JESSE ED DAVIS, GUITARRISTA DE ROCK NOTÁVEL (2022)

2022

10 DE SETEMBRO

O ESQUECIDO GUITARRISTA AMADO POR JOHN LENNON E BOB DYLAN

Sam Kemp - https://faroutmagazine.co.uk/

  

O que a versão de John Lennon em 'Stand By Me', 'Watching the River Flow' de Bob Dylan e 'Doctor My Eyes' de Jackson Brown têm em comum? Resposta: todos eles apresentam os arabescos de um amado guitarrista de sessão que é quase totalmente desconhecido hoje. Junte-se a nós enquanto investigamos a notável carreira de Jesse Ed Davis, um dos guitarristas mais procurados do FINAL DOS ANOS 1960.

Depois de aprender sobre Davis, você o ouve surgindo em todos os lugares. Ele está presente nos álbuns solo de três dos quatro Beatles. Ele gravou com Eric Clapton, Harry Nilsson Bryan Ferry. Ele até ajudou a criar o single número um de Rod Stewart, 'Tonight's The Night'. Além de ser uma engrenagem essencial na máquina do rock clássico, sua vida seguiu o mesmo padrão trágico de muitos dos maiores nomes da contracultura: o jovem prodígio que se torna perigosamente viciado em drogas, apenas para morrer de overdose de heroína.

Se você ainda não ouviu a música de Davis, certamente já ouviu a música dos artistas que ele inspirou. Veja Duane Allman, por exemplo, que, ao ouvir o trabalho de guitarra slide de Davis no álbum de estreia do Taj Mahal de 1968, decidiu incluir a guitarra slide em sua própria música. Taj Mahal também forneceu ao Aerosmith o modelo para sua marca de rock de estádio que definiu uma década, com Steve Salas, que produziu um documentário sobre Davis, dizendo ao The Guardian que a estreia de Mahal foi uma espécie de “bíblia” para Steve Tyler e a banda.

O trabalho de Davis com o Taj Mahal também chamou a atenção da realeza do rock britânico. Ao ver as habilidades do tocador nascido em Oklahoma em primeira mão em um show do Taj Mahal em Los Angeles, os Rolling Stones decidiram convidar a banda para se juntar ao show do ROCK AND ROLL CIRCUS como convidados especiais. O show contou com alguns dos maiores nomes do rock, incluindo John Lennon, Eric Clapton e The Who. “Depois daquela apresentação”, disse Salas, “todo mundo queria tocar com Jesse”.

Falando ao The Guardian, o historiador e especialista em Davis Douglas K. Miller disse que parte da razão pela qual o guitarrista era tão amado pela elite do rock era que sua música exibia um profundo conhecimento da história musical. “Jesse entendia profundamente os primeiros discos de rock, blues e jazz que todos aqueles caras adoravam”, disse ele. “John Lennon ficou particularmente impressionado com o fato de seu estilo de guitarra relembrar uma era anterior, em uma época em que guitarristas mais rápidos e agressivos estavam começando a surgir. O estilo de Jesse não era simples, mas era um pouco mais sensível. Havia mais espaço e espaço para respirar.”

Agora é o momento perfeito para descobrir mais sobre a vida e a carreira de Jesse Ed Davis. Sua estreia autointitulada de 1970 é lançada pela Real Gone Music em 9 DE SETEMBRO, e um documentário chamado RUMBLE, que apresenta o guitarrista, pode ser visto atualmente na Netflix. Douglas K. Miller também deve lançar um livro sobre Davis em breve.

Siga Far Out Magazine em nossos canais sociais, no  Facebook ,  Twitter  e  Instagram

 

1988

24 DE JUNHO DE 1988  

OBITUÁRIOS: PRINCIPAIS ARTISTAS CONFIRMADOS: JESSE ED DAVIS, 43; GUITARRISTA DE ROCK NOTÁVEL

POR MARK ARAX E PAUL FELDMAN

ESCRITORES DA EQUIPE DO TIME

Jesse Ed Davis, um índio Kiowa que se tornou um dos melhores músicos de guitarra do rock, foi encontrado morto na quarta-feira na lavanderia de um prédio de apartamentos em Venice devido a uma aparente overdose de drogas.

A polícia disse que seu corpo foi encontrado às 17h. por residentes. Ele tinha uma marca recente de agulha em um braço. Fósforos queimados e papel alumínio estavam espalhados no chão próximo.

“Parece ser uma overdose de drogas. Não houve trauma em seu corpo”, disse o detetive da polícia de Los Angeles, David Straky. “Mas o caso ainda está aberto. No futuro, pode acabar sendo um homicídio.

Davis, 43, natural de Oklahoma, foi um dos principais músicos de gravação nas DÉCADAS DE 1960 E 1970, que apoiou grandes artistas de rock, blues e country, incluindo John Lennon, Bob Dylan, Marvin Gaye e Willie Nelson. Em 1971, ele se apresentou na banda de George Harrison no lendário concerto beneficente para BANGLADESH.

DEPENDÊNCIA DE DROGAS

Durante a maior parte de sua vida adulta, Davis lutou contra o vício em álcool e drogas e acabara de ser liberado de um programa de tratamento químico, segundo amigos.

“Eu realmente senti que ele estava tentando acabar com essas coisas”, disse Gary Folgner, proprietário do clube de música Coach House em San Juan Capistrano.

Folgner disse que deu um emprego a Davis após sua alta do hospital em 16 DE JUNHO.

“É difícil acreditar que ele voltou a isso. Ele estava definitivamente fazendo um esforço”, disse ele.

Davis ganhou destaque na DÉCADA DE 1960 tocando guitarra na banda do músico de blues Taj Mahal. Seu trabalho de guitarra também pode ser ouvido em canções que vão desde "Last Train to Clarksville" dos Monkees até "Doctor My Eyes" de Jackson Browne, de acordo com seu publicitário, Lani Lou Shumate.

No INÍCIO DOS ANOS 1970, Davis gravou três álbuns solo nos quais seus músicos de apoio incluíam Eric Clapton e Leon Russell.

Desencantado com a cena da sessão de gravação, ele se mudou para o Havaí em 1977. Quatro anos depois, ele voltou para Los Angeles falido e devastado pelo vício em drogas e álcool.

“Tenho uma verdadeira reputação de lunático, um louco”, disse ele ao The Times em uma entrevista. “Havia sempre aquela desconfiança na cabeça das pessoas: ‘Será que ele vai aparecer? Ele vai aparecer bêbado ou não vai se dar ao trabalho de vir?'”

Em 1985, ele se recuperou o suficiente para formar a Grafitti Man Band com o poeta indiano e ativista dos direitos civis John Trudell. Davis colocou música nas vívidas imagens poéticas de Trudell. Bob Dylan chamou sua primeira colaboração, "aka Grafitti Man", o melhor álbum de 1986.

Davis, que gostava de citar Sócrates e Platão, formou-se em Literatura Inglesa pela Universidade De Oklahoma.

Shumate disse que Davis descobriu suas raízes indianas quando adulto. Ele atuou como conselheiro de álcool e drogas na American Indian Free Clinic em Long Beach. Mas amigos e associados disseram que Davis não conseguia vencer seu próprio vício.

“Um mês atrás, ele veio me ver e ficou louco”, disse Folgner. “Eu disse a ele: ‘Jesse, você não pode continuar vivendo assim. Você tem que fazer alguma coisa. ' No dia seguinte, ele se inscreveu no programa.

Folgner disse que ainda não estava convencido de que Davis morreu de overdose. Ele disse que seu amigo tinha histórico de pressão alta e que a marca da agulha pode ter sido causada por uma injeção de remédio que ele tomou na segunda-feira.

JUNTAR DINHEIRO

Davis deixa sua esposa, Kelly Brady Davis. Shumate disse que amigos estão tentando arrecadar dinheiro para enviar o corpo de Davis de volta a Oklahoma para uma cerimônia de enterro indígena.

Na noite de quinta-feira, a Grafitti Man Band estava programada para se apresentar com o Taj Mahal no Palomino Club em North Hollywood. A última vez que os dois atos tocaram lá em 1987, eles se juntaram a um Hall Da Fama virtual da música rock, incluindo Harrison, Dylan e John Fogerty. O show de quinta-feira foi dedicado à sua memória.

Articles View Hits
11392357

We have 910 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro