DEPOIS DE GERAR UM PANDEMÔNIO, JIMI HENDRIX EXPERIENCE FOI BANIDO DA BBC TV (2022)

O que aconteceu quando Jimi Hendrix criou um pandemônio e foi banido pela BBC

Por Hugh Fielder (Rock Clássico)

June 14, 2022

Os produtores de Happening For Lulu, da BBC1, queriam que Jimi Hendrix interpretasse Hey Joe. Em vez disso, os espectadores foram presenteados com uma homenagem ao Cream e ao caos controlado.

Em 2 de janeiro de 1969, o Jimi Hendrix Experience voou de Nova York para Londres para uma turnê européia que começaria com uma aparição na TV no programa Happening For Lulu da BBC1 . A banda passou praticamente todo o ano de 1968 na América e fez apenas um show na Grã-Bretanha, no Woburn Festival em julho.

Foi algo que Hendrix se sentiu um pouco envergonhado, oferecendo-se de brincadeira para comprar uma bebida para todos no país, de acordo com um repórter que o entrevistou na tarde anterior ao show em 4 de janeiro.

A banda parecia de bom humor, embora com o baixista Noel Redding em processo de formação de um projeto paralelo, Fat Mattress, havia rumores de que ele não estava totalmente feliz com o Experience. Sabia-se que sentia alguma frustração por ter sido guitarrista antes de se juntar a eles no baixo. Seu compromisso com o Experience também foi questionado durante a gravação de Electric Ladyland , lançado em outubro de 1968. Ele não compareceu a algumas sessões e Hendrix tocou baixo em algumas faixas, embora ainda tivesse sido incluiu sua própria faixa no álbum, Little Miss Lover . Mas não havia nenhuma desarmonia evidente enquanto eles conversavam com jornalistas enquanto esperavam para se apresentar no BBC's Television Centre, no oeste de Londres.
Happening For Lulu foi o programa da BBC1 no horário nobre da noite de sábado, transmitido ao vivo antes do noticiário das seis em preto e branco - a BBC2 começou a transmitir em cores em 1967, mas a BBC1 não seguiria até novembro de 1969. Hendrix tocaria duas canções, começando com Voodoo Child (Slight Return) de Electric Ladyland . O produtor do show, Stanley Dorfman, então queria que Hendrix interpretasse Hey Joe , embora All Along The Watchtower tivesse sido um hit Top 5 apenas um mês antes. Hendrix não estava feliz, sentindo que Hey Joe , que havia sido lançado dois anos antes, era uma espécie de retrocesso que não representava onde ele estava agora.
Mas o produtor insistiu, talvez acreditando que depois de tanto tempo longe Hendrix precisava tocar algo que o público familiar reconhecesse. Também se falou de Lulu se juntar a um dueto no último verso, embora nenhum plano definitivo parecesse ter sido alcançado quando o grupo ensaiou seu local no início do dia e as posições e ângulos da câmera foram trabalhados. A banda então se retirou para o camarim e, para passar o tempo ou talvez amenizar o mau humor de Hendrix por ter que tocar Hey Joe, eles decidiram fumar o pedaço de haxixe que alguém havia cuidadosamente fornecido.

Como o baterista Mitch Mitchell relata em sua autobiografia: “Em nossa pressa, o pedaço de haxixe escapou e escorregou pelo cano da pia. Pânico! Nós simplesmente não conseguimos fazer esse show direito. De qualquer forma, encontrei um homem de manutenção e implorei ferramentas a ele com a história de um anel perdido. Ele foi muito prestativo, oferecendo-se para desmontar o ralo para nós. Demorou muito para dissuadi-lo, mas conseguimos nossa tarefa e fumamos muito.”

Na hora marcada, a banda retorna ao estúdio e bem na hora, Hendrix, em uma camisa branca com mangas bufantes e punhos extravagantes, lança o agora lendário riff de abertura de Voodoo Child (Slight Return) enquanto Mitchell balança suavemente em sua bateria. banquinho, entrando no ritmo e verificando se Redding também está pronto. Quando a música começa, Hendrix abre o acelerador e começa a se abaixar no modo característico e, quando começa a cantar, sua mão direita está voando para cima e para baixo no braço da guitarra (ele era canhoto, lembre-se). Embora o som não seja o mais limpo que você pode ter ouvido de uma banda de rock em um estúdio de TV, ele nunca está fora de controle e, após quatro minutos, Hendrix encerra a música com uma explosão rápida de dentes tocando.
A câmera corta para Lulu que está espremida ao lado de alguém em uma cadeira na primeira fila da plateia. “Isso foi muito quente,” ela sorri enquanto os aplausos diminuem. "Sim. Bem, senhoras e senhores, caso vocês não saibam, Jimi e os meninos ganharam, em uma grande revista americana chamada Billboard (nesse ponto há um rápido guincho de feedback e ela sorri para a banda), o grupo do ano . E eles vão cantar para você agora a música que absolutamente os fez neste país, e eu adoraria ouvi-los cantá-la, Hey Joe .

A câmera volta para Experience e Hendrix murmura algo inaudível para o resto da banda antes de contá-los em um acorde pesado que não é nada como a introdução de Hey Joe . O acorde se dissolve em ondas de feedback controlado, quase como se Hendrix fosse entrar em The Star Spanged Banner . Em vez disso, ele começa a tocar fragmentos misturados de Hey Joe . E quando ele começa a cantar, ele está cantando as palavras certas, mas não necessariamente na ordem certa. Ele também está tentando reafinar sua corda inferior que o feedback deixou desafinado e lançando riffs incomuns como a introdução de Ticket To Ride dos Beatles .

Depois de dois minutos e meio, Hendrix interrompe abruptamente a música e diz: “Gostaríamos de parar de tocar esse lixo e dedicar uma música ao Cream , independentemente do tipo de grupo em que eles estejam. Eric Clapton , Ginger Baker e Jack Bruce .” Ele então começa o riff de abertura de Sunshine Of Your Love e é rapidamente acompanhado por Redding e Mitchell (que não estão familiarizados com a música, tendo tocado em turnê na América nos últimos meses) e eles tocam uma versão instrumental.

Até agora, as câmeras permaneceram razoavelmente estáveis, mas há um pandemônio na sala de controle, pois a conclusão do show (que pode ou não incluir um dueto com Lulu) está em frangalhos e o produtor está freneticamente tentando descobrir uma saída. O gerente do andar está fazendo gestos de cortar a garganta de Hendrix para tentar fazê-lo parar, o que só o deixa ainda mais nervoso. Ele se inclina para o microfone e diz “Estamos sendo tirados do ar” antes de gradualmente desacelerar o riff e chegar a uma conclusão assim que a tela fica em branco.

O produtor aparentemente se recusou a falar com eles após o show, mas mais tarde eles foram informados de que nunca mais apareceriam na BBC TV. E nunca o fizeram. Dezoito meses depois, não importaria.

Por que Hendrix fez isso? Nunca saberemos com certeza porque ninguém nunca perguntou a ele por que e ele nunca apareceu para falar diretamente com Redding ou Mitchell sobre isso. Na verdade, todo o incidente parecia ter sido esquecido por todos (exceto pela BBC) em poucos dias.

A insistência do produtor em ter Hey Joe no show pode ter desencadeado algo em Hendrix que surgiu quase que espontaneamente durante o show. Em outubro de 1968, ele foi a um show do Cream em Los Angeles durante a turnê Farewell. Ele ficou chateado com a morte deles e as razões para isso, e isso pode ter levantado problemas dentro de sua própria banda e gestão. Chas Chandler, que o havia descoberto e nutrido, havia desistido alguns meses antes, farto de Hendrix “perder tempo no estúdio”, deixando Hendrix nas mãos menos simpáticas de Mike Jeffery, que na verdade só estava interessado em ganhar dinheiro.

O Experience terminaria no final de junho de 1969, quando Redding desistiu segundos antes de ser demitido. Mitchell foi atraído de volta para o Festival de Woodstock em agosto, mas os outros quatro membros (incluindo Billy Cox) eram todos novos. E aquela banda não durou um mês depois.

Hugh Fielder escreve sobre música há 47 anos. Na verdade, 58 se você incluir o ensaio que ele escreveu sobre os Rolling Stones em troca de tirar uma folga da escola para vê-los no Ipswich Gaumont em 1964. Ele foi editor de notícias da revista Sounds de 1975 a 1992 e editor da revista Tower Records Top de 1992 até 2001. Desde então é freelancer. Ele entrevistou os grandes, os bons e os não tão bons e escreveu livros sobre alguns deles. Seu bem favorito é um pedaço de basalto colunar que trouxe da Islândia.

Articles View Hits
11392545

We have 1092 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro