Pelotão (Marcelo Ferreira)


 

Pelotão

 Por This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Primeiro, ele disse: - Pensem no Natal, pensem nas criancinhas.

À época, eu tinha cinco anos e fiquei feliz pela lembrança, pois achava que ninguém pensava em mim, a começar por meu pai, que sumiu sem dar notícia. 

Muito tempo depois, ele se lembra do tiro que deu às onze horas e onze minutos daquela noite de dezenove de novembro, diante de sessenta e seis mil pessoas.

- Eu me senti um pelotão de fuzilamento – foi o que ele disse agora, vinte e cinco natais depois.

Ao ouvi-lo, lembro do coronel Aureliano Buendía. Ele que, muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, haveria de recordar a tarde remota em que seu velho pai o levou para conhecer o gelo.

O menino Aureliano - é como eu estar vendo - ficou encantado só de ver o gelo. E não só o gelo - o imã, os espelhos, todas aquelas coisas mágicas levadas pelos ciganos.

Anos depois, virou coronel. Que promoveu trinta e duas revoluções armadas - e perdeu todas elas. Que sofreu nada menos que setenta e três emboscadas e exatos catorze atentados - e escapou de todos eles.

Ele chegou a engolir uma dose de estricnina capaz de matar um cavalo. E sobreviveu. O coronel Aureliano sobreviveu ao pelotão de fuzilamento.

Pelotão de fuzilamento...

Agora, quem fala em pelotão de fuzilamento é ele, o Rei Pelé, que antes pediu para pensarem no Natal e nas criancinhas.  

Pelé. Que jogou quatro copas do mundo e venceu três delas. Que disputou mil, trezentos e sessenta e três partidas e fez mil, duzentos e oitenta e um gols. O milésimo foi no Maracanã, num Santos versus Vasco, ele contra o goleiro Andrada.

A partida que deveria marcar o milésimo gol estava empatada, 1 a 1, e já se encaminhava para o final – sem gol de Pelé.

Aos trinta e três do segundo tempo o juiz marcou uma penalidade máxima (até hoje há quem jure que o pênalti foi inventado). O Rei, então, se preparou para executar o tiro penal.

Primeiro, ele ficou de costas para a meta. Depois virou-se, correu para a bola - um olho na pelota, outro no goleiro -, fez uma paradinha e atirou no canto direito. Andrada ainda se esticou, até chegou a tocar na pelota, mas não teve como evitar - a bola foi morrer no fundo das redes.

O homem acabara de pisar a lua, e eu não sabia. No Brasil havia prisões, torturas, mortes – fui saber depois.  

Então, naquela noite remota, Pelé pegou a pelota no fundo do gol e declarou:

- Pensem no Natal, pensem nas criancinhas. 

Eu sabia porque ouvi meu irmão Augusto dizer. Pelé pediu para pensarem nas crianças. E meu irmão lembrou de mim. E eu ganhei meu primeiro presente, minha primeira bola, uma bola de plástico grande, maior até que minhas pernas.

Agora, duas décadas e meia depois, vejo Pelé dizer na televisão que não queria que fosse daquele jeito, porque pênalti é um lance covarde e uma glória daquela tinha que ser com a bola rolando, arrematando uma jogada bonita.   

- Eu me senti um pelotão de fuzilamento.

Foi então que vi, de um lado, o Coronel Aureliano no alvo, na mira, pronto para ser fuzilado; de outro, o Rei Pelé, preparando-se para a execução do tiro penal, que ficaria marcado como o milésimo de mil e tantos gols do Rei do futebol.    

Pelotão.

Quando criança - eu também lembro agora - me disseram que pelotão era apenas uma grande pelota. E quem me disse não foi meu pai, que até hoje não voltou – dizem apenas que é um desaparecido.

(This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

  
Articles View Hits
11364956

We have 712 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro