1983: MIL NOVECENTOS E OITENTA E TRÊS

 MIL NOVECENTOS E OITENTA E TRÊS

Compilado por Mário Pazcheco

 
Música

Jim e William Reid criam o Jesus and Mary Chain.

• 365 é fundada no auge do movimento punk-rock e new wave no país, por Miro de Melo (bateria), Tiquinho (guitarra), Adauto (baixo) e Oclinhos (vocal), a banda ficou conhecida no circuito undergroud paulista por suas canções de protesto.

 Redson cria o selo Estúdios Vermelhos e lança a compilação SUB, que conta com o Cólera, além das bandas Ratos de Porão, Psykóze e Fogo Cruzado. Nesse mesmo ano, participam do álbum-compilação internacional Beating the Meat do selo XCentric Noise Records.

• São de Chiquinho de Moraes as orquestrações  fundamentais de O Grande Circo Místico, de Chico Buarque e Edu Lobo.

• Itamar Assumpção e Banda Isca de Polícia lançam o álbum ao vivo Às Próprias Custas S/A.

João Gilberto Festival de Águas Claras 1983

83 fevjpg

21-22 e 23 janeiro


Patrulha do Espaço no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Abrem para o Van Halen, e são ovacionados pelo público.

1983/2013

Patrulha 83
• "Este ano é aniversário de 30 anos do disco branco da Patrulha do Espaço.
"Este álbum foi e continua sendo muito importante em nossa história, com ele iniciamos nossa parceria com o então estreante selo Baratos Afins, vendeu super bem para um independente, gerou várias canções populares com os fãs da banda, como 'Columbia', 'Festa do Rock', 'Cão Vadio' e 'Bomba'.
"Foi até hoje o único disco da Patrulha, que teve uma boa difusão em rádio, na Ipanema FM, em Porto Alegre, o que nos rendeu shows antológicos e sold out no Petrópolis e no Araújo Viana, em Porto Alegre e ainda refletiu em popularidade e também shows sold out no interior do Rio Grande do Sul.
"Agradecemos demais ao Tico Terpins e ao Zé Rodrix, que nos deram a maior força e carinho para gravarmos no estúdio deles, o Mica e Ivo Barreto que o gravaram, o Luiz Calanca que abraçou nossa causa e o Lincoln Baraccat que fotografou e fez a arte, ao Ricardo Barão que detonou o disco na rádio e ao Geanone que promoveu nossos shows no Sul, esses dois acreditaram na Patrulha e devemos muito a eles, finalmente mas não menos importante, nosso agradecimento a toda a galera, garotos e garotas da época que fizeram a festa do rock conosco, em nosso querido RS." (Rolando Castello Jr.)

Joelho de Porco reaparece novamente, com Próspero Albanese nos vocais, Tico Terpins no contrabaixo, e a adesão de Zé Rodrix nos teclados. Assim lançam o primeiro e hilariante álbum-duplo de rock brasileiro, Saqueando A Cidade, que vende poucas cópias.

Fevereiro

JANIS JOPLIN, A BRANCA DE VOZ MAIS NEGRA

• Michael Jackson sai da festa de entrega do Grammy (o Oscar da indústria do disco americana), com oito prêmios. Moonwalk, o passo deslumbrara o planeta.

2 fev.

“Acho uma experiência fantástica, totalmente rock’n’roll. Brizola dá uma segurança prá gente, tem uma filha que é mais louca do que todo mundo que está aqui. Ele é um cara socialista, um cara Mitterrand, me sinto muito feliz de viver nessa cidade, que elegeu o PDT, que foi execrado no Brasil inteiro. Aqui vai nascer uma coisa nova, que é rock’n’roll, uma coisa alternativa.
O PDT é igual àquele sanduíche que vendem na praia: alternativo.” Cazuza, sobre a eleição de Leonel Brizola, Jornal do Brasil, Jamari França

Voltamos a encontrar Renato Russo numa palestra do Maharishi Mahesh Yogi, vulgarmente chamado de "o guru dos Beatles". Sobreviveu a lembrança do Renato Russo falando: “dentro do disco vem um pedaço de bolo” - essa frase: “dentro do disco, um pedaço de bolo” ecoou dentro da minha cabeça até o dia em que encontrei o Álbum de Casamento de John e Yoko e finalmente entendi o seu recado, o tal pedaço de bolo era uma foto triangular colorida impressa que vinha dentro do álbum como um dos adereços.

83 marco 


São Paulo, março

Bandas que atuaram no Bar Derepente: Áries, American Graffiti, Steria Coletiva, Comitatus, Rock memory e Flashband.

25 março

Mítico Festival no Circo Voador

26 abril

Raul Seixas, também conhecido como Carimbador Maluco, foi o décimo primeiro álbum de estúdio do cantor e compositor brasileiro Raul Seixas, lançado pela gravadora Eldorado.

83 trio

Maio/Junho

OZZY OSBOURNE: O FEITICEIRO VODU DO RITMO DO DIABO

Junho

ROCK BRASÍLIA POR HERMANO JR, JUNHO, 1983 - REVISTA MISTURA MODERNA

15 julho

1517493 719923514769307 6705301364175900420 nTuca

Os sobreviventes... "1983. Backstage de show no Tuca: o querido Dudu Chermont, Arnaldo, depois da queda, e eu, depois dos tiros. Arnaldo deu uma canja cantando. Essas imagens estão no DVD Lóki? Fomos realmente pra prestigiar e render homenagem ao capitão." (Rolando Castello Jr) - Fotos: Grace Lagôa

18 setembro

Kiss lança Lick It Up, o primeiro álbum a ser lançado após o grupo decidir não mais usar a característica maquiagem.

83 teatro

   Novembro

   Sala Martins Pena em novembro de 1983

   9 nov.

83 bosco

   29-30 dezembro


    Final de ano. O Made in Brazil reúne-se à Patrulha do Espaço em dois espetáculos, no Tuca, em São Paulo.

   • O trio carioca Paralamas do Sucesso lança o primeiro LP, Cinema Mudo.

   • Stevie Ray Vaughan, segundo a revista Guitar Player, tem sido o melhor guitarrista de blues de 1983 e 1984.

83 tijolinho

  

83 Detrito Federal

Zines

‘ENCYCLOPAEDIA OF ECSTASY,’ INCREDIBLE ANARCHO-GOTH-PUNK ZINE FROM 1983

Literatura

Janeiro

Senhor de si mesmo (Wanderley Pinho Lopes)

Flashbacks – Em janeiro de 1983, época em que os gurus dançavam – vide Moons e Rajneeshs –, mas em que se falava (e muito) em neopsicodelismo e afins, Timothy Leary lança nos Estados Unidos Flashbacks – LSD: A Experiência Que Abalou O Sistema, livro que explicita sua visão iconoclasta sobre o uso social das drogas: “Em aparições públicas, oponho-me vigorosamente
às leis que proíbem os cidadãos americanos de alterarem seus sistemas nervosos. Ainda 100% favorável ao uso inteligente e moderado de drogas, estou cada vez mais convencido de que o direito de cada indivíduo de ter acesso ao seu próprio cérebro se tornou o fato político, econômico e cultural mais significativo nos Estados Unidos, hoje. Nossos estados jamais serão unidos ou prósperos enquanto o conflito de gerações relativo a drogas não acabar. Os mais de 50 milhões de nós que ocasionalmente usam drogas com moderação, para intensificar nossa estética, sensualidade, emotividade, intelectualidade e espiritualidade, não parecem se incomodar muito com a legislação antidrogas. Graças a nosso número, a tentativa de proibir nossas alterações neurológicas se mostrarão fúteis.”

Rock A Música do Século XX – 2 Volumes. Editora Rio Gráfica.

José Paulo Paes lança Calendário Perplexo.

Cinema 

944592 562549153801814 1004579597 n

The Kings of Horror: Christopher Lee, Vincent Price, Peter Cushing e John Carradine - Foto: Certas Coisas Vintage Franquia

   8 outubro

Howard Brookner

   El director Howard Brookner (derecha), junto con el poeta William Burroughs, en un fotograma del documental 'Uncle Howard'

   • Burroughs: the movie 1983
(Direção: Howard Brookner (30 de abril de 1954, Nova Iorque, Nova Iorque, EUA Falecimento: 27 de abril de 1989))

   • Amor maldito (Direção: Adélia Sampaio, 1983)

   Artes

   Maio

   É inaugurada a Galeria Thomas Cohn (Rio de Janeiro), com individual de pinturas de Carlos Vergara. Em 10 de dezembro, ele expõe pinturas no Gabinete de Arte Raquel Arnaud (São Paulo).

   Andy Warhol lança a série de serigrafias Espécies em Perigo.

   Obituário

   • Morre o historiador Clarival Valladares, atuante teórico da arte brasileira, autor de Arte e Sociedade nos Cemitérios, elogiado pelo canadense Marshall   McLuhan.

   17 abril

   • Nova York. Felix Pappalardi, produtor do Cream e baixista do Mountain, é morto a tiros por sua mulher e parceira musical.

   29 julho

   Luis Buñuel (1900-1983)

   29 outubro

   • Ana Cristina César nasceu em 1952, no Rio de Janeiro. Criou-se entre Niterói, Copacabana e os jardins do velho Bennet. Depois de 68, um ano em Londres, primeiras viagens pelo mundo, e na volta deu aulas, traduziu,fez letras. Escreveu para revistas e jornais alternativos, saiu na antologia 26 Poetas Hoje, de Heloísa Buarque. Publicou, pela Funarte pesquisa sobre  literatura e cinema. Fez mestrado em comunicação, lançou seus primeiros livros em edições independentes: Cenas de Abril e Correspondência Completa. dez anos depois, outra vez a Inglaterra, onde às voltas com um
   M.A. em tradução literária. Escreveu muitas cartas e editou Luvas de Pelica. Ao retornar, descobriu São Paulo, e fixou residência no Rio. Trabalhou em jornalismo, televisão, e escreveu A Teus Pés. Suicidou-se.

   5 novembro

   • Humberto Mauro, “o mais novo dos cineastas brasileiros”, morre aos 86 anos.

   25 dezembro

   • Joan Miró (1893, Barcelona, Espanha – 1983, Maiorca, Espanha).

28 dez.

O baterista Dennis Wilson (Beach Boys), aos 39 anos, um dos pais da música de surfe, e único surfista da banda, afoga-se no dia 28 de dezembro    de 1983, à noite, no Pacífico, perto da costa californiana de Marina Del Rey.
“Wilson e alguns amigos estavam num barco, quando ele escorregou e caiu no mar. Tentou nadar até a embarcação, mas não conseguiu. Seu corpo foi encontrado uma hora mais tarde”, disse o delegado de Marina Del Rey, subúrbio de Los Angeles. Agora um dos cinco garotos da praia pegou o tubo final.

 

Articles View Hits
11365045

We have 782 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro