BREVE RESENHA CRÍTICA: OS CONTOS MAVIOSOS DE GIOVANI MIGUEZ (2021)

 maviosidade

mavioso
/ô/
adjetivo
1.
sensível aos sentimentos de amizade; terno, afetuoso, compassivo.
"temperamento m."
2.
de caráter comovente, enternecedor.
"um falar m."

Breve Resenha Crítica:

Os Contos Maviosos de Giovani Miguez: NEM TE CONTO E OUTROS CONTOS

"Escrever é um ato de sobrevivência." Eduardo Subirates

Com voz toda própria, peculiar e envolvente, o literato Giovani Miguez extrapola o campo da poética, e esparrama pelo chão da prosa de primeira qualidade. O escritor se apresenta: “... poeta, filosofante e socialista, autor de “Em terceira pessoa e outros poemas” (Outra Margem, 2021). Geralmente acordo ruminando as inquietações do dia anterior. Algumas vezes inquietações que ganham formas oníricas(...)”. Eis o ficcionista se inaugurando assim. Ei-lo também num poema recente, poeta contemporâneo de verve que é:

A última vaidade

em memória de Ricardo Tibães Lass

Apesar de trágico, teu ímpeto
foi corajoso e permitiu-lhe a última vaidade
para conter a dor que te dilacerava.
No fim, foi só amor tentando aplacar a dor.
Amor... Afinal, era a amorosidade a tua
especialidade existencial.
Apesar de triste, entendo seu ato derradeiro.
Não te julgo, apenas espero que o tempo
conforte os teus desse jugo.
Foi brutal em qualquer sentido que se analise,
mas não seria o viver, também brutalidade
que enseje o deslize?
Só quem vive sem vontade de viver,
entende a coragem de quem escolhe
abraçar o ímpeto de morrer...

-0-

IN, blogue https://www.umaniste.blog/

Pelo dito, falar do poeta é chover no molhado, e, brincando de dizer, sabemos que quem sai na chuva ácida é para se queimar, portanto, mudemos de tom. Falemos da prosa posuda de Giovani Miguez, que ora lembra Nelson Rodrigues, ora lembra Osvaldo França Junior, como toques de Jamil Snege e mesmo de Rubem Braga, mas um esmerado toque todo seu, sintaxe toda própria.

Quinto livro de Giovani Miguez, macaco velho nas redes sociais, nesta obra o editor Ni Brisant salpica na orelha dois, nominando-o assim: “Entre a memória e as invenções de Giovani Miguez, cada história vai nos convencendo e atravessando, seja através dos relatos de derrotas íntimas ou das amplas contradições cotidianas(...)”. Gestor Público, com ênfase em Políticas Públicas, especialista em Sociologia, Mestre e Doutorando em Ciência da Informação, Giovani Miguez assenta, delata, registra, toca o colmeial de palavras em prosa saradinha, gostosa de ser nele e se ler nelas, com a chamada mágica mão em narrativas de se pegar com as palavras e passear com elas, por elas, e em nelas...

Júlio Cortázar (1914-1984) muito bem sintetiza o conceito de conto de Poe: “Um conto é uma verdadeira máquina literária de criar interesse”(...). “O conto é uma arte sintética, que trabalha com a seleção”(...). “O romance vence sempre por pontos, enquanto o conto deve vencer por nocaute”.

Os contos de Giovani Miguez têm essa premissa, contar, pura e simplesmente, num olhar fecundo e sensível de tentar compreender a vida, as vicissitudes da vida, desamparos, acolhimentos, dissabores, num olhar até, aqui e ali meio poético, romântico que seja. Mas, antes de tudo bem ético-humanista, feito uma máquina em lambe-lambe colhendo imagens e palavras, situações e conflitos, sempre assim, trocadilhando, na primeira pessoa de si mesmo, como um recolhe; refabulando virtudes, essências e situações humanas nesses tenebrosos tempos de muito ouro e pouco pão.

Sendo CONTO uma narrativa que cria um universo de seres, de fantasia ou de acontecimentos, NEM TE CONTO E OUTROS CONTOS enreda as teias da vida, os arames e armações de percurso, no teatro às vezes ordinário dessa vida dura de se lidar, dura de se levar, mas de se apanhar seus limites, incompletudes e afins, para registrar tudo, documento de época, tempo, espaço e lugar, como nesse livro em que o autor se afirma, se apresenta e sai-se bem, porque escrever é seu oficio, como diria Millôr, sua “pá-lavras”.

“"São ficções, descrições e escrivinhações do meu espanto, mas recheadas de lembranças, em parte da infância e da primeira parte da minha vida, onde foram gestadas as inquietações que me tornaram escritor”, diz o site do livro, apresentando a obra.

Escrever e criar, é só começar? Para Giovani Miguez é um deleite. Que nos encanta, e nos aproxima ainda mais do chamado outro humano em nós.

Bravo

-0-

Link do livro:

https://trovoar.lojaintegrada.com.br/pre-venda-i-nem-te-conto-e-outros-contos-i-giovani-miguez

Silas Correa Leite

Professor, Jornalista, Conselheiro em Direitos Humanos, Escritor membro da UBE-União Brasileira de Escritores, autor, entre outros de CAVALOS SELVAGENS, Co-edição da LetraSelvagem (SP) e Kotter (PR) Editoras, sexto romance do autor, no prelo. Contatos com o autor: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Articles View Hits
11377914

We have 1420 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro