Filial do Rock: Onde o Vinil Vive no Conic (2025)
- Details
- Hits: 212
O autógrafo do guitarrista Mick Box na capa do lendário primeiro disco do Uriah Heep!
Filial do Rock: Oásis de Vinis no Coração do Conic
Consultoria: Tiago Rabelo
Texto: Mário Pazcheco
O “eltonjohnologista” Sylvio Edgar é presença constante no Conic, onde diariamente consome produtos fonográficos. Embora sua imagem esteja frequentemente associada à Rede Globo, o maior colecionador de memorabilia do cantor pop britânico Elton John aceitou emprestar sua pose para a fachada da Filial do Rock, o lendário oásis do vinil no coração de Brasília.
Atrás do balcão, onde Thiago o atendente simpático posa com um sorriso e o polegar em riste, há uma parede tomada por estampas icônicas – Black Sabbath, Iron Maiden, Queen, Nirvana, Metallica, Pink Floyd, Legião Urbana, AC/DC, entre outras – que fazem da loja um santuário visual para qualquer fã de rock.
Entre os tesouros mais preciosos da loja está o primeiro LP do Uriah Heep, autografado pelos cinco integrantes da formação de 2014 – Mick Box, Bernie Shaw, Phil Lanzon, Russell Gilbrook e Dave Rimmer – durante a lendária passagem da banda pela Ceilândia, no palco do Ferrock.
Mais do que um ponto de venda, a Filial do Rock é também ponto de encontro: não é raro grandes nomes do rock nacional e internacional passarem por lá para tomar um café, trocar ideias e sentir o clima de resistência cultural que emana das estantes, dos vinis e das conversas.
Um lugar onde a história do rock segue girando, literalmente, no prato da vitrola.
Filial Do Rock: Edifício Venâncio Júnior bloco m lojas 3/4 – Conic/Brasìlia-DF
Abre a partir das 10 horas de segunda a sábado
Telefones: 61 98380-7697 – fale com Diogo
O disco, o Conic e a caixa de chocolates
Há quase cinco anos, um problema financeiro – e também existencial – me persegue. Foi desde então, quando deixei de comprar vinis com a regularidade de antes. Ainda assim, controlado, vez ou outra me permito pequenas indulgências. Foi nesse espírito que, certa tarde, vi num reel do Facebook algo que me fez estremecer: a Filial do Rock anunciava para venda um item raríssimo – o primeiro LP do Uriah Heep, autografado por toda a formação de 2014, os inventores do heavy metal, que se apresentaram em Ceilândia no palco do Ferrock.
No instante em que vi a imagem, imaginei o disco na minha mão, pronto para ser cuidadosamente acomodado na prateleira de LPs autografados por grandes estrelas do rock internacional (e, claro, ao lado de autógrafos das estrelas nacionais que também honram minha coleção). Mas deixei a ideia de lado. Eu não podia estourar o limite do cheque especial.
Dias depois, porém, o destino começou a me empurrar na direção certa. Precisava comprar plásticos de proteção para LPs e fui até o Conic. Ao chegar, me deparei com um símbolo em ruínas: os destroços do antigo chapéu da Praça Vermelha, demolido apesar de tombado, e hoje motivo de disputa judicial. Passei por essa cena triste – memória dolorosa da cidade – e segui rumo ao que chamo de oásis. Não a banda, mas o lugar: a Filial do Rock.
Para minha surpresa, o LP autografado ainda estava lá, reluzente na estante, como se me esperasse. O coração quase saiu pela boca. “Eles estão almoçando agora”, pensei, “depois será o melhor momento para negociar.” E assim foi: com a generosidade do Zé da Filial, o disco hoje descansa no armário de raridades do Museu do Rock.
Saí dali perto das 12h30, em estado de graça. E como se o dia já não fosse doce o suficiente, encontrei o André, vendedor de chocolates artesanais, logo na esquina. Disse que eu estava sumido. Mostrou os sabores, separou meia dúzia numa caixinha – que levei comigo. O desconto no disco virou chocolate.
Assim são as doçuras e traquinagens da vida. E os chocolates do André? Divinos. Volto em breve – para um novo autógrafo, um novo disco, ou, quem sabe, mais uma caixa de lembranças doces para minha coleção.
"O sempre ligado Sylvio Edgard, ao segurar a parte interna do disco de capa dupla, apontou para o nome grafado 'Ollie Olsson' e explicou com precisão: 'Na verdade, é um apelido de Nigel Olsson – renomado baterista inglês, mais conhecido por seu papel essencial na Elton John Band, da qual é integrante há décadas.'"
A primeira vez que Mick Box (guitarra), Lee Kerslake (bateria), Trevor Bolder (baixo), Bernie Shaw (vocal) e Phil Lanzon (teclado), do Uriah Heep, pisaram em Brasília para se apresentar foi em 23 de setembro de 2006, no Minas Brasília Tênis Clube.
O show entrou para a história não apenas pela potência sonora, mas por marcar a última apresentação de Lee Kerslake com a banda.
A noite foi ainda mais especial com uma banda cover abrindo os trabalhos, aquecendo o público para uma performance que se tornaria inesquecível.
Quase 8 anos depois em 24 de maio de 2014 – No dia em que completei 50 anos, quem ganhou o presente foi a nação roqueira de Brasília – especialmente a da Ceilândia. Naquela noite histórica, o Uriah Heep subiu ao palco do Ferrock, incendiando o público com sua formação lendária: Mick Box (guitarra), Phil Lanzon (teclados), Dave Rimmer (baixo), Russell Gilbrook (bateria) e Bernie Shaw (vocais).