10 DICAS PARA COMPRAR VINIL USADO (2022)

10 DICAS PARA COMPRAR VINIL USADO

https://www.msn.com/ • Domingo

O QUE VERIFICAR E COMO ENCONTRÁ-LO

Existem poucas tardes melhores, pelo menos para pessoas como nós, do que aquelas gastas vasculhando as caixas em uma loja de discos.

As reedições são abundantes agora nesta chamada segunda vinda do vinil, mas ainda não há nada como encontrar uma prensa mais antiga ainda em perfeitas condições e, com sorte, a preço de banana.

Mas não é apenas na descoberta de um registro pelo qual você está procurando há muito tempo; é tanto sobre a condição em que você o encontra. Isso pode ser um dado adquirido, mas saber o que procurar e como colocar as mãos nele pode ser um jogo complicado.

Cada colecionador terá suas próprias rotinas e segredos internos, mas esperamos que esta lista de dicas evite que você desperdice muito dinheiro em pilhas de LPs de baixa qualidade, esteja você cavando pessoalmente ou vasculhando os milhões de discos de segunda mão.

JULGUE SEU DISCO PELA CAPA

A capa de um disco pode indicar o que você encontrará dentro dele. Não coloque muito estoque em cantos dobrados ou pequenos rasgos estranhos; todos sabemos como é fácil isso acontecer; mas uma capa particularmente desgastada deve moderar um pouco suas expectativas. Da mesma forma, algo bem cuidado, especialmente se for colocado em uma capa externa de plástico, provavelmente levará a um disco com entalhe semelhante. As mangas internas têm suas próprias informações. Se não houver rasgos aqui, é improvável que o disco tenha sido puxado e recolocado tantas vezes, enquanto a capa grudada no vinil quando você o retira - especialmente se deixar algumas fibras semelhantes a cabelos no disco - pode também significa muito poucas execuções e um LP relativamente livre de poeira.

SIGA A LUZ

Antes de começar a inspecionar seus discos, certifique-se de ter encontrado a luz mais brilhante e intensa da loja. Provavelmente é melhor juntar uma pilha decente de discos antes de se plantar também.

Claro, isso significa que você vai obter muito brilho do vinil - espero que, de qualquer maneira, como um brilho mais lustroso significa que as ranhuras estão menos desgastadas - então, se possível, posicione a etiqueta central diretamente sob a luz para evitar qualquer marcas potenciais escondidas pela luz. Caso contrário, você vai querer inclinar o disco e girá-lo lentamente enquanto procura cuidadosamente por essas imperfeições.

ARRANHÕES, POEIRA E ARRANHÕES

Vale ressaltar que nem tudo que você encontra no disco é necessariamente motivo para jogá-lo de volta ao oceano. A sujeira, por exemplo, muitas vezes pode ser limpa com bastante facilidade, assim como os cabelos que a princípio podem parecer assustadoramente como arranhões. O mais seguro é pedir ao dono da loja para dar uma limpada rápida, pois a sujeira também pode esconder marcas mais problemáticas que, acima de tudo, você não quer ser acusado de causar.

Arranhões também podem parecer bastante preocupantes, mas muitas vezes são tão superficiais que quase não se ouvem. O que você realmente precisa ter cuidado são os arranhões: os paralelos às ranhuras chamarão a agulha para pular, enquanto os perpendiculares causarão estalos altos.

Mesmo que você encontre alguns, tente passar o dedo suavemente sobre eles antes de entrar em pânico indevidamente. Se você não sente o arranhão e não o vê, é possível que sua agulha também não. A música também é importante aqui, assim como o tempo de execução: músicas mais calmas mostrarão arranhões audíveis com mais clareza do que qualquer coisa estridente, enquanto um tempo de reprodução mais longo pode significar sulcos mais rasos, portanto, os arranhões não precisam ser tão profundos para serem ouvidos.

OUÇA NA LOJA

Parece óbvio, mas se a loja em que você está tem um toca-discos - e a menos que você esteja em uma loja de caridade, definitivamente deveria - então não há teste melhor do que tocar o disco. Mesmo apenas colocar o disco no prato lhe dará uma ideia melhor de qualquer empenamento - embora você também possa verificar isso simplesmente segurando o disco na horizontal e olhando diretamente para baixo - e agora você pode tomar uma decisão mais consciente sobre se deve ou não parte com seu dinheiro.

VERIFIQUE O PREÇO

Mantenha seu smartphone com você sempre que for comprar vinil de segunda mão. Com a melhor boa vontade do mundo, é improvável que o lojista consiga acompanhar a variação de valor do que está em sua loja.

Armado com um número de catálogo ou número de série, você pode verificar o registro que está segurando em um site como o Discogs e certificar-se de que está fazendo um acordo decente para a condição do vinil. Se o preço médio for muito menor, é provável que você consiga discutir isso com o dono da loja. Mas lembre-se de que você está pagando por um serviço em uma loja, portanto, se você encontrou algo de que gosta ou foi guiado pela pessoa atrás do balcão, é certo que você pague por esse conhecimento.

NÃO APOSTE SUA VIDA EM NOTAS

Se você está comprando on-line, é claro que há um risco maior. Os sites terão sistemas de classificação, geralmente variando de 'ruim' a 'perfeito' ou algo parecido, mas lembre-se da subjetividade de tais termos: condição muito boa aos olhos do vendedor pode não ter o mesmo significado para você.

Mesmo as fotos podem ser enganosas, provavelmente sem intenção, dado o brilho de um disco de vinil. No entanto, conforme relatado pela Vinyl Factory há alguns anos, um usuário inteligente do Reddit compartilhou seu truque para usar o Photoshop como uma ferramenta útil de verificação de arranhões (mostrado acima). Brincar com os níveis da imagem pode mostrar arranhões e cavidades escondidas nas áreas escuras de uma foto e dar uma ideia melhor do que você está vendo.

Mesmo um registro aparentemente limpo pode ser evitado, dependendo da imprensa. Sempre vale a pena dar uma olhada rápida no Google para fóruns de mensagens e seções de comentários de blogs que discutem um determinado número de catálogo, pois lotes inteiros podem ter sido prensados usando vinil inferior ou simplesmente vítimas de erro de fábrica. Se várias pessoas estiverem reclamando, é possível que o restante da execução seja afetado da mesma forma.

NÃO FIQUE APENAS COM DISCOGS E eBAY

Temos que agradecer que existam tantas lojas de discos quanto ainda existem, mas isso não significa que também não haja muitos revendedores que se mudaram para o on-line. Discogs e eBay estão cheios de vinil de segunda mão, mas não é apenas esse tipo de venda ponto a ponto acontecendo.

Existem várias lojas que trabalham exclusivamente na web, que variam de vinil especializado a seleções mais amplas. Não assuma que tudo estará em ótimas condições, é claro, mas é menos provável que você seja enganado por alguém que açoita discos surrados como se estivessem em perfeitas condições.

TENTE UM LEILÃO

É improvável que você encontre muito valor em lojas de caridade hoje em dia, a menos que você esteja constantemente entrando e verificando novas quedas, mas leilões e feiras de discos ainda podem ser uma boa aposta também.

Frequentemente, haverá caixas de vinil vendidas em lotes cegos, então está longe de ser certo que haverá algo de que você goste, mas podem ser discos que o vendedor não teve tempo de verificar e podem conter uma joia. Normalmente, eles também são muito baratos, então você tem uma chance decente de lucrar com qualquer coisa que realmente não queira.

CERTIFIQUE-SE DE QUE SEU TOCA-DISCOS PODE TOCÁ-LO

Parece bobo, não é, mas você pode se surpreender com quantos têm o segredo sujo de comprar por engano um 78rpm quando seu deck gira apenas a 33 1/3 ou 45rpm. O vinil nem sempre quer girar na velocidade que seu tamanho sugere, portanto, sempre vale a pena fazer essa verificação extra.

LIMPE-O ANTES DE SUA PRIMEIRA JOGADA

Isso não apenas garante que você obterá o melhor som do seu novo disco antigo desde o início, como qualquer sujeira ou poeira deixada no vinil pode causar danos irreparáveis se arrastada pela agulha.

Existem tantas técnicas de limpeza caseiras quanto produtos dedicados no mercado – e tantas histórias de como cada uma é ruim para o seu vinil – mas gastar algumas centenas de libras em um limpador de discos decente pode ser o investimento mais sólido para um ávido coletor fará.

0 reedicoes

Articles View Hits
11392514

We have 1095 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro