ROCK BRASÍLIA: SAUDADES DA GUITARRA ELÉTRICA (1995)

1995

Saudades da guitarra elétrica

texto de pazcheco - revisão de roberto gicello

Unculted é um projeto com versões “desplugadas” de canções próprias e covers, gravado no estúdio Artimanha, originalmente transmitido pela rádio Cultura FM, de Brasília, com produção e apresentação de Carlos Marcelo e Marcos Pinheiro. O lançamento da versão final do projeto em CD aconteceu em outubro pelo selo indie brasiliense Berlin Records. O disco é uma incógnita que poderá vir a ser um grande salto para a carreira dos grupos Low Dream, Oz, Pravda e Mascavo Roots.

Embora sua banda seja apontada como uma das melhores da coletânea, Giuliano Fernandez, guitarrista da Low Dream, não está otimista, e terminou por gostar que o trabalho mostrasse que “por trás da grande massa sonora de nossas canções existe um grande senso de melodia.”

Das quatro versões acústicas do velho repertório, apenas “Loose My Dreams” desfila, enquanto há três canções novas: “From the Ocean Inside Your Bewitched Eyes”, “Shine” e “Acid. Trip. Smile”. Os membro da Low Dream ficaram satisfeitos tanto em revelar uma nova faceta quanto pelo trabalho final ser lançado por uma indie, o que significa que não será massificado (adjetivo que sempre acompanha o termo “desplugado”). Apesar disso, o guitarrista não disfarça a saudade da guitarra.

Um pouco receoso com a mudança da performance na apresentação das músicas do grupo, André Pacman, guitarrista da Oz, também não acredita numa grande vendagem: “Não é por ser acústico que ‘Space Cake’ tocará na Transamérica.”. Como a sonoridade do violão é diferente da guitarra, ficou complicado tocar rock, “chega a hora em que, sem microfonia, perde-se o punch do rock’n’roll” enfatizou André. Segundo ele, as músicas “Space Cake”, “Sangre de Dios” e “I Don’t Need Your Money”, foram marcadas por uma “batucada louca, uma percussão maluca, nada limpa, e podre”, afastando ainda mais o apelo comercial. Foi isso que os microfones captaram e as ondas do rádio propagaram, e foi isso eu permaneceu no disco.

Resta dizer que é uma pena o cover de “Starcrossed”, do Drugstore, feito pela Low Dream, e a versão em português de “Here Comes Your Man” da Pixies, pela Oz, terem ficado de fora por questões de direitos autorais.

Articles View Hits
11373175

We have 521 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro