1986: MIL NOVECENTOS E OITENTA E SEIS

86 BLUES

On this day in 1986, Stevie Ray Vaughan & Double Trouble kicked off a 149-date North American and European tour at the Towson Center in Towson, Maryland....

Were you lucky enough to see SRV live? Foto: LickLibrary

MIL NOVECENTOS E OITENTA E SEIS

Em Brasília, ocorrem manifestações de protesto, como o Badernaço.

Março

O produtor José Accioly, da gravadora Top Tape, manda um telegrama para o Serguei, só que ninguém sabia ao certo o endereço do cantor. E mais uma vez o prometido e aguardado Serguei Sings Joplin ficou nas expectativas.

11 mar.

Brasília. No Teatro Galpãozinho, na mostra Glauber Vivo, promovida pelo Cineclube Glauber Rocha, da Biblioteca do INL, é exibido Terra em Transe.

23 abr.

Festival de Brasília, Alvorada Segundo Krysto participa da mostra competitiva de vídeo e tevê.

86 maio

Junho

Flávio de Carvalho, O Homem Que Incomoda

10 jun.

Sunab investiga sumiço da carne; 30% dos açougues de SP estão fechados devido à escassez.

86 11 junho

11 jun.

Essa foto da Marielle foi feita perto da quitinete dela, na Asa Norte, naquelas passarelas mal cheirosas e que faziam a alegria dos viciados e prostitutas... Bem, mas isso já é outra história (Félix Amorim)

Julho

Mistura de suíngues. Álbum de Sérgio Dias mescla jazz com música instrumental brasileira.

7 jul.

O rolling stone Keith Richards produz, até o dia 9, uma versão de “Jumpin’ Jack Flash”, com Aretha Franklin; a música foi gravada no Detroit’s United Sound Studios para o filme Jumping Jack Flash, estrelado por Whoopi Goldberg; Keith e Ron Wood fazem pontas no filme.

3 agosto

Renato Russo: Um tumultuado poeta do rock

19 ago.

Rimbaud: Um mito e sua obra

Setembro

Toda a excursão de Yoko Ono pela América do Sul é cancelada. No Brasil, ela tocaria no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte.

11 set.

Entrevista de Paul McCartney a Kurt Loder, da Rolling Stone
“Havia uma época em que eu era o avant-garde dos Beatles – mais ou menos no Sgt. Pepper. O LP foi basicamente minha influência. Foi minha a ideia de fazermos de conta que éramos outro grupo. John vivia com a mulher e o filho em Weybridge, e eu era o solteiro do grupo – morava sozinho em Londres, ligadíssimo no que estava se passando. Foi um tempo muito rico. Costumava fazer filmes de oito minutos e os projetava quadro a quadro – flick, flick, flick –, então duravam uma hora... quando deveria ser no máximo dez minutos. Lembro-me de ter mostrado os filmes para Keith Richards e Antonioni – ele estava em Londres, pois filmava Blow Up. Foram noitadas boas. Introduzi John a muitas das coisas que estavam acontecendo.
Na verdade, muitas pessoas não sabem, mas Yoko veio a minha casa antes de ter conhecido John. Foi para um lance de caridade – um acontecimento meio avant-garde, alguma coisa a ver com John Cage, ou algo assim –, e ela queria letras e manuscritos. É horrível, mas eu não lhe dei nenhuma de minhas letras – egoísmo, sei lá. Mas eu lhe disse: ‘Tem um amigo meu que talvez possa lhe ajudar. Meu camarada, John.’”

Outubro

Tabloide, Leia Especial.

86 outubro

12 out.

Antes de nos chamarmos Ferrock, isso em 12 out. / 1986, já fazíamos atividades no quadradão do P Norte. Mas só com som mecânico, até então: um velho e bom aparelho 3 em 1, com umas maravilhosas caixinhas.

86 comicio

Comício PT Praça da Sé nov 1986 - Foto: João Francisco Benedan

8 novembro

• Neal Cassady: O herói de Kerouac

12 nov.


Caio Fernando Abreu: Sexo mais ou menos?

18 nov.

Cine Brasília, estreia nacional do documentário No Tempo de Glauber, promovida pelo então Partido Comunista Brasileiro. Aconteceu por causa dos esforços do cineasta Vladimir Carvalho, amigo de Roque Araújo Assis, que dirigiu o filme e o cedeu por especial atenção ao autor de O País de São Saruê.

25 nov.

Rio de Janeiro, livro Ideário de Glauber Rocha, Philobiblion. Organizado por Sidney Rezende, abre espaço para que os filmes de Glauber cheguem à telinha.

29 nov.

Em 29 de novembro de 1986, 10 anos depois da morte de Zuzu Angel, o jornalista José Maurício Vidal Gomes, amigo dela de longa data, publicou no Estado de Minas a reportagem O urro de uma leoa em busca do filho. Ele escreveu: "Quantas vezes ouvi este grito, onde quer que estivesse ao lado de Zuzu: ‘Tudo o que quero é meu filho. Já que ele está morto, quero o seu corpo, quero enterrar com minhas mãos o filho que saiu de minhas entranhas (…) Para uma mãe, é pedir muito?’”.
 
Música

Chuck Berry e Johnnie Johnson se separaram em 1973, mas se reencontram em 1986, no concerto que marcou o 60.º aniversário de Berry, em St. Louis.
Registro no documentário de Taylor Hackford Hail! Hail! Rock’n’Roll.

• Em cinquenta anos de carreira, o músico Fats Domino natural de Nova Orleans ultrapassou a marca dos 65 milhões de discos vendidos. Além de ter sido um dos primeiros a entrar na Rock and Roll Hall of Fame, em 1986, no ano seguinte conquistou um Grammy Lifetime Achievement Award.

O single “California Dreamin’”, regravado pelos Beach Boys, ocupa um   honroso 11.º lugar na parada de Adult Contemporary Singles, da revista Billboard.

John Fogerty, depois de acusado de plagiar a si mesmo, respondeu com o picante álbum Eye of a Zombie.

6-7-8 e 9 março

Verão Funarte 86. Show de Itamar Assumpção na Funarte, em Brasília! Abertura: Akneton.

• Itamar Assumpção lança Isso Não Vai Ficar Assim pela gravadora paulistana Baratos Afins.

Dezembro

Após quase dez anos de anonimato e independência, o Marciano Sodomita conseguiu alguma projeção após o Festival de Bandas Eletrônicas, no extinto Circo-Show do Park Shopping. A postura anárquica, iconoclasta, o som sujo e simples, mais as letras corrosivas e sinceras, garantiram a participação da canção “História” no “disco fantasma” da WEA – Rock Brasília Explode Brasil
– coletânea com as dez bandas finalistas do festival, que, ao contrário do que sugeria o nome, jamais explodiu qualquer coisa.

6 dez.

86 dezembro2

O Estado de S. Paulo - 6 dez. / 1986 - foto: Juvenal Pereira  

86 mantas
CLASSE MUSICAL DE 1986

 

 

86 Andy
   "Segue agora foto inteira da litogravura original que comprei assinada e numerada por Andy Warhol em 1986. Edicao limitada de 5000 gravuras. Na foto da para vcs verem o numero da edicao. Essa lito e numero 1823. Tenho comprovante de autenticidade do Museum of Art, Carnegie Institute de Pittsburgh com o carimbo do museu na parte de tras do trabalho. Andy Warhol nasceu em Pittsburgh, Pennsylvania onde fica o Carnegie Institute de Pittsburgh

   Artes

   Uma das telas da série de pinturas de notas de um dólar é vendida num leilão em Nova York por 385 mil dólares. Foi o maior preço já alcançado por um trabalho de Andy Warhol em vida!
Seu último negócio foram as 47 pinturas de Cars, patrocinadas pela Mercedez Benz. Desde setembro de 1986, Andy Warhol cumpria esse contrato." (Fernando Carpaneda)

   Literatura

   O saudoso jornalista Robert Shelton, biógrafo oficial de Bob Dylan, lança a biografia No Direction Home.

   • É publicado o livro Aspiro Ao Grande Labirinto, de Hélio Oiticica, Editora Rocco.

   • José Paulo Paes lança a coletânea Um Por Todos, Editora Brasiliense.

   • Chacal lança Comício de Tudo.

   • Quampérios de Chacal é reeditado pelas Edições Guarnicê.

   • Rubem Fonseca lança  Bufo & Spallanzani

   Filmes

   No Tempo de Glauber (Roque Araújo). Segundo o diretor, maquinista, eletricista, maquiador e colaborador de Glauber Rocha, o filme: é uma tentativa  de preservar a memória do genial diretor brasileiro, através não só de trechos de suas últimas criações, mas também recorrendo ao farto material documental que suas equipes registraram dele durante filmagens, especialmente quando da realização de A Idade da Terra.



    Nem Tudo É Verdade (Rogério Sganzerla). Arrigo Barnabé é Orson Welles!

   25 março



Obituário

6 janeiro

Ronnie Cord, com câncer no pulmão, morre no hospital da Beneficência Portuguesa, zona centro de São Paulo. É o ano em que completaria 43 anos.

• Morre Marco Antônio Araújo

21 jan.

Morre o artista plástico alemão Joseph Beuys, 12 mai. / 1921-1986.

14 abril

Simone de Beauvoir, 9 jan. / 1908; escritora morre.

14 junho

Morre o escritor, poeta, tradutor e crítico literário Jorge Luís Borges

13 julho

Morre o pintor Brion Gysin, 19 jan. / 1916-1986.

31 agosto

Henry Spencer Moore (1898-1986)

9 dezembro

86 claudiozzz1945

Nove tiros em Cláudio Barreto, líder do grupo roqueiro-teatral Espírito da
Coisa. Quem disparou?

Nove tiros em Cláudio. Quem disparou?
(Gabriel Nogueira*)
Ninguém sabe quem matou tão barbaramente o líder do grupo Espírito da Coisa
O assassinato do líder do grupo roqueiro-teatral "Espírito da Coisa", Cláudio Barreto, deixou seus integrantes "sem pai, mãe, amigo, irmão, amante, namorado e primo", segundo as palavras da produtora Lia Segadas Vianna, última pessoa a estar com ele. Ainda muito abalados com o brutal assassinato de Cláudio, cujo corpo foi encontrado na manhã de sábado, com nove perfurações de tiros, jogado em uma vala da estrada Riachuelo, que liga Resende a São José do Barreiro, na divisa do Rio com São Paulo, nenhum dos integrantes do grupo quis falar com a imprensa. Só no final da tarde que a produtora Lia atendeu ao telefone. Segundo ela, os jornais do Rio deram a notícia da morte de Cláudio de uma forma muito sensacionalista, inclusive falando que a sua última namorada, Leila "seria casada com um mafioso".
Antonio Cláudio de Muniz Barreto, seu nome completo, estava com 37 anos e tinha grandes esperanças de o grupo alcançar vôos mais altos, após os sucessos "Ligeiramente grávida" e "Salário mínimo", do primeiro LP. O segundo long-play, também pela gravadora Top-Tape, estava para ser lançado e, acreditando no seu sucesso, Cláudio pedira até demissão do Banco do Brasil, onde um cargo importante lhe assegurava a carreira artística antes da fama.
Lia Segadas Vianna disse que ninguém ainda sabe o motivo do seu assassinato.
Na sexta feira, Cláudio tirou Cz$ 130 mil do banco, deu Cz$ 30 mil a Lia para pagar coontas suas e saiu com os 100 mil. Ia para Resende, onde compraria um carro, e depois seguiria para férias em Penedo. Leila, a namorada misteriosa, que o pessoal do grupo só conhecia por telefone e nem sabia o sobrenome, ligou para o artista para oferecer carona.
O inspetor Dantas, da 86ª DP, de Resende, acredita que o artista foi vítima de crime passional ou vingança: "Ninguém mata para assaltar dando nove tiros e depois ainda tenta esconder o cadáver". Pistas, por enquanto, não há nenhuma.

*O Est. S. Paulo, 9 dez. / 1986.

 

Articles View Hits
6452233

We have 258 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro