Butch Vig relembra sua primeira reação ao ouvir Nirvana (2022)

PRODUTOR DE 'NEVERMIND' RELEMBRA SUA PRIMEIRA REAÇÃO AO OUVIR NIRVANA: 'COMECEI A ANDAR PELA SALA'

 

“Eles terminaram a música e Kurt disse, 'O que você acha?' Eu disse, 'Toque de novo.'"

The_Phoenician [UG Writer] - https://www.ultimate-guitar.com/

 

 O produtor Butch Vig relembrou sua primeira reação ao ouvir as demos do Nirvana para o que se tornaria NEVERMIND, observando como ele podia ver claramente a "firmeza" do som, apesar da demo

Poucas pessoas podem dizer que produziram um álbum que mudou o curso da história da música, mas Butch Vig é uma delas. Vig se tornou parte da história do Nirvana depois que a lendária banda de Seattle já havia começado a fazer sucesso com o lançamento de BLEACH de 1989.

E enquanto o produtor Jack Endino (também conhecido como O Poderoso Chefão do Grunge) fez um trabalho estelar ao sobrepor o LP de estreia do Nirvana com toda a força e textura que alguém poderia desejar, Kurt Cobain & Co. recrutou Butch Vig para a causa. Vig, que mais tarde teve um relacionamento profissional duradouro com o Foo Fighters, relembrou a primeira vez que conheceu Dave Grohl e ouviu as demos de NEVERMIND em uma aparição recente no The Howard Stern Show (transcrito por Ultimate Guitar):

"No primeiro dia em que ensaiei com o Nirvana no vale - Kurt havia me enviado uma fita cassete uma semana antes: 'Butch, aqui está nosso novo baterista, Dave Grohl, ele é o melhor baterista do mundo!' E então eles começaram a tocar as músicas. Porque foi gravado em um boombox, foi instantaneamente uma distorção massiva.

"Mas eu poderia dizer, mesmo que soasse horrível, como parecia apertado. E entrei na sala de ensaio, e Dave deu um pulo - esse cara pateta, acho que pesava 135 libras ou algo assim - e então ele correu de volta para o kit, e eu disse: 'Vamos tocar uma música, pessoal', e eles tocaram '[Smells Like] Teen Spirit', e fiquei impressionado com o quão bom ele era e como eles soavam bem.

"Comecei a andar pela sala. Normalmente, eu tomo notas, como pequenos arranjos ou o que quer que seja; eu estava apenas absorvendo tudo. Eles terminaram a música e Kurt disse, 'O que você acha?' Eu disse, 'Toque de novo'. E então fiz mais anotações, mas foi incrível." 

BUTCH VIG SOBRE OUVIR TEEN SPIRIT PELA PRIMEIRA VEZ: “KURT FICOU COMO 'O QUE VOCÊ ACHA BUTCH?' E EU FUI 'TOQUEM DE NOVO'"

“Como foi gravado em um Boombox, foi instantaneamente apenas uma distorção massiva”

Por Crystal Koe - https://guitar.com/

Nevermind Man Butch Vig se abriu sobre como foi ouvir o Nirvana tocar Smells Like Teen Spirit pela primeira vez.

Aparecendo em um episódio recente do The Howard Stern Show, o produtor discutiu sua experiência trabalhando com os ícones do grunge no seminal álbum NEVERMIND e como testemunhar os talentos do baterista Dave Grohl pessoalmente o surpreendeu inicialmente.

“Existe um fator X – geralmente algo sem tomar uma decisão consciente. Só sei que sim, quero trabalhar com eles”, disse Vig.

Perguntado se ele pensava o mesmo quando conheceu (o recém-recrutado) Grohl para NEVERMIND, Vig respondeu: "Totalmente", embora ele certamente não previsse que eles estariam "trabalhando juntos para sempre" desde então.

“No primeiro dia em que ensaiei com o Nirvana no vale, Kurt me enviou uma fita cassete uma semana antes [dizendo] ‘Butch, aqui está nosso novo baterista, Dave Grohl. Ele é o melhor baterista do mundo’ e então eles começaram a tocar as músicas”, contou Vig. “Como foi gravado em um Boombox, foi instantaneamente apenas uma distorção massiva, mas eu poderia dizer, embora soasse horrível, como soava forte.”

"Então eu entrei na sala de ensaio e Dave pulou - esse cara de pateta - 'oi, eu sou Dave, Butch prazer em conhecê-lo!' Acho que ele pesava 135 libras ou algo assim e então ele voltou para o kit e eu disse bem, execute uma música para vocês. Eles tocaram uma música e tocaram Teen Spirit e simplesmente me esmagou o quão bom ele era e como eles soavam”, disse o produtor.

“Comecei a andar pela sala. Normalmente eu faço anotações como pequenos arranjos, ou seja, o que for - eu estava apenas absorvendo tudo. Eles terminaram a música e Kurt disse 'o que você acha Butch?' e eu fui 'tocar de novo' e então fiz mais anotações, mas foi incrível.

by Brunelson - https://www.rockinthehead.com/

12 de nov.

 

KURT COBAIN: "ELE E O NIRVANA NOS DERAM PERMISSÃO PARA CRIAR, MESMO QUE VOCÊ NÃO TIVESSE TALENTO"

 

Embora possa haver muitas diferenças gritantes entre o ator Jared Leto e Kurt Cobain, pelo menos podemos dizer que ambos fizeram parte de uma banda de rock.

E mais, quando cogitava-se a filmagem do filme biográfico de Kurt Cobain (a mesma lenda de sempre junto com a volta do Led Zeppelin que nunca aconteceram), Leto foi um dos indicados a representar Cobain e até chegou a fazer um teste de audição totalmente a caráter, tendo aprendido a tocar guitarra/violão como canhoto.

Já em tempos atuais, Leto é mais famoso por ser um dos mais excêntricos atores de Hollywood e por um longo período ele era quase exclusivamente conhecido pelo seu trabalho na banda em que é vocalista, Thirty Seconds To Mars.

E quando a sua banda estava no que é considerado o seu auge criativo, ele pegou muitas sugestões do Nirvana e de seu falecido frontman, Kurt Cobain. Essas semelhanças vieram se revezando na forma de dinâmicas silenciosas, altas e silenciosas, os gritos de Leto e uma infinidade de letras pesadas, todos elementos vitais do estilo do Nirvana e que tornaram a norma do rock moderno desde então.

Leto já disse em entrevistas as influências de algumas bandas que moldou o seu gosto e paladar musical, como o Rush, The Cure e Smashing Pumpkins, mas ninguém foi mais significativo para o seu desenvolvimento do que o NIRVANA e Kurt Cobain.

Foi tão essencial para ele que, quando foi entrevistado nos bastidores do Reading Festival em 2011 na Inglaterra, Leto opinou que Cobain e o NIRVANA deram a todos a “permissão” para criar, independentemente de habilidade ou talento.

Ele disse: “Pra mim, a resposta mais óbvia seria o Nirvana e por muitas razões diferentes. Eles eram uma ótima banda com um compositor genial, uma voz imparável e 03 músicos que fizeram um som realmente único juntos, mas eu acho que havia algo mais que o Nirvana deu a todos e isso foi um presente realmente... Foi a permissão para todos nós termos o direito de pegar um instrumento e criar, independentemente de suas habilidades ou talento, o que pra mim é uma lição muito poderosa. Acho que não estaria aqui se não fosse por este insight que tive na época”.

Leto concluiu: “É uma boa pergunta, porque não acho que seja tão fácil de responder... Havia uma qualidade disruptiva na explosão do Nirvana e acho que não sentimos mais isso no rock'n roll desde então. Eu não acho que tivemos muito dessa ruptura na música depois do Nirvana e não sei por que é dessa forma assim".

Articles View Hits
11392301

We have 962 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro