Um ano sem Alan Lancaster, contrabaixista, do Status Quo (setembro, 2022)

 quo 2 A VIDA, A MÚSICA E OS TEMPOS CONTURBADOS DE ALAN LANCASTER DO STATUS QUO

 Por Dave Ling (Classic Rock – https://www.loudersound.com/

 26/09/2022

 Uma retrospectiva da carreira do falecido baixista do Status Quo, Alan Lancaster, que co-fundou a banda que se tornou uma instituição

 É 13 DE NOVEMBRO DE 2012, a manhã do oitavo Classic Rock Awards anual, e o Status Quo 'Frantic Four' – Francis Rossi, Rick Parfitt, Alan Lancaster e John Coghlan – estão reunidos em uma cafeteria dentro da Roundhouse de Londres, onde o evento está sendo guardado. Mais tarde, eles vão receber um prêmio por seu lançamento de 1977, Status Quo Live!

 Como banda, o Status Quo agitou e festejou ainda mais durante os ANOS 1960 e 70. Mas no INÍCIO DA DÉCADA SEGUINTE, por várias razões, seu império começou a desmoronar. Agora o reencontro que ninguém considerava possível está realmente acontecendo.

 Apenas algumas horas antes, os ingressos foram colocados à venda para uma turnê em MARÇO SEGUINTE, os primeiros encontros desses quatro músicos juntos em 31 anos, e os caras já sabem que estão voando pela porta. Compreensivelmente, todos os Frantic Four (“Os 4 Frenéticos”) estão tontos de nostalgia e emoção.

 “É um prazer estar aqui sentados juntos. Estou me sentindo o 'novo garoto' novamente”, diz Rick Parfitt, que se juntou a Quo após seu primeiro sucesso, Pictures Of Matchstick Men, de 1968. “Isso está me assustando, de certa forma.”

 “Se a reunião não acontecesse [agora], provavelmente nunca aconteceria”, diz Francis Rossi. “Quero dizer, olhe para nós – somos homens velhos.”

 “Tenho um grande espelho no meu quarto e toco air guitar”, admite Alan Lancaster, que foi demitido pela banda 27 anos antes. “Eu tenho praticado pulando da cama como eu fiz [dos tambores] durante os ANOS SETENTA.”

O comentário mais pungente de todos vem de Parfitt: “Talvez depois de todos esses anos, finalmente nos conheçamos pela primeira vez”.

E por um curto período foi assim que as coisas aconteceram, embora, infelizmente, as personalidades totalmente diferentes do Frentic Four estivessem condenadas a retornar ao tipo.

Alan Lancaster estava incrivelmente orgulhoso de sua família e da banda que ele cofundou quando ainda era estudante. Lancaster – ou ‘Nuff’, como os fãs do grupo o conheciam – tinha uma visão clara do que o Status Quo deveria e não deveria ser. E quando outros dentro do grupo começavam a confundir essas mesmas linhas, faíscas voavam sobre a direção de uma determinada música ou álbum, ou a contratação de um novo produtor. Portanto, não é de surpreender que ele tenha sido forçado a sair do Status Quo após a decisão de continuar depois de se reunir para o LIVE AID em JULHO DE 1985.

O baixista/vocalista Lancaster e o frontman/guitarrista principal Francis Rossi formaram a banda em 1962 como The Scorpions na Sedgehill Comprehensive School do sul de Londres. Em meados dos ANOS 80, Rossi sentiu que uma aposentadoria das turnês só poderia ser anulada em um espaço de cabeça mais calmo e menos volátil. E com o guitarrista/cantor Rick Parfitt escolhendo o lado de Rossi – apesar de ter supostamente inicialmente discutido uma parceria com Alan para deixar Rossi de lado – em JANEIRO DE 1986, Lancaster se viu firmemente no frio.

Tendo colocado tanto trabalho duro para fazer do Status Quo uma das maiores e mais emocionantes bandas de hard rock do mundo, era um lugar ignominioso para se estar. Lancaster disse uma vez que ver a banda continuar sem ele era “como ter seu filho sequestrado”.

Após a chegada de Parfitt, Quo aumentou o peso de seu som, deixou o cabelo crescer e teve uma série de singles e álbuns número 1 e tocou em várias turnês esgotadas. De GREASY SPOON, de 1970, de MA KELLY, ao álbum duplo de 77, STATUS QUO LIVE!, Quo foram os reis indiscutíveis do boogie-rock do Reino Unido. Seu álbum de 74 QUO é, exceto alguns momentos mais suaves, o lançamento de estúdio mais pesado da banda e um momento decisivo no panteão do hard rock.

O surpreendente sucesso de Quo foi baseado no poder dos fãs. Repreendido pelos críticos, a banda cresceu a cada álbum, torcendo o nariz coletivo para aqueles que os rejeitaram como um pônei de três acordes e um truque. Após o duplo disco ao vivo, gravado ao longo de três noites triunfantes e turbulentas no Glasgow Apollo, Quo voltou-se para a América com o álbum e single ROCKIN' ALL OVER THE WORLD, tendo contratado um produtor especializado, Pip Williams, para suavizar as arestas . Para Lancaster, este foi o começo do fim. Ele respeitava Williams como produtor, mas o considerava totalmente inadequado para Quo.

“Naquela época, Quo era quase como uma religião para os fãs. Para a banda era como estar em um time de futebol; você tinha permissão para ter um jogo ruim de vez em quando, mas ninguém queria nos ouvir jogando netball”, Lancaster me disse uma vez, com um sorriso malicioso.

Mais tarde, ele descobriria que, já em 1969, Rossi e Parfitt haviam considerado abandoná-lo em favor da formação de um power-trio com Kenney Jones, do The Small Faces. A ideia silenciada chegou ao palco do ensaio.

“Quando descobri anos depois, fez sentido”, Lancaster me disse em 2001. “Tudo fazia parte da psicologia deles. A banda sempre foi meu bebê. Eu havia recrutado todos, inclusive o gerente. Então houve intimidação.”

“Sempre houve tensão entre Alan e o resto de nós”, concordou Francis Rossi em 2001. “No início conseguimos [nosso empresário] Pat Barlow para demiti-lo, mas o levamos de volta em um teste de três meses. Infelizmente, isso durou até 1984!”

Nos bastidores, algumas decisões ruins estavam sendo tomadas. E enquanto o baterista John Coghlan se apegava ao álcool, em outras partes do grupo o uso de cocaína estava aumentando rapidamente.

“As drogas foram o que acabou com a banda [original]”, disse Lancaster em 2001. “Nós nos tornamos a gangue da cocaína. Se você não estivesse fazendo isso, você era excluído.”

Em outra entrevista, ele elaborou: “Uma vez que a cocaína [tomou conta], nosso humor começou a soar cínico. A paranoia se instalou e as coisas que você diria [como uma piada] foram [incompreendidas]. A cocaína mudou a dinâmica e a sinergia de nós como pessoas. A camaradagem se foi.”

 

Em 1985, Rossi e, em menor grau, Parfitt finalmente conseguiram o que queriam. Dois anos antes, Lancaster havia se mudado para a Austrália, onde começou uma família com sua esposa Dayle. A insatisfação do baixista com a música Marguerita Time, de Quo, foi tamanha que, a princípio, ele se recusou a tocá-la, só depois que Rossi lhe disse que a música apareceria em um álbum solo. (Para registro, Rossi contesta esta versão dos eventos.)

Quando Quo foi convidado para fazer mímica para Marguerita Time no Top Of The Pops, Lancaster ficou em casa em Sydney. Jim Lea, de Slade, assumiu o cargo. Para outro programa de TV foi usado um recorte de papelão de Lancaster.

“Tudo o que Marguerita Time fez foi anunciar que estávamos nos tornando um bando de nerds”, Lancaster fumegava. A situação piorou quando, aparentemente por insistência da gravadora, o vocal principal do co-escritor de Ol' Rag Blues, Lancaster, foi removido da faixa e substituído por um take alternativo com Rossi cantando os vocais principais.

Lancaster e o 'novo' Quo chegaram a um acordo extrajudicial em 86, antes do lançamento de um álbum intitulado IN THE ARMY NOW. Para muitos obstinados, a saída de Lancaster significou o fim do Status Quo, como eram conhecidos e amados. Seu sucessor, John 'Rhino' Edwards, tinha cabelo curto, tocava um baixo não muito rock'n'roll sem headstock e, criativamente falando, pouco contribuiu para a direção cada vez mais amigável ao teclado do grupo. Para os detratores de Quo, Rhino parecia menos um roqueiro estereotipado.

“Alan sempre foi muito mais machista de heavy metal do que eu”, Rossi bufou. “Eu nunca entendi essa obsessão dele.”

Em 1987, Lancaster se juntou ao Party Boys, um supergrupo de músicos australianos, para o primeiro de dois períodos, e apareceu em seu álbum de mesmo nome. Em seguida, ele trabalhou novamente com John Coghlan em The Bombers, antes de formar a Lancaster Brewster Band com John Brewster, guitarrista dos heróis locais The Angels.

Em 2001, dada a extensão do sangue ruim entre Lancaster e Rossi e Parfitt, a mera noção do Frantic Four enterrando o machado e dividindo o palco novamente parecia torta no céu. Ou como Rossi disse: “Seria como tentar enfiar seu pau no próprio rabo… impossível.”

Para Lancaster, o sentimento era nada menos que mútuo. “Eu nunca mais tocaria com eles. Seria contra todos os meus princípios”, ele jurou como parte da mesma história (em uma entrevista separada, é claro). “Quando saí do Quo, eles eram uma das dez melhores bandas do mundo, mas agora são motivo de chacota. Para mim, existem bandas de covers melhores por aí do que a formação atual. Minha filha de 22 anos diz que tem vergonha de dizer às pessoas que seu pai estava em Status Quo”.

Eventualmente, graças ao gerente de Quo Simon Porter, Lancaster e Rossi começaram a conversar novamente, primeiro por telefone. Lancaster percebeu que havia sido enganado sobre questões de negócios por alguém da organização da banda. E assim, contra probabilidades aparentemente intransponíveis, sua forte amizade de infância foi reacendida.

“Alan se desculpou e percebeu que tinha acabado”, Rossi me disse. “Ele é o epítome do buldogue britânico. Ele vai morder sua perna antes de se preocupar em decidir se você é amigo ou inimigo. Mas no ponto [em que ele expressou arrependimento] [o reencontro] se tornou possível.”

Depois que Rossi, Parfitt, Lancaster e Coghlan se reuniram no Shepperton Studios para a comovente conclusão do documentário de Alan G Parker de 2012, HELLO QUO!, e novamente no Classic Rock Awards, os fãs ficaram surpresos quando os quatro concordaram com uma série de datas em 2013 – a primeira vez que tocariam juntos em mais de TRÊS DÉCADAS.

Lancaster ficou na casa de Rossi em Surrey antes da turnê, trabalhando em sua forma física e se exercitando na piscina coberta do guitarrista. No Classic Rock Awards, Lancaster tentou reprimir os rumores de que sofria de esclerose múltipla.

 

“Não há nada de errado com a minha saúde!” ele trovejou. “Passei em todos os testes conhecidos pela humanidade. Tenho o coração de uma pessoa de trinta anos e meu colesterol está bom. O único aspecto negativo é uma toxicidade que veio de uma tintura de cabelo que usei vários anos atrás. Isso afeta meu nível de energia, mas estou completamente em forma.”

Embora ele parecesse frágil no palco e precisasse ter a palheta grudada nos dedos, sua voz ainda soava incrível, e para as alegres hordas de jeans que assistiam aos shows a reunião do Frantic Four era semelhante a uma experiência religiosa. Embora Rossi tenha consentido em outra turnê no ano seguinte e gostado muito mais da segunda, sua negatividade em relação às reuniões foi difícil de suportar.

Após o que acabou sendo o último show do Frantic Four, em Dublin, em ABRIL DE 2014, Rossi desprezou as comemorações pós-show. Na manhã seguinte, junto com Rick Parfitt, ele embarcou em um ônibus para participar de uma nova turnê do grupo que Rossi considerava o ‘verdadeiro’ Status Quo.

Quando informado de que isso poderia soar insensível, Rossi deu de ombros: “Olha, eu nunca estive nessa coisa de abraço em grupo. Não... vou para o próximo show. Eu disse adeus a todos antes de continuarmos, e eu estava de volta ao ônibus dois minutos e meio depois de sair do palco. É assim que eu faço as coisas.”

Embora Lancaster tenha feito lobby duro para uma terceira turnê do Frantics, Rossi recusou. “Atingimos o objetivo de fazer alguns shows legais, e é hora de colocar a coisa na cama”, explicou ele.

quo status Lancaster queria que Rossi adicionasse um pouco de guitarra e vocais a um punhado de suas novas músicas, para as quais Parfitt havia gravado partes de guitarra rítmica antes de sua morte, e Coghlan tocava bateria. O projeto foi referido como PLC (Parfitt, Lancaster, Coghlan). Rossi recusou o pedido. Ainda em busca de mais atividades do Frantics, Lancaster levou as coisas um pouco longe demais com Rossi durante um telefonema do Boxing Day, e a dupla nunca mais se falou desde então.

 Sobre a segunda turnê do Frantic Four, Lancaster me disse uma vez: “Eu não consigo me lembrar de quando eu gostava tanto de rir. A gente tocava piano nos bares do hotel, era maravilhoso. E, claro, para John e para mim, tratava-se também de recuperar o legado. As pessoas tinham esquecido como [o Quo original] realmente era.”

 –

 Alan Lancaster morreu em 26 DE SETEMBRO DE 2021, como resultado de complicações da esclerose múltipla. Ele tinha 72 anos. Após a perda de Rick Parfitt em 2016, essa passagem deixa apenas Rossi e Coghlan do Frantic Four.

 Em um comunicado, Rossi comentou: “Lamento muito a morte de Alan. Fomos amigos e colegas por muitos anos e alcançamos um sucesso fantástico juntos. Alan foi parte integrante do som e do enorme sucesso do Status Quo durante os anos sessenta e setenta. Embora esteja bem documentado que nos separamos nos últimos anos, sempre terei boas lembranças de nossos primeiros dias juntos e minhas condolências à família de Alan”.

 O gerente da Quo, Simon Porter, acrescentou: “Foi um prazer absoluto poder reunir a formação original para duas turnês esgotadas em 2013 e 2014 e dar aos fãs do Frantic Four um legado final e uma memória tão duradoura. Embora Alan não estivesse bem de saúde mesmo naquela época, ele passou pelas turnês com determinação e coragem e foi um prazer trabalhar com ele.”

 Não é nenhum grande segredo que Alan Lancaster nunca teria mantido um emprego no Corpo Diplomático, mas sem sua veia teimosa, para não mencionar talento, motivação e senso de propósito, não haveria Status Quo como os conhecemos / os conhecemos, e a vida de muitos leitores do Classic Rock teria sido muito, muito diferente, de fato.

Articles View Hits
11392467

We have 1006 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro