‘Logística: os novos desafios’, herança de um megaempresário e visionário (2022)

RESENHA

‘Logística: os novos desafios’, herança de um megaempresário e visionário
Silas Corrêa Leite (*)

SÃO PAULO – O livro Logística: os novos desafios (São Paulo, 2020), de Milton Lourenço, belamente ilustrado pelo artista plástico Paulo von Poser, lançado em homenagem póstuma a um importante empresário, é obra extremamente importante na área de comércio exterior, pois constitui um mosaico de textos brilhantes. Ex-diretor do Grupo Fiorde, Milton Lourenço (1967-2020) era, por assim dizer, um visionário, dotado de uma mente brilhante e muito além de sua época.

Neste livro, reuniu textos sobre temas importantes como concorrência desleal, desindustrialização em marcha, o porto de Santos e seus desafios, modernização, o isolacionismo brasileiro, Mercosul-União Europeia, os embates EUA x China, entre outras tantas dezenas de temas enfocados com qualidade de conhecimento profundo e escrita de qualidade. Em muitos de seus artigos, defendeu a ideia de que o Brasil, para aumentar a sua participação no comércio exterior, teria de assinar mais acordos com grandes países e blocos.

No prefácio para a obra, Mauro Lourenço Dias, atual presidente do Grupo Fiorde, observa que o autor, “com mais de meio século de atuação no comércio exterior, destacou-se por esses textos que costumava publicar na imprensa e em sites da área. “São textos que defendem a necessidade de o País se abrir mais para o mundo”, lembrou.

Como se lê na contracapa do livro, esta é uma obra que todos aqueles que se dedicam ao comercio exterior não podem deixar de ler. “E que há de encantar todos os leitores que gostam de discutir os problemas que impedem o Brasil de chegar ao grupo dos países desenvolvidos”. Entre esses problemas, estão a infraestrutura de transporte, a burocracia e os gargalos logísticos que atravancam o funcionamento de portos e aeroportos.

Escrito em estilo direto, arguto e coloquial, a obra reúne artigos que mais são pequenos ensaios sobre temas fundamentais para o futuro do Brasil. Enfim, Logística: os novos desafios é isso: um histórico testamento de um homem que valorizou seu tempo, espaço e lugar, um profissional que honrou com categoria suas lidas, seus rumos, com suas criações e uma visão exponencial, deixando um importante legado.

O AUTOR

Milton Lourenço atuou desde 1967 no ramo do comércio exterior. Em São Paulo, fundou em 1985 a Fiorde Logística Internacional, empresa-gênese do Grupo Fiorde, que inclui a FTA Transportes e Armazéns Gerais e a Barter Comércio Internacional (trading company), das quais foi diretor-presidente.

Entre outras brilhantes atuações, foi diretor do Sindicato dos Comissários de Despachos (Sindicomis) e da Associação Nacional de Empresas Transitárias, Agentes de Cargas, Comissárias de Despachos e Operadores Intermodais (ACTC), além de filiado ao Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp). A partir de 2001, passou a ser também articulista em jornais de economia do Brasil e Portugal, publicando seus artigos sobre comércio internacional, portos e logística. Em 2005, lançou o livro Logística: os desafios do século XXI, reunindo artigos publicados até aquela data.

 fiorde

Logística: os novos desafios, de Milton Lourenço. São Paulo: Fiorde Logística Internacional, 2020, 316 páginas. E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. Site: www.fiorde.com.br

____________________________

(*) Silas Corrêa Leite, professor, escritor e autor de Cavalos Selvagens, romance publicado pelas editoras Kotter Editorial e Letra Selvagem, 2021. Contatos: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. Site: www.poetasilascorrealeite.com.br

Articles View Hits
10012273

We have 1070 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro