os direitos por sete mil dólares. Pensei nisso e comprei por sete mil. Achei sete mil? Deixe-me tentar. E foi isso. Eu deveria ter adquirido os direitos do filme, mas a Warner os conseguiu e, graças a Deus, comprei Woodstock.

Em 18 DE AGOSTO DE 1969, o CSNY tocou no Woodstock Music and Arts Festival, apenas seu terceiro show ao vivo juntos.

“Woodstock… A chuva, a lama e a reunião de meio milhão de pessoas que pensavam da mesma maneira que nós”, lembrou Nash em uma conversa de 2007 que tivemos para o MOJO.

“Ficar nos bastidores na tenda de John Sebastian depois de pousar no helicóptero que teve alguns problemas. Entrando na barraca e, claro, John [Sebastian] quebrando seu melhor estoque. E então perceber que ninguém ali jamais viu nossa banda. E este é o Grateful Dead, The Band, Ritchie Havens, John Sebastian, Santana. Nenhum deles jamais nos viu. Eles adoraram o álbum e todos estavam pensando, 'bem, você sabe, porra, mostre-nos'. 'Merda ou cai fora.'”

Neil Young cantou músicas como “Mr. Soul” e “On the Way Home” para o grande público, mas ele não foi visto no documentário de Woodstock dirigido por Michael Wadleigh, que foi exibido nos cinemas em 1970. Tendo se sentido distraído pelas câmeras onipresentes e querendo apenas tocar para a multidão, Young não assinou o formulário de liberação do artista para a exibição do filme.

Embora Neil tenha se recusado a participar de Woodstock, sua música “Sea Of ​​Madness” foi incluída na lucrativa trilha sonora do álbum – o produto que mudou para sempre o mercado de discos e a cultura jovem.

Estranhamente, porém, a versão escolhida para o pacote foi gravada em um show do CSNY Fillmore East um mês após o festival.

“Nunca consegui entender por que Neil não queria fazer parte do filme de Woodstock ”, refletiu Nash.

Eu queria saber sobre “Sea of ​​Madness” e a inclusão dele no repertório de 1969-1970 da CSN&Y.

“O órgão de 'Sea Of ​​Madness' (de Neil) entrou na banda. E tudo isso foi bastante espontâneo. E nada disso foi calculado. E essa é uma das coisas que tem sido tão fascinante sobre essa banda é que há muito pouco planejado.

“A música está planejada”, ele reforçou, ‘a maneira como vamos fazê-la está em jogo, e a maneira como ela será tocada está em jogo. Mas sempre fomos espertos o suficiente para perceber que nessa busca nesse cheiro de descoberta do que se trata o que estamos prestes a fazer não trazemos muito para a equação. Temos uma música, sabemos que podemos tocá-la, sabemos basicamente como ela vai ser e o resto está em jogo. E essa tem sido uma das grandes coisas musicais sobre CS&N e CSN&Y.”

Nash falou sobre o épico LP de estreia do CS&N e seu primeiro encontro com Neil Young.

“Não houve ensaios formais antes de entrarmos no estúdio. Nossos ensaios consistiam em tocar a música individualmente e depois dizer: 'vamos para a casa de (Peter) Fonda! Vamos para a casa de Paul Rothchild! Vamos para a casa de Alan Pariser! Vamos cantar essa merda para eles!' Eventualmente, poderíamos cantar o álbum inteiro em alguns violões e impressionar as pessoas.

“Quando fui pela primeira vez ao estúdio de Wally Heider em Cahuenga, em Hollywood, para gravar com o engenheiro Bill Halverson, achei que era pequeno e divertido. Eu nunca conheci Bill Halverson. Entramos na van Volkswagen de Crosby e dirigimos até o estúdio, pegamos nossas guitarras e amplificadores e começamos a gravar.

“Sabíamos que tínhamos canções fabulosas. Eu nunca tocaria uma música para ninguém se não sentisse duas coisas: Uma que passou por mim. E dois e espero que seja interessante para você ouvir. Então eu tenho esses dois critérios sempre que estou escrevendo. Primeiro de tudo, ele tem que passar por mim. Eu tenho que descobrir se a música tem que ressoar, tem uma razão de existir, e depois disso, eu quero passar isso para outra pessoa? E a resposta para essas duas perguntas é sim, então você vai ouvir a música. Cass canta em 'Pre-Road Dawns'. Achamos um lugar para ela fazer um vocal conosco.

“Este álbum meio que se fez sozinho. Nós tínhamos as músicas. Nós tínhamos a energia. Estávamos felizes pra caralho. Todos nós, Stephen estava saindo com Judy (Collins). Eu estava com Joni (Mitchell) e David estava com Christine. (Hinton). Quão melhor a vida poderia ser? E Crosby tinha muito a ver com a melhor erva”, riu Nash.

“Quando terminamos o álbum percebemos que teríamos que sair e tocar ao vivo”, arriscou Nash. “Sabíamos que seria um sucesso quando saímos do estúdio e demos as duas faixas para Ahmet Ertegun. E eu tenho uma fotografia de David e Stephen fora do estúdio com Ahmet naquele exato momento. Sabíamos que ia ser um sucesso. Nós apenas sabíamos. Ahmet entendeu imediatamente.

“Ele ouviu aquela música e disse: 'Ah, porra... eu quero.' Então eles resolveram isso entre [David] Geffen e Ahmet. Eu estava na Epic, a Columbia queria Poco, e houve uma troca e todos nós acabamos com Ahmet, pelo que ficamos incrivelmente felizes.

“Mas percebemos que teríamos que sair e tocar ao vivo. OK. Então, estamos falando sobre isso. E, Stephen diz: 'Cara, eu realmente preciso despertar alguém. Você e David são ótimos guitarristas rítmicos, mas cara, eu gostaria que tivéssemos outro... Alguém, talvez um organista com quem eu possa tocar e solo.

“Conversamos com Stevie Winwood. Conversamos com Van Dyke Parks. Precisávamos de alguém apenas para manter Stephen em seu jogo, competitivo e em chamas. E eu acho que basicamente Stephen e Ahmet tiveram a ideia de, ou talvez fosse Ahmet para Stephen, trazer Neil a bordo.

“Eu era o único relutante em trazer Neil para a banda. E o motivo foi que passamos os últimos meses fazendo esse disco incrível e desenvolvendo esse belo som harmônico, né. Mas Neil queria ser mais do que um músico para o road show. Eu não posso cometer isso. Eu sei quem é Neil.

“Uma das minhas músicas favoritas é 'Expecting To Fly' de BUFFALO SPRINGFIELD AGAIN que ele fez com Jack Nitzsche. Escute isto. Então eu sabia quem era Neil e adorei essa porra de música. Eu era um grande fã do Buffalo Springfield. Como você não poderia? Eu ouvi Buffalo Springfield. 'A caminho de casa.' Essa é ótima. 'Pelo que vale a pena.'

“Mas eu disse 'não posso me comprometer com isso até conhecer Neil. Tenho de me sentar com este gato. Eu quero saber quem ele é. Eu quero saber se posso ir para a estrada com ele. Quero saber se quero que ele faça parte da minha vida. E isso fazia sentido para eles.

“Então, em uma cafeteria na Bleeker Street, em Nova York, fui tomar café da manhã com Neil. Depois daquele café da manhã, eu o teria nomeado presidente do Canadá. Ele era incrivelmente engraçado. Ele tinha um senso de humor incrivelmente seco. Ele sempre teve um monte de músicas que eu amava, 'Expecting To Fly' sendo o principal exemplo. E no final daquele café da manhã e desci até o Village Gate onde estávamos ensaiando e eu disse, 'OK.'

“Era óbvio que esse homem estava tão sério quanto um ataque cardíaco sobre sua música. Ficava óbvio ao sair com ele que ele estava destinado a grandes coisas. E era óbvio que, saindo com ele, ele poderia colocar um fogo sob Stephen de que precisávamos. 'Bem, você já viu eu e Stephen tocarmos juntos?'”

Mencionei a Nash que ouvi quando a CSN&Y estava ensaiando para sua turnê de 1974 no rancho Broken Arrow de Neil Young, no norte da Califórnia, que ele queria “When You Dance I Can Really Love” do álbum AFTER THE GOLD RUSH de Young no set list.

“Eu queria abrir com essa música! Há muitas músicas de Neil Young que eu quero fazer. Eu quero fazer 'Expecting to Fly'. Você está brincando!

“Eu mencionei isso na turnê CSN&Y 2006. 'Podemos fazer 'Esperando Voar?' E ele olhou para mim e disse: 'Ahhh. Acho que você não consegue cantar a parte aguda. E eu pensei: “Seu foda! Você sabe muito bem que se eu estou pedindo para você fazer isso, eu tenho a porra da minha parte.

Henry Diltz

“Eu morava na casa de Peter Tork e Stephen passava muito tempo”, relembrou o fotógrafo Nurit Wilde, que testemunhou a formação de 1969 nos ensaios junto com o fotógrafo Henry Diltz, que tirou a foto da capa do LP de estreia Crosby, Stills and Nash .

“Stephen comprou a casa de Peter”, enfatizou Nurit. “Eu conheci Graham Nash na casa de Cass Elliott. Homem amável. Então, em 1969, Crosby, Stills e Nash fizeram este grande álbum. E eu pensei 'o que em nome de Deus eles estão fazendo agora trazendo Neil?'

“Vi muita tensão em Buffalo Springfield. Mas talvez tenha ajudado a criatividade. Para mim, a única maneira que fazia sentido para Neil entrar naquela banda e por causa de sua tensão anterior com Stephen, acho que eles eram bons contrapontos um para o outro.

“Nós ensaiamos para nossa primeira turnê no set de They Shoot Horses, Don't They in Burbank da Warner Bros”, confidenciou-me Graham. Então, era bastante óbvio pelos sons que eu estava ouvindo e pela maneira como Neil estava afetando Stephen que isso seria realmente ótimo. A música ficou melhor no palco. Porque estávamos realmente fazendo isso, e eu não sabia para onde iria depois que eles começassem a tocar.”

“Quando começamos a turnê, costumávamos começar acústicos. Começávamos com 'Suite: Judy Blue Eyes' e os enlouquecíamos. O que aconteceria é que as cortinas se abririam e haveria uma fila de Martins, bateria e baixo. E então dizíamos: 'Gostaríamos de apresentar a você nosso amigo, Neil Young.' E o lugar iria enlouquecer, certo.

Na ÚLTIMA SEMANA DE AGOSTO DE 1969, meu irmão Kenneth e eu nos sentamos na frente do Greek Theatre em Los Angeles. Somos adolescentes, mas até nós reconhecemos que este concerto em particular tem uma gravidade que o distingue dos espectáculos de rock 'n' roll anteriores a que assistimos, onde pouco estava em jogo para além de experimentar uma euforia vertiginosa. A música desta noite insistiu em nossa atenção total, que nos sentássemos e escutássemos, realmente ouvíssemos.

Uma jovem e sedutora cantora/compositora do Canadá entrou no palco. Acompanhando-se na guitarra, o comando infalível de humor, de tempo, de temperamento de Joni Mitchell, sua reverência pelo profundamente pessoal como um meio de explorar o universal, mostra um talento de ordem superior. O público agora estava devidamente preparado. Ela foi seguida pelos headliners, recém-saídos de um sucesso tumultuado na fazenda de Max Yasgur no interior do estado de Nova York – Crosby, Stills, Nash and Young.

O que Ken e eu lembramos com mais clareza foram, é claro, aquelas harmonias vocais requintadas; os arranjos finamente trabalhados, todas aquelas guitarras reluzentes – acústicas e elétricas – alinhadas como uma falange de artilharia pronta para estrondo; Neil, sentado em um Hammond B-3, espalhando acordes enquanto "Sea Of ​​Madness" estalava como um trovão.

Em 2020, perguntei a Ken o que ele lembrava desse show. Em 1967, vimos Buffalo Springfield no local vizinho do Hollywood Bowl.

“Um oceano de tinta apareceu na praia ao longo dos anos, detalhando o som suntuoso do CSN&Y (no início), as travessuras prima donna (tapetes persas e jatos particulares), os comportamentos sórdidos (também conhecidos como 'narizes congelados') e os ataques intermináveis disfarçado de licença artística.

“É uma ladainha exaustiva e, no entanto, houve momentos de uma beleza tão incandescente que todo o espalhafatoso empreendimento não estava além da redenção. Bootlegs dos primeiros shows no VERÃO DE 1969 – o Greek Theatre e o Fillmore East em Nova York – documentam aquele relacionamento inefável e perfeito entre vozes e guitarras em um equilíbrio cintilante que trabalhava como sinos de igreja.

A fotógrafa Heather Harris também esteve presente no compromisso do Teatro Grego.

“Sentei-me no fundo da arquibancada com uma teleobjetiva emprestada para tirar uma foto de CSN e seu amigo Y (por algumas músicas) no Greek Theatre em 1969. Joni Mitchell foi o ato de abertura. Eu gostei tanto de Buffalo Springfield e dos Byrds que este foi um show muito esperado.

“As harmonias eram deliciosas, mas eu desejava mesmo assim que o material ao redor fosse um pouco mais ousado. Um conjunto completo de '4 + 20', 'Ohio' ou 'Guinnevere' (a quem eu conheci na casa de Crosby em Beverly Glen e o deejay B. Mitchell Reed por meio de um de seus amigos. Ela era incrivelmente mundana com cabelos passando pelo traseiro ... A vida de Crosby teria sido totalmente diferente e positiva se ela não tivesse morrido em um acidente de carro logo depois) material temperado teria sido mais do meu agrado do que 'Marrakesh Express', 'Our House' 'Lady Of The Island' e assim por diante. ...”

O CSN&Y foi agendado para o Big Sur Folk Festival durante os dias 13 e 14 DE SETEMBRO. Em DEZEMBRO DE 1969, a CSN&Y tocou uma das primeiras músicas perto de San Francisco no bem conhecido show gratuito de Altamont encabeçado pelos Rolling Stones. O Grateful Dead não tocou depois de ser anunciado com Santana, Jefferson Airplane e Flying Burrito Brothers.

“Era muito óbvio desde o início que isso seria uma merda”, enfatizou Nash. “Primeiro de tudo, entrar lá. Não havia como entrar em Altamont. Foi uma loucura. Então, meu amigo Leo Makota, que era nosso gerente de turnê, ligou um carro e ele e nós, e o advogado, Melvin Belli, chegamos a Altamont. Mas foi foda desde o começo. Em primeiro lugar, a música que eles tocavam entre os atos era música eletrônica.

“E nós estávamos lá apenas para Jerry (Garcia). Porque foi Jerry quem ligou para Crosby e disse: 'Ei, cara, vamos fazer esse i, cara, você tem que fazer parte disso. Estaremos todos lá, cara. Tocamos e nem sabemos se tocamos bem. Talvez 45 minutos ou algo assim e nós demos o fora.

“Naquela noite, fizemos um show [em Westwood] na UCLA no qual Stephen desmaiou. Mas acho que o show do Pauley Pavilion foi muito bom, realmente.”

Durante o OUTONO DE 1969, CSNY navegou entre o palco e o estúdio. Eles combinaram uma turnê pelos Estados Unidos com a gravação de seu álbum inicial como um quarteto. DÉJÀ VU acabou sendo lançado em 1970 em 11 DE MARÇO DE 1970. Ele disparou para o topo das paradas.

O engenheiro de DÉJÀ VU Bill Halverson já tinha uma história estabelecida com a Atlantic Records. Ele estava atrás dos mostradores do álbum CROSBY, STILLS & NASH.

“Eu era um cara de big band e um cara de grupo vocal que estava apaixonado por Four Freshman e Hi Los, o que realmente me ajudou a ajudar os Beach Boys e me preparou para Crosby, Stills e Nash”, entusiasmado Halverson em uma entrevista de 2007 Nós conduzimos.

“Em 1969, eu já havia feito muitas sessões, mas não um álbum completo. Então, perguntei à pessoa no escritório de reservas se eu poderia colocar meu nome no álbum de Crosby, Stills e Nash e eles disseram que entrariam em contato comigo. E eles disseram OK. Eu tinha feito uma demo com Stephen, '49 Reasons'. Eu estava administrando o Heider's.

“Usei microfones Neumann 67 para os vocais em seu primeiro álbum. Uma máquina de 16 pistas. Eu era obcecado por grupos vocais. Eu também usei alguns microfones Sony C-37, que eu não via há anos até que eu estava no rancho de Neil. 'Sim, eu tenho alguns desses…' Neil também tinha algumas fitas RCA 44 e 77.

“Eu estava saindo da casa de Wally Heider e fazendo uma limpeza quando o [empresário] Eliott Roberts entrou e disse: 'Os caras começaram o próximo álbum sem você e realmente querem que você apareça e seja o engenheiro.' O último dia em que estive no Heider's foi uma sexta-feira, e na segunda-feira seguinte entrei no estúdio C Heider's em São Francisco pela primeira vez. Os roadies estavam lá. Em 'Quase Cortei Meu Cabelo'. Eu aprendi um truque ao gravar o Cream com pilhas duplas de amplificadores Marshall, onde se eu apontar o microfone para a direita, o amplificador realmente age como um defletor.

“ O DÉJÀ VU foi bem mais difícil que o primeiro. O CS&N eles ensaiaram por três meses e foram gravar. Três noites nas sessões do primeiro álbum, Ahmet trouxe Phil Spector e tocamos para ele 'Suite Judy Blue Eyes' e 'You Don't Have to Cry' que havíamos tocado e Ahmet e Phil apareceram. Saí da limusine, 'Aqui está minha nova banda', e eles foram embora.

“Um dos meus telefonemas favoritos, pouco antes do lançamento de DÉJÀ VU, foi quando eu estava no Heider's e Henry Mancini ligou. 'Oi. Bill Halverson? 'Sim.' Você fez o álbum CS&N. 'Sim.' 'Como você fez os vocais?' 'Eu apenas os fiz cantar em torno de um microfone. São eles. 'Achei que era isso. Eu só queria saber.'

“Fui ao Greek Theatre em LA para a estreia deles. Abertura de Joni Mitchell. Neil está agora na banda. Ele adicionou uma nova dinâmica e as histórias que ouvi foi obra de Ahmet Ertegun.

“Muito do Woodstock já estava gravado, algumas coisas do Neil já estavam gravadas quando cheguei lá. Eu fiz três semanas em San Francisco e nos mudamos para Hollywood no Heider's. E então Neil pegava as fitas, ele não gostava do que estávamos fazendo, e ia para a casa dele, ou para Glendale no Whitney Studios para colocar aquele órgão de tubos.

“Fiz alguns overdubs em 'Helpless'. Mixamos DÉJÀ VU no Heiders. Neil não gostou de nossas mixagens, porque eram os vocais da CSN com Neil, então ele iria mixá-los sozinho, e você ouviria 'Helpless' e 'Country Girl' e soaria como Neil Young com cantores de fundo,” revelou Halverson.

“Eles tinham uma regra com a CSN e a levaram para a CSN&Y, e quando trabalhei com eles novamente em 1999 ainda era a regra, quem escreve a música tem a palavra final. E isso serviu bem para eles e eu usei isso com outros artistas ao longo dos anos. A arte é a composição da música e então tentamos ser divertidos com ela.

“No estúdio, eu era o único a falar com os quatro. E a segurança no trabalho era ótima. Eles estavam me pagando bem e eu recebi uma pequena porcentagem disso que dei em um divórcio. Eu misturava com um e o outro não gostava. Então conserte.”

 

Crosby, Stills, Nash & Young pose with Greg Reeves and Dallas Taylor during the photoshoot for the Deja Vu album cover. © Reelin In The Years Archive

Photo by: Tom Gundelfinger O'Neal - Date:31/10/1969

 

Há alguns anos, conversei com o fotógrafo Tom O'Neill, que tirou a foto da capa de DÉJÀ VU.

“Passei 1967-1974 fotografando temas musicais. Joni Mitchell, Poco, Crazy Horse, Doors, the Mamas and the Papas, Steppenwolf e BB King e a icônica capa de DÉJÀ VU com Crosby, Stills, Nash e Young.

“Uma ótima foto deve ser criada com o coração. Tem que ter essa conexão. Quer você esteja fotografando uma árvore ou uma pessoa, você precisa se conectar com ela de alguma forma. Tem que ter emoção. E se essa emoção for transferida do que você sente ao tirar essas fotos para a pessoa que está olhando, é isso que faz uma ótima foto.

“Eu tento capturar a explosão de emoção. Eu chamo isso de pico da ação e pico do momento. É aquele breve milissegundo de vida onde está bem ali. Como uma bailarina pulando. Ou você também pode pensar nisso como uma grande onda oceânica. Conforme a onda vai crescendo tem um ponto que ela termina de ir para a crista e aí começa sua queda de descida. Aquele momento de pico de ação”, detalhou Tom.

“Uma das coisas mais importantes que aconteceu comigo, durante o Monterey International Pop Festival, foi me conectar com David Crosby. Eu consegui fotos especiais para Monterey através de Derek Taylor, e um amigo em comum fez questão de tirar algumas fotos de David Crosby, que estava nos Byrds na época, vou garantir que ele veja essas fotos. Ela conhecia seu gerente de negócios, Larry Spector. Larry estava envolvido como gerente de negócios com os Byrds em Monterey Pop.

“Nessa época, fiz a capa do álbum CSN&Y DÉJÀ VU e uma foto da capa que está na capa da Four Way Street. A razão pela qual a fotografia é tão realista na capa de DÉJÀ VU é que eles estão posando para uma autêntica câmera da era da Guerra Civil. Não tinha nem veneziana. Eu literalmente tive que tirar a tampa da lente para fazer a exposição de dois minutos. Eu tinha um tipo de lata dentro da câmera que tive que revestir antes de começar. Eu sempre digo 'é uma câmera tipo Matthew Brady.' Aluguei a câmera da câmera de Shaffer no centro de Los Angeles, na Figueroa Ave. Disse a eles que precisava de uma velha câmera box que foi usada na Guerra Civil. 'Nós temos um. Dê-me $ 150 dólares e você pode ficar com ele por alguns meses.'

“Eu experimentei. Apoiei a CSN&Y para que não se mexessem. Eles estavam totalmente envolvidos nas sessões. Eles próprios haviam ido ao Western Costume e cada um estava no personagem. Foi tirada na casa de David Crosby em Novato, no condado de Marin. Recebi $ 600,00 e tive que pagar pela câmera. O diretor de arte recebeu um cheque de $ 1.800,00 e me deu seiscentos dólares.

“Eu sempre senti que era Crosby, Stills, Nash e Neil estava sempre do lado de fora. Ele deliberadamente não estava na frente e no centro com eles por design. Eu me dava bem com Neil. Algumas fotos solo e algumas fotos em seu álbum de trilha sonora JOURNEY THROUGH THE PAST. Neil estava sempre relaxado perto de mim. Eu fui para a casa dele. Eu fui para o rancho. Neil e eu nos sentamos em seu estúdio no rancho, que era um estúdio gigante de sequóia esculpido à mão, como se estivesse dentro de um armário. Das paredes à forma como foi montado.

“Isso é 1969-1973. Adorei o fato de ele ter esse estábulo cheio de carros antigos. Era com isso que ele se importava e eu sabia sobre eles. Ele realmente comemorou o fato de onde ele estava. Adorei a ovelha Highlander escocesa que você veria quando chegasse. Acho que ele sabia que eu o peguei e compartilhamos essa mentalidade de voltar à terra. Você iria lá e Neil estaria vestindo jeans e uma jaqueta jeans azul descolada. Você voltaria seis semanas depois e ele estaria vestindo a mesma camisa e jaqueta. Esse é ele.

“Nash foi a pessoa com quem me conectei mais do que ninguém. E, no entanto, sinto-me mais conectado com David. Graham é um amor. Um inglês encantador. Eu o conhecia mais quando ele estava com Joni. Eu gostava de Stephen. Ele sabia o que queria.”

“Muitas pessoas ficaram desapontadas com o DÉJÀ VU de seu estúdio anterior”, disse o Dr. Cushing. “Neil realmente não estava colaborando ou gravando com a banda. No corredor deles em estúdios diferentes ou em sua casa na área da baía. Havia uma nuvem negra em torno desse álbum, como Graham Nash discutiu.

“E eu também pensei que DÉJÀ VU tinha um pouco da síndrome do álbum branco dos Beatles em termos de ser muito mais um trabalho individual do que um esforço de grupo. Mas o cenário elétrico na 4 WAY STREET é definitivamente mais um esforço de grupo, talvez o esforço de grupo mais convincente e poderoso que eles já fizeram em suas vidas.

“Adorei 'Helpless'. Eu amei o quanto era uma verdadeira música de Neil Young no meio do caos daquele disco de grupo. Isso meio que desmentiu o grupo, sabe, como se fosse um grupo unificado. Não foi. Essa era uma música de Neil Young naquele álbum, assim como 'Julia' era uma música de John Lennon.

“Ele nunca foi um tocador de equipe e este é outro exemplo. Pelo que entendi, Neil fez suas próprias faixas longe do CS&N, no corredor ou no norte da Califórnia. Você tem a sensação de que Neil estava guardando as melhores coisas para um álbum solo, mas este vazou.”

“Ele sempre teve uma agenda”, admitiu Graham. “Quando estávamos ensaiando o álbum DÉJÀ VU na casa de Stephen em Laurel Canyon, lá no fundo do Laurel Canyon, ele deixava os ensaios e ia para o estúdio gravar AFTER THE GOLD RUSH. Eu sempre permiti que as pessoas fizessem o que quisessem.

“A única vez que fiquei realmente chateado com Neil foi durante a gravação de DÉJÀ VU e Neil trazia fitas de seu estúdio, colocávamos as vozes, ele as levava de volta para seu estúdio e as mixava e era tudo uma coisa separada.

“As músicas de Neil no álbum DÉJÀ VU foram feitas por Neil e no estúdio de Neil quando ele colocou nossas vozes e nossos instrumentos no Wally Heider's em San Francisco.

“Em algum momento, e um monte de outras coisas, incluindo muita cocaína, acabei no estúdio e disse: 'quer saber, estamos estragando isso. Estamos explodindo isso. Somos tão bons e temos tantas músicas ótimas e estamos arrasando nisso.'

“Stills fica no estúdio até as 6:00 todas as manhãs, você sabe, chegando ao estúdio cada vez mais tarde, eu estava ficando com raiva disso, não se esqueça, eu não estava com Joan, Stephen não estava com Judy, David havia perdido Christine. Só me lembro de explodir em lágrimas. Porque eu senti que estávamos estragando alguma coisa. E a coisa que estávamos soprando nos foi dada pelos Deuses.”

Em uma das minhas poucas conversas com Graham, eu tinha que saber como diabos ele lidava constantemente com um tocador que não fazia parte do time como Neil Young, que sempre tinha, às vezes em conluio com seu gerente, uma agenda?

“ Isso mesmo, e daí? Você sabe, é o que quer que seja. Eu deixo as pessoas serem quem diabos elas querem ser. E Neil às vezes é um homem difícil de lidar. E às vezes ele é um homem muito fácil de lidar. Mas eu o respeito completamente.

“Não importa o que estamos passando. Todos nós percebemos que a parte mais importante do nosso relacionamento é a música. E é a música que abafa todas as outras coisas.

“Sabíamos que tínhamos a magia. Sempre soubemos. Sempre soubemos que nossa música fala ao coração das pessoas. Sempre soubemos que foi o mais real possível. Sempre soubemos que corremos riscos incríveis. Sempre soubemos que fazemos coisas que não são normais para uma banda.

“Sempre soubemos que estávamos totalmente no controle. Depois de vender milhões de pedaços de plástico, você tem controle. Digo em minha autobiografia que nos primeiros dias de gravação com os Hollies não podíamos nem tocar no quadro. Se eu quisesse mais baixo, teria que pedir a Ron Richards (produtor), que então teria que pedir a Peter Bown (engenheiro) para trazer o baixo. Depois que tivemos sucessos, tudo mudou. Porque eles começaram a perceber que esses caras que não usavam jalecos brancos realmente sabiam o que estavam fazendo.

“E nunca perdemos a capacidade de fazer o que fazemos. Sempre quisemos ser vencedores e não vítimas. Se você não tem a capacidade de ligar para um estúdio e dizer: 'Vou de quinta a quinta-feira que vem e esta é a banda', reunindo toda a fita e engenheiros, e se você perder essa capacidade, isso é uma coisa terrível. E nunca perdemos essa capacidade.

“Quero dizer, um ótimo exemplo é minha música 'Teach Your Children' subindo no top 20 e Ahmet Ertegun me dizendo que eu 'teria um hit número um'. Depois, há o assassinato de quatro estudantes (baleados pelo guarda nacional) no estado de Kent (em Ohio). E nós tocamos a música de Neil 'Ohio'. E achamos que a América matando seus filhos é mais importante do que termos outro disco de sucesso. E então eu disse a Ahmet para tirar 'Teach Your Children' e lançar 'Ohio'. Decidimos por 'Find the Cost Of Freedom' como lado B.”

A canção “Ohio”, de Young, em meados de MAIO DE 1970, foi uma resposta aos quatro estudantes baleados e mortos pela Guarda Nacional no campus da Kent State University, em Ohio.

Em uma entrevista em setembro de 1973 com B. Mitchell Reed transmitida pela KMET-FM (94,7) no mercado de Los Angeles, Young discutiu "Ohio".

“Na primeira parte da minha carreira, ou seja lá o que for, eu não gostava de política, sabe. E então, de repente, eu meio que entrei nisso. Por causa do que estava acontecendo ao meu redor, eu não podia ignorar, sabe. Era muito óbvio... Eu não senti que estaria me classificando como uma pessoa política. Escrever essa música foi apenas uma reação pura à capa da revista TIME. Eu realmente nunca pensei sobre isso de outra maneira.”

Bill Halverson projetou aquela sessão memorável.

“Eu estava trabalhando com Stephen Stills na Record Plant em LA e recebi uma ligação de um roadie. — Vamos trazer todo o equipamento esta noite. O Studio A tinha um gravador Ampex. Eu odiei o gravador deles e os fiz alugar uma faixa 3M 24 de Heider.

“Peguei mais alguns microfones do Heider porque a banda toda estava vindo. John Barbata apareceu e eu ganhei um som de bateria. Conectei o baixo de Greg Reeves e configurei os amplificadores. Eu gravei 57 microfones vocais para eles e sei que eles vão criar os sons que eles querem e eu só preciso gravar isso. O estúdio de Heider tinha vazamento com os amplificadores de guitarra, então eu configurei alguns microfones dinâmicos adicionais.

“Eles aparecem. Nós ensaiamos a música, talvez 16 compassos e eles pararam. Algumas tomadas e nós tínhamos. Novamente, sem overdubs, todos os vocais ao vivo, até mesmo os improvisos de Crosby no final. Eu estava cego para trabalhar e não fazia ideia de que toda aquela coisa do estado de Kent havia acontecido. Eu recebo o crédito por ser o engenheiro, mas éramos todos nós cinco pairando.

“Estávamos ouvindo a mixagem, seria um single e eles precisavam de um lado B. Estávamos ensaiando 'Find the Cost Of Freedom' para fazer um bis nos shows da CSN&Y. Arrumei quatro cadeiras e coloquei-as lado a lado, como se estivessem em uma mesa de jogo. Com um microfone para Stephen tocar guitarra e cantar e eles saíram e nós meio que fizemos uma mistura. Eu os coloquei em cinco faixas. Assim que terminou, voltei e coloquei em mais cinco faixas. Quando Stephen ouvia uma parte, sabia o que faria a seguir. Eles cantaram suas partes uma segunda vez e nós mixamos. Feito."

“O número de protesto de Neil, 'Ohio', com CSNY, foi simplesmente fenomenal,” maravilhou-se Clem Burke do Blondie. “Um ótimo riff de guitarra de Stephen Stills, que, além da declaração política que estava fazendo, simplesmente te suga.”

“O impacto de ‘Ohio’ alcançou a Inglaterra, onde Mott the Hoople gravou uma versão ao vivo em uma noite de 1971, quando eles estavam abrindo o Free no Fairfield Hall em Croydon, sul de Londres.

“Na casa dos vinte, Mick Ralphs tinha uma voz estranhamente semelhante à de Neil Young”, Ian Hunter me enviou um e-mail em 2015. “Estávamos fazendo um álbum chamado WILDLIFE e Mick teve muito a ver com aquele álbum – um pouco de bom senso country entre nosso habitual mar de caos. Mick veio com ela – cantou – e é essa que você está ouvindo.

No VERÃO DE 1970, o falecido e estimado jornalista musical, autor e locutor canadense Ritchie Yorke conduziu uma entrevista exclusiva com a CSN&Y para seu programa especial de rádio da faculdade Rap with Crosby, Stills, Nash & Young que foi distribuído como uma ferramenta promocional pela Atlantic Records. Yorke gravou na casa de Peter Tork, que eles estavam alugando para os ensaios.

Um trecho foi utilizado com sua permissão em meu livro de 2015 NEIL YOUNG HEART OF GOLD.

“Neil Young: Desde o começo, ele [Graham Nash] e eu nos demos bem. Agora estou encontrando um monte de novos amigos e é legal. Willie [Graham Nash] sabe como fazer você se sentir em casa. Ele é legal e muito honesto.”

“Stephen Stills: Neil é praticamente meu melhor amigo no mundo inteiro, na verdade. Nós dois somos pessoas que cresceram onde todo o nosso clã era meio diferente de todos ao nosso redor. Sempre houve uma certa sensação de alienação das pessoas ao nosso redor. São coisas velhas e nenhuma análise e psicoterapia pode lavar algumas dessas cicatrizes. Você tem que fazer isso sozinho. E nós dois sabemos isso exclusivamente um sobre o outro e é legal. Podemos nos olhar nos olhos. Nós estragamos tudo antes, quando não o fizemos. E estamos nos esforçando mais agora.”

Na entrevista de rádio de Young em 1973 com B. Mitchel Reed, Neil comentou sobre ingressar na CSN&Y.

“ Acho que começou com Stephen e Ahmet. Crosby, Stills e Nash terminaram seu álbum e estão pensando em sair para a estrada para promovê-lo. Quando começaram a pensar nisso, perceberam que, para me ter, seria mais um acréscimo, apenas mais um passo. E eles queriam fazer isso para levar aquela coisa de Springfield que Stephen e eu tínhamos, você sabe, com aqueles sons vocais. Acho que foi por isso que me pediram para entrar.

“Naquela época eu estava muito animado, sabe. Porque eu não estava indo muito bem. Eu tinha alguns discos lançados, nenhum deles foi muito bem-sucedido. E então eu me juntei a Crosby, Stills e Nash e fiz aquela turnê com eles e meus discos começaram a decolar. E então eu acho que isso me ajudou em todos os níveis, juntando-se a eles. Além de fazer o que eu achava que era uma música realmente boa, isso estava realmente me deixando excitado. Quero dizer, mais pessoas estavam me conhecendo como artista e se interessando pelo que eu fazia. Então foi uma coisa muito boa para mim. Acho que foi uma coisa boa para todos, porque acho que acrescentei muito a eles também ao ajudá-los.”

“Eu conheci Neil um pouco durante a 4 WAY STREET. Gravei tudo”, ofereceu o engenheiro Halverson. “Fizemos uma semana no Fillmore East. Na primeira noite no Fillmore não ia acontecer porque eles estavam brigando no camarim. Tínhamos feito a passagem de som e tudo estava indo bem.

“A história que ouvi foi que Bill Graham disse: 'Dylan e a banda estão na plateia'. Ele disse algo para eles descerem e fazê-los tocarem. A caminhonete de Heider estava com a ABC-TV em Nashville fazendo o The Johnny Cash Show.

“Quando o show acabou, Heider vendeu o caminhão para a Record Plant em Nova York. Eu fiz muitas gravações remotas em Fillmore West e Winterland em San Francisco. Fizemos Fillmore e depois duas noites em Chicago. Então fizemos o Fórum em Inglewood.

“Quando você está fazendo harmonias ao vivo e olhando um para o outro no palco, você não está no microfone e de repente os vocais desaparecem. Demorou um pouco para eles ficarem no microfone enquanto olhavam ao redor. Tocar ao vivo com Neil é maravilhoso. Ele torna Stephen melhor e Stephen torna Neil melhor. Crosby é provavelmente um dos melhores guitarristas rítmicos que já gravei. Crosby é realmente subestimado em tudo isso. Ele está apenas ancorando com o baixo e a bateria”, ressaltou Halverson.

“O LP duplo 4 WAY STREET DA CSN&Y foi lançado em 1971, selecionado das datas da turnê de 1970”, reitera o Dr. Cushing. “Continua sendo um dos meus álbuns favoritos. É mais solto e mais íntimo e mais espontâneo e mais arriscado e mais daquela combinação de música folclórica celestial no lado acústico e do sublime Buffalo Springfield com o rock Crazy Horse no segundo tempo.

“Eu acho que eles fazem tudo naquele álbum que eles fazem bem no seu melhor. Acho que as duas jams longas, 'Southern Man' e 'Carry On', ótimas guitarras e excelente bateria e baixo, 'Ohio' são fabulosas. 'Triad' e 'The Lee Shore', as seleções de músicas e a maneira como as quatro personalidades são equilibradas. Tudo foi feito corretamente, incluindo a decisão de começar o álbum com o fade up dos últimos segundos de 'Suite: Judy Blue Eyes'. Então eles meio que tiram isso do caminho fazendo uma piada sobre sua popularidade.”

Graham Nash foi nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico (OBE) pela Rainha Elizabeth em reconhecimento por suas contribuições como músico e filantropo.

Em 27 DE ABRIL DE 1966, depois que uma festa para a imprensa de Hollies foi realizada na Imperial Records em Hollywood, GO! O colunista de música semanal da revista Rodney Bingenheimer convidou Nash para participar de uma sessão de gravação de "Dancing Bear" nas proximidades do Mamas And Papas no Western Recorders em Sunset Boulevard.

Graham então conheceu e conversou longamente com o membro do grupo Cass Elliot.

“Só fui com o Rodney para ver a Michelle (Phillips). Mas Michelle, Denny (Doherty) e John (Phillips) estavam fazendo um overdub no estúdio, e Cass estava fora do estúdio. Eu comecei a falar com Cass

“Você sabe que a verdade é que há uma parte de mim que realmente acredita que nada disso teria acontecido sem Rodney. Música incrível foi feita a partir desse momento.”

Durante a tarde de 28 DE ABRIL DE 1966, a casamenteira Cass pegou Graham no Knickerbocker Hotel e o apresentou a David Crosby em sua casa em Laurel Canyon. Crosby posteriormente conectou Nash a Stephen Stills, e Crosby, Stills e Nash foi formado.

“Estávamos em Hollywood no Knickerbocker e ela me pegou por volta do meio-dia em seu Porsche conversível. Eu disse, 'para onde vamos?' – Estaremos lá em cinco minutos. Não se preocupe.' E me levou até Laurel Canyon e conheci Crosby. E mais uma vez, minha vida nunca mais foi a mesma...

“Não me passou despercebido que você pode estar no Laurel Canyon de Hollywood em 5 minutos. Não como na Inglaterra, onde são 90 minutos para chegar ao ponto de ônibus mais próximo. Então eu estava no céu. Eu estava livre. Minha primeira esposa e eu estávamos nos divorciando. Eu já havia me separado de Rose. Eu era um homem livre. E devo dizer que fui para a cena do Laurel Canyon como um pato na água. Foi incrível para mim que essas pessoas estivessem vivendo em uma área tão rural.

“Eu me senti tão livre. E o mais importante, me senti valorizado. E isso vai longe comigo. Se você sabe o que posso fazer e aprecia isso, sinto-me muito melhor sobre as coisas. E parecia que a reputação dos Hollies na cena de Laurel Canyon era grande.

“Eu me senti fantástico. Eu sei que por causa da invasão britânica e o que a música britânica estava fazendo na cena americana, e como os grupos britânicos eram admirados pelos grupos americanos, eu me sentia muito confiante em mim mesmo. Você sabe, eu acredito, e isso não é ego falando, eu sou muito bom no que faço.”

Eu queria saber como é para Graham revisitar e ainda cantar suas canções e seleções CSN&Y de 1969-1971 e por que elas ainda são relevantes hoje?

“É a mesma coisa, garoto. Se eu puder cantar uma música para você com meu violão e piano e bater em sua bunda, é uma ótima música”, resumiu Graham. “E não importa para quantas pessoas você está tocando. A essência da música e o que ela diz ainda vive até hoje.”

Na turnê CSN&Y 1974, suas reuniões subsequentes e recentes apresentações solo de Nash, sempre incluídas nas set lists são canções com temas políticos: “Chicago-We Can Change the World”, “Ohio”, “Military Madness” e “Long Time Gone”, junto com muitas músicas novas. As músicas mais antigas de alguma forma ressoam ainda mais profundamente porque mais história está ligada a elas?

“Isso porque a história nunca mudou. Você poderia pegar a palavra GUERRA DO VIETNÃ e substituí-la por Afeganistão e Iraque. Você pode pegar uma música como 'Great Concern', que escrevi sobre Washington durante as audiências de Watergate. É a mesma coisa acontecendo agora. A história não mudou. Nós nos recusamos a aprender. A humanidade ainda não aprende…”

Graham Nash, nascido na cidade litorânea de Blackpool em 1942, cresceu nas ruas bombardeadas de Salford e cresceu perto de Manchester, onde os Hollies foram formados, experimentou como um menino as atrocidades da guerra quando os alemães reduziram seu bairro a destroços, Pedregulho.

Eu disse ao Nash's que algumas de suas músicas como “Military Madness” deveriam ajudar a acabar com as guerras ou pelo menos educar as pessoas sobre as maquinações dos militares. Eu o lembrei que a guerra ainda está acontecendo globalmente.

“Eu sei. É muito deprimente. O que está acontecendo é o que sempre estava acontecendo. Este mundo é controlado pela mídia e pelos empresários que lucram com a guerra. É a mesma merda de história. É horrível e é criminoso.”

"Foi em SETEMBRO DE 1969, quando Ronnie Rossman, um amigo do colégio, me mostrou pela primeira vez o álbum de estreia de um grupo chamado Crosby, Stills and Nash, do recordado cineasta David Leaf, e autor, conhecido por suas biografias definitivas dos Bee Gees e Brian Wilson e escreveu os capítulos dos Beatles e dos Beach Boys para o livro do 50º aniversário da Capitol Records.

“Eu nunca tinha ouvido falar deles, não sabia nada sobre de onde eles tinham vindo, mas eu rapidamente (como menos da metade da primeira audição de 'Suite: Judy Blues') passei a adorá-los por suas harmonias e por final do álbum, a composição, sua mensagem e seu imenso e diverso talento. Sem o nosso conhecimento, a jornada dos Beatles (com o lançamento de ABBEY ROAD estava chegando ao fim, mas ficou instantaneamente claro para mim que a CSN tinha potencial artístico e voz/vozes originais para ser os Beatles americanos. Ou pelo menos para mim.

“Ted Krever, outro amigo no meu dormitório da faculdade (ele foi a Woodstock especificamente para vê-los, e na verdade é a voz dele na trilha sonora/filme de Woodstock dizendo 'Sim', depois que o locutor apresenta CSN&Y) explicou a história de origem do grupo. Eu já gostava dos Byrds e dos Hollies e ele me indicou o Buffalo Springfield (eu deveria vê-los em NOVEMBRO DE 67 como banda de abertura para os Beach Boys, mas na noite anterior ao show, Bruce Palmer foi deportado). Eu me tornei um grande fã de Buffalo Springfield. Passamos horas, dias, semanas, meses, anos no dormitório, junto com meu colega de quarto, David Poleno, cantando junto com aqueles discos. Aprendemos cada palavra, cada nota, cada harmonia. Para aquele primeiro álbum, para DEJA-VU de 1970, para 4 WAY STREET, et al.

“Nos mais de 50 anos desde que me tornei um fan(atic), eu os vi em quase todas as combinações, exceto Stills/Young Band. CSNY encabeçando um show no estádio com Joni Mitchell e os Beach Boys. Stills solo (3 ½ horas incríveis no Madison Square Garden duas noites antes dos shows de Bangla Desh) e com Manassas. Crosby-Nash. Neil solo, acústico e elétrico. Nash sozinho. Crosby solo. Turnês de reunião da CSN.

“Um dos meus maiores arrependimentos musicais é que um show da CSN para o qual eu tinha ingressos (orquestra da 6ª fila!) para vê-los no DAR Constitution Hall em OUTUBRO DE 1969 foi “adiado” porque a namorada de Croz (Christine Hinton) havia morrido em um acidente de carro. Eu até vi Crazy Horse quando eles tocaram no auditório da minha faculdade sem Neil.

“Tive o privilégio de trabalhar um pouco com todos eles. E, obviamente, seu legado musical está seguro. Eles importavam então. Eles mudaram a paisagem. Sua música perdura e ainda pode nos deliciar com sua magia melódica/harmônica e significado lírico.

“Estou confiante de que se eles pudessem ter ficado juntos por dez anos e feito uma dúzia de álbuns que escolheram o melhor de suas canções solo da DÉCADA DE 1970, acho que musicalmente eles teriam sido para aquela década o que os Beatles foram para os ANOS 60. Realmente não tem como melhorar”, sublinhou Leaf que, tendo feito documentários premiados sobre os Bee Gees, Brian Wilson, John Lennon e James Brown, está atualmente terminando um filme sobre Dion (BORN TO CRY).

 

Desde 2010, LEAF é professor na UCLA Herb Alpert School Of Music, onde ministra cursos de composição popular, documentário de rock e Beatles.

 

HARVEY KUBERNIK é autor de 19 livros, incluindo 'Canyon Of Dreams: The Magic And The Music Of Laurel Canyon' e 'Turn Up The Radio! Rock, Pop and Roll em Los Angeles 1956-1972.' Sterling/Barnes and Noble em 2018 publicou 'The Story Of The Band: From Big Pink To The Last Waltz', de Harvey e Kenneth Kubernik. Para OUTUBRO DE 2021, a dupla escreveu um volume multinarrativo sobre Jimi Hendrix para a editora. Em 2015, a Palazzo Editions publicou 'Leonard Cohen: Everybody Knows' e 'Neil Young, Heart of Gold' de Harvey, publicado em 2016. Otherworld Cottage Industries em 2020 publicou o livro de Harvey, 'Docs That Rock, Music That Matters', com entrevistas com DA Pennebaker, Chris Hegedus, Albert Maysles, Murray Lerner, Michael Lindsay-Hogg, Andrew Loog Oldham, Eddie Kramer, Dick Clark, Ray Manzarek, John Densmore, Robby Krieger, Allan Arkush e David Leaf, entre outros. Em 2015, a University Press of Mississippi publicou uma entrevista centrada em Harvey Kubernik Dylan com o diretor e fotógrafo vencedor do Oscar D.A. Pennebaker em sua série de livros, 'Conversations with Filmmakers, edited by Dr. Keith Beattie.' Neste século, Kubernik deu palestras e conduziu cursos sobre negócios musicais e documentários musicais no sul da Califórnia na UCLA e USC. Em 2017, Harvey apareceu no Rock And Roll Hall Of Fame em Cleveland, Ohio, em sua Library & Archives Author Series. Os escritos de Kubernik estão em antologias de livros, principalmente 'The Rolling Stone Book Of The Beats' e 'Drinking With Bukowski'. Harvey escreveu os encartes dos encartes dos relançamentos em CD de TAPESTRY de Carole King, KADDISH' de Allen Ginsberg, THE '68 COMEBACK SPECIAL de Elvis Presley e END OF THE CENTURY dos Ramones. Durante 2020, Harvey Kubernik atuou como consultor na série documental de televisão em duas partes LAUREL CANYON: A PLACE IN TIME, dirigida por Alison Ellwood. Harvey está trabalhando em um documentário sobre o cantor e compositor Del Shannon, membro do Rock And Roll Hall Of Fame.

Articles View Hits
11392784

We have 1137 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro