O NOME DO AGENTE… GRAHAM BOND (2017)

O NOME DO AGENTE… GRAHAM BOND

12 DE OUTUBRO DE 2017

Revisado por Kris Needs - https://recordcollectormag.com/

 

Poucos pioneiros dos ANOS 60 voaram tão alto e caíram tão baixo quanto Graham Bond, o gigante dissidente que derrubou o boom do jazz e do R&B britânico, revolucionou a maneira como o órgão Hammond era tocado, foi pioneiro no uso do Mellotron e praticamente inventou o rock progressivo. Sua banda, The Graham Bond Organization, com futuras estrelas como Ginger Baker, Jack Bruce e John McLaughlin, é frequentemente aclamada como a banda mais empolgante do Reino Unido dos ANOS 60 por aqueles que os viram.

Mas o gênio prodigioso de Bond veio com impulsos indesejados que se manifestaram em vícios de substâncias que destruíram sua carreira e práticas ocultas que sitiaram sua mente, até que ele morreu sob um trem do metrô em 1974.

Como outras figuras importantes da época, incluindo Cyril Davies e Guy Stevens, Bond parecia fadado a ser uma nota de rodapé na história da música até que seu velho amigo e colaborador Pete Brown iniciou uma campanha de relançamento com o conjunto de quatro discos de 2013, WADE IN THE WATER: CLASSICS. , ORIGINS & ODDITIES, seguido por LIVE AT THE BBC & OTHER STORIES de 2016 e, em seguida, edições remasterizadas em vinil dos principais álbuns THE SOUND OF '65 e THERE'S A BOND BETWEEN US . Esses conjuntos frequentemente surpreendentes deram ao talento de Bond o devido reconhecimento. Ele era um colosso da música britânica. Então, o que deu errado?

Bond sempre foi assombrado por ter sido abandonado ao nascer em OUTUBRO DE 1937. Ele passou seus primeiros meses na Casa Do Dr. Barnardo em Essex antes de ser adotado em MARÇO seguinte pelo funcionário público Edwin Bond e sua esposa Edith. Graham John Clifton Bond era um garoto solitário e asmático, intimidado por estar acima do peso. Ele começou a aprender piano clássico aos seis anos de idade. Frequentando a Gidea Park School de Romford, ele dominou o oboé e se juntou à orquestra da escola, então começou a aprender sax alto e respiração iogue aos 14 anos para derrotar sua asma. Entrando no jazz de Dixieland, Bond formou The Modernaires com amigos de escola em 1953.

Ao deixar a escola, ele se tornou vendedor de geladeiras e formou o The Terry Graham Trio para tocar bebop com o baterista Terry Lovelock e o pianista Colin Wild. Depois de passar o VERÃO DE 1957 tocando marfins em Maiorca, Bond começou a invadir a cena jazzística de Londres. Corpulento em um terno justo e corte de cabelo militar, ele usou sua tagarelice de vendedor para se vender, alienando os puristas com sua agressividade e estilo de jogo vanguardista, tornado. As coisas começaram a mudar por volta de 1960; ele se casou com a pianista Diane Eton, juntou-se ao quinteto do guitarrista de jazz Goudie Charles e foi notado pelo jovem poeta performático Pete Brown.

“Graham era um músico nato”, lembra Brown. “Ele também tinha uma grande frente. Ele viu o que caras como Roland Kirk, Cannonball Adderley, Mingus, Sonny Rollins e Coltrane estavam fazendo era incrivelmente extravagante e sofisticado, mas eles também tinham uma maneira de se vender, que as pessoas não haviam aceitado antes. Graham acreditava que deveria haver uma maneira de ganhar a vida com o jazz.

Brown disse a seu amigo Michael Horovitz, o dínamo da contracultura que iniciou o inovador periódico de poesia New Departures em 1959 e introduziu poetas beat, jazz e artistas de vanguarda na Grã-Bretanha. “Fui vê-lo no Troubadour em Old Brompton Road”, lembra Horovitz. “Lá estava Graham tocando clássicos do bebop, muitas vezes sem nenhum outro instrumento, improvisando tão loucamente que Pete e eu começamos a fazer scat com ele. Ele era muito bom, muito fluente. Em 1960 eu comecei Live New Departures, colocando minha poesia e a de Pete Brown com jazz de Joe Harriott, Dick Heckstall-Smith, Dudley Moore e outros. Adicionamos Graham a alguns de nossos grupos.

“Graham estaria em um terno de empresário e falando como um vendedor! Ele arengava ao público, 'Eu quero que todos vocês ouçam isso, esta é realmente uma ótima música jazz.' Ele manteve seu terno de negócios e conversa de vendas por muito tempo em sua evolução como músico de jazz, mas há uma citação famosa na capa de THE HORN, de John Clellon Holmes, de Charlie Parker, dizendo: 'Se você ainda não viveu, não vai sair do seu chifre.' A maneira como Graham tocava, toda aquela experiência, provavelmente tendo batido em portas repetidas vezes, tendo que passar por essas rotinas, estava saindo de sua trompa.

Bond ficou com Goudie até se juntar ao tenor forte Don Rendell's New Jazz Quintet em MAIO DE 1961 e gravar Roarin ' para a subsidiária Jazzland da Riverside (o segundo grupo de jazz britânico a ser lançado por um selo americano). O álbum é um marco do jazz britânico com sua abordagem triste e blues dos padrões do jazz (So What, Blue Monk) e originais da banda, incluindo Bring Back The Burch, de Bond. As notas de encarte descrevem Bond como “talvez o membro mais controverso do grupo” e Michael Horovitz compara Rendell-Bond aos grandes duos de metais do jazz.

Bond e Rendell costumavam tocar com Live New Departures, incluindo sua big band sob medida no evento New Jazz/New Poetry em NOVEMBRO DE 1961 no St Pancras Town Hall. New Departures também reuniu Ginger Baker e o contrabaixista Jack Bruce que, recém-chegado da Escócia, já havia derrubado o baterista e Dick Heckstall-Smith em um spin-off do baile de primavera da Universidade De Cambridge quando ele pediu para participar, viu o talento,” afirma Horovitz. “Apresentamos Jack Bruce e Ginger Baker a Graham. A certa altura, havia um quarteto de Graham, Heckstall-Smith, Jack Bruce e Ginger Baker tocando em nossos shows, incluindo uma residência de oito shows no Marquee entre 1962 e 1963, antes de Alexis Korner.

Bond continuou com Rendell em 1962, juntou-se ao octeto de Johnny Burch e formou o The Graham Bond Quartet para gravar Cannonball Adderley's Things Are Getting Better para o BRIAN DEE TRIO'S JAZZ AND TWIST! EP. Como o blues se tornou o novo som da moda, seus vários grupos se fragmentaram. Heckstall-Smith ingressou na Korner's Blues Incorporated, seguido por Baker (depois que Charlie Watts jogou sua sorte com o ato de intervalo em sua residência Marquee), então Bruce. Quando Cyril Davies deixou a Blues Inc para formar seu All-Stars naquele NOVEMBRO, Korner disse que precisava de "outro gênio" e recrutou Bond, que havia descoberto a música de Ray Charles e deixou Don Rendell para explorar seu recém-adquirido órgão Hammond.

Esta é a encruzilhada onde a estrela do jazz em ascensão vendeu sua alma para o blues. Em JANEIRO DE 1963, depois que a Blues Incorporated mudou sua residência para o Flamingo, Korner deu a Bond um intervalo com Bruce e Baker como uma válvula de escape para seus ruidosos encantamentos de Hammond; A primeira experiência do R&B britânico com o poder do órgão, conectada por Bond com um enorme alto falante Leslie. Georgie Fame credita Bond por apresentá-lo ao instrumento, enquanto os futuros deuses do teclado, como Jon Lord e Rick Wakeman, também foram convertidos, mudados para sempre pelas audaciosas citações de Bach que eletrizaram Wade In The Water, a canção de assinatura de Bond.

Pete Brown diz que os músicos costumavam aparecer na residência de Bond e roubar suas ideias, e você pode dizer que Keith Emerson estava entre eles quando Brown acrescenta: “Eu sempre digo que a Graham Bond Organization foi para os músicos o que os Beatles foram para o público da hora. Ele costumava fazer coisas como colocar papelão nas teclas do órgão para poder fazer acordes estranhos e ter todo tipo de ideias para se exibir. Foi um show fantástico. Você realmente sentiu como se tivesse visto algo importante. Foi uma grande coisa que sempre pareceu muito importante.”

Um traficante inveterado, Bond continuou seu trabalho de vendedor (às vezes açoitando produtos elétricos no intervalo) e tornou-se hábil em saquear a renda da banda. Depois que o trio fez um lucrativo show em Manchester em FEVEREIRO, Bond disse a um incrédulo Korner que estava saindo, levando Bruce e Baker com ele. No mês seguinte, o guitarrista de 21 anos John McLaughlin veio da banda de Georgie Fame.

Pete Brown lembra que Graham estava sempre procurando a chance principal e seu senso de ambição era ilimitado: “Quando ele viu que a coisa de Alexis estava acontecendo, ele montou sua própria banda. A outra coisa foi que Alexis usou para encher o Marquee e então, de acordo com Jack e Dick, pegou toda a porra do dinheiro!

A primeira transmissão de rádio da BBC do Graham Bond Quartet (para o Jazz Club em ABRIL) foi combinada com gravações de Klook's Kleek que eventualmente foram lançadas em 1970 SOLID BOND capturou a alquimia infernal crepitando entre os músicos. Bond já era uma força elementar da natureza e o modelo vivo de Cream forjado nas lutas de cães de Bruce e Baker.

Em AGOSTO, Ginger Baker demitiu McLaughlin por ser "um lamentável miserável" e Dick Heckstall-Smith veio da Blues Incorporated. Bruce mudou para o baixo elétrico e a rebatizada Graham Bond Organization levou seu incendiário R&B movido a jazz pelo Reino Unido; a primeira vez que uma improvisação estelar foi exibida fora do jazz ou usando um órgão Hammond (dividido para facilitar o transporte). “Acho que as pessoas não perceberam o quão poderosa aquela música era porque nada parecido havia acontecido na Grã-Bretanha antes”, insiste Pete Brown, ainda impressionado.

O GBO lançou o primeiro single grosseiro Long Tall Shorty na Decca em MAIO DE 64 e gravou o excelente ERNEST RANGLIN & THE GB'S EP com a estrela da guitarra jamaicana titular para o selo Cisne Negro da Island. Gerenciados brevemente pelo chefe da Radio Caroline, Ronan O'Rahilly, eles imitaram a comédia gonxploitation Gonks Go Beat e apareceram em programas de TV e rádio Easy Beat, Pop Go The Beatles , Ready Steady Go! , Beat Boom e Gadzooks It's All Happening (apoiando Marvin Gaye em duas canções).

Conversando com a Melody Maker em OUTUBRO DE 64, Bond enfatizou o impacto pioneiro da magia cinética de sua banda ao declarar: “O ponto sobre nossa política musical e apresentação é que pelo menos 90 por cento é completamente improvisado. No começo as coisas foram muito difíceis porque nosso som era muito estranho… Depois, grupos como os Stones, Beatles, Animals e Manfred Mann ajudaram na transição que tornou os jovens capazes de apreciar o tipo de blues e coisas gospel que fazemos.”

Em DEZEMBRO, o GBO, agora administrado e produzido por Robert Stigwood, gravou seu primeiro álbum para a filial da EMI em Columbia entre os shows, incluindo a segunda turnê de Chuck Berry no Reino Unido em JANEIRO. THE SOUND OF 65 apareceu no FINAL DE FEVEREIRO apresentando padrões de blues, originais de Bond (incluindo Blues espanhol) e monstros de palco derivados de espirituais; Wade na água e no início da manhã. Duas canções foram escritas por Jack Bruce (com a noiva Janet) por insistência de Bond, junto com o showcase de gaita Train Time. “Ele permitiu que Jack gravasse seus primeiros vocais”, diz Pete Brown, que logo colaboraria com Bruce em clássicos do Cream como I Feel Free e Politician. “Ele não precisava fazer isso, mas esse foi o começo de Jack como um dos maiores cantores de todos os tempos.”

Brown culpa Stigwood por não capturar totalmente o incrível poder ao vivo da banda, dizendo que ele foi motivado por dinheiro e tinha “orelhas de pano e não fazia ideia do que estava fazendo”. Mais singles se seguiram; Tell Me (I'm Gonna Love Again) de ABRIL e Lease On Love de AGOSTO, a primeira exibição de Bond de seu recém-adquirido Mellotron, batendo Strawberry Fields Forever dos Beatles por um ano. Ele agora tinha uma orquestra sintetizada à sua disposição, mas, como o single demonstra de forma assombrosa, favorecia suas cordas geladas.

Em SETEMBRO, o atrito entre Bruce e Baker explodiu com o baterista demitindo o baixista e ameaçando esfaqueá-lo se ele voltasse. Brown lembra o relacionamento como estranho: “Eles eram simbióticos; eles se amavam, mas também se odiavam e faziam coisas ruins um para o outro. Mas basta ouvir aquelas primeiras sessões da BBC e é tão bom que é assustador. Os dois estavam arrasando.

Embora Bruce tenha sido brevemente substituído pelo trompetista nigeriano Mike Falana, o álbum THERE A BOND BETWEEN US de OUTUBRO consistia em faixas gravadas em três sessões do Olympic Studios quando ele ainda era um membro. Todos os quatro contribuíram com material, incluindo o clássico Walkin' In The Park de Bond, Hear Me Calling Your Name de Bruce e Camels And Elephants de Baker solo de bateria (Wade In The Water revela um arrepiante confessionário sobre o vício de Baker Cold Rain, deixado de fora do álbum original). Os covers incluem Ray Charles' What'd I Say, Roosevelt Sykes' The Night Time Is The Right Time, Freddie King's Have You Ever Loved A Woman e The Mar-Keys' Last Night.

1966 viu o caos e a escuridão invadirem a vida de Bond, começando com a morte de seu pai adotivo e os papéis do divórcio de Diane, que ele havia deixado quatro anos antes. Ele se aprofundou na heroína e na “magia”: aumentando de tamanho, vestindo túnicas e fantasiando que era o filho bastardo de Aleister Crowley. Baker era viciado há anos, mas, como em tudo, Bond mergulhou nessa cena a todo vapor e sua vida e carreira saíram do controle. Pete Brown se lembra de estar sentado em um trem do metrô com Bond, que disse ter decidido muito cedo que queria morrer, mas faria isso lentamente “para o caso de mudar de ideia”. Ele culpa as experiências de Bond como órfão e “a maldição de Charlie Parker”; aquela noção romântica eternamente idiota de que heroína e música andavam de mãos dadas.

No FINAL DE JANEIRO, Baker e Bond se juntaram aos acontecimentos do Spontaneous Underground organizados no Marquee por Steve Stollman do ESP-Disk, uma das primeiras manifestações da contracultura de Londres que introduziu o Pink Floyd. Depois que a Organization apoiou o The Who em uma curta turnê em FEVEREIRO, eles foram convidados a gravar um lado B para Substitute para vencer uma disputa legal com o produtor Shel Talmy. A banda surgiu com Waltz For A Pig (creditado à The Who Orchestra em algumas edições). Aquele mês também viu a versão angustiante da Organization do padrão de blues St James Infirmary, carregado com o vocal desesperado de Bond.

Ginger Baker há muito se frustrava com as maquinações financeiras de seu líder de banda, assumindo ele mesmo os livros depois que descobriu que duas taxas haviam sido extraídas do Marquee pelo mesmo show e uma havia ido para o bolso de Bond. Baker saiu para formar uma nova banda, recrutando Eric Clapton que, para sua surpresa, insistiu em Jack Bruce no baixo depois que os dois se conheceram no Bluesbreakers de John Mayall.

Bond havia encontrado o baterista Jon Hiseman, de 21 anos, por meio do amigo em comum Mike Taylor, o enigmático pianista de jazz que lançou o clássico PENDULUM (1966) e TRIO (1967, com Jack Bruce). Bond costumava ficar no apartamento de Taylor's Putney, onde os dois viajavam juntos. “Graham gostava de Mike e eu colaborei com ele em algumas coisas do Cream”, lembra Pete Brown. Mas um plano para o poeta fazer um disco com Graham e Mike fracassou quando os dois se mostraram incapazes de trabalhar nele. Depois que Taylor mergulhou na loucura do ácido, ele foi encontrado morto em uma praia de Essex em JANEIRO DE 69.

Hiseman, que também havia tocado com a New Jazz Orchestra, era antidrogas e tinha uma personalidade sensata, assumindo as finanças de Bond e insistindo que ele chutasse bem, o que ele fez indo para o ‘peru frio’ em um barco subindo o rio Shannon. Depois que Hiseman conseguiu um prêmio de £ 500 da Polydor para gravar um álbum, BOND, Heckstall-Smith e Hiseman foram ao estúdio Olympic após um show e gravaram seu cenário até o amanhecer. No entanto, Bond havia estourado o adiantamento e não podia pagar o estúdio, então o negócio fracassou, deixando o álbum na prateleira.

Lançado em 1970 como SOLID BOND, é um raro vislumbre dessa formação da GB passando por Green Onions, Springtime In The City e favoritos do palco com poder torrencial. Tudo o que o público ouviu na época foi o fraco You've Gotta Have Love Babe, de JANEIRO DE 1967, o único lançamento da Organization na Page One.

Bond agora lutava para encontrar seus pés nos tumultos maciços que aconteciam no metrô de Londres, tocando no UFO (muitas vezes com Arthur Brown), mas assustando os hippies com seu corpo chapado e vestido de manto. Em AGOSTO, Hiseman se cansou do estilo de vida drogado de Bond e se juntou ao Georgie Fame, enquanto Heckstall-Smith partiu para Bluesbreakers de John Mayall.

Pete Brown relembra a crescente ascensão da psicodelia em Londres em 1966 e diz que, embora Graham tentasse acompanhar o tempo, “o material não o fez, inicialmente de qualquer maneira. Dick e Hiseman obviamente ficaram com ele o máximo que puderam, mas Graham era cada vez menos confiável. Brown se lembra de Bond pedindo-lhe para escrever letras e até mesmo se juntar à Organization. Ele recusou, mas, “Foi isso que me fez começar a cantar. Ele gostou do que eu fiz. Graham e eu ainda éramos amigos e fazíamos jazz e poesia juntos. Deveríamos fazer algo no show do Technicolor Dream no Alexandra Palace, mas nunca tocamos. Talvez tenhamos chegado tarde demais.

Após a última formação estável de Bond na Organization com o guitarrista Ray Russell, ele usou músicos pick-up, incluindo o cantor e baterista Philamore Lincoln (Bond apareceu sem créditos em seu álbum THE NORTH WIND BLEW SOUTH). A Organization deixou de existir na PRIMAVERA DE 1968.

O residente de Notting Hill, Michael Horovitz, lembra-se de ter visto Bond pela vizinhança, mostrando uma figura diferente de cinco anos antes. “Graham havia se tornado seriamente obeso e usava essas togas hippies, miçangas e outras coisas que o encobriam. Ele parecia uma espécie de abade semelhante a um Buda, sempre pingando de suor. Lamento que Graham estivesse tão perdido nas drogas porque ele era um músico de jazz tão original e enérgico.”

Bond foi declarado falido na PRIMAVERA DE 1968, devendo £ 2.500 principalmente de pagamentos de manutenção, enquanto a cantora e dançarina Diane Stewart se tornou sua segunda esposa e colaboradora musical. O chefe da Mercury em Londres, Lou Reizner, conhecia o legado de Bond e o trouxe para a gravadora. Sua primeira tarefa foi escrever canções para os proto-proggers galeses Eyes Of Blue, contribuindo com a faixa-título de Crossroads Of Time e Love Is The Law, o que refletia seu crescente interesse por Aleister Crowley.

Bond também foi contratado como diretor musical de The Fool, o grupo expandido fundado pela dupla holandesa de figurinistas Marijke Koger e Simon Posthuma, que havia trabalhado com os Beatles. Bond aproveitou a chance, mas teve que chutar forte novamente. Desta vez, seu barco River Shannon vazou, deixando um Bond maníaco internado em um hospício de Dublin para padres insanos, e depois perdeu a cabeça na viagem para Nova York para gravar. Produzido por Graham Nash, o álbum, lançado pela Mercury, é um dos perus da época, mas Bond conseguiu tocar com Hendrix no estúdio Record Plant (fitas tristemente perdidas). Depois que Bond e Diane viajaram para Los Angeles, ele contribuiu para Christo Redentor de Harvey Mandel e Screamin 'Jay Hawkins' … WHAT THAT IS! e tocou com The Grateful Dead e Jefferson Airplane.

1º DE JULHO DE 1968 Jimi Hendrix toca com Graham Bond na Record Plant em Nova York.

Jimi Hendrix toca com Graham Bond na Record Plant em Nova York. Hendrix grava a jam, no entanto, devido a extensas dificuldades técnicas, a má qualidade das gravações sobreviventes inutilizou a fita.

“(Lou Reizner) era um cara incrível”, lembra Pete Brown. “Ele era um grande fã de Graham, ajudou a trazê-lo para os Estados Unidos e organizou as gravações. The Fool foi um desastre porque eles eram uma forragem de exploração psicodélica musicalmente inútil, mas esse foi o caminho dele. Um dos grandes álbuns do Screamin 'Jay tem Graham tocando nele e inclui a versão clássica de Feast Of The Mau Mau. Graham e Screamin' Jay se deram muito bem e fizeram alguns shows juntos. Ele definitivamente fez algumas faixas com Hendrix. Isso deu a ele um novo auto-respeito no sentido de que ele trabalhou com todas essas pessoas realmente ótimas que claramente o respeitavam como músico. Isso teve um bom efeito sobre ele.”

O acordo de Bond com a Pulsar, ramificação da Mercury, resultou em dois álbuns lançados em 1969. Love Is The Law é um clássico proto-prog criado por Bond com Hal Blaine - ele disse ao lendário baterista que Hendrix e Clapton estavam a bordo. A evocativa faixa-título planta o depoimento urgente de Bond sobre o glacial Mellotron, antes que ele se jogue em uma seleção envolvente de baladas de blues, voos de órgão e sua versão de Crossroads Of Time . O Poderoso Grahame Bond[sic] foi gravado em dois dias com uma banda que incluía Harvey Mandel e o baterista de Arthur Brown, Drachen Theaker. Como Hendrix, o gênio musical de Bond fluiu por sua corrente sanguínea, independentemente do que mais estivesse se juntando a ele, e poderia fluir sob demanda; seu órgão é uma fera sobrenatural o tempo todo, enquanto sua personalidade paira sobre o Freaky Beak, que ataca os negócios, embora Pictures In The Fire apresente um solilóquio angustiado de arrependimento.

Depois de passar um tempo na Jamaica com Diane e sua família, um bronzeado Bond voltou a Londres em SETEMBRO DE 1969, contratou Barrie Hawkins como seu empresário e se estabeleceu em Cambridge, onde recrutou o baterista de 19 anos Keith Bailey (que havia recusado uma antiga oferta do colega de banda Noel Redding para se juntar ao Experience três anos antes). Com saxofone, cítara e Diane tocando percussão, Bond chamou seu novo grupo de Iniciação, apenas para ser preso sob a sentença de falência antes de seu primeiro show. Ele permaneceu em Pentonville até que Jack Bruce pagou a fiança. (Este escritor apareceu em um clube de Aylesbury para ser saudado por um quadro-negro anunciando: “A iniciação não aparecerá esta noite porque Graham Bond está na prisão.” Em vez disso, recebemos dois conjuntos de The Third Ear Band.) No lançamento, Bond anunciou seu retorno em grande estilo com um show no Royal Albert Hall, que começou com sua figura encapuzada deitada no famoso órgão do local. Piblokto de Pete Brown! estavam apoiando. Dificilmente foi um esgotamento, lembra Brown, “Mas foi maravilhoso que ele fez isso. Ele fazia esses gestos extravagantes incríveis, mas, como muitos grandes artistas, ele era louco como um chapeleiro.”

Magick substituiu a heroína como a principal obsessão de Bond, como Pete Brown observa, porque a lacuna deixada pelas drogas tinha que ser preenchida de alguma forma: “Graham tinha suas falhas e era muito inteligente em muitos aspectos, mas também era pouco educado e caiu em algumas armadilhas. A coisa mágica não fez nenhum favor a ele, basicamente.

Felizmente, este escritor conseguiu ver Bond em ação quando Iniciação tocou na FESTA DE NATAL de Aylesbury Friars. Lá estava ele, enorme e suando sob seu gibão de camurça enquanto tocava Early In The Morning, Wade In The Water e Love Is The Law, um grande ankh prateado empoleirado em seus teclados. Mais do que tudo, lembro-me da enorme presença de Bond, sua autêntica energia de mestre do R&B e o carisma de palco mais forte que já testemunhei (ao lado de Hendrix no início daquele ano). Depois disso, eu me esgueirei nervosamente para o pequeno camarim, apenas para ficar cara a cara com o Sr. Bond, que graciosamente aceitou meus elogios borbulhantes com um largo sorriso varrendo seus enormes olhos tristes.

Embora eles tocassem incessantemente e gravassem uma impressionante sessão de Peel (capturada no LIVE AT THE BBC), a Iniciação parou quando Bond foi convidado a se juntar à Força Aérea de Ginger Baker, juntando-se a Steve Winwood, Chris Wood, Ric Grech, Phil Seaman, Denny Laine e vários músicos africanos, tocando no show do Royal Albert Hall gravado para o álbum duplo GINGER BAKER'S AIRFORCE. Enquanto a Força Aérea lutava para gravar com escalações flutuantes, Bond embarcou no Holy Magick, sua excursão oculta mais profunda ainda. Músicos como Rick Gretch e Victor Brox foram posicionados no estúdio de acordo com seus signos para gravar uma suíte projetada para “construir um Templo Astral” ao redor do ouvinte (embora Bond tenha derrubado uma vela ritual e quase incendiado o estúdio). Foi uma mini-obra-prima progressiva abençoada com órgãos rasgados, mas atacada pela imprensa. AIRFORCE II também foi lançado em DEZEMBRO DE 1970, Bond cantando Let Me Ride, do The Staple Singers, e compondo 12 Gates Of The City, antes do projeto fracassar.

Bond pegou parte da equipe da Força Aérea e formou Graham Bond With Magick, assinando com a Vertigo e lançando uma regravação de 12 Gates Of The City como 45, mas a banda se separou em 1971, WE PUT OUR MAGICK ON YOU. Depois de tocar contralto no THE SUN, MOON & HERBS do Dr. John nos estúdios Trident, Bond juntou-se a Jack Bruce And Friends, lançado com um show gratuito como atração principal no Hyde Park de Londres em SETEMBRO. Atraído novamente pela presença de Bond, este escritor observou o homem magro em um kaftan brilhar em seu contralto, tocando canções do recém-lançado HARMONY ROW de Bruce. Novamente as coisas pareciam promissoras, mas em poucos meses o comportamento cada vez mais errático de Bond causou problemas. “Graham não estava drogado na época, mas bebia muito para diminuir a dor”, diz Pete Brown. “Jack se cansou disso e acabou demitindo-o. Meu Piblokto! estava se separando, então fizemos alguns shows e gostamos.”

A dupla formou Bond & Brown, adicionou mais membros e tocou no Reino Unido e na Europa por três meses antes de gravar o EP LOST TRIBE, então TWO HEADS ARE BETTER THAN ONE AT THE MANOR. Uma joia de época negligenciada, o álbum se beneficiou das letras vívidas de Brown, do órgão lança-chamas de Bond e dos ritmos africanos saltitantes da banda, Ig The Pig imortalizando um empresário duvidoso que Bond e Dr. John amaldiçoaram com sucesso em LA.

Bond tocou no álbum solo reflexivo de Dick Heckstall-Smith, A STORY ENDED, cantando palavras que Brown havia escrito sobre ele em Moses In The Bullrushourses. Em DEZEMBRO, Bond estava saindo mal dos trilhos, resultando em seu rompimento com Diane. Como lembra Pete Brown, “Estávamos na estrada bastante na Europa e surpreendemos muitas pessoas ao entrar em uma improvisação bastante radical. Você fez um show com Graham e ele sempre te deu tanto que te fez transcender a si mesmo. Mas as coisas azedaram quando Graham bebeu demais e não conseguiu tocar tão bem. O disco não foi exatamente o que deveria ser, mas teve seus momentos. Infelizmente, se Graham seria tão pouco confiável, eu teria que bater na cabeça. Então ele começou a perder a cabeça e a fazer coisas ruins, então seu casamento também acabou.”

Agora bebendo infinitas garrafas de linctus para tosse de J Collis Browne, Bond ainda conseguiu interpretar um saxofonista no festival de nostalgia cinematográfica THAT'LL BE THE DAY, ao lado de David Essex, Ringo Starr e Keith Moon. A trilha sonora seria o último LP em que ele tocou - e seu único álbum nº 1.

Em 1973, depois que Bond se viu exorcizando a casa de Long John em Baldry em Highgate após ameaças do feiticeiro local David Farrant, ele começou a se afastar do ocultismo. Cada vez mais delirante, Bond formou o Magus de curta duração com Carolanne Pegg antes de se entregar na delegacia de polícia de Ladbroke Grove no INÍCIO DE 1974 com um pedaço de haxixe, supostamente para se esconder de traficantes de drogas vingativos. Ele foi internado no Springfield Mental Hospital, Tooting, até MAIO. Agora tomando antidepressivos, Bond foi morar com o velho amigo roadie John Hunt e disse à imprensa “Chega de magia, de volta ao R&B”.

Bown visitou Bond depois que ele saiu do hospital. Ele relembra: “Ele estava dizendo que havia desistido de todas as coisas mágicas e queria voltar ao que havia começado a fazer originalmente, o que eu achei um passo muito positivo. Eu não acho que ele foi totalmente derrotado, mas talvez ele estivesse apenas colocando uma frente corajosa. Fui ver Richard Williams, então um homem da A&R na Island, e certamente houve interesse. Graham parecia um pouco subjugado, mas não totalmente negativo ou para baixo. Obviamente ele estava um pouco exausto depois de tudo que passou, mas ele tinha a constituição de um boi.”

Em 8 DE MAIO DE 1974, Bond saiu para passear e não voltou. Por dois dias, amigos pensaram que ele havia desaparecido até que seu corpo foi identificado por meio de impressões digitais em sua ficha criminal e descobriram que ele havia caído embaixo de um trem na estação de metrô Finsbury Park. “Tenho a mente aberta para o que realmente aconteceu”, diz Brown. “É provavelmente um tiro mais longo do que o suicídio, mas acho que ele poderia ter sido assassinado. Sabe-se que ele removeu uma maldição de alguém e essas pessoas eram conhecidas por serem bastante malévolas. Também havia roubado algum traficante, por isso se entregou na delegacia. Ele estava com medo de que quem quer que ele tivesse roubado ficasse desagradável. Se eles ficariam tão desagradáveis, eu realmente não sei. É um tiro no escuro. Esses eram os fios, mas ninguém jamais saberá. Coisas estranhas acontecem.”

Jack Bruce tocou órgão no funeral de Bond no Crematório de Londres. Suas cinzas foram espalhadas em uma cachoeira que ele amava em Rocky Valley, perto de Tintagel, na Cornualha, que também inspirou Bruce e Brown a escrever Ticket To Waterfall.

Pete Brown nunca perdeu seu amor e admiração por seu antigo colega de banda, culminando em seu monumental programa de reedições. Ele diz: “Graham foi um grande personagem na minha vida por quem eu tinha muito amor, então houve uma grande lacuna depois que ele se foi. De certa forma, eu realmente não sinto que ele se foi. Essa é uma das razões pelas quais eu tive essa missão de manter as coisas dele apresentadas da maneira certa para que as pessoas gostem.

“Tenho um amor enorme por seu trabalho e, em muitos aspectos, por ele como pessoa. Todos rimos das mesmas coisas. Nós amamos o Goon Show. Isso foi muito, muito importante para todos nós e Graham faria as vozes. Ele tinha um grande senso de humor.

“Fico feliz que as pessoas estejam interessadas e vendo o quão bom ele era. É algo que realmente precisava ser feito e é muito importante para mim e para a história da música. Essa música, Theme From An Imaginary Western, é sobre a Graham Bond Organization. Minha visão dessa banda era como uma mistura de bandidos e pioneiros e sempre que eu canto essa música, ela está comigo. Precisa ser comemorado.”

Revisado por Kris Needs - https://recordcollectormag.com/

Voltar para a edição 472

Articles View Hits
11392307

We have 975 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro