'JOHN WESLEY HARDING': UM TIPO DIFERENTE DE DYLAN

A CENA: O LEGADO DO ROCK CLÁSSICO

55 ANOS DEPOIS

'JOHN WESLEY HARDING' DE BOB DYLAN: UM TIPO DIFERENTE DE DYLAN

por Harvey Kubernik - https://bestclassicbands.com/

 

27 de dezembro/2022

 

Em 27 de dezembro de 1967, a Columbia Records lançou o long-player de Bob Dylan, JOHN WESLEY HARDING, produzido por Bob Johnston. Em JANEIRO DE 68, era um dos álbuns mais tocados em inúmeras estações de rádio FM na América e em todo o mundo. Foi o oitavo álbum de estúdio de Dylan. Durante 1968, finalmente alcançou o segundo lugar nas paradas de discos dos Estados Unidos e o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido.

O autor Clinton Heylin, em seu livro BOB DYLAN: THE RECORDING SESSIONS 1960-1994, descreve John Wesley Harding como “o álbum mais perfeitamente executado de Dylan; que a austeridade (no som e na letra) é, francamente, um elemento chave. O fato de Dylan ter escrito JOHN WESLEY HARDING conscientemente como ‘um álbum de canções’ em um mês e um dia, e gravado em apenas três tardes, dá ao álbum uma unidade própria.”

O autor Richard Williams, que escreveu o excepcional livro DYLAN: A MAN CALLED ALIAS, enviou um e-mail a este escritor em 2007:

“Dezoito meses era uma vida inteira no FINAL DOS ANOS 60, e JOHN WESLEY HARDING encerrou o silêncio mais longo e ruidoso da história do rock and roll. Ninguém sabia o que Dylan estava fazendo. Ninguém sabia a verdade sobre sua “aposentadoria”: os rumores não confirmados de um acidente de motocicleta seriam apenas uma cobertura para o tempo necessário para se livrar de dependências químicas avançadas? 'Tenho pena do pobre imigrante', 'Sonhei que vi St. Augustine' e 'All Along the Watchtower' nos forçaram a uma reconsideração radical. O álbum foi uma rajada de ar puro - não apenas para nós, mas para Dylan também. E ainda soa intocada.”

Nesse mesmo ano, entrevistei o escritor/autor/e cantor/compositor Mick Farren em JOHN WESLEY HARDING.

Mick Farren: O peso da antecipação que foi carregado com o lançamento de JOHN WESLEY HARDING foi provavelmente mais do que qualquer artista deveria suportar. Como diabos Dylan seguiria algo tão monumental quanto BLONDE ON BLONDE? E na paisagem que eu habitava, não eram apenas fãs, músicos, escritores e críticos de rock fazendo a pergunta. O mesmo acontecia com indivíduos que regularmente passavam tardes inteiras de domingo concentrados em Netuno com o melhor ácido disponível, ouvindo "Sad Eyed Lady of the Lowlands" repetidamente, em busca de algum dharma elétrico nebuloso de sua própria imaginação. E quando a resposta acabou sendo relaxada, controlada e até reservada, o conflito eclodiu entre aqueles que só queriam mais BLONDE ON BLONDE e outros que ficaram francamente perplexos e estudaram a foto da capa em busca de pistas místicas.”

John Wesley Hardin, 1853-1895: O bandido/pistoleiro original que deu o título ao álbum de Dylan

“É difícil imaginar todos esses anos depois”, reflete o bobologista vitalício Gary Pig Gold, “o choque absoluto que foi encerrar 1967 com 'I'll Be Your Baby Tonight'. Quero dizer, depois de uma longa espera desde Blonde on Blonde, para não mencionar o circo estereofônico completo com o qual vários Beatles, Doors, Mothers, Monkees e até Stones haviam assaltado nossa audição ao longo do ano seguinte, John Wesley Harding foi de muitas maneiras a calma refrescante após a tempestade sônica. E não apenas musicalmente: até mesmo o cenário simples e quase pastoral em sépia que nos recebeu com a capa do álbum - quem são aqueles três outros caras com Bob? E são realmente os Beatles escondidos na casca da árvore? - mal preparamos nossos olhos e ouvidos sobrecarregados para a bola curva característica que Dylan novamente girou em nossa direção. A menos que você fosse tão presciente a ponto de ter ouvido Brian e seus garotos igualmente não psicodélicos Wild Honey algumas semanas antes, JWH levou apenas 38 minutos e meio para reorganizar totalmente as percepções e expectativas de uma pessoa para todas as coisas, rock and roll no temido ano de 68.

Alguns antecedentes: após o acidente de motocicleta de Dylan em JULHO DE 1966, ele ficou afastado, pelo menos aos olhos do público, por quase um ano. O produtor da equipe da Columbia Records, Bob Johnston, encontrou-se com Dylan em um Ramada Inn em Nashville, Tennessee, antes de trabalharem juntos em JOHN WESLEY HARDING. Em 2007, entrevistei Johnston, que já faleceu.

Bob Johnston: Ele tocou algumas músicas para mim e perguntou: “O que você acha de baixo, bateria e guitarra?” “Eu acho que seria brilhante se você tivesse uma guitarra de aço.” “Você conhece alguém?” “Sim, Pete Drake.” Ele estava trabalhando com Chet [Atkins], então consegui alguém para ocupar o lugar dele e o trouxe. Pete disse: "Posso tocar um pouco de rock 'n' roll?" E eu disse a ele: “É para isso que você está aqui”. Charlie McCoy tocou muitos instrumentos naquele álbum. Ele tocou quatro, cinco ou 20 instrumentos em cada disco. Eu colocaria vidro em torno de Dylan para gravar. Ele tinha um som vocal diferente. Eu não fiz seu som vocal diferente. Ele sempre tinha sons diferentes. O resto do mundo estava fazendo álbuns tão grandes quanto BLONDE ON BLONDE - quanto mais músicos eles conseguissem, melhor seria. (Mas) entramos com quatro pessoas… no meio de um mundo psicodélico!

O multi-instrumentista Charlie Daniels é ouvido em três álbuns de Bob Dylan: NASHVILLE SKYLINE, NEW MORNING e SELF-PORTRAIT. Durante 2014, eu o entrevistei. [Daniels faleceu em 2020.]

Charlie Daniels: Quando Bob Johnston se mudou para Nashville em 1966, ele me ligou e disse: “Por que você não vem para Nashville?” Sempre quis morar lá e fiz as malas em 1967. Ele tinha acabado de fazer BLONDE ON BLONDE, de Bob Dylan. Todas as coisas boas que aconteceram comigo nos primeiros dias foram porque ele era uma peça na engrenagem. Em 67 e 68, Bob [Johnston] produziu os álbuns JOHN WESLEY HARDING e JOHNNY CASH AT FOLSOM PRISON. Bob ganhou credibilidade. Ele também estava, ao mesmo tempo, trazendo Dylan e Leonard Cohen para a cidade, que nunca haviam morado aqui. Havia ceticismo sobre Bob [Johnston] vindo para Nashville porque ele estava tomando o lugar de um lendário produtor, Don Law, que era uma instituição na cidade. Aqui está esse cara, Johnston, de Nova York, que fazia Simon e Garfunkel, Dylan e agora Leonard Cohen, que não eram realmente considerados country. Mas a primeira coisa que Bob fez quando veio para a cidade foi fazer uma música número um com o [cantor country] Marty Robbins, de Bonnie e Clyde e, claro, o álbum ao vivo de Johnny Cash na prisão de Folsom. Problemas com cabelos compridos, preconceito, racismo não existiam em nosso mundo. Nos ANOS 60, tudo estava praticamente no auge de muita agitação. Isso foi na época de Martin Luther King Jr., quando ele andava por aí fazendo coisas que muita gente não entendia. Cohen e Dylan eram cantores e compositores. Eles escreveram suas canções; eles não vinham de uma editora musical. Foi muito diferente porque não havia pressa. Com NASHVILLE SKYLINE [a sequência de JOHN WESLEY HARDING], tínhamos cerca de 15 sessões agendadas e provavelmente só usamos metade delas e acabou. NASHVILLE SKYLINE e JOHN WESLEY HARDING são dois discos diferentes para mim. O recorde do NASHVILLE SKYLINE foi uma partida para Dylan; era tão diferente de tudo que eu tinha ouvido ele fazer. “O que mais você tem, Bob? Nós terminamos este. E, claro, Dylan é um grande cara de primeira tomada. Se você conseguir na primeira tomada, é assim que ele quer. E eu gosto disso nele.

Em 2007, também conversei com Steven Van Zandt, que dirige o Little Steven's Underground Garage na rede de rádio via satélite SiriusXM.

Steven Van Zandt: Eu tovo muito HIGHWAY 61 REVISITED e BLONDE ON BLONDE. Normalmente não tocamos muitas das coisas de Bob que as estações de rock clássico estão tocando, como "Tangled Up In Blue". Eu programei Rod Stewart and the Faces fazendo um cover de “The Wicked Messenger” de JOHN WESLEY HARDING e Jimi Hendrix fazendo “All Along the Watchtower” do mesmo álbum. Dylan praticamente se afastou do rock 'n' roll por um minuto e começou a voltar às suas raízes e levá-las para algum outro lugar, mais o país e o mundo folk de onde ele veio. As pessoas não sabiam o que fazer com isso na época. Foi um tipo estranho de novo Bob Dylan que surgiu após seu acidente de motocicleta em JULHO DE 1966. Jimi Hendrix fez mais para promover JOHN WESLEY HARDING do que qualquer um. É claro que [o cover de Hendrix de “All Along the Watchtower”] foi um dos discos mais notáveis ​​já feitos. Jimi pegou isso naquele álbum incomum e não muito popular de Bob Dylan e fez todo mundo voltar a ele, pensando: “Talvez eu tenha perdido alguma coisa? Veja o que Jimi Hendrix fez com ele. Veja o que os Faces fizeram com ele. Funcionou. É um álbum incrível, mas meio sutil, comparado a BLONDE ON BLONDE.

 

 

Harvey Kubernik é autor de 19 livros, incluindo 'Canyon Of Dreams: The Magic And The Music Of Laurel Canyon' e 'Turn Up The Radio! Rock, Pop and Roll em Los Angeles 1956-1972.' Sterling/Barnes and Noble em 2018 publicou 'The Story Of The Band: From Big Pink To The Last Waltz', de Harvey e Kenneth Kubernik. Para outubro de 2021, a dupla escreveu um volume multinarrativo sobre Jimi Hendrix para a editora. Em 2015, a Palazzo Editions publicou 'Leonard Cohen: Everybody Knows' e 'Neil Young, Heart of Gold' de Harvey, publicado em 2016. Otherworld Cottage Industries em 2020 publicou o livro de Harvey, 'Docs That Rock, Music That Matters', com entrevistas com DA Pennebaker, Chris Hegedus, Albert Maysles, Murray Lerner, Michael Lindsay-Hogg, Andrew Loog Oldham, Eddie Kramer, Dick Clark, Ray Manzarek, John Densmore, Robby Krieger, Allan Arkush e David Leaf, entre outros. Em 2015, a University Press of Mississippi publicou uma entrevista centrada em Harvey Kubernik Dylan com o diretor e fotógrafo vencedor do Oscar D.A. Pennebaker em sua série de livros, 'Conversations with Filmmakers, edited by Dr. Keith Beattie.' Neste século, Kubernik deu palestras e conduziu cursos sobre negócios musicais e documentários musicais no sul da Califórnia na UCLA e USC. Em 2017, Harvey apareceu no Rock and Roll Hall Of Fame em Cleveland, Ohio, em sua Library & Archives Author Series. Os escritos de Kubernik estão em antologias de livros, principalmente 'The Rolling Stone Book Of The Beats' e 'Drinking With Bukowski'. Harvey escreveu os encartes dos encartes dos relançamentos em CD de 'Tapestry' de Carole King, 'Kaddish' de Allen Ginsberg, 'The '68 Comeback Special' de Elvis Presley e 'End of the Century' dos Ramones. Durante 2020, Harvey Kubernik atuou como consultor na série documental de televisão em duas partes 'Laurel Canyon: A Place in Time', dirigida por Alison Ellwood. Harvey está trabalhando em um documentário sobre o cantor e compositor Del Shannon, membro do Rock and Roll Hall Of Fame

Articles View Hits
11392365

We have 919 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro