NEIL YOUNG EM ENTREVISTA AO THE NEW YORKER (2022)

Barbieri Recomenda: Neil Young - The New Yorker Entrevista

Nesta entrevista o lendário cantor e compositor, abraça a imperfeição e fala sobre seu novo álbum que aborda o tema das mudanças climáticas, ele também comenta a sua amizade com Rick Rubin e a gravação de melodias em seu celular

Texto escrito por Amanda Petrusich e publicado a 27 de novembro de 2022, no site The New Yorker
Introdução, tradução e adaptação de A. C. Barbieri

Introdução
Traduzi esta matéria enquanto escutava o novo álbum de Neil Young, chamado WORLD RECORD (Recorde Mundial) que, já pelo nome e seu teor, trata-se de uma observação musical sobre a situação mundial atual. Tecnicamente, o ouvinte não encontrará nada novo, mesmo porque este não é e nunca foi realmente o caminho perseguido por Neil Young. Fui apresentado a Neil Young pela primeira vez através do filme documentário sobre o Festival de Woodstock (1969) em apresentação do grupo Crosby, Stills, Nash & Young onde além do próprio álbum-triplo deste festival, ainda acabei comprando o também álbum-duplo, ao vivo, deste quarteto chamado 4 WAY STREET (1971) e mais tarde o fabuloso álbum DÉJÀ VU do mesmo Crosby, Stills, Nash & Young. Na sua carreira junto com sua banda de apoio Crazy Horse não posso deixar de destacar o lendário álbum HARVEST assim como, RUST NEVER SLEEPS.

Além d sua qualidade artística, uma das coisas mais admiráveis neste músico é a sua postura sempre progressista! Em todos estes anos, ele nunca nos decepcionou! Em imodesta opinião, na posse do Lula (2023), dois músicos internacionais que deveriam estar presentes são: Neil Young e principalmente Roger Waters.
Esta entrevista é muito, muito interessante. Todos aqueles, como eu, que conhecem um pouco mais sobre a vida deste grande músico, sabem que ele carrega um certo transtorno bipolar e a vida me ensinou que alguns seres bipolares possuem uma capacidade literária incrível! Possuem uma verborragia que transborda as regras usuais da comunicação escrita, desfilando e descrevendo uma visão de sua realidade que nos emociona e até nos faz sentir pequenos perto da suas visões de mundo. Esta entrevista começa leve e como uma ancora, devagar, mas de forma constante vai nos conduzir para a funda e obscura realidade humana que nos cerca! Então, perdoem-me, mas acho esta entrevista uma leitura obrigatória! Bom, chega de papo! Fiquem com esta entrevista proferida pelo grande "poeta dos desesperados e oprimidos":

NEIL YOUNG - THE NEW YORKER ENTREVISTA

Desde 1968, Neil Young - que nasceu em Toronto em 1945 - tem feito música de guitarra estridente e adstringente (comprimida), tanto como artista solo quanto com sua banda de apoio de longa data, Crazy Horse. Ocasionalmente, ele se desviou para o folk rock compassivo, como membro do Crosby, Stills, Nash & Young e em discos como HARVEST, seu quarto LP e o álbum mais vendido de 1972. Young passou a maior parte do tempo, nestes últimos cinquenta anos defendendo causas ambientais, mesmo (ou especialmente) quando ninguém estava disposto a ouvir. Na faixa-título de “After the Gold Rush”, de 1970, ele sonha com um apocalipse climático, naves espaciais voando pela Terra para reunir e redirecionar sua recompensa, com sua voz alta e estilhaçada ele canta: “Olhe para a Mãe Natureza em fuga / Nos anos 1970”. Minha versão favorita da música foi gravada ao vivo no Carnegie Hall e traz apenas a voz e o piano de Young. Parece um lamento e um aviso.

Na semana passada, Young lançou WORLD RECORD, seu 42º LP de estúdio e um álbum focado quase exclusivamente em como combater as mudanças climáticas. Young descreveu a experiência de escrevê-lo como quase sobrenatural: ele fazia caminhadas diárias pelas Montanhas Rochosas, onde passa o tempo com sua esposa, a atriz Darryl Hannah, e se viu assobiando melodias desconhecidas, que mais tarde se transformaram em histórias. Nada disso parecia vir exatamente dele. “Parecia-me que cada um vinha de um espírito diferente, pois dia após dia eu caminhava por entre as árvores e a neve com meus dois cachorros correndo”, ele me disse recentemente, em uma ligação feita pelo Zoom de um escritório em Santa Monica. Ele estava vestindo uma camiseta preta com o desenho de um coração humano na frente. “Uma melodia diferente com um sentimento diferente deve vir de uma pessoa diferente”, disse Young. Ele simplesmente estava no lugar certo para receber as músicas.



Há uma espontaneidade visceral em toda a música de Young, que agora se tornou a marca registrada de seu trabalho – uma aceitação muito deliberada e muito humana da imperfeição. Talvez “imperfeição” seja uma palavra muito crítica; as atuações são reais. WORLD RECORD, que foi coproduzido por Rick Rubin, foi gravado ao vivo e mixado em fita analógica. Em uma postagem no NYA Times-Contrarian, o site de Young, ele escreveu sobre as sessões: “A verdadeira magia dura e achamos que a temos”.

ESTA CONVERSA FOI CONDENSADA E EDITADA

AMANDA PETRUSICH: WORLD RECORD tem uma frouxidão e uma espontaneidade raras em novas gravações. Isso me lembra um pouco de estar ouvindo um velho disco de 78 rotações - a maioria dos primeiros artistas tinha apenas uma tomada de três minutos na frente do microfone e, às vezes, as coisas ficavam um pouco selvagens, um pouco livres. Como você cultiva intencionalmente esse sentimento no estúdio?
NEIL YOUNG: Acho que deve ser um acidente. Uma coisa que muitas pessoas disseram sobre esse disco é que parece vir de outro lugar ou época. Não é realmente relevante para o último registro ou o registro anterior. Eu criei as melodias para oito ou nove dessas canções enquanto fazia caminhadas. Você sabe como você faz. Você pode estar passeando com o cachorro ou algo assim e começa a assobiar uma música. Talvez não seja uma música com a qual você se importe; talvez você esteja imaginando que está vendo um desfile em algum lugar, e é isso que a banda está tocando. Então eu disse, espere um minuto, eu tenho meu telefone - que é um telefone antigo, com uma câmera muito legal nele - e eu liguei a câmera e fiz um filme enquanto caminhava, assobiando esta melodia . Isso continuou acontecendo por semanas. Eu levava meu pequeno telefone comigo e gravava qualquer coisa que começasse a assobiar e não soubesse o que era. Sem palavras, sem instrumentos, sem tons, sem acordes - apenas o ritmo de caminhar e assobiar. E foi assim que começou.
Então, eu estava em Malibu, pensando em gravar com o Crazy Horse. Lembrei que tinha essas coisas assobiando no bolso. Comecei a ouvi-los e apenas escrevi as letras - nunca corrigi nada, exceto minha ortografia, que é horrível. Eu estava usando um computador em vez de escrever à mão - nunca uso um computador, então isso foi estranho - e estou ouvindo um cara assobiando uma melodia e inventando palavras. Era quase como se eu estivesse escrevendo com alguém.
AMANDA PETRUSICH: Até parece que você está descrevendo uma experiência metafísica, quase uma canalização.
NEIL YOUNG: Sim, exatamente. Muito fluxo - foi muito fluxo. Eu fiz todas as oito músicas em dois dias e nunca mudei uma palavra. Talvez eu colocasse um refrão ou mudasse para outro lugar. Liguei para o estúdio, Shangri-La, e reservei. Eu amo aquele lugar. Eu disse: “Gostaria de começar por volta de primeiro de maio”. Era abril, lua cheia, aquela estranha lua de sangue - foi quando eu estava escrevendo essas músicas, escrevendo todas as palavras. Eu olhei para o cronograma para o próximo mês e comecei a imaginar, bem, se chegarmos lá em algumas semanas, talvez vinte dias antes da próxima lua cheia, todos atingiremos o pico de uma vez. Funcionou.
AMANDA PETRUSICH: Quando você estava andando e assobiando, como a paisagem e sua música ambiente entravam naquelas melodias?
NEIL YOUNG: Eu estava caminhando por uma trilha coberta de neve, subindo e descendo colinas e passando por uma bela floresta de pinheiros. Uma praga havia matado todos os álamos, umas árvores de porte grande, haviam milhões deles, em todos os lugares, mortos. Ninguém sabe por quê. De qualquer forma, estou caminhando, com essas árvores que estão mortas ou morrendo, e depois há pinheiros surgindo entre as árvores moribundas. Esses pequenos pinheiros, são árvores incríveis; eles são tão lindos. Eu estava andando, assobiando e gravando no meu pequeno telefone, e de vez em quando parava e achava que podia ouvir um estrondo. Eu tentaria pegá-lo. Era apenas uma coisa de frequência super baixa no solo. Não sei o que era e ainda não consegui descobrir...
AMANDA PETRUSICH: Como você se preparou para levar as gravações por telefone para o estúdio com o Crazy Horse?
NEIL YOUNG: A primeira coisa que eu fazia de manhã era tomar um cafezinho e fazer um verso e refrão de uma música. Tive que aprender os acordes. Eu tocava órgão ou piano, às vezes uma guitarra. Eu faria um verso e um refrão de uma música e enviaria para Billy [Talbot], porque ele toca baixo e precisa saber as mudanças. Mas eu não enviaria para Ralph [Molina] ou Nils [Lofgren]. Ralph nunca escuta de qualquer maneira. Ele pode ouvir, mas provavelmente não. Nils iria aprender muito. Então eu impedi qualquer outra pessoa para obtê-lo. Cobri todas as oito músicas e encontrei as mudanças de acordes, as tonalidades e o instrumento. Então, agora eu peguei a gravação da câmera do celular, onde às vezes você vê os cachorros correndo nos meus pés enquanto eu estou andando, e eu tenho essa outra gravação, que eu fiz para os caras.
Quando estávamos prontos para ir, liguei para Rick [Rubin]. Rick e eu trabalhamos juntos no passado - gostamos muito de trabalhar juntos e nos divertimos muito sempre que estamos fazendo alguma coisa. Liguei para ele e disse: “Escute, reservei o estúdio. Você está por perto?" Ele havia sofrido um incêndio em uma casa, onde foi pego no segundo andar. Ele havia inalado fumaça, então sua voz estava rouca, mas ele disse: "Sim, eu quero ir ao estúdio - vamos sair". Ele está falando com essa voz baixa. Então foi assim que foi abordado.
Eu amo especialmente o órgão de bomba em "Walkin 'on the Road (to the Future)" e "The Wonder Won't Wait" - ele adiciona esse som ofegante e gemido. É quase como se outra pessoa, outro par de pulmões, de repente aparecesse na sala.
É uma bela máquina. Tem o bombeamento, o ar passando por ele e o volume. Se você usar apenas uma nota, o volume será mais alto do que se usar duas notas. Tudo muda conforme você toca, porque você está deixando o ar sair. Eu não sou muito bom nisso. Eu toco, mas você pode dizer que eu realmente não sei o que estou fazendo.
AMANDA PETRUSICH: Parece que você e Rick Rubin têm abordagens comuns e compatíveis para gravar. O que em particular você gostou em trabalhar com ele?
NEIL YOUNG: Fazemos crônicas das coisas. Ou eu faço - faço crônicas de uma experiência. Eu toco as músicas, e estamos tocando ao vivo, e tudo acontece, e então capturamos assim. Rick é um gênio. É tão fácil, porque ele adora música. Você não vai encontrar uma pessoa que ama música mais do que Rick. Ele se dedica a preservá-la. Se você fala sobre um ambientalista tentando salvar a Terra, então ele é um mentalista da música. É assim que ele vê a música. Isso é ótimo. Ele está apenas vivendo isso. Ele fez alguns discos muito legais em outros gêneros, mas são todos a mesma coisa para ele. É tudo música. Trabalhamos juntos todos os dias, sentados no sofá, ouvindo, fazendo mudanças. Assim que começamos a ficar cansados, vamos embora. Não trabalhamos duro - trabalhamos até fazer algo e, quando nos sentimos bem com o quão longe chegamos, saímos e voltamos. Ele está no fluxo das coisas. É assim que ele gosta de viver sua vida, não importa o que esteja fazendo. Temos muito em comum nesse aspecto.
AMANDA PETRUSICH: Muitas das letras aqui são meio otimistas - ou, pelo menos, sugerem que, se amarmos bem e desinteressadamente, se cuidarmos uns dos outros e do planeta, tudo é possível. Você teve que trabalhar para chegar a este lugar de esperança?
NEIL YOUNG: Sim. De uma forma natural, sem saber que estava acontecendo. Estou consciente do que está acontecendo no mundo o tempo todo. Mas essas músicas são de pessoas diferentes. Quero dizer, elas são todas eu, mas elas falam sobre coisas diferentes e vêm de lugares diferentes. Não me sinto conectado da mesma forma com toda a visão deste álbum – tem todos esses personagens. O ponto de vista de “Love Earth” e o ponto de vista de “Break the Chain” são tão diferentes. Não é a mesma coisa, mas é a mesma coisa. Eu não quero ir muito longe com isso. Há um assobio saindo de uma floresta de alguma forma; há toda uma espécie de árvore morta bem ali na sua frente, e não apenas algumas árvores, ela se estende por quilômetros e quilômetros. Então, com esse histórico e sabendo o que está acontecendo no mundo... Não gosto muito de me debruçar sobre isso, mas acho que todo mundo está apavorado...
AMANDA PETRUSICH: Sim, eu diria que sim...
NEIL YOUNG: ...mas eles não têm medo de política. Eles estão apavorados, ponto final. Por causa [das mudanças climáticas], e como não estamos lidando com isso. Você tem todas aquelas redes de TV, guerreando personalidade contra personalidade, construindo este lado contra aquele lado, explodindo tudo no último episódio do que quer que seja o nome dele, como eles quase fizeram isso com o marido do nome dela... Apenas assim por diante. A razão pela qual todos estão tão tensos com as coisas que estão falando, na minha opinião, não tem nada a ver com o que estão falando. Acho que tem a ver com o que está acontecendo com o planeta. Isso é o que eu acho. Então é para lá que eu vou.
Ainda não percebemos que [as mudanças climáticas] não importam. É um pouco como um vírus. Não importa. Tem uma coisa que faz, e está fazendo. Este não é um filme de ficção científica; isso é real. Só porque é ciência não significa que você pode ignorá-la. Mas nós compartimentalizamos. Não olhamos para a situação como deveríamos. Posso imaginar o chinês, o russo, o americano, a alemã, os líderes de todos esses países, o cara da América do Sul, todas essas pessoas no palco juntas, conversando, uma a uma, em sua língua, para o mundo, com legendas embaixo. Temos que chegar ao ponto em que todos nos reunimos e percebemos que estamos todos na mesma Terra e que há uma maneira de consertar isso. Precisamos cultivar alimentos e precisamos produzir combustível. Imagine se, em vez de poeira subindo para o céu, o carbono começasse a voltar para a Terra. Animais no chão, em vez de ficarem em jaulas de metal com antibióticos e ventiladores, uns em cima dos outros para poderem chegar ao supermercado.
Para alguns músicos, a ideia de fazer arte em meio a uma crise – durante a pandemia, digamos, ou diante de uma catástrofe climática em andamento – pode parecer pequena, boba ou inconsequente. É imperativo do artista fazer um trabalho que seja pessoal e importante para ele, mas também há essa questão maior de saber se a arte pode ajudar a resolver problemas. Pode?
Bem, eu tenho um plano. Eu tenho trabalhado nisso com alguns amigos meus por cerca de sete ou oito meses. Estamos tentando descobrir como fazer um tour autossustentável e renovável. Tudo o que move nossos veículos, o palco, as luzes, o som, tudo que o alimenta é limpo. Nada sujo conosco. Nós configuramos; fazemos isso em todos os lugares que vamos. Isso é algo que é muito importante para mim, se eu vou sair de novo... e não tenho certeza se quero, ainda estou sentindo isso. Mas, se algum dia for fazer isso, quero ter certeza de que tudo está limpo. Qual foi a última coisa que você se lembra de ter comido em um show e quão bom foi? Era de uma aldeia caseira? Eu não acho. Era de uma fazenda industrial que está nos matando. Tenho trabalhado nessa ideia de trazer a comida, a bebida e a mercadoria para um reino onde tudo é limpo. Vou garantir que a comida venha de verdadeiros agricultores. Assim que estiver pronto e eu terminar minha parte da turnê, não há razão para que a turnê tenha que parar. A turnê pode continuar com outro headliner. É sobre sustentabilidade e renovabilidade no futuro, amando a Terra pelo que ela é. Queremos fazer a coisa certa. Essa é a ideia.
AMANDA PETRUSICH: No documentário sobre a produção de BARN, seu álbum anterior, vi uma placa iluminada no celeiro onde você gravou que dizia simplesmente “LOVE”. Até que ponto o amor – amor romântico, amor familiar, amor do planeta – é uma força orientadora em seu trabalho?
NEIL YOUNG: Bem, é um sentimento muito positivo. Às vezes, resulta em raiva e outros sentimentos ruins porque é mal administrado - a vida é assim. Mas tudo o que tento fazer é baseado em sentimentos positivos. Deve haver uma maneira de efetuar a mudança. Tem que haver uma maneira de ajudar. Eu não acho que vai ser gritando com as pessoas ou xingando as pessoas. Isso não significa que sua política deva ser igual à de outra pessoa. É apenas todo mundo se reunindo para fazer isso. É por isso que muitas dessas músicas falam com as pessoas como se fossem um grupo.
AMANDA PETRUSICH: A ideia de “nós”, do coletivo, é uma presença poderosa no novo disco. A cultura ocidental, com sua ênfase duradoura no indivíduo, nos levou a acreditar que o luto e o amor são sentimentos pessoais. No entanto, algo sobre suas letras aponta para um modo diferente de compreensão – que o amor e a dor são universais, compartilhados. Adoro o refrão de “This Old Planet”, que contém uma garantia muito simples, mas muito profunda: “Você não está sozinho neste velho planeta”.
NEIL YOUNG: Obrigado! Bem, eu também sinto isso. Precisamos nos unir. Isso é tudo que eu sei. Quando o vírus atingiu, todos ficaram apavorados. Eles não sabiam o que fazer. Como poderia desligar tudo? E então a próxima coisa que aconteceu foi “Uau, você viu quantos pássaros existem?” Nas cidades, as pessoas viam coisas que nunca tinham visto antes. O planeta estava falando conosco. Nós nem sabíamos o que estava acontecendo; estávamos tão focados no vírus. Mas lembre-se de como as pessoas falavam sobre os pássaros em sua vizinhança, como nunca souberam que havia tantos pássaros e agora estão todos cantando! E o céu está bonito!
AMANDA PETRUSICH: Este é o seu segundo álbum novo em menos de um ano. Até que ponto você acha que sua nova música está conversando com sua música antiga, ou que seu eu atual está conversando com seu eu passado?
NEIL YOUNG: Bem, neste caso, muito pouco. Porque as canções vieram de não pensar. Eles vieram de outro lugar. Eu apenas os peguei andando em diferentes partes da floresta. É um monte de gente cantando sobre o que parece ser uma situação comum. Não posso dissociar-me dessa experiência e dizer que escrevi isto ou aquilo. Simplesmente não faz sentido para mim. É bem diferente do que eu fazia no passado. Para mim, foi mais como um presente - tive que trabalhar neles, mas eles vieram até mim de todos os lugares. Não sei o que isso significa, mas espero que aconteça novamente. Eu gostei disso!
AMANDA PETRUSICH: A arte do álbum apresenta uma bela fotografia de seu pai. Onde e quando essa foto foi tirada?
NEIL YOUNG: Acho que foi tirada nos anos 50, provavelmente em Toronto. Meu pai trabalhava para o Toronto Globe and Mail na época. Ele está apenas andando na rua. É uma ótima foto dele. Há alguém que sabe para onde está indo?
AMANDA PETRUSICH: Seu pai era jornalista esportivo e também escrevia romances. Você aprendeu sobre storytelling com ele?
NEIL YOUNG: Ele me chamava de Windy - era esse o meu nome, no que dizia respeito a ele. Ele tinha uma rotina. À tarde, subia ao sótão da nossa casa velha de madeira, subia todos os degraus, para chegar ao quarto andar. Tinha algumas janelas que davam para o telhado. Ele estaria lá em cima em sua mesa, papéis por toda parte, digitando nesta máquina de escrever marca Underwood. Eu entrava e ele dizia: "Ei, Windy, o que está acontecendo?" "Oh, nada, papai, só quero dizer oi." E eu ficava lá por um tempo, e ele simplesmente voltava a escrever. Ele dizia: “Se eu entro aqui e não tenho nada para escrever, assim que me sento, descubro o que é”. Ele transmitiu isso a mim.
AMANDA PETRUSICH: Por que ele te chamou de Windy?
NEIL YOUNG: Não sei. [Risos] Ele me chamou de Windy. Vento soprando na minha cabeça, acho que essa é a mensagem.
AMANDA PETRUSICH: No encarte, você incluiu a data de nascimento de todos os envolvidos na produção de “Recorde Mundial”. O que inspirou isso?
NEIL YOUNG: É um registro de coisas que aconteceram e são informações sobre os participantes. Dei um passo para trás e olhei para ele dessa maneira, e apenas fiquei com ele. Você pode ver uma foto minha mãe e eu, um olhando para o outro, minha irmã e meu irmão, todos eles estão lá, e todos eles são uma parte importante da minha vida. Esses são os pensamentos dessas pessoas que eu estava canalizando; é daí que veio tudo isso.
Muito do que temos falado parece ligado, para mim, à ideia de que é incrivelmente fácil perder o contato com a própria humanidade enquanto participa do mundo moderno. Mas há algo em olhar a data de nascimento de alguém e lembrar que todos nós chegamos aqui da mesma forma. Nós não estávamos e, então nós éramos (passamos a existir). Temos um número.
AMANDA PETRUSICH: Você mantém um arquivo incrível do seu trabalho online. Alguns anos atrás, você encorajou Joni Mitchell a fazer o mesmo. Há quanto tempo vocês são amigos?
NEIL YOUNG: Somos amigos desde os vinte anos. Ela tem uma enorme coleção de coisas; Eu apenas sugeri que ela organizasse de uma certa maneira. Eu tinha essa ferramenta e, se ela quisesse, poderia usá-la. Então ela está indo em frente e está fazendo essa organização. Ela está progredindo. Ela está fazendo isso à sua maneira. Ela não está usando o mesmo tipo de abordagem que eu usei, mas está chegando ao mesmo lugar. Ela tem muitas pinturas, uma coleção de arte inacreditável, belas obras de música e poesia. Ela é uma verdadeira artista.
AMANDA PETRUSICH: Você já se viu meio que à deriva em direção a outra forma de fazer arte?
NEIL YOUNG: Na verdade, não. Eu me envolvo em pintar aquarelas, mas apenas de vez em quando. Fiz algumas obras de arte dos meus carros favoritos. Desenhei todos os carros e os pintei. Foi divertido.
AMANDA PETRUSICH: Você toca guitarra há mais de cinquenta anos. Você ainda está aprendendo coisas sobre o instrumento?
NEIL YOUNG: Sempre! Eu realmente não penso muito sobre isso. Quando estávamos tocando essas músicas, eu me ouvia fazendo coisas que nunca tinha feito antes, mas tudo parecia uma coisa natural de se fazer. Foi legal.
AMANDA PETRUSICH: Você já teve bloqueio de escritor?
NEIL YOUNG: Não. Eu nunca tive. Eu não faço isso. Se isso acontecesse, eu iria para outro lugar, trabalharia em outra coisa. Eu faço outros projetos - estou construindo um layout de modelo de trem ao ar livre, o que tem sido muito divertido. Isso só me leva para outro mundo. Não há pressão para isso. Tenho um amigo que me ajuda a construí-lo. Passamos dias e dias e dias e semanas e meses nisso. Se você está preso, você tem que sair disso. Você tem que sair disso.
AMANDA PETRUSICH: Aos setenta e sete anos, você já pensou em se aposentar?
NEIL YOUNG: Não parece fora do reino das possibilidades. Isso pode acontecer. Você chega a um ponto da vida em que as coisas estão acontecendo em todos os lugares ao seu redor e seus amigos estão indo embora e não voltando. As coisas mudam. Terminamos de gravar isso no final de maio. Isso foi há seis meses. É muito tempo para eu esperar. Nunca esperei tanto tempo para lançar um disco.
AMANDA PETRUSICH: Atraso na prensagem?
NEIL YOUNG: O vinil. Demora tanto. Porque as gravadoras, em sua sabedoria final, vendo o quão grande era o digital, eles venderam todos os lugares onde eles fizeram discos. Agora as pessoas querem discos e não têm instalações para produzi-los, então leva meses e meses e meses para conseguir o vinil. O vinil é, em última análise, muito melhor.
AMANDA PETRUSICH: Você disse que a música - quando é boa e quando é tocada em um aparelho de som adequado - "soa como Deus". Você também tem sido um oponente vocal do Spotify. Em abril, você retirou sua música da plataforma. Foi uma decisão difícil de tomar?
NEIL YOUNG: Não. Eu nem pensei muito sobre isso. Acordei uma manhã e estava lendo uma história sobre como todo tipo de pessoa estava morrendo em hospitais por causa da desinformação sobre o COVID. Eles estavam tomando más decisões, e era [vindo] desse cara no Spotify. Eu digo: “Que diabos, o cara está no Spotify? E ele está dando informações ruins sobre o COVID, como se isso não importasse?” Eu nem pensei nisso. Eu apenas disse ao meu empresário: “Apenas me tire do Spotify - não quero mais estar no Spotify”. Parecia uma coisa cortada e seca para mim. Eu não sei o nome do cara. Ele está lá, e eu apenas disse a eles: “Se isso ficar, eu vou embora”. O que quer que eles queiram fazer, tudo bem; Eu só não quero fazer parte disso. Não quero que minha música toque lá.
AMANDA PETRUSICH: Houve alguma resistência da sua gestão?
NEIL YOUNG: Todos eles me apoiaram cem por cento. Todos eles sabiam o que eu não sabia e ainda não se importavam. Neste ponto, isso não importa para mim.
AMANDA PETRUSICH: Em dezembro, você relançará HARVEST, por ocasião de seu quinquagésimo aniversário. Você tinha apenas 27 anos quando HARVEST foi lançado pela primeira vez e alcançou o primeiro lugar. Para mim, há uma linha direta, liricamente, para WORLD RECORD, na medida em que ambos os álbuns são um pouco sobre o tempo. De certa forma, todo o seu trabalho é sobre o tempo.
NEIL YOUNG: Algo sobre isso é o mesmo. Mas não sei o que é. “Velho, dê uma olhada na minha vida” — eu poderia escrever isso para mim, para outra pessoa, para um daqueles caras assobiando na floresta. Quem sabe? Não sei. Estou feliz por ter sido um álbum de grande sucesso e não tenho ideia do porquê.
AMANDA PETRUSICH: Descobri que HARVEST - assim como WORLD RECORD e muitos de seus discos - são uma ótima companhia. Sua música me trouxe muito conforto.
NEIL YOUNG: Estou muito feliz em ouvir isso. Isso é uma notícia maravilhosa. Muito obrigado. É para isso que a música serve. Se a sensação for boa, você pode levá-la com você.

sehamos Neil Young


AMANDA PETRUSICH é redatora da The New Yorker e autora do livro Do Not Sell at Any Price: The Wild, Obsessive Hunt for the World’s Rarest 78rpm Records (Não venda a qualquer preço: a busca selvagem e obsessiva pelos discos de 78 rotações mais raros do mundo).

Articles View Hits
11392488

We have 1034 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro