1980-81: “NO CRUZEIRO, MEU PRIMEIRO CONTATO COM O SOM PESADO”

sep_CB

   “No Cruzeiro, meu primeiro contato com o som pesado”

por Mário Pazcheco   

   1978. De Taguatinga para o Guará, no Distrito Federal, entre os amigos, eu divulgava os discos do Kiss.

   1979. A eletricidade do Aborto Elétrico abre caminho e inspiração para várias bandas, que surgem nos colégios. Até então, grupo de rock com guitarra, só em revista e clipe de televisão.
1980. O rock estava morto. A ordem das gravadoras era tocar banjo, gaita e rabeca.
   A Patrulha do Espaço (SP) e Tellah (DF) foram os primeiros grupos a lançar um LP independente de rock. Isto quer dizer que os discos não foram muito longe...
   Em matéria de rock, remanescentes do meio musical dos anos 70, em atividade: Ligação Direta, Marciano Sodomita, Mel da Terra. Da música brasiliense popular: Rênio Quintas, Renato Matos, Toninho Maia, Beirão, Tonicesa Badu, Liga Tripa. Tudo, entre outros, claro.
   Porque poderia ser injusto: as banda dos 70s – A Brisa, A Margem, A Nata, Biscoito Celeste, Carênciafetiva, Grupo Saga (onde participou o falecido e glorioso ator Aloísio Batata), O Bueiro, O Portal, Sol Noturno – não conseguiram passar para a década de 80!
   Entre as poucas pessoas deste cenário, Serginho Pinheiro, vocalista do Mel da Terra, foi quem me trouxe informação importante sobre o rock dos anos 70, na cidade.
   Da década de 70, somente o excelente progressivo Tellah e o jovial folk Mel da Terra conseguiram lançar discos, no início dos anos 80, em apresentações esporádicas, à frente.
   Em 1980–81, eu tinha 16 anos. Cursava o 2º Grau Escolar. Nessa época, no Guará, a única tentativa de banda de rock que eu conheci foi o Rocha do Planalto. Era um grupo que ensaiava na garagem da casa do Zezé, na QE 36. O engraçado é que o vendedor de algodão doce, um carioca, às vezes sentava no banquinho da bateria e tocava com eles. Na guitarra verde estava o Zezé; no contrabaixo, o Zenas de Oliveira (†); e de vez em quando, na guitarra solo, ou o Amarildo, ou o "Soneca". Eles tinham algumas canções próprias, como Muros de sal e Formiguinha – este um rock clássico, cuja autoria até hoje é disputada. – De repente, surgiu a grande chance de o Rocha do Planalto mostrar o rock´n'roll guaraense. Na quadra da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro, a popular e conhecidíssima escola de samba da cidade vizinha.
   Na minha cabeça, o Rocha do Planalto era um grupo de roqueiros da pesada, em todos os sentidos: eles me mostraram a capa do disco Meddle, apontaram os braços do Roger Waters, e me disseram: Ele se aplica! – Eu menino cresci com medo da capa do disco.
O trio Zenas, Zézé e Betinho ia tocando com quem pintasse, quem tivesse aparelhagem. Nessa época, tentaram ficar com a guitarra Giannini Stratocaster novinha do Sidney. A encrenca estourou lá em casa.
 
   Ainda no Guará, vizinho do Rocha do Planalto, existia um grupamento roqueiro-ecológico chamado UVA, criado no início dos anos 1970. Uma variante das mais conhecidas do significado do acróstico UVA foi "União dos Vagabundos Alcoólatras", enquanto os seus integrantes preferiam "Única Visão do Amor".
As tardes de domingos eram um tédio no Guará. Praticamente tudo na cidade era distante, e carro próprio era artigo de luxo, para poucos. Foi quando testemunhei um fenômeno de sinestesia: além do Rocha do Planalto ir tocar na Aruc, o coletivo da UVA ia na cola!
Não sei como chegamos ao Cruzeiro, se de ônibus ou de carro. Mas o “Billy” pilotou sua Yamaha Tt 125 branca zerada.
   Na quadra da Aruc, a apresentação do Rocha do Planalto foi de mal a pior. A corda da guitarra do Zezé arrebentou. O Zenas, que não era baterista, atravessou, e ninguém se entendeu. Cada um tocava para si. – De repente, o zumbido da Tt do “Billy”, que insistia em atrapalhar o som, ainda mais, silenciou: o motociclista não viu um poste de concreto tombado no solo, coberto pelo mato. Espetacularmente, capotou, e foi atirado da moto! Seu irmão Pedro “Balla”, que assistia à apresentação do Rocha, gritou desesperado: Meu irmão!! – Corremos e pulamos o alambrado de tela verde em socorro ao nosso amigo. “Billy”, com o orgulho ferido, levantou-se, cheio de dores. Desempenou o guidom da moto, e foi embora para o Guará. Mais tarde, ele nos disse: Duro, duro mesmo, foi ficar debaixo do chuveiro. Todo esfolado.
 
Quando voltamos à quadra da Aruc, encontramos o Sepultura, que apresentava a música Paranoia. Fiquei impressionado com a performance da plateia, e com Izamar, o vocalista. Ele usava uma blusa de crochê preta, com uma cruz branca, na altura do peito. Ele se impulsionava, saltava para o alto e caía ajoelhado, enquanto gritava ao microfone. – Um bêbado dançava, deixou a garrafa cair. Izamar cortou-se, enquanto recolhiam os cacos. – O desempenho do baterista era impressionante. Ivo, conhecido como “Vôvô”. Ele agitava e tocava rapidamente, e pesado. Usava um boné e se parecia com o vocalista do AC/DC. – No contrabaixo estava Robson, de longas botas. – Na guitarra com pedal, Eduardo. – Essa foi a única vez que vi o Sepultura ao vivo, apesar de anos depois conhecer melhor os integrantes. Esta apresentação me marcou para sempre, pois foi o meu primeiro encontro com o rock pesado, além dos discos. – Fomos para casa nos sentindo meio tristes, humilhados por causa da performance furiosa dos caras. Mas muito em breve o rock pesado de Brasília conheceria sua trinca de ouro: Fusão, Extremo e Nirvana. Desta feita, voltaríamos à quadra da Aruc em melhores condições de apresentar um rock made in Guará!
 
cruzeiro
Quadra da Aruc: Izamar com a cruz no peito, Eduardo e Ivo na foto de: Orlando Noleto

"Fico arrepiado em lembrar... uma banda tão pesada e fazendo coisas que só via em bandas gringas... Fizemos nosso primeiro show juntos, Sepultura e Tridente de Aço no SESI de taguá.. depois disso foi história." (Jose Felix Amorim)

"Bacana demais!! Tenho uma grande gratidão pelo mestre Izamar que recém chegado de Vitória (onde fez parte de uma grande banda de lá) me convidou quando eu tinha 16 anos, para tocar pela primeira vez numa banda de som autoral. Ao lado dos excelentes músicos da cidade Fabiano Borges, e Bruno Yakalos na banda (assim chamada por ele) 'Opinião Pública'". (Janari Coelho)

"Conheci o guitarrista do Fusão, Márcio, fomos vizinhos no Valparaízo... Minha memória um pouco danificada pelo tempo e a 'lisergia' me limitam lembrar de alguns memoráveis episódios daquela saudosa época, dentre os mais importantes tem um que aconteceu na véspera de um show de rock inédito na Sala Funarte (casa exclusivíssima de espetáculos da MPB), cujos personagens protagonistas e coadjuvantes eram os componentes de algumas bandas que iriam se apresentar no dia seguinte (Fusão, Aborto Elétrico, Plebe Rude, Sepultura e uma outra cujo nome neste exato momento me fugiu (putaquiupariu, esse alemão é foda kkkk). Ali me deparei com 'A LUZ' pela primeira vez, qualquer dia se te interessar relato pra você e irá compreender, Magu Cartabranca conhece esta história, aliás o próprio Magu alguns anos depois, quando 'A LUZ' já era um astro de máxima grandeza, foi quem me apresentou ao cara, enfim, a história é interessante e bate com o seu pensamento sobre qualidade e poder do ROCK daquela época...grande abraço..." (Orlando Noleto)

"Camarada! No livro, 'Diário da Turma' doado à causa pelo Betto Tutu na página 104, há o cartaz disposto em página inteira - neste cartaz é citado além das bandas acima, a Blitx e não há menção ao Sepultura no cartaz - isto aconteceu numa quarta-feira qualquer em 1981! Neste livro, me senti vivo quando lí o nome do Fusão, pois até no livro pareciam que só existiam eles." (Mário Pazcheco)

"De fato você tem razão quanto a omissão da banda Sepultura no cartaz, uma das maldades que o rock candango da época, fiz um de próprio punho, mal enjambrado e coloquei na escadaria do cartório da 504 norte, onde eu trabalhava e fiz o boca a boca com todos os indivíduos com pinta de rockeiros que apareciam. Quem também atuou neste show foi Dinho do Capital, na época, ele pelo visto estava sem banda (olha só, acabei de me lembrar da ultima banda, Beta Pictoris) e cantou umas músicas com esta galera do Beta... lembrando que, todos os astros citados e os não citados, eram apenas famosos QUEM? na época, estrelas apenas locais, desconhecidos do público nacional e mundial...e viva o rock." (Orlando Noleto)

 


 

Articles View Hits
11317271

We have 950 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro