Cavern Club: Ray McFall (2022)

Ray McFall

NOVEMBER 14TH 1926 - RAY McFALL BORN
RAY McFALL (NOVEMBER 14TH, 1926 – JANUARY 8TH, 2015)

Uma figura que o atual Cavern Club jamais esquecerá é Ray McFall, a quem o mundo do pop tanto deve. Nascido em Garston em 1926, Ray McFall cresceria e se tornaria um contador estagiário. Um de seus clientes seria o proprietário fundador do Cavern Club original, um jovem de 21 anos chamado Alan Sytner.
Alan fundou o The Cavern Club após ser inspirado na adolescência por um clube de jazz chamado Le Caveau De La Huchette em Paris. Ele abriu seu próprio clube de jazz Cavern na Mathew Street em 1957. Ocasionalmente, eles permitiam que a música skiffle fosse tocada, pois Alan acreditava que o skiffle teve suas origens no jazz.
Alan um dia contrataria uma banda chamada The Quarrymen para tocar no The Cavern Club em 7 de agosto de 1957. No entanto, o set do The Quarrymen não caiu bem. Eles começaram com Come Go With Me, seguido por Hound Dog e Blue Suede Shoes.
“Fizemos alguns números de skiffle para começar no Cavern, mas também tocamos rock 'n' roll. John Lennon recebeu uma nota e disse ao público: 'Recebemos um pedido'. Ele abriu e era Alan Sytner dizendo: 'Pare com o maldito rock 'n' roll.' ”- Colin Hanton
Ray Mcfall foi contratado por Alan Sytner e The Cavern Club para auditar os livros, McFall ajudaria na porta e conhecia bem o lugar. Em 1959, Sytner aceitou um emprego na National Jazz Federation e esperava encontrar um comprador enquanto estivesse em Londres. Seu pai, Joe Sytner, teve outras ideias e ofereceu o clube a McFall por £ 2.750, que Ray aceitou e se tornou o proprietário do The Cavern Club em 3 de outubro de 1959.
Ray McFall disse que queria "colocar Liverpool no mapa como o principal centro de jazz do país fora de Londres". Ele acrescentou: “Há muito tempo sinto que algo precisa ser feito para tirar o excesso de calor quando o clube está cheio”.
O clube não vendia álcool, mas Ray McFall contratou o ex-guarda Paddy Delaney para manter a ordem no clube, o que provaria ser uma ótima jogada.
O Liverpool Jazz Festival de Ray McFall em janeiro de 1960 perdeu dinheiro. No festival, ele repreendeu o então grupo Skiffle, Rory Storm and the Hurricanes, por invadir o Rock 'n' Roll, mas depois os convidou para uma noite de Rock 'n' Roll. A música beat nessa época estava sendo tocada nos subúrbios de Liverpool e o Cavern fornecia um local no centro da cidade. Este provou ser um dos momentos decisivos na era Merseybeat.
Em outubro de 1960, um homem chamado Bob Wooler recebeu o microfone de uma banda chamada Big Three e disse: “Lembrem-se de todos os habitantes das cavernas, o Cavern é o melhor dos porões”. Parecia brilhante e, como resultado, Ray McFall o contratou como o compère regular. Bob Wooler recomendou uma banda chamada The Beatles para sessões na hora do almoço para funcionários de escritório e depois para apresentações noturnas em janeiro de 1961.
“Os Beatles eram diferentes e muito bem ensaiados porque voltaram de vários meses de tortura em Hamburgo. Os outros grupos eram como Cliff Richard and the Shadows, mas a música dos Beatles era tão vibrante. No entanto, não gostava que eles usassem jeans, que eram um tabu no Cavern. Nossos porteiros paravam qualquer um que usasse jeans. Eu senti que se as pessoas estivessem vestindo roupas boas e limpas, elas estariam mais propensas a se comportar, pois não gostariam que elas ficassem sujas ou danificadas.” -Ray McFall
A partir desse momento, o clube foi extremamente bem sucedido. McFall teve novas ideias, como passar a noite no Cavern e seus cruzeiros de grupo no Royal Iris. Graças aos Beatles, The Cavern estava regularmente cheio. Os Beatles tocaram cerca de 292 vezes até sua última apresentação em agosto de 1963.
Brian Epstein descobriria os Beatles durante uma sessão de almoço no The Cavern em 9 de novembro de 1961 e esse seria o momento de mudança para os Beatles e o Club. Um dia, os Beatles organizaram uma noite de fã-clube em abril de 1962, Ray McFall subiu no palco e cantou "Can't Help Falling In Love" e "Tender Is The Night" com os Beatles. “Como eles puderam me recusar?” ele brincou. “Eu era o dono do clube.”
Em fevereiro de 1964, os Beatles viajaram de Londres para o aeroporto JFK com destino à cidade de Nova York, uma viagem que ficaria para sempre imortalizada. Quando os Beatles pousaram, foram saudados por milhares de fãs. Quando eles saíssem do avião, o mundo nunca mais seria o mesmo para John, Paul, George e Ringo – e também não seria o mesmo para Ray McFall.
Ray McFall estava no lendário vôo para os Estados Unidos com os Beatles e testemunhou o caos que ficou conhecido como – Beatlemania. Quando Ray chegou em casa, The Cavern era o clube mais famoso do mundo e ele começaria a perder seus lendários grupos Merseybeat para Londres e Nova York.
Embora o The Cavern Club tenha mudado de 1964 em diante e se tornado imortalizado, uma coisa nunca será perdida e essa é a dívida de gratidão que devemos a um homem, que nos bastidores mudaria o mundo para sempre. Obrigado, Ray McFall.
(Informações de cavernclub.com)

Antigo proprietário do Cavern Club tinha 88 anos
Ray McFall, proprietário do célebre clube inglês Cavern Club, morreu aos 88 anos, numa quinta, 8/01/2015). O bar, parte importante da história do rock no Reino Unido, é conhecido por ter sido o primeiro palcos dos Beatles.
O clube também recebeu artistas como Rolling Stones, Yardbirds, John Lee Hooker e Howlin' Wolf. Mas, infelizmente, em 1966, McFall foi obrigado a declarar falência e o Cavern Club foi fechado.
O prédio que abrigava o estabelecimento foi demolido em 1973.

Articles View Hits
11392795

We have 1087 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro