Jeff Beck: a morte do guitarrista dos guitarristas (2023)

JEFF BECK 2023

UMA INTRODUÇÃO EMOCIONADA  DE BARBIERI

A. C. Barbieri lamenta a morte de Jeff Beck Deus da guitarra. O falecimento, terça-feira agora, dia 10 DE JANEIRO DESTE 2023, deixou um vazio que nunca será preenchido! Estou realmente muito triste! Lamento em muito a perda deste músico que sempre caminhou solitariamente e que raramente se acompanhou por vocalistas para embelezar o som da guitarra. Guitarrista lendário, cuja habilidade e inovação inspirou gerações de músicos. Sua técnica única e estilo incomparável deixaram um legado duradouro na história da música.

A música perdeu uma lenda, mas a sua arte eternizada em suas gravações, continuará a ser ouvida nos corações e mentes. Que a sua alma descanse em paz e que a sua memória seja honrada por aqueles que tanto amam o seu legado. R.I.P. dear Jeff Beck!

Em Londres, por dois anos gravei ao vivo para a Radio Rock Nation, um programa de rádio chamado "Barbieri Indica" cuja vinheta de abertura era uma música de Jeff Beck. Nos causa muita tristeza perceber que no Brasil, o gosto musical do roqueiro beira o básico e o conservador onde, qualquer produção um pouco mais complexa ou que caminhe um pouco fora no gênero tradicional, seja tão rapidamente descartada! Nosso tempo é curto neste planeta e, justamente por isto mesmo, prestigio sempre aqueles artistas visionários, não importa a natureza de sua arte (música, pintura, literatura, etc.) que vão à frente de seu tempo! Estes artistas são profetas que abrem as portas do futuro, para que nós, pobres mortais possamos dar uma olhadinha! E por isso, Jeff Beck sempre será um "Guitar God"!

O Jornal The Guardian publicou:

Escrito por Shaad D'Souza. Traduzido e adaptado por A.C. Barbieri.

Jeff Beck, o célebre guitarrista que tocou com os Yardbirds e liderou o Jeff Beck Group, morreu aos 78 anos, confirmou seu representante.

Beck morreu na terça-feira após “contrair repentinamente meningite bacteriana”, confirmou o representante. “Sua família pede privacidade enquanto processa essa perda tremenda”, acrescentaram.

CORAÇÃO CHEIO DE ALMA: O GÊNIO INDEPENDENTE DE JEFF BECK, O 'GUITARRISTA DOS GUITARRISTAS'!

Frequentemente descrito como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Beck – cujos dedos e polegares foram segurados por 7 milhões de libras – era conhecido como um grande inovador. Ele foi pioneiro no jazz-rock, um dos primeiros a experimentar efeitos fuzz e distorção e abriu caminho para subgêneros mais pesados, como rock psicodélico e heavy metal, ao longo de sua carreira. Ele foi oito vezes vencedor do Grammy, recebeu o Ivor Novello por sua excelente contribuição à música britânica e foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll tanto como artista solo quanto como membro dos Yardbirds.

Músicos e amigos de longa data começaram a prestar homenagem minutos após a divulgação da notícia. No Twitter, Jimmy Page escreveu: “O guerreiro de seis cordas não está mais aqui para admirarmos o feitiço que ele poderia tecer em torno de nossas emoções mortais. Jeff podia canalizar a música do etéreo. Sua técnica única. Sua imaginação aparentemente ilimitada. Jeff, sentirei sua falta junto com seus milhões de fãs.”

“Com a morte de Jeff Beck, perdemos um homem maravilhoso e um dos maiores guitarristas do mundo”, escreveu Mick Jagger. “Todos nós sentiremos muito a falta dele.”

Rod Stewart, que excursionou com o Jeff Beck Group no final dos anos 60, o chamou de “um dos poucos guitarristas que quando tocava ao vivo realmente me ouvia cantar e respondia... você era o máximo, meu cara. Obrigado por tudo."

Gene Simmons chamou de “notícias comoventes… ninguém tocava guitarra como Jeff. Por favor, adquira os dois primeiros álbuns do Jeff Beck Group e contemple a sua grandeza RASGAR."

“Agora que Jeff se foi, sinto que um dos meus irmãos deixou este mundo e vou sentir muito a falta dele”, twittou Ronnie Wood.

Ozzy Osbourne twittou: “Não consigo expressar o quanto estou triste ao saber da morte de Jeff Beck. Que perda terrível para sua família, amigos e seus muitos fãs. Foi uma honra ter conhecido Jeff.”

David Gilmour, do Pink Floyd, escreveu: "Estou arrasado ao ouvir a notícia da morte de meu amigo e herói Jeff Beck, cuja música emocionou e inspirou a mim e a inúmeros outros por tantos anos... Ele estará para sempre em nossos corações."

Johnny Marr o chamou de "um pioneiro e um dos maiores de todos os tempos", enquanto David Coverdale do Whitesnake escreveu: "Oh, meu coração ... RIP, Jeff ... já sinto sua falta".

Dave Davies, do The Kinks, twittou: “Estou com o coração partido, ele parecia em boa forma para mim. Togando muito bem, ele estava em ótima forma. Estou chocado e perplexo... não faz sentido, não entendo. Ele era um bom amigo e um grande guitarrista.”

Beck nasceu Geoffrey Beck em 1944, em Wallington, sul de Londres. Quando criança, ele cantava no coral de uma igreja e começou a tocar violão na adolescência, ganhando seu primeiro instrumento depois de tentar enganar uma loja de música em um esquema de compra e venda. “Tinha um cara que não tinha idade para ser meu pai, mas se ofereceu para ser meu fiador. Ele disse: 'Vou dizer a eles que sou seu padrasto' ”, disse ele ao New Statesman em 2016. “Em um mês, eles descobriram que ele não tinha nada a ver comigo e pegaram o violão de volta. Meu pai concordou e explicou que não podíamos pagar – então eles abriram mão do restante dos pagamentos e eu fiquei com o violão.”

Depois de frequentar brevemente a escola de arte em Londres, Beck começou a tocar com Screaming Lord Sutch até que, depois que Eric Clapton deixou os Yardbirds, Jimmy Page recomendou Beck como seu substituto. Embora já tivessem sucesso naquela época, os Yardbirds tiveram muitos de seus maiores sucessos durante o curto mandato de Beck na banda, incluindo o álbum Yardbirds de 1966 e o single nº 3, Shapes of Things. Beck esteve no Yardbirds por apenas 20 meses, deixando o grupo em 1966 devido a tensões com os outros membros da banda, tensões que surgiram durante uma turnê pelos Estados Unidos. (Mais tarde, diria que “todo dia era furacão nos Yardbirds”.)

Em 1968, Beck lançou Truth, seu primeiro álbum solo, que se baseou no blues e no hard rock para formar uma versão prototípica do heavy metal. Um ano depois, ele lançou um álbum com o Jeff Beck Group, Beck-Ola, mas teve sua carreira solo descarrilada após sofrer um ferimento na cabeça em um acidente de carro.

Em 1970, após se recuperar de sua fratura no crânio, Beck formou uma nova encarnação do Jeff Beck Group e lançou dois discos - Rough and Ready de 1971 e Jeff Beck Group de 1972 - que exibiu suas primeiras incursões no jazz fusion, som que ele se tornaria conhecido.

Em MEADOS DE 7OS, Beck apoiou o grupo de jazz-rock Mahavishnu Orchestra de John McLaughlin em turnê, uma experiência que mudou radicalmente a forma como ele via a música.

“Observando [McLaughlin] e o saxofonista trocando solos, pensei: 'Este sou eu'”, disse ele em 2016.

Inspirado, Beck abraçou totalmente o jazz fusion no Blow By Blow, produzido por George Martin. Um sucesso de platina nos Estados Unidos, que alcançou a quarta posição, foi o álbum de maior sucesso comercial de Beck, mas depois ele lamentou “Eu não deveria ter feito Blow By Blow”, dizendo à revista Guitar Player em 1990. “Eu gostaria de ter ficado com o rock'n'roll terreno. Quando você está cercado por pessoas muito musicais como Max Middleton e Clive Chaman, você está em uma prisão e tem que jogar junto com isso.”

Apesar de seus sentimentos posteriores sobre Blow By Blow, Beck continuou a experimentar ao longo dos ANOS 70, lançando outro álbum de jazz fusion chamado Wired em 1976, que virou platina e There and Back, em 1980.

“Ele abraçou projeto após projeto com energia e entusiasmo ilimitados”, disse Robert Plant em um comunicado. “Ele preparou a magia através de todas as eras, sempre pronto para a próxima, desconhecida e improvável colisão.”

A produção de Beck diminuiu drasticamente nos ANOS 80, em parte devido por sofrer de zumbido no ouvido (Tinnitus). Seus projetos ao longo da década foram esporádicos, mas notáveis: em 1981, ele se apresentou com Clapton, Sting e Phil Collins nos concertos beneficentes para a Anistia Internacional, e voltou com seu primeiro álbum solo em cinco anos, Flash, em 1985. Produzido por Nile Rodgers, do Chic, apresentou uma mudança dramática para Beck, pois apresentava principalmente faixas pop lideradas por vocais, uma mudança de sua produção amplamente instrumental dos ANOS 70. People Get Ready, uma colaboração com Rod Stewart, tornou-se um dos raros singles de sucesso de Beck em seu próprio nome, alcançando sucesso nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Suécia, Bélgica e Suíça.

O álbum Jeff Beck's Guitar Shop de 1989 foi seu último álbum solo em uma década, mas ele permaneceu ativo durante os ANOS 90, colaborando com Jon Bon Jovi, Kate Bush e Roger Waters, entre outros; em 1999, lançou Who Else, que incorporou elementos techno e eletrônicos.

Nos ANOS 2000 e 2010, Beck lançou apenas um punhado de álbuns, mas começou a se estabelecer em seu papel de estadista mais velho e influência elogiada, apresentando-se com artistas como Kelly Clarkson e Joss Stone. Ele morava em uma propriedade em East Sussex desde 1976 e se casou com sua segunda esposa, Sandra Cash, em 2005.

O projeto mais recente de Beck foi o 18 do ano passado, um álbum colaborativo com Johnny Depp que trazia canções originais escritas por Depp e covers de Marvin Gaye, Velvet Underground e outros artistas clássicos. Um crítico do The Guardian disse: "é para crédito de Beck que, sozinho entre os heróis da guitarra do boom do R&B no Reino Unido dos ANOS 1960, ele não se refugiou fazendo um blues de barzinho.

Articles View Hits
11392572

We have 1104 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro