OS 80 ANOS DA SAVOY RECORDS E O NASCIMENTO DO BOP

NOVO CONJUNTO DE DISCOS MÚLTIPLOS 'THE BIRTH OF BOP' CELEBRA O LEGADO DA SAVOY RECORDS

Tim Peacock - https://www.yahoo.com/

Tue, December 6, 2022 at 4:03 PM·8 min read

 

Charlie Parker (second left) with Miles Davis - Photo: William Gottlieb/Redferns/Getty Images

A Craft Recordings comemora com orgulho o legado da Savoy Records com uma coleção totalmente nova que narra a era inovadora da música bebop (ou bop). Uma introdução essencial a este período vital na música jazz, THE BIRTH OF BOP: THE SAVOY 10-INCH LP COLLECTION apresenta 30 cortes escolhidos por muitos dos pioneiros do gênero, incluindo Charlie Parker, Dexter Gordon, Stan Getz, Milt Jackson, Allen Eager, Gorduras Navarro e muito mais. De 1944 a 1949, essas gravações marcantes foram fundamentais para o desenvolvimento do jazz moderno e encontraram jovens artistas explorando os limites do gênero em uma época em que a música swing era o som dominante e as grandes bandas dominavam as ondas do rádio.

THE BIRTH OF BOP será lançado em vários formatos, incluindo uma caixa de vinil, com cinco LPs de 10 polegadas, um formato de 2 CDs e edições digitais em 10 DE FEVEREIRO. Cada faixa da coleção foi recentemente restaurada e remasterizada por Joe Tarantino no Joe Tarantino Mastering, enquanto os formatos físicos incluem novas notas detalhadas do escritor e apresentador vencedor do Grammy Neil Tesser, além de fotos antigas da época.

Para aqueles que buscam um mergulho mais profundo no catálogo da Savoy Records, as novas coleções digitais On Savoy da Craft destacam as principais gravações de pioneiros, incluindo Charlie Parker, Fats Navarro, Stan Getz, Don Byas, Art Pepper, Dizzy Gillespie, Miles Davis e Dexter Gordon em a lendária gravadora de jazz.

O Bop começou a tomar forma no INÍCIO DOS ANOS 40, desenvolvendo-se nos clubes da cidade de Nova York. Esse novo som rebelde era diferente de tudo que alguém já havia ouvido antes - e marcou um afastamento significativo das canções predominantes da época. “A música habitava combos pequenos e flexíveis, em vez dos gigantes das big band da Era do Swing, e no lugar de harmonias ricas e aveludadas, os boppers criaram acordes complexos com um tom forte e emocionante”, explica Neil Tesser, que acrescenta que muitos desses músicos começaram suas carreiras em swing bands, o que lhes deu "algo para lutar". Ao contrário do jazz dançante que era tão popular na época, os boppers estavam revolucionando o gênero de várias maneiras, experimentando melodias, ritmos e fraseados.

Surgindo no cenário da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, o bop também foi um reflexo da época, observa Tesser. “No INÍCIO DOS ANOS 40, o papel cada vez maior dos EUA nos assuntos mundiais aumentou o ritmo da vida cotidiana: quando os Estados Unidos entraram na SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, a manufatura, as comunicações e todo o negócio da vida tornaram-se mais rápidos e furiosos. O mundo – especialmente os Estados Unidos e, especificamente, a cidade de Nova York – pegou um burburinho, e os boppers perceberam antes de quase todo mundo.” Esse novo modo de vida se refletiu no ritmo acelerado da música bop, que geralmente era baseada em colcheias, em vez de semínimas, tornando-a o dobro da velocidade do swing.

O INÍCIO DOS ANOS 40 - especificamente de 1942 a 1944 - também marcou uma proibição de gravação em todo o país, estabelecida pelo Sindicato dos Músicos. “A menos que você esteja passando um tempo no Minton's Playhouse no Harlem - o . . . laboratório que hospedava esses experimentos fora do horário comercial”, escreve Tesser, “você não sabia que essa música existia até que os primeiros discos apareceram em 1945. Como poucos haviam testemunhado o período de gestação, parecia para a maioria das pessoas que essa música, como Afrodite, brotou totalmente desenvolvida da cabeça de Zeus.

Fundada em 1942, a Savoy Records logo estaria na vanguarda desse novo e empolgante período da música jazz, em grande parte graças ao homem da A&R, produtor e promotor Teddy Reig. Um fã apaixonado de música e um traficante incansável, Reig era presença constante nos clubes de jazz de Nova York no INÍCIO DOS ANOS 40, tornando-se amigo de muitos dos artistas em ascensão da época. Assim que a proibição foi suspensa, ele formou uma parceria com a gravadora. Nos anos seguintes, ele traria muitos desses artistas fundamentais do bop para a gravadora e atuaria como produtor em suas sessões. A maioria das faixas que compõem THE BIRTH OF BOP foram dirigidas por Reig.

Os músicos pioneiros da música bop faziam parte de um círculo íntimo, que frequentemente participava das sessões uns dos outros. Liderando o caminho no Minton's estavam o pianista Thelonious Monk, o saxofonista Charlie “Bird” Parker e o trompetista Dizzy Gillespie. Eles eram frequentemente acompanhados por baixistas como Oscar Pettiford, Curly Russell e Gene Ramey, e bateristas como Kenny Clarke, Art Blakey e Max Roach. Mais saxofonistas se seguiram, incluindo Dexter Gordon, Allen Eager, Eddie “Lockjaw” Davis e Stan Getz, enquanto trompetistas como Fats Navarro e Kenny Dorham seguiram os passos de Gillespie. Outros instrumentistas adicionaram texturas adicionais ao bop inicial, incluindo o vibrafonista Milt Jackson, os trombonistas J. J. Johnson e Kai Winding e o saxofonista barítono Leo Parker. Muitos desses artistas inovadores são apresentados em muitas das faixas de THE BIRTH OF BOP, enquanto essas gravações influentes abririam o caminho para futuros ícones do jazz, incluindo Miles Davis, Sonny Stitt, John Coltrane e Sonny Rollins.

Cada faixa de THE BIRTH OF BOP narra a narrativa do movimento - de "Romance Without Finance" de Parker ao formativo "Stan's Mood" de Stan Getz, gravado no FINAL DOS ANOS 40. Outras seleções de destaque incluem J.J. Johnson's "Mad Be Bop", capturado em 1946, e apresentando Cecil Payne no saxofone alto, Bud Powell no piano, Leonard Gaskin no baixo e Max Roach na bateria. A melodia original do trompetista é fortemente emprestada de “Spotlite” de Coleman Hawkins (que, por si só, é construída a partir dos acordes do padrão “Just You, Just Me”). Durante décadas, os músicos de jazz intercalaram regularmente a composição de Johnson durante a execução de “Spotlite”.

“Hollerin’ and Screamin’ (Fatso)”, de Fats Navarro, também tem uma história interessante por trás. A gravação – que apresenta o saxofonista tenor Eddie “Lockjaw” Davis, o pianista Al Haig, o guitarrista Huey Long, o baixista Gene Ramey e o baterista Denzil Best – foi originalmente selecionada de uma sessão liderada por Davis e lançada sob seu nome. Depois que Navarro morreu aos 26 anos, no entanto, a liderança foi “renomeada” como um memorial ao amado trompetista.

Outro destaque de THE BIRTH OF BOP é “Dexter’s Minor Mad”, que marca a primeira sessão liderada pelo saxofonista tenor Dexter Gordon e uma das várias faixas dele incluídas nesta coleção. Apoiado por Sadik Hakim no piano, Gene Ramey no baixo e Eddie Nicholson na bateria, Gordon tinha apenas 22 anos na época da gravação de 1945. Como aponta Tesser, o “som e a paixão do trompista são inconfundíveis e formariam o modelo para praticamente todos os tenoristas do bop seguirem. Seu fraseado lacônico permaneceria uma marca registrada ao longo de sua carreira, assim como sua abordagem rítmica atrás da batida (ainda irresistível), que nesta fase ainda carrega alguns vestígios de seus predecessores da Era Swing.

“Byas a Drink”, liderada por Don Byas, também preenche a lacuna entre a Era do Swing e o bop, já que o saxofonista tenor lidera um quinteto com o trompetista Benny Harris, o pianista Jimmy Jones, o baixista John Levy e o baterista Fred Radcliffe. Tesser escreve que, embora o “fraseado” de Byas tenha permanecido amplamente ligado ao swing, ele gradualmente incorporou as características rítmicas do bop para criar um cenário de 'melhor dos dois mundos'. Sua maneira de tocar desmente a ideia de que algum abismo intransponível separava os exemplares do swing e os tições do bop”. A faixa deliciosamente intitulada, Tesser acrescenta, é “uma composição elegante baseada no clássico swing 'Stompin' at the Savoy'; a linha melódica é puro bop, mas a coda reflete os grandes shows realizados pelas big bands.”

THE BIRTH OF BOP também apresenta várias seleções de Milt Jackson, que transformou o vibrafone de um instrumento de percussão (como era amplamente utilizado em bandas de swing) em um instrumento principal. Um destaque é "Hearing Bells", de 1949, no qual Jackson lidera um septeto com o trompetista Bill Massey, o saxofonista tenor Billy Mitchell, o trompista francês Julius Watkins, o pianista Walter Bishop Jr., o baixista Nelson Boyd e o baterista Roy Haynes. Sua segunda gravação como líder, a faixa oferece um exemplo impressionante do lirismo de Jackson em seu instrumento. Outra música de destaque é “Junior”, que, Tesser proclama, “soa mais próximo de uma faixa bop idealizada”.

À medida que a década virava e o swing começava a sair de moda, o bebop continuaria a se desenvolver, atraindo artistas mais jovens ao longo do caminho e, finalmente, dando lugar a uma maior exploração sonora nos ANOS 60. Definindo essas mudanças, no entanto, foram os artistas revolucionários apresentados em O NASCIMENTO DO BOP. Embora muitos de seus nomes permaneçam nos cânones da história musical, o impacto da Savoy Records (e seu destemido embaixador, Teddy Reig) não pode ser subestimado. Como Tesser conclui, “Olhando para o pessoal que preenche os discos de THE BIRTH OF BOP, e vendo quantos deles pertencem à pequena lista daqueles que trouxeram o bop ao mundo, isso realmente revela a vitalidade e a presciência da lista dos artistas do Savoy."

Articles View Hits
11392326

We have 940 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro