Andre Matos interpreta Kate Bush em 1993

andre_matos
Andre Matos

Andre Matos interpreta Kate Bush em 1993

Nos meus muitos anos de estrada sempre ouvi a mesma coisa: "O rock brasileiro é bom mas, nós não temos vocalistas de bom calibre." Confesso que sempre achei este tipo de argumento, além de prejudicial ao Rock Brasileiro completamente sem fundamento. De qualquer forma cantar rock na nossa língua sempre foi uma tarefa difícil mesmo porque, é inegável que a língua inglesa, por quase um século, já conseguiu inserir uma musicalidade muito própria no inconsciente coletivo dos roqueiros do mundo todo.

Sempre achei que, no passado, parte da culpa da qualidade vocal nas gravações ficava por conta dos estúdios que não tinham experiência nenhuma com rock e trataram nossos vocalistas como cobaias. Como exemplo posso citar as duas coletâneas SP Metal lançadas pela Gravadora Baratos Afins.  Como competir com as produções internacionais da época? Impossível. Isto me leva à segunda razão do porque da baixa qualidade vocal: Falta de experiência por parte dos vocalistas, na maior parte "marinheiros de primeira viagem".

Dentro de um cenário tão limitado, até surpreende terem surgido vocalistas realmente talentosos. Um deles foi Andre Matos.

Já no primeiro show da banda Viper que produzi em 1985, Andre Matos, um garoto cuja voz ainda nem tinha mudado, percebia-se imediatamente que ele tinha aquele talento natural e duradouro que o conduziria à uma grande jornada no mundo do rock mundial. O garoto já entrou no palco pronto. Não era só o vocal mas também, sua postura de palco e sua atitude como roqueiro que o destacava dos demais.

Durante os anos Andre Matos, na busca de novos estilos e liberdade criativa passou pelas bandas Viper, Angra, Virgo, Shaaman até começar a sua carreira solo. Com toda esta bagagem musical Andre Matos tranquilamente pode ser considerado um dos melhores, senão o melhor vocalista brasileiro de rock do Brasil.

angels_cry_coverCapa do álbum Angels Cry

Lembrando Wuthering Heights

Em 1993 a banda Angra lançou o álbum Angels Cry. Neste álbum na faixa 7 foi incluída a música Wuthering Heights, um cover de autoria da cantora Kate Bush. A música Wuthering Heights fez parte do seu álbum chamado The Kick Inside, lançado em 1978 e tinha feito muito sucesso no Brasil.

Bom, acontece que o timbre vocal da Kate Bush não é para qualquer um. Andre Matos provavelmente escolheu esta música, cá entre nós mais para pop do que para rock, como veículo para demonstrar ao grande público o seu inegável potencial como vocalista.

Recordo-me que quando ouvi pela primeira vez Andre Matos interpretando esta música, fiquei admirado com a audácia do "menino".  Ainda hoje acho que esta é uma daquelas gravações históricas que devem ser sempre relembradas na História do Rock Brasileiro.

Abaixo seguem as  duas versões da música Wuthering Heights, uma com Andre Matos e a outra, a original, com Kate Bush para vosso deleite e comparação.

Antonio Celso Barbieri



angra
A banda Angra em 1993, na primeira formação, ainda com Andre Matos no vocal
Articles View Hits
11362067

We have 601 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro