1977: MIL NOVECENTOS E SETENTA E SETE

77 The Runaways

The Runways - Foto: Certas Coisas Vintage Franquia

foto 6

   Joan Jett no píer de Santa Monica comendo batata frita, 1977 - Foto cortesia de Brad Elterman

 

foto 12 

foto 14

Joan Jett do Runaways e Danny Wilde do Quick nos bastidores do Whiskey a Go Go, 1977 - Foto cortesia de Brad Elterman 

Joan Jett brinca de luta com o vocalista do Quick, Danny Wilde, no chão do Whiskey a Go Go, 1977 - Foto cortesia de Brad Elterman

 

foto 15  foto 21 

 Debbie Harry do Blondie nos bastidores do Whiskey a Go Go, 1977 - Foto cortesia de Brad Elterman

A banda Popsicles, produzida por Kim Fowley, na piscina da casa de Elterman na esquina da Sunset e Doheny, West Hollywood, 1977 - Foto cortesia de Brad Elterman

foto 22  foto 23 

The Orchids na sala do produtor Kim Fowley, 1977 - Foto cortesia de Brad Elterman

Danny Wilde do Quick se apresentando no Whiskey a Go Go, 1977 - Foto cortesia de Brad Elterman

foto 25

Mark Hamill com o Quick em Malibu, 1977 - Foto cortesia de Brad Elterman 

A foto de Elterman dos bastidores de Willy e Toots do Mink DeVille apareceu na capa do jornal SOUNDS em 1977 - Foto cortesia de Brad Elterman

 Foto 4

MIL NOVECENTOS E SETENTA E SETE

Compilado por Mário Pazcheco

Outono

Califórnia. Uma multidão lotava a sala da aula magna da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, Estados Unidos. Desfilavam pelas primeiras fileiras da sala estrelas do rock, psiquiatras, orientalistas, agentes do serviço secreto disfarçados de hippies, professores de ciências sociais, farmacologistas e jornalistas. Um Albert Hofmann de meia-idade, de paletó e gravata, abre com dificuldade o caminho até a mesa, repleta de microfones. Quando as ovações diminuem, o chamado pai da era psicodélica desdobra algumas folhas de papel e começa dizendo: “Temo desapontá-los. Talvez esperassem um guru. Em vez disso aparece um químico”.

77 sex pistols

   Janeiro

   The man who gave the Beatles away 

   Cacho Valdez grava e viaja Hit-Pop 

   21 jan.

   Timothy Leary Dedo-duro?

   23 jan.

   Pink Floyd lança Animals.

   • O contrato com a EMI é rompido. A gravadora não aguenta as pressões e campanhas contra os Pistols.

 77 LPs

Buzzcocks lança seu primeiro disco, o EP Spiral Scratch.

10, 11, 12-13 fev.

Terço/Mutantes/Beatles, show Como nos velhos tempos, curta temporada de quatro dias no Teatro Municipal de São Paulo, destaques para os lindos vocais de Flávio Venturini em Let it Be e de Sérgio Dias em Get Back, todos vestidos a rigor dentro dos fardões do Sargento Pimenta.

Sérgio Hinds — Realmente esse show foi muito marcante e estamos caçando essa fita, pois o show foi gravado em 16 canais com equipamento profissional. 

Fevereiro

John Bevrley é convidado a integrar os Sex Pistols, substituindo Glen Matlock, que decidira montar outra banda, The Rich Kids. Johnny muda seu nome definitivamente para Sid Vicious e trata de aprender a tocar o baixo.

Damned lança seu primeiro LP, The Damned

O Ultravox lança seu primeiro LP, Ultravox!

18 fevereiro

77 m massacre

Massacre - Made in Brazil - Fotos: Grace Lagôa

No aniversário de dez anos da banda, durante duas semanas o Made in Brazil estreía o show Massacre, no Teatro Aquárius, em São Paulo (hoje Záccaro). No repertório do show a inclusão das novas músicas que fariam parte do álbum também intitulado Massacre - o disco será lançado em CD em 2005...

5 março

A lembrança de Marcel Duchamp

10 mar. 

A A&M resolve contratar a banda. Uma semana depois, logo que escutam os primeiros testes de estúdio, decidem dispensar a banda, assustados com a fúria do som e a irreverência das letras.

Sex Pistols lançam seu segundo compacto, "God Save the Queen".

11 mar. 

The Slits faz seu primeiro show, abrindo para o Clash.

18 mar.
 

Clash lança seu primeiro compacto, "White Riot".

1º abril

No dia em que o presidente Geisel fecha o Congresso, Glauber telefona para Caetano Veloso que lhe passa o telefone de Rogério Duarte em Brasília. Perseguido no eixo Rio-São Paulo, taxado de louco, refém das proliferantes patrulhas ideológicas e em profunda crise existencial, Glauber Rocha atende à pedido do amigo e corre para Brasília.

• O bloco do Pacotão nasce em 1977, ano do famigerado Pacote de Abril, decretos editados pela ditadura militar que se instalou no país a partir do primeiro de abril de 1964, que baniu, torturou, matou, cassou, fechou o Congresso e inventou até políticos biônicos, sem votos.

7 abr.

Começam as contribuições do jornal Correio Braziliense e Glauber Rocha, quando é publicado o artigo Paixão segundo Glauber, e três dias depois, no domingo de Páscoa, vem encartado o suplemento místico, Alvorada freneticamente concluído por Fernando Lemos, Glauber, Rogério Duarte e TT Catalão em clima de velório e tragédia grega, onde “os bárbaros plantam os seus mortos”. 

8 abr.

Clash lança seu primeiro LP, The Clash.

Abril
 
Sid Vicious, então baterista de Siouxsie and The Banshees, substitui Matlock no baixo dos Sex Pistols.

Sid adoece. Hepatite um mês de cama no hospital.

29 abr.

Chegava às lojas de discos Thrillington, um álbum da autoria de Percy Thrillington, um suposto socialite britânico, que pegava em várias canções de Paul McCartney e lhes dava uma roupagem assumidamente "retro". Paul McCartney, 12 depois, contou a verdade: foi ele que o fabuloso álbum com suas versões.

Maio

Sex Pistols são contratados pela Virgin Records. Logo é lançado o primeiro compacto por essa gravadora.

4 mai.

Sai The Beatles Live at the Hollywood Bowl, a 1977 live album containing material from the Beatles' Hollywood Bowl concerts in Aug. 1964 and Aug. 1965.

13 mai. 

Sai o segundo compacto do Clash, "Remote Control" / "London's Burning".

14 mai.

Caetano Veloso: Minha amizade colorida com Maiakovski 

20 mai.

77 genesis

Genesis - Ginásio do Ibirapuera - Fotos: Grace Lagôa

• The Jam lança seu primeiro LP, In the City.

21 mai.

Led Zeppelin na última turnê na América - show em The Summit, in Houston Texas.

7 junho

Sex Pistols acompanham de barco a procissão do Jubileu de Prata da Rainha Elisabeth II, tocando "God Save the Queen" e xingando as autoridades. 

Junho

Compacto dos Sex Pistols "God Save the Queen" chega a no. 1 na parada inglesa. Vibrators lançam seu primeiro LP, "The Vibrators". 

Julho

Sex Pistols proibidos de continuar a turnê Anarchy in the UK na Inglaterra. A banda lança seu terceiro compacto, "Pretty Vacant".

Sid é preso e multado por agressão. Nancy Spungen, sua namorada, é presa por porte de arma.

Durante o retorno do exílio de Huey em 1977, o Partido dos Panteras Negras estava firme e forte em Oakland, na Califórnia, mantendo uma forte base constituída nas comunidades negras e trabalhistas e preparado para seguir adiante na execução do seu objetivo básico de fazer de Oakland um centro para uma revolução na América. 
Logo após o retorno de Newton para Oakland, entretanto, uma combinação da continuidade das atividades do FBI, ainda que mais sutis e sofisticadas (à despeito da morte de J. Edgar Hoover em 1972) e também tensões e conflitos internos corroeram o Partido dos Panteras Negras. Ao final da década, o Partido sofreu um lento e irreversível fim. 

24 jul.

recordando

Recordando o Vale da Maçãs - Clube XV - Santos. Foto: Grace Lagôa

Agosto

Sai o primeiro compacto do Generation X (banda de Billy Idol), com as músicas "Your Generation" e "From the Heart".

22 ago.

Show do Joe Cocker em 1977 no ginásio da Portuguesa.

Setembro

Fundação da Associação Brasileira de Artistas Plásticos Profissionais

77 junior

 

77 vigu2   • Violão e Guitarra Especial n.7 - The Beatles, antológica publicação da Editora Imprima com um supertime de beatlemaníacos, Egidio Conde, Ana Stingel, Peninha Schmidt, Maurício Nacif, Mário Lúcio de Freitas e outros feras... Por muito tempo meu manual.   

   • Aboletado, vestido e sozinho embaixo de um cobertor e deitado na cama de um quarto de hotel para falar à imprensa de São Paulo. Alceu Valença de óculos escuros e de violão em punho e sem Yoko num protesto de duas horas, reviveu o Bed in, seu protesto?: "a lanchonete acabou com a música brasileira"!!!

   17 set.

  Nesse dia, uma sexta-feira no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, a Patrulha do Espaço iniciava sua jornada no planeta rock. No I Concerto Latino-Americano de Rock, a Patrulha do Espaço estreia com o guitarrista Dudu Chermont, fã dos Mutantes. Concomitantemente, os críticos musicais da época, Nico Pereira de Queiroz e Rafael Varella Jr, destacaram a meia-hora de pane elétrica quando a Patrulha estava no palco e a baixa performance do operador da mesa de som como fatores que comprometeram o pique da apresentação. 

   23 set.

  Sai o terceiro compacto do Clash, "Complete Control" / "The City of the Dead".

   Outubro

   Sex Pistols, tour pela Suécia de 3 semanas.

   9 out.


   No dia do aniversário de John Lennon e em homenagem a Big Boy, é fundado o Beatles Cavern Club de São Paulo, que editava o jornalzinho trimestral Big Boy News. Luis Antônio da Silva organizou o livro Beatles Por Eles Mesmo. Segura a onda beatle até hoje. 

   No auditório da Igreja Nossa Senhora de Lurdes, no Rio, uma centena de beatlemaníacos que além de assistir a diversos filmes dos Beatles, também oraram pela volta do quarteto.  

76 M brazil

"Made in Brazil - Arquivo: Matéria sobre o movimento Punk em SP e sobre nosso disco & show (o disco foi PROIBIDO ) Massacre (1977). Na foto, na sala da minha casa no Sumaré (Rua Pombal 777): Babalu (guitarra ), Beto Cury (bateria), Wander Taffo (guitarra), Celso Kim Vecchione (teclados) e Oswaldo Rock Vecchione (baixo e vocal)." (Oswaldo Vechione)

Novembro 

Sai o primeiro LP dos Sex Pistols, Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols

   • Início das filmagens de Who Killed Bambi? seria uma espécie de filme Let it Be do punk? Um projeto de McLaren, dirigido por Russ Meyer

   •  É lançado o LP ao vivo Refestança, de Gilberto Gil e Rita Lee (acompanhada pelo Tutti-Frutti). O disco vende mais de 200 mil cópias.

   Dezembro

   "A Fender Stratocaster, é realmente uma guitarra fantástica um cabo incrível, eu gosto muito do som dela e a alavanca dela é uma coisa que me seduz demais e o legal dela é que ela é uma guitarra muito pessoal, isto é, com cada pessoa ela dá um som, não é como a Gibson que sempre tem o mesmo som. A Strato me deu mais liberdade e foi aí que eu comecei a comprar pedais".
(Sérgio Dias ao Jornal de Música, números 36 e 37, dez./1977 - jan./1978. Coluna SOM.

   "Os Mutantes eram o Arnaldo, eu sempre disse isso, sempre achei isso. Era a base dele, da loucura dele, que o Serginho completava com aquele perfeccionismo dele, como o ótimo músico que ele era e é. Eu dava mais os lances visuais. Mas o coração era o Arnaldo. Tanto que eu saí, mas os Mutantes só desbaratinaram quando o Arnaldo sartou. Os Mutantes de hoje... Olha, acho que o Serginho devia ter trocado de nome, aquilo não tem nada a ver com os Mutantes. É uma coisa bem feita, o Serginho é excelente, mas é aquela frieza, aquele Mahavishnu todo... e eu que me lembro do Serginho bem tchã... tchã... cheio de balanço. (Rita Lee ao Jornal de Música e Som, 1977).

1977 Tim Maia

   Tim Maia (álbum de 1977)

   Música   

restos_de_nada_band   DF

   No longínquo 1977, deslocados no perpétuo vazio do Distrito Federal, e sem grandes pretensões, um agrupamento formado por familiares mineiros: irmãos, primos e amigos partiram para ocupar o tempo ocioso. - Sua primeira canção? "Marciano Sodomita".

   Punk Nacional

   "As primeiras bandas que realmente tinham toda essa vivência dentro desse tipo de rock’n’roll, seja no sentido musical ou de comportamento, foram Restos de Nada e Condutores de Cadáver. Começaram no final de 1977 a ensaiar suas músicas não apenas por diversão ou para se tornar astros do rock, mas sim, para, com estilo, ser a Nova Onda rebelde que varreria, como um tsunami, toda a pose patética dos velhos rockstars, criando uma nova forma de se fazer música, ou seja, com o mínimo fazer o máximo, ou como diria T.V. Smith: 'One Chord Wonder'." (Ariel)

   A primeira banda a sair da garagem foi a Restos de Nada, pois já vinha ensaiando desde 77 e era acompanhada por algumas que viriam a seguir, como a AI-5, NAI, Condutores de Cadáver e Cólera, todas com forte ligação à Vila Carolina. O começo foi muito difícil para essas bandas, pois além da péssima qualidade dos aparelhos e instrumentos, as iniciantes enfrentavam preconceitos de todos os lados, inclusive das próprias famílias, que não entendiam direito o que estava acontecendo com aqueles jovens proletários que passaram a ser diferentes num mundo de iguais.

   A foto acima, da banda Restos de Nada, é de 1977. O primeiro músico da esquerda para a direita é o Ariel, o segundo é o baterista Carlinhos também conhecido por Charles. Ele foi um grande amigo e, frequentador da loja de discos chamada Stocking Music Center que ficava situada no comecinho da Avenida Deputado Emílio Carlos no Bairro do Limão, gostaríamos muito de obter informações atuais dele. Os outros dois membros da banda infelizmente não sei os nomes (Alguém pode nos ajudar?)

singlesvimana• Vímana produz material para um LP - nunca lançado - e um compacto - que a gravadora Som Livre guardou na geladeira por oito meses antes de editar, já em 77.

• Robertinho de Recife lança Jardim da Infância (1977). 

• Marco Antonio Araújo passa no concurso e atua por oito anos como violoncelista em Belo Horizonte, uma atividade que lhe exigia três horas diárias de ensaio e frequentes apresentações. 
Ainda em 77, Marco Antônio Araújo, inaugura o projeto Maravilhosos Músicos Mineiros

• Desde que começou a trabalhar no ciclo Luz, em 1977, Stockhausen se afastou quase que inteiramente da vida pública.

• John Tavener se converteu em seguidor da Igreja ortodoxa russa em 1977 e via sua música como uma maneira de chegar a Deus, segundo declarou.

• O fato mais curioso envolvendo Dave Clark e o espólio musical de sua banda hoje é que, depois de 1977, ele passou a proibir novas edições de cópias de seus álbuns.

• Love You Live álbum-duplo dos Rolling Stones. Capa antropofágica de Warhol: Mick "Lábios de Borracha" morde uma mão alheia.

• Alan Williams ajuda no lançamento do LP The Beatles Live at the Star Club

• Teardrop Explodes, formado em Liverpool, em 1977, são considerados um dos responsáveis pelo renascimento do psicodelismo britânico ocorrido no final da década e fizeram muito sucesso com as canções Sleeping Gas, Bouncing Babies, Treason e When I Dream, clássico do neopsicodelismo.

George Harrison divorcia-se da modelo Patti Boyd, com quem estava casado desde 1966.

Quadrinhos

John Romita publicou sua primeira história na Marvel em 1977, desenhando o Homem-Aranha.

Literatura

Renato Russo escreve o longo poema "Leme/Leblon" (para Eduardo e Felipe). 

• Chacal lança Quampérius (1977)

• Editor da extinta Nova Eletrônica, CCDB inicia seus artigos para a revista no primeiro exemplar. Nas páginas desta revista feita por "técnicos em eletrônica inexperientes em edição mas cheios de vontade de acertar"; surgiram as personagens da obra literária "Géa" num artigo publicado em suas páginas em 1983.

• Visions of Kerouac, por Martins Duberman.

Filmes

Andy Warhol's bad, 1977 (producer).

(The) Grateful Dead Movie (1977) – Documentário – Colorido – 131 minutos. Direção: Jerry Garcia. Mais uma reunião da tribo que um filme-concerto, esse documentário captura o Dead em cinco noites em San Francisco, em 1974. Um longo e deslumbrante desenho animado, realizado por Gary Gutierez, abre o filme. 



Abismu sobre uma evocação de Hendrix, Rogério Sganzerla o realiza sobre uma evocação de Hendrix.

• Jorjamado no cinema (Glauber Rocha).
Não-ficção, média-metragem, 16mm, colorido, 50 minutos. 1977. Companhia produtora: Embrafilme/Secteur Radio et Telévision; Diretor e montagem: Glauber Rocha; Diretor de produção: Albertino Fonseca; Assistente de direção: Tizuka Yamazaki e Almir Muniz; Fotógrafo: Walter Carvalho. Tomadas: Walter Carvalho, Nonato Estrela e Glauber Rocha. Som: Lael Rodrigues. Montagem: Carlos Cox, com assistência de Luis Fernando Sarmento.
Entrevista com Jorge Amado em sua casa no Rio de Janeiro. 

• Di-Glauber (Ninguém assistiu ao formidável enterro de sua última quimera: somente a ingratidão, essa pantera, foi sua companheira inseparável). (Augusto dos Anjos).

Manson

Originalmente, Manson foi condenado à morte na câmara de gás. No entanto, a condenação foi comutada por prisão perpétua com a possibilidade de sair em liberdade condicional.

A decisão foi tomada em 1977, quando a Corte Suprema da Califórnia declarou a pena de morte inconstitucional.

Obituário

7 março

O Brasil perde Big Boy aos 33 anos, um dos maiores discotecários do país. Ganhou o apelido de Reynaldo Jardim. Era asmático e teve parada cardíaca num hotel em São Paulo. “Ele tomava muita cortisona para a asma, e acho que por isso teve o enfarte”, Lúcia Duarte.
Newton Alvarenga Duarte, nascido no Rio de Janeiro, foi o mais importante disc jockey de sua época, responsável por uma verdadeira revolução no rádio brasileiro. Apaixonado por música desde a infância, ainda adolescente, iniciou uma coleção de música pop que chegou a 20 mil discos. Como locutor, introduziu uma linguagem jovem, mais próxima do público que o ouvia. Seu "hello crazy people!", a maneira irreverente como saudava os ouvintes, tornou-se marca registrada de um estilo próprio, descontraído, diferente da voz impostada dos locutores de então. Como programador, demonstrou extrema sensibilidade ao captar o gosto do público, observando as tendências musicais ao redor do mundo e inovando a partir de ideias que modificariam todo um sistema de programação estabelecido.

27 mar.

Morre a irmã de Glauber Rocha; Anecy Rocha, que caiu acidentalmente no poço de um elevador. A família Rocha se caracterizou pela força e pela tragédia, mas essa dor foi demais para Glauber, recém chegado, deixando o cineasta abalado e completamente transtornado, começava seu isolamento e distanciamento do pensamento cinematográfico e da realidade brasileira. 

11 abril

O poeta Jacques Prévert (1900-1977)



16 agosto

Nesse dia, Elvis iria iniciar uma nova turnê e já mantinha plano de se casar em breve com sua companheira Ginger Alden. 
Elvis é encontrado morto no banheiro de sua mansão. A notícia de sua morte chega a todos os cantos do mundo como uma verdadeira bomba. 
Depois de Mickey Mouse, Elvis é a imagem mais famosa do mundo em reproduções e ninguém aceitava a idéia de sua morte. 
Seu funeral é marcado até mesmo por suicídios e após a tentativa de roubo de seu corpo, seu pai decide trazê-lo, e enterrar Elvis, sua mãe e o irmão gêmeo (este último simbolicamente), nos jardins da "mansão Graceland", num local chamado pelo cantor de "Jardim da Meditação".

In 1977, after receiving a distress phone call from Ginger Alden, Presley’s fiancée — Presley had divorced his wife in 1973 — Mr. Esposito rushed to find Presley dead in a bathroom at Graceland. He later broke the news to Priscilla Presley and to Tom Parker, Presley’s manager. He was a pallbearer at Presley’s funeral.

 

Articles View Hits
7205115

We have 533 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro