Clenio Lemos: O homem do vinil no Brasil!

clenio_lemosEm visita a GZ Vinyl em Praga, Clenio Lemos exibe a capa de um vinil da banda Guns'n'Roses

Clenio Lemos: O homem do vinil no Brasil!
por Antonio Celso Barbieri


Clenio Lemos, de uma forma ou de outra, sempre esteve ligado à música, sua grande paixão. Ainda no Brasil, à quase 25 anos atrás, esteve ligado às gravadoras, sempre na área de promoção e marketing (Brasidisc, 3M, Eldorado, Polygram, EMI e Paradoxx). Em 93 mudou-se para Londres onde além trabalhar como DJ manteve por 5 anos a única loja na Europa especializada na venda de música brasileira.

A "revolução" Cheka
Clenio é casado e tem um filho, em 2009, decidiu que Praga seria um lugar mais tranqüilo e sadio para sua família. Este foi um ano importante na vida de Clenio pois, além de se tornar pai, foi ficar mais perto GZ Vinyl (http://www.gzdm.cz/en/) uma prensadora com mais de 50 anos de experiência no mercado fonográfico mundial que, aliás, Clenio já representava desde 2007. Bom, nem preciso dizer que sua idéia de levar este serviço para o Brasil foi uma decisão inevitável.

destruktorVinil "picture" e capa para o álbum Nailed da banda Destruktor

O vinil está morto?
A verdade é que quem está morrendo mesmo é o CD que está sendo destruído de forma implacável e até cruel pelo MP3 que em combinação com os downloads da Internet tornou o CD um produto economicamente inviável para muitas gravadoras.

Enquanto o CD leva uma surra de dar dó, silenciosamente o vinil, depois da quase instinto, vem ressurgindo novamente, devagar, mas de forma segura. A verdade é que, o vinil nunca deixou de ser parte da cultura dos DJs e, esteve sempre presente na lista de compra dos colecionadores mais aficionados.

outbreakA banda Outbreak invest no vinil apostando no "picture"!

A volta do vinil é tão evidente que, recentemente, até a venda dos toca-discos recebeu um grande impulso com o lançamento dos toca-discos com saídas digitais USB permitindo, conexão direta nos computadores.

Mas, quem pensa que por todos estes anos nada mudou na tecnologia de prensagem de vinil, engana-se profundamente. Hoje, na GZ Vinyl, a  matriz usada para prensar os vinis é gravada direto em metal (DMM) e a qualidade do som é emulada e checada no computador mesmo antes da prensagem começar para garantir a melhor qualidade possível. A definição da qualidade sonora, aquele grave que faz vibrar o peito, aquele agudo cristalino e todas as freqüências são respeitadas de forma gloriosamente analógica, ressaltando que a gramatura, agora não é tão importante e sim, o corte no processo DMM.

acid_witchVinil colorido e capa para o álbum Witchtanic Hellucinations banda Acid Witch

E o Brasil?
"Bom, no começo não foi fácil!" Clenio desabafa e continua. Conquistar o mercado brasileiro tem sido um desafio incrível, mas fico feliz que toda minha devoção ao vinil está começando à dar frutos positivos." Seus olhos iluminam-se cheios de emoção e continua:

"É muito mais fácil trabalhar quando você sabe que a qualidade do produto é muito boa mesmo. A GZ Vinyl com sede na República Checa é realmente uma das melhores prensadoras do mundo. Seus clientes representam a nata da industria fonográfica mundial. No momento a GZ Vinyl está prensando mais de 500.000 copias por dia, num rodízio de 24 horas sem parar! Já existem até artistas vendendo mais vinil do que CDs… pode? Tem gente apostando que na Europa este ano a venda de vinil superará a dos CDs. Outro dia vi na fábrica o "picture disk" do álbum Thriller do Michael Jackson... maravilhoso, uma obra de arte, é a Sony ajudando o vinil à renascer! " Clenio solta os números e fatos com aquela confiança de quem está vivendo o momento e por dentro das coisas.

sarcofagoArte do vinil "picture" da banda Sarcófago

"O pessoal do rock pesado também percebeu o valor do vinil e recentemente, através do Clenio e GZ Vinyl a Gravadora Multlation relançou o primeiro álbum da banda Sarcófago chamado INRI, no formato picture e, pela mesma gravadora, este mês comemorando os 25 anos da banda Sepultura será relançado, também em picture o álbum Schiziphrenia.

sepulturaArte do vinil "picture" da banda Sepultura

Gostei da idéia! Agora como é que eu faço?
Se você tem uma banda, é um produtor ou tem uma gravadora e gostaria de ter seu trabalho musical prensado em vinil, abaixo segue algumas informações básicas:

1) A tiragem pode variar desde 250 cópias.
2) A prensagem inclui a capa e o álbum é entregue lacrado.
3) Em termos de cor o vinil pode ser preto (standard), colorido (splash) ou com foto (picture).
4) Em termos de tamanho a GZ Vinyl fabrica vinis em 7, 10 e 12 polegadas.
5) Em termos de formato (shape) o vinil pode ser circular (standard) ou no formato que o cliente quiser (coração, fruta, geométrico, etc.)
6) Pagamento efetuado no Brasil: Para 250 cópias pagamento 100% adiantado, de 500 cópias para cima 50% adiantado e 50% depois que o produto for enviado para o Brasil.
7) Taxas de importação e transporte:  Os orçamentos já incluem as taxas de importação e transporte. O preço do transporte para o estado de São Paulo já está incluído no pacote e para outros estado deve ser discutido durante o processo de cotação de preço.

Para a  GZ Vinyl não existe projeto impossível ou grande demais! Para cotação de preços ou maiores informações contate Clenio no endereço abaixo ou entre em contato aqui com o Barbieri (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.). À partir do mês de abril Clenio estará com seu escritório montado em São Paulo.

Contato
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Telefone: 011 65401888 TIM.

clenio_placeboEm visita a GZ Vinyl em Praga, Clenio Lemos exibe a capa de um vinil da banda Placebo

Articles View Hits
11374319

We have 1037 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro