BEACH BOYS EM DIREÇÃO AO ROCK FM COM 'SAIL ON SAILOR' (2022)

2022

12 DE DEZEMBRO

BEACH BOYS RELEMBRAM A MUDANÇA DA BANDA NO INÍCIO DOS ANOS 70 EM DIREÇÃO AO ROCK FM NA NOVA COLEÇÃO 'SAIL ON SAILOR'

By Chris Willman - https://variety.com/

 

Mike Love, Alan Jardine e Blondie Chaplin falam sobre um dos períodos mais férteis e possivelmente subestimados do grupo, recentemente capturado e anotado em uma caixa de luxo construída em torno dos álbuns HOLLAND e CARL AND THE PASSIONS — SO TOUGH.

Uma nova caixa de seis CDs dos Beach Boys, intitulada SAIL ON SAILOR, representa um ponto no tempo - especificamente 1972 e o INÍCIO DE 1973 - quando a venerável banda estava tentando se afastar um pouco de sua imagem clássica e se encaixar mais com algumas das outras músicas de rock que estavam saindo da era pós-contracultura. Eles levaram isso a sério o suficiente para considerar abandonar ou alterar seu apelido mundialmente famoso. Como o membro de longa data Alan Jardine explica:

“Naquela época, sentimos que precisávamos nos afastar da cultura californiana e começar de novo. Estávamos no processo de até mesmo mudar nosso nome. Tive a ideia de nos chamarmos de ‘a Praia’, sabe? Tire os 'Boys', porque fomos marcados com isso ”, diz Jardine. “Sempre houve uma crise de identidade com a banda naqueles anos”, diz Jardine. "'Quem são eles? O que é isso tudo? Esta é outra direção.'” No final, os meninos sempre seriam meninos, mesmo que a era SAIL ON SAILOR represente um forte exemplo do grupo crescendo para se tornar homem, para usar uma frase anterior dos Beach Boys.

SAIL ON SAILOR, que está disponível em vinil e download e também em CD, e também em embalagens mais econômicas e condensadas, é um must-have para qualquer apreciador sério ou mesmo curioso dos Beach Boys, representando o fim da era em que a banda abriu suas asas - ou, claro, suas velas - para tentar ser mais um ato de FM. Isso foi logo antes de o álbum de grandes sucessos ENDLESS SUMMER colocar o público no clima de nostalgia dos ANOS 60 novamente, o que foi uma deixa para o grupo retomar seu apelo surfista original. Mas o lado mais rock e aventureiro da banda produziu ótimas músicas enquanto essa inclinação durou, na forma de dois álbuns de estúdio, CARL AND THE PASSIONS — SO TOUGH e HOLLAND, o último dos quais produziu o número clássico que fornece a esta coleção seu título. A versão deluxe também inclui um álbum ao vivo inédito do Carnegie Hall, que captura o período em que os sul-africanos Blondie Chaplin e Ricky Fataar se juntaram e revigoraram a programação. (É Chaplin quem cantou “Sail On Sailor”, algo que ele ainda faz em turnê com a banda de Brian Wilson.) Dezenas de outtakes completam a coleção.

A Variety conversou com três membros importantes da banda daquele período - Mike Love, Jardine e Chaplin - sobre o novo box set, mudanças de pessoal na época e suas memórias de ir para a Holanda para gravar o álbum de mesmo nome. Versões condensadas e editadas dessas três entrevistas individuais seguem…

 

MIKE LOVE

Existe algo que o impressiona diretamente sobre o novo conjunto ou a era de 1972-73 que ele representa?

Já se passaram 50 anos - meu Deus! … É bem interessante porque estamos prestes a tocar no Carnegie Hall (em 2022). E nesta coleção, há um álbum ao vivo do Carnegie Hall que apresenta Blondie Chaplin e seu parceiro no grupo The Flame, Ricky Fataar, tocando bateria, porque naquela época Dennis havia torcido a mão, então ele não podia tocar de verdade. Foi realmente único porque o Flame era da África do Sul; ainda havia apartheid, quando eles se juntaram ao nosso grupo. Acho que o Blondie em particular deu um toque mais pesado aos vocais, e ele também é um ótimo guitarrista. Então foi um período interessante, com certeza.

Pegar raízes e viajar para a Holanda para fazer o álbum HOLLAND, morando seis meses em outro país, foi incrível. A ideia era que sempre estivéssemos no sul da Califórnia, nos estúdios de Sunset Boulevard ou na casa de Brian. Nós apenas decidimos que iríamos experimentar e ir para o exterior, e era caro, mas a música que saiu disso era muito legal, sabe? Acho que estávamos com um pouco de saudades de casa porque fizemos nossa “California Saga Trilogy”. Fiz este poema, “Big Sur”, sobre uma das partes mais especiais do mundo. E Al tinha lido um livro de um cara chamado Robinson Jeffers, e isso contribuiu para seu processo de pensamento. Portanto, foi interessante ir até a Europa e ainda assim escrever sobre algo que era exclusivamente californiano.

Houve algumas mudanças definitivamente dramáticas no grupo e experiências realmente profundas que levaram à criação de algumas dessas músicas. Havia tantas coisas acontecendo com a integração e a GUERRA DO VIETNÃ e coisas assim - e também a influência da meditação. Alan e eu acabamos indo para um curso de treinamento de professores (meditação transcendental) por volta do INÍCIO DOS ANOS 70, e estávamos expressando um pouco de nosso interesse pela meditação por meio de “He Come Down” e “All This Is That”. Portanto, existem algumas atividades diferentes que ocorreram naquele período de tempo muito específico, pouco antes de 15 BIG ONES.

Foi um período em que você e outros membros da banda vieram mais à tona, enquanto Brian recuou um pouco.

Sim, Carl fez ótimas coisas com (então empresário) Jack Rieley fornecendo muitas letras para as músicas de Carl. Alan Jardine escreveu “On My Way to California” e me fez cantar. E nós dois trabalhamos juntos em “All This Is That”. Carl Wilson entrou com uma bela parte vocal no final do disco, então essa é uma música muito especial. Eu amo fazer isso em concerto. É hipnótico, basicamente, e vem dos Vedas. Ouvi esse ditado pela primeira vez do Maharishi.

Fale sobre os elementos espirituais que foram fundamentais para você em algumas dessas canções, como em “He Come Down”, uma espécie de canção gospel ecumênica do álbum “Carl and the Passions”, que trabalha Krishna e o Maharishi ali.

Aquele foi um momento especial, voltando a ser iniciado na Meditção Transcedental em DEZEMBRO DE 67 e, cerca de um mês e meio depois, lá estava eu na Índia com Paul McCartney vindo para a mesa do café da manhã cantando “Back in the USSR”.

Por crescer em um ambiente cristão, ficamos expostos à música gospel, o que foi ótimo. E “He Come Down” está neste formato de estilo gospel. O Maharishi falou sobre “puxar a flecha de volta”, significando ir para dentro antes de entrar em atividade. Você leva seus 20 minutos de manhã e à noite e fica dentro dessa quantidade de tempo. Essa é a Meditção Transcedental a ser praticada pela manhã e à noite, como preparação para a atividade. Então, colocamos isso em uma estrutura gospel, e essa foi uma música divertida. Brian e eu estávamos em uma reunião certa vez, e ele estava dizendo o quanto amava “He Come Down”. É apenas uma daquelas coisas que eram tão diferentes musicalmente, e ele absolutamente adorou, e isso foi legal. Todos nós cantamos nela, mas realmente o afetou.

Você contribuiu muito com a música “Funky Pretty”. Você se lembra de alguma coisa sobre essa música?

Eu com certeza lembro. A mulher com quem eu estava na época era Tamara, que é a mãe de nossa filha, Summer. E ela é pisciana e foi a inspiração para a letra dessa música. Brian veio com a parte musical disso, então foi uma colaboração de Brian e eu, que saiu muito bem. Escrevi o poema que se tornou a letra, e nós o juntamos musicalmente. Então era como nos velhos tempos, não era? Porque Brian e eu escrevemos tantas músicas ótimas juntos durante os ANOS 60.

Você nunca colaborou muito com Dennis, mas fez um pouco durante esse período.

“Pacific Ocean Blues” (que saiu mais tarde no álbum PACIFIC OCEAN BLUE de Wilson) – eu fiz a letra disso e “Only With You” (em HOLLAND). Ele escreveu muito sozinho, mas me pediu para contribuir com “Pacific Ocean Blues”. Lemos sobre o massacre dos golfinhos que foi bastante hediondo. Dennis viveu um bom tempo em um barco, o Harmony, e então nós dois tínhamos esse interesse pelo meio ambiente. E Bruce (Johnston) e eu estivemos no conselho consultivo da Surf Rider Foundation por muitos anos. Portanto, todos nós nos preocupamos com o meio ambiente. E Al e eu escrevemos aquela música juntos, “Don’t Go Near the Water” (em SURF’S UP de 1971). Todos nós estávamos preocupados com isso, e parte disso apareceu com "Pacific Ocean Blues" e "Don't Go Near the Water". Sabe, foi bom escrever basicamente com quase todo mundo do grupo naquela época.

Você diz no encarte que não tinha muito em comum com Dennis por causa dos caminhos diferentes em que estava, mas a ecologia era pelo menos uma área de sobreposição.

Direita. As escolhas de estilo de vida eram diferentes. Isso é verdade. Comecei a meditar e fui convidado pelo Maharishi para ir à Índia na PRIMAVERA DE 1968, e isso foi uma grande influência para mim, e ainda é. Quer dizer, eu medito todos os dias. E então alguns dos outros caras foram para outras direções, em termos de estilo de vida, o que é muito ruim, porque no caso de Dennis, contribuiu para sua saída precoce, sabe? O que foi triste.

Neste momento, você e os Beach Boys estão fazendo uma turnê com tema natalino, certo?

Absolutamente. Com aquela pandemia, todos fecharam e eu odiava o fato de não podermos fazer música. Naquele ano em que fecharam tudo, tínhamos (planejado) o ano mais movimentado que já tivemos. Então é bom estar de volta para fazer música ao vivo para as pessoas. Estamos com uma pequena orquestra agora, e chamamos de “vibrações de feriado” e tudo soa tão bem com a orquestra, particularmente alguns daqueles PET SOUNDS coisas como “God Only Knows,” “Wouldn't It Be Nice” e “Sloop John B”, além de todas as canções de Natal que fazemos do álbum original de NATAL DOS BEACH BOYS. E há um álbum chamado REASON FOR THE SEASON, que fiz com a maioria dos meus filhos; quatro dos meus filhos tocaram nele, e minha irmã tocou harpa como ela tocou em PET SOUNDS naquela época. Estamos muito felizes por estar de volta fazendo isso.

 

ALAN JARDINE

Houve um período realmente fértil de anos em que todas as personalidades da banda vieram mais à tona quando Brian recuou um pouco, e você, Mike e Carl estavam realmente fazendo muito mais coisas e a banda estava amadurecendo. E você tinha um empresário nessa época, Jack Reilly, que realmente queria fazer a banda parecer mais do seu tempo, no INÍCIO DOS ANOS 70.

Sim. Também sobrevivemos a muitos gerentes, com ideias diferentes de quem éramos ou de quem poderíamos nos tornar. Neste, tivemos um empresário/escritor que trabalhou principalmente com Carl, e acho que realmente ajudou Carl a crescer como compositor e músico. Realmente, acho que muitas pessoas nos redescobriram ou estão nos redescobrindo por meio de algumas das composições de Carl e também de algumas de minhas contribuições durante esse período. Mudamos todo o kit e caboodle para a Holanda como resultado dessa decisão da administração, e tivemos um de nossos melhores álbuns, eu acho, pelo menos do ponto de vista de composição e composição.

Antes disso, CARL AND THE PASSIONS foi outro exemplo de criatividade em expansão, quando trouxemos um grupo da África Do Sul chamado The Flame, e eles contribuíram musicalmente, sonoramente e liricamente para aquele álbum. Então havia muita coisa acontecendo. Mas, infelizmente, não nos posicionamos muito bem como um grupo de gravação, chamando-nos de CARL AND THE PASSIONS. Demorou um pouco para explicar, mas não sei se alguma vez deu para entender que aquilo era apenas uma (coisa) engraçada… era apenas uma anedota que acabou sendo o título daquele álbum em particular. Provavelmente ninguém sabia quem diabos nós éramos! [Risos.]

Fiquei particularmente impressionado por escrevermos algumas canções sobre coisas mais - devo dizer - pensativas e pacíficas, como o movimento de meditação, porque Mike e eu adotamos a Meditação Transcedental na época. E assim, surgiram algumas coisas, realmente das antigas escrituras indianas e hindus. Uma delas se chama “All This Is That”, que é um canto que aprendi com Maharishi, e Mike me ajudou liricamente nisso. Então, coisas assim estavam acontecendo - éramos muito mais introspectivos.

Como você disse, as pessoas podem ter ficado um pouco confusas porque CARL AND THE PASSIONS levou as pessoas a pensar que seria um álbum mais nostálgico - o que se aplica a "Marcella", mas basicamente você estava fazendo quase o oposto disso com mais canções espirituais como "He Come Down" e "All This Is That".

“He Come Down” foi ótima. Mais um desses (perfeito) para os cantores do Flame; Blondie Chaplin cantou aquele canto maravilhoso. … Ricky Fataar e Blondie também foram nossa banda de apoio para HOLLAND, então eles foram fundamentais para fazer os dois álbuns. Ricky é um dos grandes bateristas de nosso tempo, eu acho. Ninguém poderia tocar uma caixa como Ricky Fataar.

Mesmo na Holanda, você acabou fazendo música sobre a Califórnia.

No final do tempo que estávamos lá na Holanda, estávamos com tanta saudade de casa que minha música “The California Saga Trilogy” meio que voltou às nossas raízes, na verdade. Estávamos muito cientes disso. Era hora de ir para casa. Um dos últimos vocais que Brian fez no álbum está na suíte “California Saga”. Ele entrou no estúdio e marchou até o microfone no meio da mixagem - o que é meio incomum, porque quando você está mixando, geralmente não grava. Você acabou de gravar! Brian entra e diz, [canta] “On my way to ensolarado Californ-I-A.” Foi legal e meio que levantou todos nós, porque estávamos voltando para casa. Isso se destaca como algo de que me lembro, porque fizemos nossas coisas por tantos meses lá; estávamos prontos para ir para casa.

Você acaba de lançar em CD uma nova versão de seu álbum solo [anteriormente apenas digital], A POSTCARD FROM CALIFORNIA, com faixas e remixes recém-adicionados. Inclui algumas canções que quase contam como faixas dos Beach Boys.

Há material no meu álbum que originalmente deveria ser material da banda, que pude finalizar e produzir com os caras, daquele período de que estamos falando. Eu resgatei uma música chamada "Don't Fight the Sea", e todos os caras cantaram nela, e por algum motivo nunca se materializou, porque é uma coisa muito séria e inebriante, sabe? Quero dizer, os Beach Boys não são conhecidos por seu pensamento ponderado sobre a poluição e coisas assim. [Risos]. Então provavelmente apenas tematicamente não era certo para os Beach Boys, mas funcionou para mim lindamente. E encorajo as pessoas a ouvirem os caras cantando sobre algo realmente importante, especialmente agora. …. Infelizmente está se tornando realidade - os ursos polares estão procurando lugares para dormir agora.

De quanto tempo "Don't Fight the Sea" data?

DÉCADA DE 70. Eu apenas mantive minha liderança original nele também. Eu não poderia fazer um trabalho melhor na liderança se tentasse, então pensei, não, não vou mexer com isso. E eu tenho Brian, Mike, Carl e Bruce nos refrões. …. Neste álbum há uma faixa bônus que remixei um pouco, e a nova versão é muito boa. Chama-se “Waves Of Love”, outra que deveria/poderia ter, mas devido a todas as complexidades de estar em uma banda de nossa longevidade, simplesmente não há espaço suficiente para as coisas, então você só precisa encontrar uma saída para isso. Mas “Waves Of Love” é realmente uma música dos Beach Boys o tempo todo. E, de fato, Carl Wilson canta uma de suas últimas pistas nisso, pensando bem, em “Waves Of Love”. Tenho muito orgulho disso. Ele foi muito generoso com seu tempo e ajudou cada um de seus irmãos e eu a terminar uma música, e Carl estava lá para mim cantando esta bela ponte em "Don't Fight The Sea" também.

Tendo terminado a turnê com Brian Wilson no início deste ano, você está de volta à estrada em dezembro com sua banda Endless Summer, certo?

Sim, estarei lá fora na neve, trazendo alguma alegria para algumas pessoas, em lugares como a Nashville's City Winery. Estou de volta fazendo turnês discretas onde você conhece pessoas, o que é muito mais divertido do que tocar em um estádio gigante, ou os grandes shows que fazemos com Brian, onde você quase não vê as pessoas. Eu gosto de fazer coisas pessoais reais onde você pode ver a alegria em seus rostos. Eu chamo de Endless Summer Band, porque… não sei por quê. Bem, acho que é porque acabei registrando o nome! [Risos] Isso seria uma boa razão. Mas quero dizer, espero que não tenhamos um verão sem fim. Na época, parecia encantador. É engraçado como com o tempo, os significados mudam.

 

BLONDIE CHAPLIN

Os fãs dos Beach Boys estão realmente interessados em ouvir as gravações do Carnegie Hall que ficaram guardadas nos últimos 50 anos. Você tem alguma lembrança de tocar no Carnegie Hall?

Sim, eu me lembro. Acho que foi um show em que cantei “Leaving This Town” pela primeira vez e estava muito nervoso para fazê-lo. Você pode me ouvir respirando com dificuldade, ficando nervoso. Mas foi um show muito bom. Naquela época, os Beach Boys tocavam sem parar, três semanas seguidas, uma semana de folga, fazendo muitas faculdades, construindo tudo, e então Nassau Coliseum e Carnegie Hall. E aquele show foi realmente especial porque foi muito rock. Os torcedores nos deram uma boa confiança. Era diferente para eles porque era uma música diferente em comparação com o que todas as outras coisas do Beach Boy costumavam ser, mas eles pareciam adotá-la muito bem.

Jack Rieley, o gerente na época, era realmente uma daquelas forças que queriam tornar o grupo mais contemporâneo e relevante para o INÍCIO DOS ANOS 70.

Sim, ele apenas imaginou que eles poderiam começar talvez um pouco mais rock ou mais difícil ... não mais difícil, mas quero dizer, essa coisa mais enérgica e rock, ficando longe da praia e do tipo de surf - embora isso sempre fizesse parte de isto. Reiley apenas pensou que eles precisavam de uma nova direção, e acho que Carl também pensou assim. Os outros caras, você teria que perguntar a eles, mas eu sei que aqueles dois estavam entusiasmados em tentar algo diferente, e aqui estão dois jovens africanos que se encaixam no projeto. [Risos] Ricky se juntou à banda antes de mim, e eu ainda estava na África Do Sul na época - acho que foi no INÍCIO DE 72 - quando recebi uma ligação de Reiley para vir e me envolver e depois me juntei a eles em Europa. Deus, eu queria que ele estivesse por perto. Porque ele colocou muitas coisas em perspectiva com o que ele estava pensando e sentindo. Ele teve muito a ver com isso, e acho que Carl também. E esses são os caras que não estão aqui.

 

Sail on Sailor”, que você cantou de forma famosa, foi uma exceção para o grupo. Na verdade, alguns de nós de uma certa idade durante esse período nos apaixonamos pelos Beach Boys por meio dessa música, porque era uma faixa tão amigável a FM, incomum para o grupo, e então voltamos para o material anterior, em oposição às pessoas que cresceram com a banda.

Sim, acho que isso acontecia muito. Era tão diferente. Quase todo mundo já ouviu, em algum lugar, essa música. Mas na época em que saiu, não foi sucesso nem nada. Foi um “hit de toca-discos”, como costumavam chamar naquela época. Nem estava vendendo tanto. Mas essa música parecia continuar navegando - sem trocadilhos - e continuar. E agora, 50 anos depois, estou pensando, oh, merda, isso tem algumas pernas. Mas se você tivesse me perguntado na época em que estávamos fazendo isso, eu diria, cara, não sei se isso vai acontecer 50 anos depois. Mas ei, estou feliz que tenha acontecido, porque se essa música não estivesse no álbum, nem estaríamos conversando.

Ficou nas rádios FM mais do que o top 40, o que foi uma reviravolta interessante. Quanto a quem cantou, sabemos que outras pessoas experimentaram antes de você. Você ficou meio surpreso que uma música que teve sua origem com Brian e tinha tanto potencial comercial, de repente, é como, “Não, vamos fazer o Blondie cantá-la”?

Bem, o problema é que Dennis estava lá e estava apenas preocupado. Ele tentou, mas estava pronto para verificar sua nova prancha que estava na traseira de sua caminhonete. Era onde ele estava. Ele estava tipo, “OK, Carl, eu tentei. O surf está alto - estou indo. ”Isso é exatamente o que estava acontecendo. Então ele disse ao irmão Carl: “Você é um cantor melhor. Você tenta. Então Carl tentou algumas vezes. Ele não gostou do timbre de sua voz. Portanto, havia apenas uma outra pessoa em toda a sala. E tive a sensação de que Carl gostaria que eu a cantasse de qualquer maneira. Então caiu no meu colo e cantei duas vezes. Eu fiz isso algumas vezes e é isso que você ouve.

Foi uma pequena faixa divertida de fazer. Inicialmente era apenas Carl no piano elétrico; Eu toquei baixo e Ricky tocou bateria e depois cantou alguma coisa. É como um shuffle de blues mais suave. Se vou a um mercado ou a algum lugar onde esteja tocando no alto-falante, paro e digo: “OK, el não está me incomodando depois de todos esses anos. Ela parecia bem então, e ela parece bem agora.” E então você continua.

Seu tempo na banda é muito falado, por ser tão curto. E então HOLLAND houve um intervalo de quase três anos entre os álbuns dos Beach Boys, e em 15 BIG ONES você e Ricky se foram e eles mudaram em uma direção diferente, em direção a uma sensação mais nostálgica novamente. Como você se sentiu sobre o fim de seu mandato com a banda?

Bem, eu vejo isso como uma escapada curta, mas parecia haver um pouco de música lá. A forma como terminou foi um pouco arrastada. Porque eu tive uma discussão com Steve Love, irmão de Mike Love, e não foi nada divertido. E acho que é isso que você está me perguntando, porque foi assim que acabou. Houve uma escaramuça, por assim dizer, e as pessoas me acertaram alguns golpes, e eu apenas disse: “Dane-se”. Então, no entanto, você pode condensar isso para não engolir toda a parte bonita da música, seria ótimo. [Risos.]

Mas é estranho. Há CARL E AS PAIXÕES. Há o álbum HOLLAND e depois há THE BEACH BOYS LIVE. Isso foi em menos de três anos - como dois anos e meio ou algo assim. Estou tão surpreso que as pessoas falam sobre isso agora. (SAIL ON SAILOR) tem pernas e meio que entrou na psique americana. Lembro-me de ouvi-lo, o que era aquele filme com Scorsese e Jack Nicholson... (OS INFILTRADOS) Está no fundo de um dessas cenas, e quando eu estava sentado assistindo ao filme, eu pensei, oh cara, isso é engraçado. Então ele se destaca e estou feliz que as pessoas gostem. Depois de todo esse tempo, é um prazer ser considerado uma coisa boa naquela era da música dos Beach Boys.

Existem outros destaques que você lembra do estúdio?

Bem, eu amei o material da “California Saga” - foi muito divertido fazer os vocais com Mike e Al e toda a banda. Lembro-me com carinho de “Funky Pretty”, que foi muito divertido quando fizemos isso na Holanda. Porque no estúdio improvisado na Holanda, era apenas um monte de (equipamento que tinha) acabado de voar da América e montado lá e você tropeçava em fios de todas as maneiras. O trem passava e fazia barulho no estúdio. Teríamos que parar de gravar e então você começaria de novo. Era tão incomum trazer todo o equipamento e começar em algum lugar e fazer algo em um celeiro - uma aventura. eu estava, o que? Eu tinha 21 anos. Acho que Ricky tinha 20.

Ainda gosto de ir para a Holanda. Até essa pandemia, eu ia lá uma vez por ano, para passear. Adoro ir lá e sentar no barco, só descer o canal. É muito suave, e é disso que eu gostei em fazer o álbum HOLLAND. Era tranquilo estar lá, e esse é um lugar tranquilo, então me diverti muito fazendo isso.

Então teve um efeito duradouro para você, no sentido de que se tornou um destino para toda a vida?

Sim, tenho alguns bons amigos lá, e sempre que vou para a Europa, paro lá primeiro e me acostumo, por assim dizer. Mas o celeiro onde gravamos não existe mais. Eu fui lá para uma sessão de fotos com algumas pessoas há alguns anos e disse: “OK, acabou”. Mas um dos caras que dirige a loja da esquina que mora lá estava pintando a cerca dele, depois de 40 e poucos anos, ainda pintando a cerca do jeito que ele pintou a cerca naquela época, curvado de uma certa maneira. E eu vou: Deus, ele poderia ser o mesmo cara? Com certeza, era o mesmo cara! E eu disse: “Você se lembra de algumas dessas pessoas aqui no celeiro, fazendo música?” Ele disse: “Sim, esses caras americanos vieram e colocaram todo esse equipamento e fizeram barulho. Eles tiveram uma raquete por três meses, depois foram embora. Isso me deixou maluco.

O celeiro convertido na Holanda onde os Beach Boys 'Holland' foram gravados ao longo de muitos meses

É fácil ver como deve ser estranho falar sobre algo do qual você fez parte apenas alguns anos, 50 anos atrás. E ainda assim você fez turnê com Brian e sua banda nos últimos anos, então nesse sentido não deve parecer uma experiência tão completamente estrangeira.

Você sabe, Carl desapareceu, e Dennis, e as coisas mudam. Então, estou feliz que isso tenha saído do jeito que está, porque é bom mostrar o que estava acontecendo com a banda naquela época, mostrar que foi um bom momento criativamente. O que quer que tenha acontecido depois, não tem nada a ver comigo, porque eu não estava envolvido. … Mas com Brian… Ele voou (para “Holland”), e isso foi outra coisa, porque ele nunca gostou de voar. Então eles o colocaram lá e foi um prazer. Especialmente em “Funky Pretty” – foi um prazer trabalhar com ele nisso. Esse vem à mente muito, com ele.

E trabalhar com ele nos últimos seis, sete anos também foi um gás. Nos damos bem. Como éramos próximos por um tempinho, Dennis, Carl e Brian, e ele sabia sobre o Flame e tudo mais, havia um respeito mútuo. Acho que eu o lembro dos irmãos dele, com aquela ligação, sabe?

 

1998

9 DE FEVEREIRO

PERSONALIDADE (FOLHA DE S. PAULO)

O GUITARRISTA E COMPOSITOR NORTE-AMERICANO CARL WILSON MORREU NA SEXTA-FEIRA, AOS 51, EM LOS ANGELES

Fundador dos Beach Boys morre de câncer

das agências internacionais

Carl Wilson, fundador e primeiro guitarrista do grupo norte-americano Beach Boys, um dos expoentes da surf music, morreu de complicações decorrentes de câncer pulmonar na tarde de sexta-feira, aos 51 anos, em Los Angeles, cercado por sua família.

O câncer foi diagnosticado no ano passado. Mesmo recebendo tratamento, ele participou de uma turnê do grupo até a metade do ano passado.

Wilson nasceu em Hawthorne, um subúrbio de Los Angeles a 8 quilômetros do oceano Pacífico.

Ele aprendeu a tocar guitarra quando era adolescente e formou os Beach Boys em 1961, com seus irmãos Brian e Dennis, seu primo Mike Love e um amigo, Alan Jardine.

Os Beach Boys (nome que pode ser traduzido por "garotos da praia") ficaram famosos por um estilo suave de surf music e pelos arranjos vocais.

Eles criaram uma série de sucessos cujos temas gravitavam em torno do surfe, do sol e de garotas. Alguns de seus maiores sucessos são "I Get Around", "Good Vibrations", "Surfin' Safari", "God Only Knows", "Wouldn't it Be Nice", "California Girls" e "Surfin' USA" -essa uma cópia de "Sweet Little Sixteen", de Chuck Berry.

Ao todo, o grupo vendeu mais de 65 milhões de discos ao redor do mundo.

A idéia de incluir uma temática ligada ao surfe nas músicas foi de Dennis Wilson.

Brian Wilson e Mike Love começaram a escrever as letras das canções aproveitando a onda do surfe, que estava se popularizando desde a década anterior.

O quinteto do sul da Califórnia se apresentou pela primeira vez em público na véspera do réveillon de 1961, no auditório municipal de Long Beach. Na época, eles só sabiam tocar três músicas.

Durante a DÉCADA DE 60, o grupo definiu o ritmo da surf music. No início dos anos 80, Carl Wilson deixou a banda para seguir carreira solo.

Após dois álbuns fracassados, entretanto, ele voltou aos Beach Boys e às lucrativas turnês pelos EUA, nas quais tocavam seus velhos sucessos para entusiasmadas multidões de todas as idades.

Em 1988, o grupo foi eleito para o Rock and Roll Hall Of Fame - distinção conferida aos principais grupos de rock da história que tenham lançado o primeiro disco há pelo menos 25 anos.

Apesar do tratamento de quimioterapia a que estava sendo submetido por causa do câncer, Carl Wilson pensava em participar da turnê pelos EUA que o grupo preparava para o próximo verão no hemisfério Norte.

Carl morreu 15 anos após seu irmão Dennis, o baterista dos Beach Boys, que morreu em um centro desportivo da Califórnia aos 39 anos, durante sua batalha contra o vício do álcool e das drogas.

 

MÚSICA

RELEMBRANDO DENNIS WILSON: OS MOMENTOS FINAIS DO BATERISTA DO BEACH BOYS

Confira o relato dos últimos meses de vida de Dennis Wilson feito pela Rolling Stone EUA em 1983

https://rollingstone.uol.com.br/ em 24/07/2022, às 12h00

Nos ANOS 1960, a banda de rock norte-americana Beach Boys representava a crescente paixão dos nativos pelo surf e pelo gênero musical. No entanto, apenas Dennis Wilson sabia praticar o esporte.

Não apenas era o único integrante que sabia surfar, mas no palco montado pelo público, o baterista do Beach Boys também representava toda a essência selvagem, sexual e aventureira da banda. E a imagem não é associada em vão, já que o vício em álcool e drogas de Wilson trouxeram muitas discussões ao grupo.

Ainda assim, após morrer afogado aos 39 anos, em 28 DE DEZEMBRO DE 1983, o trabalho solo dele foi e continua sendo redescoberto e louvado pela inovação e honestidade emocional. Se não tivesse sugerido o tema para o primeiro single, “Surfin”, talvez o Beach Boys nem existisse.

No palco, tocava com pouca técnica, mas com raça e velocidade, arrancando gritos das garotas fanáticas pelos Beach Boys. Pelo menos nos corações dos fãs até hoje inconformados, Dennis Wilson continua vivo.

Amigos do músico revelaram à Rolling Stone EUA como foram os últimos meses de vida de Dennis. Confira o relato feito pelo repórter Michael Goldberg, da Rolling Stone EUA, em matéria publicada no dia 7 DE JUNHO DE 1984.

Gastador e irresponsável, foi expulso várias vezes do Beach Boys e mantinha uma rixa com o primo Mike Love. Disposto a retomar a rotina de shows em 1983, Mike Love, Alan Jardine e o empresário do grupo, TomHulett, permitiram a volta do baterista com uma condição: Dennis Wilson precisaria passar por um programa de desintoxicação, depois de ter as cordas vocais prejudicadas pelo vício.

Falido, precocemente envelhecido e afastado de tudo aquilo que conhecia - filhas, amigos e colegas de trabalho (Beach Boys) - Dennis dependia da caridade dos amigos. Embora Bob Levine dissesse que Wilson estava bastante sério sobre endireitar sua vida, Steve Goldberg afirma que ele estava apenas dizendo às pessoas o que elas queriam ouvir.

No FINAL DE NOVEMBRO, Dennis se internou em um centro de terapia no Arizona, mas saiu depois de dois dias. Em 23 DE DEZEMBRO DE 1983, Dennis Wilson deu entrada no St. John's Hospital and Health Center em Santa Mônica.

Dr. Jokichi Takamine, responsável pela reabilitação do artista, disse a Wilson que estaria fora no domingo, dia de Natal, mas o veria na segunda-feira. Mas Dennis saiu do Hospital St. John's no início da noite do dia de Natal e seguiu em direção a casa de Shawn Love, sua última parceira, por estar se sentindo solitário na noite festiva.

 

O ÚLTIMO DIA DE DENNIS WILSON

Na TERÇA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO, Dennis ligou para um velho amigo, Bill Oster, perguntando se ele e a garota com quem estava, Colleen “Crystal” McGovern, poderiam visitá-lo. Depois de não ver o Beach Boy por cerca de um ano, seu colega obedeceu e a tripulação embarcou em um passeio de barco.

Durante o passeio, Dennis revelou ao amigo engenheiro que não havia gostado da atmosfera do Hospital St. John's, e gostaria de tentar um tratamento alternativo no Novo México. Além disso, compartilhou sua angústia em precisar estar sóbrio para retornar aos palcos com o Beach Boys.

Como resultado de toda a melancolia que rodeava sua vida, o músico decidiu que desintoxicaria no dia seguinte e comprou algumas garrafas de vodka para a noite. Na manhã seguinte, o quarteto ficou sentado conversando. Por volta das dez horas, Oster sugeriu que ele e Wilson fossem remar.

Ele começou a mergulhar na rampa ao lado do Emerald (nome do barco) e puxou um pedaço de corda. “Essa foi a primeira coisa que ele mencionou”, observou Oster. “Ele continuou mergulhando, vasculhando, trazendo lixo. Por que ele estava fazendo isso, eu não sei.”

Ele finalmente encontrou uma moldura de prata contendo sua foto de casamento com sua ex-esposa Karen Lamm. O Beach Boy jogou-o de um barco em 1980 – este era apenas um dos “tesouros” que Wilson procurava.

“Ele estava se preparando para voltar atrás de seus tesouros”, disse Oster. “Eu disse a ele que não havia nada lá embaixo. Tentamos sem entusiasmo convencê-lo a não voltar. Não havia como convencê-lo a desistir.

De volta a bordo, Dennis bebeu de uma garrafa de vinho, encontrada nos 'tesouros' escondidos do barco. Naquela tarde, o artista voltou à sua aventura de mergulho e caça ao tesouro. Depois de vê-lo pular atrás de seu barco a remo, Oster chamou o Beach Boy, perguntando o que ele havia encontrado. Não houve resposta.

“Naquele momento, eu o vi descer e sumir de vista”, disse ele. “Eu disse a mim mesmo: 'Esse otário está jogando um jogo comigo. Ele está tentando se esconder. Esse foi meu erro fatal. Porque foi a última vez que ele caiu... Eu não o vi, então pisei no cais e disse: 'Ei, Dennis, onde você está? Ha ha. Não consigo encontrar você. Ainda sem resposta.”

Oster ia mergulhar em si mesmo quando avistou a patrulha do porto. De acordo com o relatório da autópsia, “A patrulha do porto vasculhou as águas por aproximadamente trinta minutos antes de encontrar o corpo. A hora em que o corpo foi retirado da água foi de aproximadamente 17h45 horas [17h45]. Dennis Wilson foi declarado morto três minutos depois.

Articles View Hits
11392887

We have 1024 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro